Um Roteiro pela Italia de 15, 16, 18 e 20 dias com San Marino, Europa, passando pelas regiões da Toscana, Emilia-Romagna, Liguria, Veneto e Lombardia.

A Itália é um dos destinos turísticos de viagem mais cobiçados do mundo. E também pudera: cultura e história milenares, gastronomia de dar água na boca, arquitetura e patrimônio histórico, além de belas vilas e cidades medievais que parecem ter saído de um conto de fadas. Organizar um roteiro pela Itália por 15 dias é ao tempo uma delícia e ao mesmo tempo sofrimento, pois o país é para se voltar mais de uma vez!

Nessa minha terceira vez na Itália contei nesse post todo o planejamento e o nosso incrível roteiro pelo Norte do país.

Leia também: 170 Melhores frases de viagem para você arrasar no Instagram

saindo da Estação de trem em Veneza
Estação de trem em Veneza

Apesar de fazer pouquinho tempo da nossa viagem pela maravilhosa Itália comecei agora os posts detalhados aqui no blog. Mas como muita gente tem interesse e me pergunta sobre o nosso Roteiro pela Itália com San Marino, Europa, de pouco mais de 15 dias, vou publicá-lo primeiro, e aí vou incluindo os dias detalhados depois.

De antemão já aviso que é muita Itália pra poucas férias! E confesso que em alguns dias eu achei um pouco corrido, mas eu gosto de viajar assim. Além disso, eu não tinha mais dias disponíveis, e se eu tivesse, sinceramente, não sei se ficaria mais dias em algum lugar desse roteiro ou se eu incluiria mais cidades, porque eu me conheço. Compramos as passagens pela Alitalia e, portanto, fizemos conexão em Roma (que já fomos em outra viagem, e logo vai ter post sobre), só que dessa vez não descemos do aeroporto. Então pra quem não conhece Roma, super vale parar na capital antes de seguir viagem pra outra parte.

Seguro viagem para visitar à Itália!

Na hora de planejar sua viagem à Itália e San Marino contrate um seguro viagem para umas férias mais tranquilas. Ter um seguro viagem para Europa é obrigatório, para que turistas brasileiros tenham permissão para viajar para lá.

Acesse aqui a melhor cotação. O blog só recomenda o que usamos.

Reserva de carro para viajar pela Itália, num roteiro de 20 dias:

Algumas partes da viagem alugamos um carro e conhecemos lindas cidades da Itália. Cada lugar lindo e pitoresco.

Não recomendamos muito alugar um carro para rodar dentro das grandes cidades da Itália, como Roma e Florença, pois o transporte público é ótimo, mas recomendamos fortemente alugar um carro para visitar as cidades pequenas da Itlália.

Você sabia que muitas vilas e cidades pequenas da Itália a estação de trem não chega tão pertinho das atrações. E já o carro sempre tem bons estacionamentos públicos, onde a hora no estacionamento é bem em conta.

Faça sua cotação sem compromisso e reserve seu carro pagando em real: Reserva de carro com desconto

Nosso Roteiro pela Italia de 15 a 20 dias

Dia 1 – Bolonha

Chegamos em Bolonha, capital da Emília-Romanha, onde dormimos 2 noites. Breve incluirei informações sobre nosso hotel em Bolonha, com os pontos turísticos e as dicas gastronômicas da cidade.

Já vem ver o lindo hotel que nos hospedamos: Ele é simples, bem localizado e bom custo benefício: Hotel Porta San Mamolo

Vista aérea de Bolonha
Bolonha vista do avião!
chegando no Aeroporto de Bolonha
Iara e eu no aeroporto de Bolonha

Roteiro pela Italia de 15 a 20 dias

Dia 2 – Ida a San Marino e Rimini

mapa do trajeto de carro de Bolonha para San Marino e Rimini

Com certeza um dos dias mais programados da viagem! Pena que choveu tanto, tampando absolutamente toda a vista.

Em San Marino com chuva
Nando e Iara em San Marino
Ruas de San Marino
Pelas ruas de San Marino
Prato de Gnocci com Vinho da casa
Almoço em San Marino no Ristorante Diamond

Mas valeu a pena. Deu para passear bastante, e adoramos conhecer um país a mais, que é a República mais antiga do mundo.

Alugamos um carro e foi possível fazer bate-volta de Bolonha até San Marino, com uma escapada até Rimini, uma das praias mais famosas da Itália.

Roda gigante no balneário de Rimini
Roteiro pela Italia de 15 a 20 dias
Balneário italiano na chuva! Rimini, cidade na costa Adriático, na região da Emilia-Romagna
Sorveteria em Rimini
Um dos melhores sorvetes que eu tomei na viagem é na Gelateria il Castello, em Rimini.
Muralhas do Castel Sismondo
Em frente ao Castel Sismondo. O castelo foi construído por Sigismondo Pandolfo Malatesta, senhor de Rimini, a partir de 1437. A construção durou cerca de 15 anos.

Mais detalhes sobre Rimini, veja no Blog Primeiro as damas.

E se você tem interesse em conhecer outra cidade às margens do Mar Adriático, recomendo a leitura do Blog Descobrir Viajando, onde ela conta sua visita a cidade portuária de Bari, na região da Apúlia.

Roteiro pela Italia de 15 a 20 dias com San Marino-

Dia 3 – Ida para Veneza

mapa do trajeto de trem de Bolonha até Veneza

Viemos pra região do Vêneto e lá dormimos 5 noites em Veneza.

Nesse outro post dou mais informações da cidade e conto sobre os deslocamentos na Itália de trem, e já adianto que o transporte é incrível! Pontual, limpo, bom custo-benefício, então super recomendo!

Trem bala na estação de Bolonha.
Roteiro pela Itália com San Marino
similarmente
Estação de trem em Bolonha

Roteiro pela Italia de 15 a 20 dias com San Marino-

Dia 04 – Veneza – Centro Histórico

Fizemos todos os passeios turísticos. Vimos a praça São Marcos, a Catedral, subimos no campanário para ver a cidade do alto, etc.

Vem ver nosso hotel em Veneza dessa vez: Hotel Belvedere

salvo
semelhantemente
similarmente
Veneza no pôr do sol, vista do Vaporetto

Dia 05 – Burano

A chuva não tinha dado trégua, mas mesmo assim animamos a ir a Burano. Foi muito interessante e recomendo a visita. Logo depois terá um post falando sobre essa ilha.

ruas e canais de Burano
Pelas ruas de Burano
Burano vista do Vaporetto

Roteiro pela Italia de 15 a 20 dias com San Marino-

Dia 06 – Bienal de Arte de Veneza

Hoje mergulhamos no mundo da arte moderna. Que incrível! Veja aqui o post sobre a Bienal que tive a oportunidade de vivenciar. Depois da Bienal fomos dar uma voltinha no centro histórico para jantar.

Bienal de Artes de Veneza, Itália

Bienal de Artes de Veneza
Iara e a vovó na Bienal de Artes de Veneza
Piazza San Marco
Piazza San Marco com o céu quase limpo

Roteiro pela Italia de 15 a 20 dias com San Marino-

Dia 7- Veneza: Praia do Lido e mais centro Histórico

E hoje finalmente o sol apareceu (e nunca mais foi embora!) Então curtimos a manhã num balneário italiano. Uma praia que é a sensação no verão europeu: a praia do Lido- que é o bairro onde ficamos. Aqui um outro post detalhando sobre o bairro escolhido, hotel, restaurantes e mais outro com passeios. Ficamos super bem instalados no charmoso Lido di Veneza. Eu nunca tinha ouvido falar antes de vir pra cá, e é um bairro super gostoso. Curtimos a cidade como verdadeiros Venezianos. Depois da praia voltamos ao centrinho histórico para ver a cidade no anoitecer.

Leia também: Turismo em Veneza: Dicas gerais sobre a Rainha do Adriático

Veneza
Gondola em Veneza ao crepúsculo

Roteiro pela Italia de 15 a 20 dias com San Marino-

Dia 8 – ida para Verona

mapa do roteiro de trem pela Itália

Logo após o check-out, partimos de trem para Verona, onde ficamos 1 noite.

Amei tanto a cidade que se fosse pra estudar italiano na Itália, eu cogitaria vir pra cá (mas é claro que eu me decidiria por uma cidade praiana, rs). A cidade tem muitas atrações, e apesar dela ser muito famosa por causa de Romeu e Julieta, gostei mais da área do Coliseu e o pôr do sol que vimos do castelo foi um dos mais bonitos da viagem.

Mais informações sobre nosso dia em Verona nesse outro post com dicas de hotel e lugares pra visitar.

O que fazer em Verona em 1 dia: Roteiro de 1 dia na cidade mais romântica do Norte da Itália.

Ficamos hospedados no incrível o Accademia Hotel e não poderia ter sido melhor opção. Bem no coração da cidade. Eu realmente acho que esse é um dos melhores hoteis de Verona

Arena di Verona
Piazza Brà e Arena di Verona

Roteiro pela Italia de 15 a 20 dias com San Marino-

Dia 9 – Milão

Era um domingo, e a cidade estava bastante animada. Estávamos com uma amiga brasileira que mora por lá, que nos acompanhou.

Eu queria muito ter visitado a pintura da Última Ceia, mas como o tempo estava apertado não foi possível, mas recomendo. Contei detalhes sobre o hotel escolhido, experiência gastronômica, e o Castelo e parque visitados.

Leia aqui: O que fazer em Milão em 1 (um) dia.

Vem ver nosso hotel em Milão: Achei ele bem localizado e super funcional. Saímos da estação de trem cheio de malas e andamos 100 metros e já chegamos no hotel.

Ficamos hospedados no prático 43 Station Hotel. Eu gostei bastante, principalmente pela praticidade.

O hotel tem WiFi gratuito, ótima localização, bem no centro, a 100 metros da Estação Central de Trem de Milão (4 minutos a pé).

Torre em Milão
Parque em Milão

Dia 10 – ida Cinque Terre Liguria

Finalmente o dia de conhecer Cinque Terre! Eu estava sonhando com esse dia e foi maravilhoso cada minuto. Riomaggiore, Manarola, Corniglia, Vernazza e Monterosso al mare são as famosas Cinque Terre (cinco terras) encravadas na costa da Ligúria.

A região é muito especial, e clique aqui para ver o post sobre tudo que vivenciamos nesse paraíso, com várias informações históricas e turísticas.

O que fazer em Cinque Terre, Ligúria, Itália: Roteiro completo para sua viagem

Vem ver o hotel super gostoso que nos hospedamos em Monterosso al mare:  Hotel Margherita.

Praia em Cinque Terre
Nos hospedamos em Monterosso Al Mare

Dia 11 – Cinque Terre:

Dia de passear pelas 5 Terras. Andamos de Barco e descemos em algumas das Terras. Além das “5 terras” existe também mais duas, a Portovenere e La Spezia, e acabamos visitando uma delas. Eu gostei tanto dessa parte da viagem que super toparia ficar uma noite a mais aqui. Mas é como eu disse, eu não tinha dias a mais, e não podia tirar outro dia de outra cidade.

Riomaggiore vista do mar
Roteiro pela Italia de 15 a 20 dias com San Marino-
Riomaggiore vista do mar da Liguria

Dia 12 – Pisa

Depois de Cinque Terre, iríamos comprar uma passagem de trem para Florença. Aí decidimos quebrar essa viagem e fazer uma parada estratégica em Pisa.

Então compramos a passagem Monterosso al Mare para Pisa para às 10 horas. Aí almoçarmos lá e depois pegamos um trem das 16:00 para Florença.

Passamos por Pisa e AMEI – o que é de se surpreender, porque achei que a cidade seria muito lotada, com passeio “pega-turista”, e não foi nada disso, pois almoçamos numa parte da cidade que parecia que não tinha turista, apenas os locais.

Torre de Pisa
Nando e Iara na Praça dos Milagres em Pisa

Dia 13 –Florença

Saímos de Pisa e chegamos em Florença. A viagem de trem durou cerca de 1 hora. Como foi rápida!

Aqui dormimos 3 noites. Breve incluirei informações sobre nosso hotel em Florença e passeios pela cidade. Que cidade cosmopolita, gente!

Aqui já contei um pouco do nosso primeiro dia por lá: O que fazer em Florença em 1 dia

Duome em Florença
Nós três no Duomo de Florença ❤️

Dia 14– Dia livre por Florença

Nesse dia ficamos pela cidade tomando sorvete e passeando, e aproveitamos também para fazer algumas compras. Fomos a um shopping bem afastado do centro histórico (então era lugar de compras de italiano, mesmo). Depois vou postar sobre esse dia que foi ótimo também. Com dicas do que comprar e locais.

Nosso hotel escolhido foi um dos melhores hotéis de Florença: Foi realmente inesquecível, não deixe de resrvar. Não é todo dia que a gente encontra um hotel com frigobar liberado, né, hahaha.

Veja as fotos, preços e reserve com cancelamento grátis o: The Moon Boutique Hotel & Spa

Iara na loja de maquiagens
Roteiro pela Italia de 15 a 20 dias com San Marino-
Iara escolhendo suas compras.

Dia 15- Caça as Trufas nas Colinas na Toscana

Nesse dia alugamos um carro e viemos viver uma autêntica experiência nos campos da Toscana! Fiquei fascinada por esse passeio desde a primeira vez que ouvi os relatos! E foi maravilhoso. Que lugar bucólico, que momentos inesquecíveis que a gente teve.

Aqui você confere os relatos do passeio com a caça às trufas na Toscana.

Trufas negras: Caçando tartufo nas Colinas da Toscana, Itália

Família no vinhedo
Roteiro pela Italia de 15 a 20 dias com San Marino-
No vinhedo, indo caçar trufas

Aí depois do passeio aproveitamos um pouquinho mais de Florença e vimos a cidade do alto e assistimos a uma missa em latim, e foi inesquecível também.

Veja mais detalhes sobre hospedagem em Florença: Onde ficar em Florença, capital da Toscana, Itália

Final de tarde em Florença
Final da tarde em Florença

Dia 16- Um pouco mais da Toscana:

mapa do roteiro de carro pela Toscana

Já que estávamos de carro, a gente conseguiu rodar pelas estradinhas lindas da Toscana. Como eu amei essa parte da viagem! E repito que é muita Itália pra poucas férias. Cada cidadezinha medieval da Toscana é maravilhosa e super Imperdível, então você precisa fazer escolhas, e é claro, que nessa parte da viagem eu incluiria mais alguns dias.

Nesse post eu digo o que eu fiz, o que eu deixei de fazer, o que tem que fazer, e as estradas que pegamos. Nesse dia dormimos em Siena.

Roteiro de carro pelos campos da Toscana: visitando Montepulciano e Montalcino

Mãe e filha nas colinas da Toscana
Roteiro pela Italia de 15 a 20 dias com San Marino-
Pelas estradas da Toscana com a cidade de Pienza ao fundo
Pai e Filha nos campos da Toscana
Campos da Toscana

Dia 17– Siena

Ficamos hospedados num hotel simples e gostoso de Siena, recomendo muito esse hotel. Ele tem um restaurante super bem recomendado, com trufas frescas e vinho delicioso.

Reserve o Villa del Sole Siena

Já segue o blog no Instagram? Não deixe de acompanhar as nossas viagens em tempo real:

Leia mais: O que fazer em Siena, Itália: onde ficar e um pouco de história.

Dia 18- San Gimniano

De manhã ficamos em Siena, demos uma voltinha pela praça principal e subimos na torre.

Aí depois do check-out fomos pra San Gimniano. Que cidade pitoresca, fofa e simpática. Aqui também eu queria ter dormido uma noite (quem sabe na minha segunda volta ao mundo!?) então almoçamos aqui e estava tendo uma feira medieval. Passeamos pelo centrinho e lá pela 16 horas rumamos em direção ao aeroporto que já era hora de voltar para o Brasil. Fim da viagem!

Leia mais: San Gimignano: Escapada à Manhattan medieval italiana

Ruela de San Giminiano
Entrando em San Gimniano

Dia 19: Sugestão dormir em San Gimniano

Dia 20: Voltar para o Brasil

Conclusão: Vale a pena viajar pra Itália num incrível roteiro pela Italia de 15 a 20 dias com Toscana e Liguria?

Com certeza sim! Como eu disse anteriormente, é muita Itália pra poucas férias.

Você passa sua vida viajando pela Itália, e você não consegue ver tudo, isso é um fato. Todas as vilas e cidades são imperdíveis e tem que ir. Todos os pratos tem que ser provados e todos os tipos de vinho devem ser bebidos.

E a gente sabe que não é assim. Dessa forma, separe o que é realmente importante pra você e curta sem pressa.

Só uma coisa que eu recomendo muito é não deixar pra reservar o hotel logo com cancelamento grátis. A Itália é um dos lugares mais turísticos do mundo. Todo mundo quer voltar e visitar. Reserve e garanta o seu hotel. Eu costumo reservar uns 3 no mesmo lugar, para amadurecer a ideia, aí depois eu cancelo 2.

Gostaram? E aí, gente? O que vocês mudariam nesse roteiro?