As 15 cidades mais pitorescas que eu já conheci

O mundo é absurdamente grande, e cada lugar tem seu encanto.

Mas algumas cidades dessa lista parecem existir somente nos contos de fadas da minha infância de tão especiais que são. Falo que conhecer cada uma delas foi a realização de um sonho.

Muralhas de Essaouira, cidade pitoresca no litoral marroquino. Falei mais dela aqui.

Significado de Pitoresco:

Inusitado ou interessante; que se sobressai pela excentricidade. Capaz de divertir; divertido ou recreativo. De essência própria e diferente; característico. Que é merecedor de uma pintura, representação ou quadro.

Podemos chamar de pitoresco a paisagem de Bagan, com mais de 2000 templos numa planície em Myanmar? Falei mais de Bagan aqui

Informo que apesar das cidades não estarem em ordem alfabética, elas também não estão em ordem de mais importância, ou que eu tenha gostado mais.

1- Tiradentes, Minas Gerais, Brasil

A cidade de 8 mil habitantes, tem grande importância cultural e histórica e situa-se no pé da linda Serra de São José. Nessa paisagem bucólica ao longo do Rio das Mortes, está uma Área de Preservação Ambiental.

Além da beleza natural que circunda Tiradentes, existem ruas estreitas com calçamento de pedra cheias de casarões coloniais e igrejas barrocas. Além de possuir valiosos monumentos do barroco mineiro, tem também grande tradição musical, possui muitos ateliês elegantes e uma deliciosa gastronomia.

Site: http://www.tiradentes.net

Eu gosto tanto de Tiradentes que escolhemos essa charmosa cidade para a comemoração do nosso enlace matrimonial. O mais legal é que no final de semana estava tendo na cidade um festival de cerveja artesanal, com várias atrações.

Visite o distrito de Bichinho, próximo à Tiradentes, Foto: Fábio Cruz
Tinha uma Maria Fumaça no meio do caminho, no meio do caminho tinha uma Maria Fumaça. Tiradentes, MG

Dica de Ouro: Tire uns dias e rode por outras paradas da Estrada Real, como Ouro Preto, Mariana, Lavras Novas, Catas Altas, etc.

Mapa retirado do site http://www.estradareal.com

2- Bled, Eslovênia

Já falei de Bled nesse texto, em viagem pela região. Cercada por altas montanhas, a pequena cidade foi considerada tão bonita pelo Imperador Romano que foi dada de presente ao Papa Dâmaso II, que na época era bispo de Brixen.

A cidade tem cerca de 5000 mil habitantes e um lindo lago de água límpida e cristalina. E no meio desse lago tem uma ilha, onde uma igrejinha fofa foi construída. E para completar essa beleza toda, existe um lindo castelo medieval construído bem na beirada do penhasco, dando um ar dramático, coisa que todo conto de fadas possui.

3- Cinque Terre, Itália

Eu sou completamente apaixonada pela Itália, e o que mais tem nesse país é cidadezinha fofa e pitoresca. É até injusto eu citar apenas uma, e não citar outra. Mas o fato é que as Cinque Terre me deixaram completamente maravilhada, e até hoje me pergunto, como elas existem há tantos anos, cravadas no penhasco. Seria injusto também eu escolher uma das Terre pra colocar nessa lista, então escolha qual a sua Terre aqui, no artigo que eu fiz quando voltamos de lá.

Vista de Vernazza, Parque Nacional das Cinque Terre

4- Chefchaouen, Marrocos

Chefchaouen ou Xexuão (em português) é conhecida por suas construções pintadas nos mais diversos tons de azuis.

A cidade, que tem cerca de 43 mil habitantes, fica no extremo norte do Marrocos, e é atualmente um dos destinos mais famosos da África. Como se não bastasse o visual lindo que a medina anil tem, é uma das mais tranquilas de se visitar no Marrocos, sem o caos e assédio usual dos vendedores, além de estar a uma curta distância das igualmente maravilhosas cadeias de montanhas do Rife e as cachoeiras Akchour!

Praça principal, Chefchaouen, Marrocos

5- Rocamadour, França

Outro país que tem mais cidade pitoresca por metro quadrado é a França, no Vale do Lot, então, é um festival de beleza.

Optei citar Rocamadour pelo fato de que quando você está quase chegando, o efeito é de surpresa. Rocamadour, que tem 650 habitantes (você não leu errado, rs), aparece de repente. Esculpida em etapas sucessivas no penhasco.

Parados no meio da estrada tirando fotos.

Ele se agarra acima de um canyon, de onde flui um rio, o Alzou, um afluente do rio Dordonha. Suas residências, telhados e igrejas fazem parte da rocha que sai do Causse de Gramat (causse: no sudoeste da França, planalto de calcário que se estende entre dois vales).

A melhor pizza da viagem foi aqui. Utilizando um queijo local maravilhoso. Les Jardins de La Louve, 5272F Rue de la Couronnerie, 46500 Rocamadour, França

6- Antígua, Guatemala

Meu Deus! Que cidade fofa! Minha definição de expectativas superadas foi atualizada com sucesso.

É uma pequena cidade, com um delicioso clima de montanha, rodeada por vulcões no sul da Guatemala. É conhecida pelos lindos edifícios coloniais espanhóis, muitos dos quais foram restaurados após terremotos e erupções de vulcão, que terminou com o reinado de 200 anos de Antigua quando era capital da Guatemala.

Atualmente é um dos destinos mais famosos da América Central, atraindo muitos turistas estrangeiros e artistas. A cidade, com cerca de 45,5 mil habitantes é hoje um dos patrimônios da UNESCO devido ao número de ruínas da época do Barroco Espanhol.

Iara estava na minha barriga. Ruínas em Antígua

7- Dürnstein, Áustria

O poderoso rio Danúbio, celebrado em bonitas peças teatrais e valsas, banha essa pequena cidade antes de desaguar no Mar Negro. Dürnstein é coroada pelo castelo em ruínas onde Ricardo Coração de Leão esteve preso quando regressava do Oriente durante a Terceira Cruzada, no século XII.

Atualmente destaca-se pelos seus refrescantes vinhos brancos e o mosteiro barroco cuja torre, de azul intenso, orna com o Danúbio em uma beleza típica dos contos de fadas.

Paisagem Cultural de Wachau, Áustria, é Patrimônio Mundial pela UNESCO

8- Bruges, Bélgica

Com 120 mil habitantes, já falei mais de Bruges aqui. Além da cidade ter o chocolate, a cerveja e a batata frita como produtos típicos, é famosa pelas bonitas construções medievais e pelos canais que a cortam. A arquitetura é realmente muito bonita, mas a cidade tem também atrações culturais e artísticas ligadas à cultura flamenca.

Os mercadinhos de natal são imperdíveis se você vier aqui durante esse período.

9- Füssen, Alemanha

A cidade, que está localizada próxima a fronteira com a Áustria, tem cerca de 15 mil habitantes e um castelo que inspirou o Conto de fadas da Bela Adormecida, literalmente.

Também já falei sobre o Schloss Neuschwanstein. O seu entorno chama a atenção, com bonitos riachos, numa natureza exuberante.

10- Visconde de Mauá, Maringá e Maromba, RJ e MG, Brasil

Como assim três lugares juntos, em dois estados diferentes? Isso mesmo! Visconde de Mauá, é um distrito da cidade de Resende, e está localizada no Estado do Rio de Janeiro, que fica próximo a Maringá, na divisa entre RJ e MG!

Então Maringá tem um pedaço no Rio de Janeiro e outro em Minas Gerais. Do lado do Rio é conhecida como apenas Maringá, e do lado de Minas Gerais, como Maringá de Minas, pra não gerar confusão.

Cachoeira de Santa Clara, Maringá MG.
Foto: Felipe Canêdo

Ah, e por último, ali coladinho tem Maromba, RJ.

Cachoeira Véu de Noiva, Maromba, RJ. Foto Felipe Canêdo

A região é tão linda e agradável, com inúmeras quedas d’agua, trilhas em meio a natureza, e agora tem até lugares para degustação de azeites fabricados por lá mesmo, com qualidade de padrão internacional.

Rio Preto fazendo a divisa dos estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro.
Foto: Felipe Canêdo

11- Burano, Itália

Visitar esse lugar foi um sonho realizado! Eu via nas fotografias aquele local cheio de casinhas coloridas, definitivamente não parecia ser real. Burano, com 4000 habitantes, é uma pequena ilha localizada na Laguna de Veneza, no norte da Itália, na região do Vêneto.

Aliás, será que a gente pode chamar Burano de arquipélago (assim como a sua vizinha Veneza), por ter 4 ilhas interligadas por pontes?

Burano tem fama de ter belos artesanatos de rendas. A lenda diz que os pescadores da ilha foram os primeiros a pintar suas casas com cores vivas para que pudessem reconhecê-las de longe enquanto estivessem pescando, ou em caso de nevoeiro, bastante comum na região.

Já outra estória diz que cada cor representa o símbolo de cada família que habitava na ilha. Independente do real motivo, o resultado das casas coloridas é maravilhoso e bastante turístico. Então se algum morador atualmente quiser pintar as paredes externas dessas casas históricas precisa pedir autorização à prefeitura, que informará as cores permitidas.

Aqui tem meu roteiro na Itália quando visitamos Burano

12- Orchha, Índia

Orchha é uma cidade no estado indiano de Madhya Pradesh.

Pra você ter uma idéia do quanto ela é especial, a Índia tem uma população enorme, e em todas as cidades que eu fui eu senti essa lotação. Menos aqui, pois, Orchha tem uma população de aproximadamente 8500 pessoas, deixando tudo bem mais tranquilo.

A cidade histórica de Orchha, situada às margens do rio Betwa, foi fundada no século XVI pelo chefe da dinastia Bundela (nome diferente, né?).

Pôr do sol inesquecível às margens do Rio Betwa, Orchha, Índia

O lugar parece congelado no tempo, com seus inúmeros monumentos que mantém sua grandeza original até hoje. Aqui você se surpreenderá encontrando alguns dos templos e palácios mais fascinantes que você já viu.

Uma das melhores refeições da viagem. Anote essa dica de restaurante: Ramraja Restaurant Orchha Palace Road, near The Bridge under the monkey biscuit tree, Orchha, Madhya Pradesh 472246, Índia

13 – Lucerna, Suíça

A cidade, que possui cerca de 80 mil habitantes, está situada entre imponentes montanhas, às margens de um bonito rio Reuss e banhada por um maravilhoso Lago.

Além disso, em Lucerna tem muralhas, torres e pontes medievais para visitar. Possui inúmeras igrejas renascentistas, em estilo gótico e em estilo barroco (c. 1200), entre outros edifício antigos e bonitos de se ver.

Como se essa paisagem emocionante não bastasse, a cidade é também sede de importantes festivais internacionais de música.

14- Cesky Krumlov, Tchéquia

Já falei dessa cidade aqui com mais detalhes. A cidade definitivamente parece que parou no tempo, com direito a castelo e lindas construções medievais.

Recomendo visitar Cesky Krumlov indo para a capital Praga. Se você quiser acrescentar uma boa dose de aventura, vá no verão, quando a temporada de rafting no Rio Vltavy estará aberta.

15 – Cunha, São Paulo, Brasil

Nada como terminar essa lista com um destino do nosso maravilhoso Brasil. Cunha, com cerca de 23 mil habitantes está na rota da Estrada Real, na divisa com o Rio de Janeiro (tem uma trilha com vista para a baía de Paraty incrível que eu contei aqui).

Trilha da Pedra da Macela, Cunha, SP

A cidade conta com uma ótima gastronomia, tem um lavandário lindo, um contemplário super gostoso, artesanato exclusivo em cerâmica e confortáveis hotéis.

Grávida de 11 meses, no Lavandário de Cunha, SP

A cidade tem muita opção em turismo de aventura, e parte do Parque Estadual da Serra do mar está por aqui, podendo ser visitado.

Centro de Cunha, SP.

Menção Honrosa de Lugarzinho pitoresco: Conceição do Ibitipoca, MG, Brasil

Conceição do Ibitipoca é um distrito do município brasileiro de Lima Duarte, em Minas Gerais. Possui cerca de 1 000 habitantes, onde está localizado o lindo Parque Estadual do Ibitipoca.

Amo esse lugar, já vim aqui diversas vezes e é uma honra pra mim recomendá-lo.

Cachoeira dos Macacos, Parque Estadual do Ibitipoca.
Foto: Felipe Canêdo

Durante o acampamento aqui já tive oportunidade de ver o incrível (e fofo) lobo guará, típico da fauna local.

A vila tem confortáveis hotéis e excelente gastronomia.

Vista da janela da pousada Alto dos Manacás

NÃO SE ESQUEÇA DE CONTRATAR O SEGURO VIAGEM!

Faça uma cotação sem compromisso neste link que já inclui o cupom ELIZABETHWERNECK que garante o desconto de 5% na compra do seu seguro viagem!

Acompanhe minhas viagens em tempo real pelo Instagram >>@elizabethwerneck

Se você gosta das dicas do blog, ajude na sua manutenção, reservando seus hotéis e pousadas pelos links daqui. Isso não aumenta em nada o valor da sua reserva e gera um pequeno percentual revertido para o blog 😉

🛏 Pesquisando por hotel? Dê uma olhadinha no Booking.com! Você não paga nada a mais pela reserva, pode alterar e cancelar quando quiser, e ainda consegue os melhores preços.

Alemanha Américas África Ásia Áustria Bélgica Brasil Eslovênia Europa França Guatemala India Itália Listas Top Marrocos Outros República Checa Suíça

3 comentários Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Travel Around the World

Vem descobrir o Mundo connosco...

CONTO EM DETALHES

Crônicas, histórias, poesias e percepções.

Elizabeth Werneck

Um blog para falar sobre viagens e outros assuntos

WordPress.com

WordPress.com is the best place for your personal blog or business site.

%d blogueiros gostam disto: