Da última vez que fomos a Londres fizemos uma visita ao mercado mais antigo de Londres: Borough Market.

Veja nossa viagem completa: O que fazer em Londres, Reino Unido. Dicas de viagem e turismo

Eu não conhecia, mas meu marido já e sempre recomendou a todas as pessoas que visitam a cidade. É um dos principais programas para se fazer na capital inglesa, onde se encontra boa gastronomia com uma dose de cultura (e história), tendo comidinhas deliciosas, de várias partes do mundo.

Veja o que fazer em Londres, Reino Unido. Dicas de viagem e turismo

Mercado mais antigo de Londres: Borough Market aguarda sua visita
Borough Market

Acho muito bacana saber que é o mercado de hortaliças, legumes e frutas mais antigo de Londres.

Mercado mais antigo de Londres: Borough Market aguarda sua visita
Hortaliças, legumes, verduras e… Flores! Borough Market, Londres, Inglaterra

É um programa Imperdível para quem gosta de comida de rua, com muitas coisas diferentes.

Acredito que no sábado esse mercado de Londres esteja mais lotado e vibrante, então recomendo ir durante a semana para conseguir curtir com calma o ambiente.

Infelizmente não consegui experimentar tudo o que queria, mas recomendo a raclete e a comida indiana. Todas estavam muito boas.

Mercado mais antigo de Londres: Borough Market aguarda sua visita

Mas além disso, essa feira possui pães caseiros, queijos, temperos, trufas, azeites, azeitonas, embutidos e patês, tudo feito de modo bastante artesanal. Você consegue ter acesso a lista completa de lojas no site oficial do Borough Market. Nesse site tem o mapa com a localização de cada loja, tendo tudo catalogado e organizadinho por tipo de comida ou produto.

Mercado mais antigo de Londres: Borough Market aguarda sua visita
Pelos corredores. Borough Market, Londres, Inglaterra

Um pouco da história e localização

Esse mercado fica localizado na região de Southwark, bem pertinho da estação de metrô London Bridge e das margens do Rio Tâmisa, debaixo dos arcos de pontes ferroviárias antigas, da era vitoriana, bem pertinho de onde foi construída a primeira ponte ligando as duas margens desse rio, e possui mil anos de história (literalmente)!

Mercado mais antigo de Londres: Borough Market aguarda sua visita
Borough Market, Londres, Inglaterra

Não se sabe a data exata de sua criação, os primeiros registros datam de 1276, porém acredita-se que ele exista, desde 1014. E por isso em 2014 foi celebrado o milênio do mercado! Que incrível, né?

E claro, nesse tempo todo, já passou por várias revitalizações, e há cerca de 250 anos o mercado se mudou para onde se localiza atualmente. As instalação atuais foram construídas no século XVII.

Falando em história, mas pensando na comida indiana que experimentei lá. Borough Market, Londres, Inglaterra

A entrada principal, em Art Déco, foi adicionada na Southwark Street já no século XX e atualmente o Borough Market conta com vários novos profissionais ligados à gastronomia artesanal.

O mercado e o cinema

Como todo lugar turístico e fotogênico, o Borough Market e seus arredores já foram cenário de vários filmes, entre eles destacam-se: “O Diário de Bridget Jones”; “Jogos, Trapaças e Dois Canos Fumegantes”, e “Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban”.

Mercado de Londres:

Borough Market e as atrações próximas

Aproveite essa visita ao mercado e faça turismo por aqui, pois é nessa região que está localizado o prédio mais alto de Londres chamado The Shard. Você pode subir para ver a cidade lá de cima.

Borough Market, Londres, Inglaterra, ao fundo o prédio mais alto de Londres, The Shard

Continuamos por ali e encontramos uma réplica perfeita de um navio da era Tudor, com todos os mecanismos e materiais utilizados na época, da construção original.

A réplica do Navio Golden Hinde ancorado às margens do rio Tâmisa, que percorreu o mundo está aberta para visitação, Londres, Inglaterra
O navio original era propriedade do corsário Sir Francis Drake,

E por último e não menos importante a famosíssima Tower Bridge: A ponte mais icônica de Londres, cuja construção teve início em 1886, possui uma área de visitação muito interessante. Lá pode-se visitar a parte mecânica da ponte, ou seja, ver detalhes da parte que se abre para as embarcações passarem.

Londres, sempre maravilhosa. Tower Bridge

Londres para mim é realmente uma das cidades mais interessantes do mundo e possui uma infinidades de atrações.

Mercado de Londres:

Como chegar ao Borough Market

Nós viemos de metrô e a estação mais próxima do Borough Market é a London Bridge. A linha cinza (Jubilee Line) e a preta (Northern Line) tem parada nessa estação. Quando você descer na estação as placas sinalizam muito bem qual a melhor saída para o Borough Market. O mercado fica muito pertinho dali.

Mas dá pra ir de ônibus também. NIBUS: As linhas que atendem essa região aqui são: 43, 141, 149 e 521. Os pontos de ônibus mais próximos ficam na London Bridge e na Borough High Street.

enfim
enquanto
então
entretanto
eventualmente
igualmente
inegavelmente
inesperadamente
mas
outrossim
pois
porquanto
porque
portanto
posteriormente
precipuamente
primeiramente
primordialmente
principalmente
salvo
semelhantemente
similarmente
MERCADO DE lONDRES
Que cidade maravilhosa! 😍. Londres, Inglaterra

Gosta de Feiras e Mercados? Veja a lista de 15 mercados públicos em cidades turísticas pelo mundo

Leia também: Visitando o Meridiano de Greenwich em Londres

NÃO SE ESQUEÇA DE CONTRATAR O SEGURO VIAGEM PARA LONDRES!

É super recomendável contratar um seguro viagem antes de começar a aventura. Alguns lugares do mundo, como a Europa, o seguro viagem é obrigatório. Não vale a pena ir descoberto, e se acontecer algo não estar preparado e fazer um rombo no orçamento. Esse seguro cobre inúmeras situações desagradáveis como cancelamentos de voos, malas perdidas, emergência médica e outras coisas que podem arrasar com o seu sonho de viagem, se você não se planejar direitinho. Nosso parceiro é o Seguros Promo que possui uma ferramenta bem eficiente para comparar preços de seguros, indicando as melhores opções disponíveis para cada caso.

Faça uma cotação sem compromisso neste link. E não se esqueça de utilizar o código ELIZABETHWERNECK para já garantir 5% de desconto na compra do seu seguro viagem!

E vocês, pessoal? Alguma dica de Londres fugindo do básico?