Equador: visitando a feira indígena de Otavalo

Passamos o feriado de carnaval em Quito. No sábado contratamos um passeio na agência Quito Tour Bus e fomos conhecer o mercado de Otavalo.

Localizando

San Luis de Otavalo, ou simplesmente Otavalo está localizada entre os vulcões Imbabura, Cotacachi e Mojanda, e fica a cerca de 100 km de Quito.

Mapa retirado do site https://uca.edu/politicalscience/dadm-project/western-hemisphere-region/ecuador-1905-present/

Além de ter uma altitude de 2532 metros é uma pequena cidade equatoriana que preserva muito a cultura indígena. Sua população se caracteriza por artesãos que fabricam roupas repletas de cores, bordados e detalhes.

Pela feira de Otavalo.

A cidade, antes conhecida pela agricultura devido ao excelente solo vulcânico, possui um mercado diário, que aos sábados fica especialmente maior e mundialmente turístico. É uma das maiores e mais antigas feiras indígenas da América do Sul, sendo a principal atração da cidade.

Feira rolando no sábado de carnaval

O que fazer por aqui

Eu particularmente adoro feira, artesanatos e turismo desse tipo. Além disso, o passeio mais que valeu a pena porque conhecemos outros lugares além da feira, e foi um dia que aproveitamos muito. Nessa viagem pude constatar que os equatorianos são muitíssimos atenciosos.

Do jeito que eu gosto: Artesanato pré colombiano

Além da cativante arte indígena, existem ali muitas barracas de roupas, frutas e comidas típicas.

Acho que muitos desses produtos você consegue encontrar em Quito, mas aqui acredito que seja mais barato, e você consegue pechinchar melhor. E além das compras, esse passeio é para quem aprecia a cultura local, observando a população em seu cotidiano.

Souvenir! Quem nunca?
Ótimas aquisições na feira de Otavalo

Além da feira a cidade possui outras atrações como por exemplo visitar uma lagoa dentro de um vulcão ativo (Lagoa Cuicocha) e ver o imponente vulcão Cotacachi. 🌋

Nós, a lagoa e o vulcão. Advinha o que a gente estava bebendo pra esquentar do frio? Conto no próximo post.

Como chegar

Nós fomos pela agência Quito Tour Bus. Compramos pelo site daqui do Brasil, e eles marcaram de encontrar com a gente na Praça Central, bem próximo do nosso hotel (no site tem outros pontos de encontro, vai depender de onde seu hotel se localiza). Aí entramos no transporte com todo conforto possível (ganhamos até lanchinho) e conhecemos outros lugares no interior do país.

No transporte da empresa Quito Tour Bus

Se você quiser vir de modo independente você precisa pegar um ônibus para o Terminal Norte de Quito, e lá chegando, é necessário pegar um ônibus gratuito que chega até o Terminal de Carcelen. Por ali vende passagem para Otavalo. Importante perguntar se o ônibus vai até o terminal de Otavalo, pois alguns vão só até a entrada da cidade. Depois de cerca de duas horas e meia você chegará lá. Muito fácil e barato. O ônibus de linha de Quito até Otavalo custa US$ 2,20, com várias paradas em diversos pontos. Chegando lá em Otavalo, desça na rodoviária, que inclusive será o mesmo local onde você pegará o ônibus de volta para Quito. Dali basta perguntar pela feira ou pela Plaza de Ponchos. A distância entre o local que o ônibus para e a feira é no máximo de 700 metros. Se você não tiver o google map baixado no celular é só perguntar por ali que com certeza alguém indica a direção. Se for no sábado então, nem precisa perguntar, é só “seguir a massa”, já que a grande maioria de turistas estarão indo para lá.

De carro dá 1 hora e 30 minutos. : Se você vier de Quito pegará a Rodovia Panamericana (E35), que corta todo o continente americano. É bom andar de carro porque você consegue fazer paradas estratégicas como por exemplo, na cidade de Cayambe e no Mirador del lago de San Pablo.

Rodovia “pa-pa namericana”. Não consigo ouvir a palavra panamericana sem lembrar dessa música. 🙄

Onde comer

Eu acho comida de rua uma arte. São boas e baratas (claro que depende do lugar, né?). Mas como eu estava com neném novo preferi um restaurante. Claro que existem restaurantes com higiene precária, mas ainda acho que a probabilidade é menor.

Antes de chegar a Otavalo paramos num outro lugar que era hotel e restaurante, chamado Hosteria Miralago. Que lugar lindo.

Hosteria Miralago em San Pablo del Lago
Música andina de qualidade

O restaurante tinha uma vista espetacular do lago San Pablo, que fica numa área tectônica. A gente conseguiu ver Imbabura, a montanha mítica dos nativos da região. E dali dá pra ver também os vulcões Cotacachi e Mojanda. Lá vende também lindos artesanatos coloridos.

A primeira llama a gente nunca esquece! ❤️E ao fundo o vulcão Imbabura
Como se llama? Llama! E ao fundo o Lago San Pablo e o vulcão Cotacachi

E aqui provamos os famosos biscoito de Cayambe. Quando estiver aqui compre para trazer. É uma delícia.

Já em Otavalo almoçamos no Restaurante Inty-Huasi, e a comida estava gostosa e o preço era bom. Quem recomendou foi o nosso guia. Tinha poucos turistas e muitos equatorianos, e pedimos o prato do dia. Recomendo o restaurante.

Restaurante Inty-Huasi, Otavalo, Equador

Para o café da tarde (ou seria chá da tarde?) fomos num lugar super aconchegante chamado IncaZen Tea House.

Foto retirada do site do estabelecimento. Expectativa
Realidade. Hahaha. Somos tão esfomeados que a gente não consegue esperar para comer, para tirar uma foto bonita do nosso prato. A gente primeiro come e só lembra da foto depois. Mas agora com o blog estou me policiando mais.

Adorei conhecer essa casa de Chá. Alguns produtos são “gluten free”. O ambiente é descolado e foi uma excelente pausa no nosso agitado passeio. Ah, e é bem próxima à Plaza de Los Ponchos (onde rola a feira).

Se eu voltar pra Otavalo certamente farei outras refeições aqui.

Onde ficar

Nós não dormimos aqui, e voltamos no final do dia para Quito, mas se você achar muito corrido, é bom ficar por aqui para sentir os ares da cidade. Ache um hotel no booking em Otavalo.


E aí, gente? Gostou de conhecer um pouquinho a cidade de Otavalo e região? O lugar é realmente especial

América do Sul Equador

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Travel Around the World

Vem descobrir o Mundo connosco...

CONTO EM DETALHES

Crônicas, histórias, poesias e percepções.

Elizabeth Werneck

Um blog para falar sobre viagens e outros assuntos

WordPress.com

WordPress.com is the best place for your personal blog or business site.

%d blogueiros gostam disto: