Veja nesse texto dicas sobre a Trilha Pedra da Macela, estrada Paraty- Cunha, além de informações sobre a Cervejaria artesanal Wolkenburg Brewery.

E num domingo acordamos cedo e chamei o Nando pra trilhar. A trilha escolhida foi a Pedra da Macela, que fica em Paraty-RJ, mas o acesso é por Cunha- SP.

Leia mais: Cunha, SP: 10 ATRAÇÕES IMPERDÍVEIS + DICAS DE VIAGEM

Trilha da Pedra da Macela
Trilha da Pedra da Macela

Localizando a trilha da Pedra da Macela:

A Pedra da Macela, situada na Serra do Mar, em um trecho conhecido como Serra da Bocaina, apresenta altitude de 1840 metros, e por ser o ponto mais alto da região a vista lá de cima é maravilhosa.

Como chegar à Pedra da Macela

Então que vem pela estrada, seja do Rio de Janeiro, São Paulo ou (Minas Gerais) precisa pegar a Via Dutra até Guaratinguetá (saída 65) e ali pegar a estrada Cunha-Paraty até o Km 66, a famosa (e antiga) Estrada Real. Essa estrada era muito usada na época que o Brasil era colônia de Portugal para transportar ouro, diamantes e outros recursos minerais, que vinham de Minas Gerais, para os portos do Rio de Janeiro. Além disso, essa Estrada é linda e histórica, e como já andei por outros trechos dela contarei em outro post com outros detalhes.

Mapa retirado do site Instituto Estrada Real

Importante ressaltar que o trecho entre Cunha e Paraty é muito bonito e a vamos vendo as serras e toda a bela paisagem. Acrescento também que é chamado Caminho Velho e foi inaugurado no século XVII. Acho que em todo relato de viagem vou dizer o quanto eu gosto quando o rolê mistura natureza e história (e gastronomia também, claro!). Mas atenção, apesar de valer muito a pena fazer este trajeto, tenha bastante cuidado e atenção. Quem está dirigindo não deve focar na paisagem, pois a estrada é estreita, com bastantes curvas sinuosas e com trechos perigosos.

Vista da estrada.
Vista da estrada.

Mas voltando ao nosso passeio, para chegar lá, é bem fácil,: É só você colocar no GPS do Google o nome Pedra da Macela ele te leva direitinho até a subida do pico. Mas também existe boa sinalização que indica a entrada para a estradinha de terra que fica do lado esquerdo, pra quem vem da Dutra, no km 66.

Estrada de terra:

A partir daí, esteja preparado para colocar seu carro em uma estrada de terra. É um trecho com cerca de 4 km, e já aviso que essa parte não é boa, mas como já pegamos estradas muito piores nosso conceito de estrada ruim é atualizado de tempos em tempos, rs.

Pela estrada de terra rumo a Pedra da Macela

Começando a trilha da Pedra da Macela :

Chegamos em um local onde estacionamos o nosso carro próximo a um portão fechado e ficamos um pouco em dúvida, mas como estava cheio de carros, com certeza era ali.

Além dos carros essa placa indicava a trilha, à direita.

Eu tinha visto vários relatos dizendo que a trilha é fácil e rápida, pois 2 km é até pouca coisa, principalmente pela trilha ser calçada, mas já aviso que por ser bem íngreme ela demanda certo preparo físico. E por lá não há nada para vender então leve água, comida e protetor solar. Ah, vimos muitas pessoas que acamparam lá (apesar dessa placa dizer que é proibido 🤷‍♀️), e, se você quiser ver o sol nascer (ou se pôr), leve agasalhos por que lá em cima deve fazer frio nesses horários.

Placa sinalizando as regras da trilha Pedra da Macela
Rumo ao cume

Nós subimos em cerca de 40 minutos, com paradas estratégicas para descansar e recuperar o fôlego, mas é claro, nada impede que você suba no seu ritmo, parando quantas vezes quiser, até chegar lá em cima. É importante dizer que durante o passeio vimos idosos, pessoas com bicho de estimação ou com roupas totalmente inadequadas (como chinelos e calça jeans) fazendo a caminhada, e gente de todo tipo físico. Inclusive vi alguns relatos na internet que era tranquilo e possível levar crianças. Quem sabe na próxima vez que subirmos a gente leva meus pais e a Iara?

Chegando ao topo da Pedra da Macela

À primeira vista percebemos que no topo há uma instalação de antenas de Furnas, que, segundo a Wikipédia realizam a comunicação com as usinas nucleares de Angra dos Reis (inclusive vimos as usinas lá do alto). Desde já informo que o acesso do turista é vetado nas áreas pertencentes a esta empresa.

A alguns passos das paisagens estonteantes

Porém, caminhamos uns passinhos a mais e chegamos na bela vista! E a vista é tão, mas tão linda que você esquece o perrengue para chegar lá.

Vista maravilhosa da Baía de Paraty
Incrível a vista!

Então fomos mais surpreendidos ainda! E a vista ficava cada vez mais bonita. Bem do lado direito das antenas tivemos uma surpresa: Avistamos o mar, com as montanhas e as cidades de Paraty, Angra dos Reis e Ilha Grande.

Selfie a 1840 metros de altura

Então ficamos um tempinho ali contemplando a natureza, tirando algumas fotos e tentando descobrir até aonde exatamente a nossa vista alcançava.

Feliz da vida no alto da montanha com a cidade de Paraty ao fundo
Feliz da vida no alto da montanha com a cidade de Paraty ao fundo

Trilha Pedra da Macela no pôr ou no nascer do sol?

Cogitamos vir a tarde, para ver o por do sol. Mas quando se tem uma filha pequena é importante agarrar as oportunidades na hora em que elas aparecem, então quem sabe na próxima vez? Eu também fiquei bem feliz com a vista lá de cima, pois havia bastante neblina no dia anterior, então ficamos receosos de não visualizar o mar com as cidades.

Acrescento também que assistir ao nascer do sol daqui deve ser ainda mais lindo. Encontramos muitas pessoas descendo com suas barracas por terem acampado aqui no topo.

Uma das coisas mais legais é que não há custo para este passeio, mas recomendo dormir na cidade de Cunha para aproveitar melhor a região.

Começando a descida da trilha Pedra da Macela

Já na decida usamos o melhor ditado possível “pra baixo todo santo ajuda” e a gente nem lembrava que estava descendo. Foi muito rápida (eu estava com fome, rs).

Por quê a pedra chama-se Macela?

E claro que eu fiquei curiosa demais com o porquê do nome. Macela. Acho que queriam dizer Pedra da Marcela, mas pesquisando descobri que o nome “Pedra da Macela” originou-se do fato de existirem diversas plantas denominadas macelas silvestres ao longo da trilha e em suas encostas. As florezinhas são amareladas e florescem por toda trilha até o topo da montanha. Pena que esse florescimento ocorre entre os meses de março e maio, e como fomos em setembro não vimos muitas.

Flores  amarelas presente pela trilha
Flora presente pela trilha

Almoço na Cervejaria Wolkenburg:

De lá, seguimos para cervejaria Wolkenburg que vimos na ida… Que visual privilegiado que ela tem, gente! Lembrei da outra cervejaria que visitamos em Bariloche no início do ano.

Entrada da cervejaria

De acordo com o site, a Microcervejaria respeita a Lei de Pureza Alemã de 1516, que estabelece que somente são permitidos cevada maltada, lúpulo e água na sua elaboração, sem a adição de qualquer produto químico seja conservantes ou estabilizantes.

Cerveja artesanal em Cunha SP
Cerveja artesanal em Cunha

O local tem muita natureza, um clima agradável, flores para todos os lados e aquela sensação deliciosa que estar no meio do mato. Quanto ar puro! A cidade de Cunha realmente é muito especial. Você definitivamente merece incluir no seu roteiro, caso goste de boas cervejas e experiências.

Cerveja artesanal em meio a natureza

Comemos comida típica alemã, salsichas e pães típicos …

O ambiente é simples mas funcional: um salão bem grande com mesas de madeira espalhadas, estilo Biergarten alemão mesmo.

Espaço para o público da cervejaria

Opções de cervejas artesanais:

As opções no cardápio são limitadas, principalmente se você estiver de regime ou for vegetariano/vegano. Mas as salsichas (Brat Wursts, Weiss Wursts, etc.) e os pães (Bretzels) quentinhos estavam bem gostosos, além da cerveja deliciosa.

Cerveja e natureza.
Cerveja e natureza.

Naquele dia tinha três tipos de cerveja, e pedimos a que tem médio teor alcoólico denominada Wolkenburg Helles. De acordo com o cardápio ela possui 4,8% de teor alcoólico, produzida com diversos tipos de malte e com trigo. O resultado era de um aroma frutado intenso. Confesso que fiquei com vontade de experiementar as outras, mas não foi possível.

Estacionamento da cervejaria

De acordo com o site da cervejaria, no Brasil existem atualmente cerca de cem microcervejarias. Poucos desses produtores artesanais já começaram a engarrafar suas cervejas, condição fundamental para que a bebida possa ser armazenada e distribuída em caráter sustentável, integrando a comunidade local.

Sobre a Estância Climática de Cunha:

A 230 Km de São Paulo, a 300 km do Rio de Janeiro e 530 de Belo Horizonte, a pequena e simpática cidade considerada Estância Climática e Turística de Cunha é conhecida pelo artesanato com cerâmicas e muito procurada pelo clima aconchegante da montanha. Além da Pedra da Macela, a cidade tem inúmeras opções de turismo próximo à natureza.

Igreja do Rosário no centrinho Histórico de Cunha
Igreja do Rosário no centrinho Histórico de Cunha

Cunha recentemente ganhou espaço em programa de TV, em matéria toda especial sobre a Serra da Bocaina, que se tornou patrimônio cultural e natural do mundo. Eu não me canso de vir aqui, e sem dúvida ainda vamos fazer outros passeios pela região.

Cunha, com cerca de 23 mil habitantes está na rota da Estrada Real, na divisa com o Rio de Janeiro. A cidade conta com uma ótima gastronomia, tem um lavandário lindo, um contemplário super gostoso, artesanato exclusivo em cerâmica e confortáveis hotéis.

A cidade tem muita opção em turismo de aventura, e parte do Parque Estadual da Serra do mar está por aqui, podendo ser visitado.

Eu e a Iara no Lavandario em Cunha- mas isso é assunto para outro post do blog
Eu e a minha criança viajante visitamos o Lavandario em Cunha- mas isso é assunto para outro post do blog