Descubra aqui algumas dicas lugares exóticos para viajar. São lugares pouco visitados por nós brasileiros, e que criaram certa “má fama” , mas hoje buscam seu “lugar ao sol” como destino de férias.

Conceito de exótico:

adjetivo

  1. não originário do país em que ocorre; que não é nativo ou indígena; estrangeiro. “planta e.”
  2. que é esquisito, excêntrico, extravagante.

Resolvi fazer esse texto para divulgar alguns lugares que eu já tive a oportunidade de conhecer, mas que muita gente perguntava o que eu ia fazer lá. Não entendiam que era de férias.

Sabemos que todos os lugares do mundo tem “problemas”, então antes de escolher algum destino, ou recusá-lo pesquise bastante as dicas de viagem para o local para não ser uma decisão infundada, por fatos que aconteceram há muito tempo.

Lugares exóticos e fascinantes para viajar
Ruínas de Angkor Wat, no Camboja. O país tem uma sangrenta história de ditadura que deixou milhões de mortos. Felizmente esse passado está enterrado e o turismo e a prosperidade florescem no país. Falei mais do Camboja aqui. Um dos países exóticos que eu recomendo pra todo mundo a visita.

Aproveite e se faça essa pergunta :

Por que você viaja?

Eu viajo por mil motivos. Desde os mais pessoais e íntimos até os mais politicamente corretos. Viajando de modo sustentável eu posso ajudar a combater a pobreza, fomentar a paz, estabilizar tensões, compreender melhor os povos, a história e os problemas, e ainda enxergar meu país com outros olhos.

Não tenho a menor intenção em te colocar em perigo ao te apresentar essa lista de países exóticos. Todos os países aqui, quando eu fui me senti bastante segura, sem medo ou algo do tipo. No entanto, como a realidade é cambiante te aconselho a pesquisar sobre o país no ato da marcação da viagem. Um país pode ser bem tranquilo hoje, e amanhã estourar uma guerra civil, ou algum surto de alguma doença séria. Então pesquise antes.

Ou faça igual eu fiz quando fui pra um dos países exóticos que eu mais queria visitar no mundo, Índia. No entanto, eu estava com muitas dúvidas e inseguranças sobre isso, então optei por ir de excursão. Viagens em grupos são notoriamente mais seguras, e te preservam ao máximo.

Essa lista não está em ordem de preferência.

1: Lugares exóticos para viajar: Bolívia

Infelizmente tem brasileiro que vê nossa vizinha Bolívia como um país feio, perigoso e nada turístico. Apesar do país ser o mais pobre da América do Sul ele é muitíssimo interessante e bonito. Um dos países exóticos do mundo que escancara a sua natureza selvagem.

Lugares exóticos e fascinantes para viajar
Flamingos no altiplano boliviano

Paisagens extraordinárias, dá para ver neve e a cordilheira dos andes gastando pouco, há ruínas de civilizações que existiam antes dos europeus chegarem à América do Sul, lagoas coloridas e uma exuberante vida selvagem.

Lugares exóticos e fascinantes para viajar
Lugares exóticos e fascinantes para viajar
Países exóticos possuem riquíssima fauna. Bolívia

O céu mais bonito e uma das paisagens mais belas estão aqui, como o Salar de Uyuni e o Lago Titicaca (que vi pelo lado peruano).

Lugares exóticos e fascinantes para viajar
Foto do Salar de Uyuni não pode faltar. Você sabia que A NASA usa o Salar na Bolívia para descobrir e ajustar o posicionamento de seus satélites, uma vez que é imóvel e facilmente detectável?

Onde se hospedar na sua viagem para o Salar de Uyuni?

Fiquei hospedada nos hotéis da Rede Tayka. São hotéis bonitos, confortáveis e cada região tem um nome específico. Sal, Pedra, Deserto, Vulcão…

Lugares exóticos e fascinantes para viajar
Mapa retirado do site https://www.rutaverdebolivia.com/pt-br/tayka-hotels/

2- Lugares exóticos para viajar:

Nicarágua

É um dos países exóticos que possuem má fama entre nós brasileiros. Devido a instabilidade política e certa insegurança desmotivam os viajantes, desaconselhando o turismo. Definitivamente a Nicarágua está afastada das rotas mais turísticas.

Eu confesso que sabia muito pouco sobre o país antes de começar a planejar minha viagem para a Costa Rica, na América Central.

Lugares exóticos e fascinantes para viajar
Nicarágua é um dos países exóticos mais lindos. Vulcão Concepción, Nicarágua

Fizemos um bate e volta da Costa Rica até a Nicarágua e te falo que foi muito incrível.

A Nicarágua, localizada entre o belo Mar do Caribe e o imponente Oceano Pacífico, é um país da América Central conhecido pelas lindas paisagens que compreendem lagos, vulcões e praias.

Lugares exóticos e fascinantes para viajar
Laguna de Apoyo, Catarina, Nicarágua

O clima geralmente é quente. Terremotos e furacões são ocorrências frequentes.

O turismo na Nicarágua cresceu bastante e é hoje a segunda maior indústria do país.

Lugares exóticos e fascinantes para viajar
Granada, Nicarágua

Vimos tanta vida, tanta natureza!

Contei detalhes sobre o Turismo na Nicarágua. Nosso bate-volta da Costa Rica.

3- Lugares exóticos para viajar:

Bósnia e Herzegovina

A Bósnia e Herzegovina é um país localizado na península balcânica, no sudeste da Europa. Sua área rural abriga aldeias medievais, rios e lagos, além dos acidentados Alpes Dináricos.

Aqui narrei meu roteiro nos Bálcãns. O país, que viu o número de visitantes crescer nos últimos cinco anos tem como a tradição seu ponto forte. Posso afirmar que vejo a Bósnia e Herzegovina como um país europeu de 30 anos atrás, ou seja, com seus antigos costumes preservados.

Lugares exóticos e fascinantes para viajar
Escola em estilo Mouro, em Mostar, Bósnia e Herzegovina.

Achamos Mostar exuberante, e a vila de Pocitelj bem fofa e pitoresca. Pena que não rodamos mais pelo país.

Lugares exóticos e fascinantes para viajar
Um dos países exóticos da Europa, a Bósnia e Herzegovina tem 46 por cento da população muçulmana.
Ponte icônica em Mostar, Bósnia-Herzegovina

Dizem que Sarajevo é chamada de “Córdoba balcânica”; e a cidade de Visegrad possui bonitas pontes, além das peregrinações católicas a Medugorje, a Lourdes bósnia.

Leia mais: Bósnia e Herzegovina: Da Croácia fomos visitar Mostar de carro

4- Lugares exóticos para viajar:

Estado da Palestina

Antes de tudo é importante perguntar se você considera a Palestina como um país. É um assunto extremamente polêmico, complicado e longo, que eu não quero, nem tenho a intenção de abordar. Só é importante destacar que em 27 de setembro de 2013, 137 dos 193 países-membros das Nações Unidas reconheceram a existência do Estado da Palestina. (Fonte Wikipédia).

A primeira coisa que vem a sua cabeça quando se fala a palavra Palestina é Faixa de Gaza?

Se olharmos o mapa a gente percebe que Gaza é uma coisa, e o resto da Palestina, onde estão Jerusalém, Belém, Jericó, Rio Jordão, é outra. (Eu mesma olhei o mapa antes de vir pra cá, para me assegurar disso). Todas essas cidades palestinas são incríveis e é realmente necessária a visita, porque têm muita cultura, história árabe, cristã, muçulmana…”, etc.

Lugares exóticos e fascinantes para viajar
Visitando a Igreja da Natividade, Belém, Palestina

Uma coisa que eu sempre falo de todos os lugares, e que vale pra cá também: visitar um lugar é conhecer melhor o problema que estão vivendo e não só o que te contam na televisão, muitas vezes de forma exagerada e sensacionalista.

Belém, Palestina

Falei mais sobre a Palestina aqui.

5- Lugares exóticos para viajar:

Etiópia

Ao comprarmos a nossa passagem para fazer turismo na Índia, durante nossa lua de mel, tivemos a oportunidade de ficar um tempo em Addis Ababa, capital da Etiópia através do stopover da Ethiopian Airlines.


Leia também: O que é Stopover? Ganhe um destino a mais na viagem

A Etiópia está localizada no chamado Chifre da África, nordeste desse continente, mudou muito desde os anos 80, com aquele estigma de desnutrição e fome.

Lugares exóticos e fascinantes para viajar
Foto retirada da Wikipedia


Atualmente se desenvolve bastante, e os investimentos em saúde, educação, proteção social e infraestrutura tiveram um impacto positivo sobre o desenvolvimento econômico da população. A inclusão dos mais pobres no orçamento acaba por gerar resultados que beneficiam toda a sociedade.

Foto na porta de uma Escola na capital da Etiópia. investimento social gera desenvolvimento econômico

Por ser um dos únicos países africanos que não foram colonizados por europeus a cultura etíope se mantém milenar (a Itália até tentou mas ficou pouco tempo por aqui).

Lugares exóticos e fascinantes para viajar
Olha só que mapa raro de se ver: Colonização europeia na África. Mapa retirado desse site aqui


Berço do café, do ethio-jazz e com uma gastronomia única, é também sede da União Africana, uma organização que busca um continente próspero e pacífico, integrado economicamente e culturalmente.

Lugares exóticos e fascinantes para viajar

Esse sem dúvida foi um dos países exóticos que eu mais gostei de visitar. A língua aqui falada é o amárico (não confundir com aramaico), com um alfabeto muito diferentão (e lindo), com uma sonoridade impossível de entender. Porém muita gente fala inglês por aqui. Eu diria que bem mais que no Brasil.

Etiópia tem uma relação diferente com o tempo:

Os etíopes têm uma relação bastante diferente com o tempo: eles seguem o seu próprio calendário, o que significa que enquanto estamos em 2021, eles ainda estão em 2014, e o ano deles possui 13 meses.
Ah, e começam a contar as horas do dia a partir do nascer do sol, e não da meia-noite.
O país tem a maioria da população cristã ortodoxa e existem referências à Etiópia na Bíblia, sendo que muitos cientistas consideram que a humanidade começou aqui. (Coisas incríveis típicas de países exóticos).

Ficou faltando visitar um monte de coisa no país. Como por exemplo, as igrejas monolíticas milenares esculpidas na rocha de Lalibela, um santuário cristão ortodoxo, também chamado de Jerusalém da África, Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO é a atração mais procurada do país.


Lugares exóticos e fascinantes para viajar
A Igreja de São George, uma das muitas igrejas escavadas nas colinas rochosas de Lalibela, Etiópia. Foto de Bernard Gagnon – Obra do próprio, CC BY-SA 3.0, Wikipedia

O continente africano é mesmo um destino exuberante e mesmo com tanta exploração inconsequente de sua biodiversidade continua resistindo.
Um lugar de contrastes, com tradições imutáveis ao passar dos séculos.
Despedi-me do amistoso povo etíope pronunciando as palavras na língua amárica : dehna hunu e ahmesugenalew
Adeus e obrigada.

Brasil e Etiópia numa selfie no Museu Nacional da Etiópia, um dos melhores museus do mundo!

Reserve aqui seu hotel na Etiópia.

6- Lugares exóticos para viajar:

Um dos países que sofreram um golpe militar atualmente: Myanmar

Lugares exóticos e fascinantes para viajar
Vistando Templos no Myanmar.

Visitamos o país em janeiro de 2020, no entanto, em 2021 ele sofreu um grande golpe militar.

O principal fator que afasta os turistas daqui, é que o país é considerado estar vivendo uma guerra civil. Mas fiquem tranquilos, o país é enorme, tendo uma área que corresponde a duas vezes a área da Alemanha, e as regiões de conflitos estão muito longe das cidades mais turísticas. Ah, mas e se por engano eu passar ali perto da guerra? Não! Nem sem querer um estrangeiro pode chegar até lá, pois existe forte controle policial e “checkpoints” nas estradas que vão dar nesses lugares.

As cidades mais turísticas são Yangon, Bagan, Inle Lake, Mandalay e as praias de Nagapali. Nós conhecemos apenas as duas primeiras, com o total de quase uma semana, mas a gente pensa em voltar.

Mais dicas e detalhes do Myanmar aqui.

E por aqui vimos muito menos turistas estrangeiros que nos outros países do sudeste asiático. Ou seja, o país ainda é muito verdadeiro, com sua identidade completamente preservada. Eu costumo dizer que Myanmar parece o Vietnam de 30 anos atrás.

Lugares exóticos e fascinantes para viajar
Birmanesas e brasileiras nos templos em Bagan, Myanmar

7- Lugares exóticos para viajar:

Vietnam

Quando alguém fala a palavra Vietnam o que vem à cabeça? Rambo, Apocalipse Now e Guerra?

Hanoi, sua capital é chamada de “A velha Dama do Oriente”. Que cidade de personalidade!

Lugares exóticos e fascinantes para viajar
Pelas ruas do Vietnam

Antiga capital do Vietnã do Norte (comunista, apoiado por China e URSS), Hanói tornou-se capital da atual República Socialista do Vietnã depois de vencer o Vietnã do Sul (apoiado pelos EUA) na Guerra que o mundo conhece por “Guerra do Vietnam” e eles chamam por “Guerra dos Estados Unidos” – apenas uma pequena mudança de nome de país que muda completamente o sentido e principalmente a referência daquilo que se propõe a ter um real significado hegemônico. Com certeza resignifica a história e o imaginário.

Confesso que me causou sentimentos paradoxais, uma mistura de estresse e contentamento, pois tinha sido, até naquele momento, a cidade mais caótica visitada.

No entanto, outras cenas cotidianas que resistiam ao tempo, de uma beleza singela, ganhava nossa atenção, despertando total afeto pela cidade. Imaginem o seguinte: Uma pessoa carregando hortaliças nos ombros, distribuídos em dois cestos de palha atrelados a um bambu ou levando flores em uma bicicleta, usando o tradicional chapéu em formato cônico.
Toda paisagem aqui é típica da Ásia que a gente viu nos filmes antigos.

Lugares exóticos e fascinantes para viajar

O país tem inúmeras atrações Imperdíveis como por exemplo um dos lugares mais cênicos que eu já estive na vida: Halong Bay!

Lugares exóticos e fascinantes para viajar

Localizada no norte do país, concentra milhares de ilha e rochas calcárias em meio a um mar azul-esverdeado.

Pegamos um trem e chegamos à pequena Cidade Antiga de Hoi An.

Uma das cidades mais pitorescas que visitei, perfeita para mergulhar no passado cheio de tradições.

Ah, a cidade é bem mais tranquila que Ha Noi, e está na lista de Patrimônio da Humanidade pela UNESCO e exibe construções históricas lindas, com uma atmosfera bem genuína.

Lugares exóticos e fascinantes para viajar
Casamento vietnamita, Hoi An, Vietnam

Leia também: Hotel em Hoi An, Vietnã: Hoi An Garden Palace & Spa

Halloween em Saigon:

Meu marido passou o Halloween na Antiga Saigon, atual Ho Chi Minh. Apesar de ser tão animada quanto Hanói, exibe um maior contraste entre o oriente e o ocidente.

Também costumo dizer que o Vietnam de hoje é a Tailândia de 30 anos atrás.

8- Lugares exóticos para viajar:

Laos

O país é considerado a mais cintilante jóia do Mekong, o mais famoso rio do Sudeste Asiático.

Vimos um país que tem um povo simpático, uma atmosfera tranquila e, infelizmente muito pouco conhecido.


Muitas vezes, alguns países só ganham notoriedade quando participam de Copas do Mundo. O Laos, infelizmente, nunca participou de nenhuma, ainda mais ocupando a 176 ª posição no ranking da Fifa. Ainda bem que temos o turismo para divulgar lugarzinhos tão distantes do mundo e que merecem reconhecimento e atenção.

Pôr do sol do Monte Phousi ພະທາດພູສີ, em Luang Prabang, Laos

O Laos pouco aparece nas mídias e só é lembrado pelo triste recorde de “país mais bombardeado de todos os tempos” – (isso aconteceu durante a Guerra do Vietnã, uma guerra contra os comunistas levada a cabo pelos Estados Unidos, há cerca de quatro décadas).

Luang Prabang,

“a mais bem preservada cidade dos tempos da Indochina colonial” – segundo a UNESCO – tem, além de bonitos templos que remontam tempos antes da colonização francesa, cafés charmosos, borboletas por todos os lados e casas coloniais. O lugar conta com tudo isso já seria motivo de sobra para vir pra cá. Mas tem muito mais. A cidade também é famosa pelas suas trilhas, ciclismo, kayak e maravilhosas cachoeiras, com água azul-turquesa e natureza em estado bruto. O turismo faz isso com a gente : sentimos uma atmosfera tão pacífica em um país que tem um passado tão triste.

Mercado noturno no Laos.

A cidade é totalmente “afrancesada”. Há bulevares de aspecto parisiense, formando uma mistura de arquitetura neo-colonial e influência oriental. Imperdível!

Pelas ruas de Luang Prabang, Laos

9- Lugares exóticos para viajar:

Colômbia

Cada vez mais a Colômbia recebe turistas brasileiros.

Mas muitas pessoas ainda tem dúvida se o país é seguro. Aposto que todo mundo ainda se lembra das sinistras reportagens sobre violência urbana e tráfico de drogas nos anos 80 do século passado, com um traficante famoso que até virou série de TV.

Mas de 1990 para cá, muita coisa mudou no país! O país está cada vez mais moderno, seguro, alegre e muito interessante.

Cartagena das Índias é maravilhosa, festeira, e me surpreendeu positivamente.

enfim
enquanto
então
entretanto
eventualmente
igualmente
inegavelmente
inesperadamente
mas
outrossim
pois
porquanto
porque
portanto
posteriormente
precipuamente
primeiramente
primordialmente
principalmente
salvo
semelhantemente
similarmente

Ela tem todos os ingredientes de cidade perfeita pra mim. Colorida, riquíssima culturalmente, praiana, cheia de bares e restaurantes ótimos, e bem acessível financeiramente, com programas para todos os bolsos.

enfim
enquanto
então
entretanto
eventualmente
igualmente
inegavelmente
inesperadamente
mas
outrossim
pois
porquanto
porque
portanto
posteriormente
precipuamente
primeiramente
primordialmente
principalmente
salvo
semelhantemente
similarmente
E o programa aqui é assistir ao pôr do sol das muralhas, no Café del Mar, Cartagena das Índias, Colômbia

Já San Andres é uma ilha de localização bem remota, com praias de tirar o fôlego de tão bonitas. O mar aqui é conhecido como o mar das 7 cores.

enfim
enquanto
então
entretanto
eventualmente
igualmente
inegavelmente
inesperadamente
mas
outrossim
pois
porquanto
porque
portanto
posteriormente
precipuamente
primeiramente
primordialmente
principalmente
salvo
semelhantemente
similarmente
Ilha de San Andres, Caribe, Colômbia.

O país ainda conta com outras inúmeras atrações, inclusive sua capital cosmopolita, Bogotá.

10 – Cuba

A gente ouve falar da revolução Cubana, dizendo o quanto o país se fechou, do embargo sofrido, das sanções impostas às liberdades individuais aqui.

O fato é que Cuba é muitíssimo interessante. E não é só eu quem estou dizendo.

Carrão em Havana, Cuba

Cuba foi colocada na seleta lista dos 25 lugares mais populares do mundo, correspondendo ao Prêmio Traveler’s Choice Awards do TripAdvisor, o maior site de viagens do mundo.

Vale de Viñales, Cuba. Caminhadas em área rural repleta de palmeiras conhecida pela produção de charuto.

E porque é tão interessante assim? Acho que essa resposta deve ser buscada por você, durante a viagem. No entanto, posso adiantar a maravilhosa cultura, tranquilidade e segurança, e as magníficas praias do país. Mais dicas de viagem sobre Cuba

Varadero, Caribe, Cuba
Praça da Catedral, Havana, Cuba
Foto em restaurante em Cuba

Menção honrosa: Dicas de viagem da Cidade do Rio de Janeiro- RJ, Brasil

Vendo a Baía de Guanabara e o Pão de Açúcar do Botafogo Praia Shopping

Tanto em Minas Gerais quanto em São Paulo, vira e mexe, em minhas rodas de conversa, sempre tem alguém que exclama: “Sou doida pra conhecer o Rio de Janeiro, mas acho tão perigoso!

O Brasil de modo geral tem questões sérias sobre violência urbana, principalmente nas capitais, e o Rio de Janeiro não é diferente.

Vendo o Pão de Açúcar, do Cristo Redentor, Rio de Janeiro, Brasil

Mas, se você se cercar com os cuidados básicos (que você deve ter em qualquer lugar do mundo) , não deixe de vir pois o Rio de Janeiro é realmente “a” Cidade Maravilhosa.

Lugares exóticos e fascinantes para viajar
Pelas ruas do bairro de Santa Teresa, Rio de Janeiro.

Lembrando que ela foi designada Patrimônio Cultural da Humanidade, com o nome “Rio de Janeiro: Paisagem Carioca entre a Montanha e o Mar”, classificada pela UNESCO e categorizada também como uma Paisagem Cultural. Em 18 de janeiro de 2019, a cidade foi eleita pela UNESCO como a primeira Capital Mundial da Arquitetura. Por aqui você curte praias, parques, natureza, bares, museus, compras e muito mais.

Coloquei mais dicas sobre o Rio de Janeiro aqui.

Acho que se fôssemos estrangeiros acharíamos o Brasil um dos países mais exóticos do mundo!

Leia também: Destinos turísticos e outros locais que sumiram do mapa

NÃO SE ESQUEÇA DE CONTRATAR O SEGURO VIAGEM PARA VISITAR OS LUGARES MAIS EXÓTICOS PARA VIAJAR DO MUNDO!

Faça uma cotação sem compromisso neste link que já inclui o cupom ELIZABETHWERNECK que garante o desconto de 5% na compra do seu seguro viagem!

Acompanhe minhas viagens em tempo real pelo Instagram >>@elizabethwerneck

Se você gosta das dicas do blog, ajude na sua manutenção, reservando seus hotéis e pousadas pelos links daqui. Isso não aumenta em nada o valor da sua reserva e gera um pequeno percentual revertido para o blog 😉

🛏 Pesquisando por hotel? Dê uma olhadinha no Booking.com! Você não paga nada a mais pela reserva, pode alterar e cancelar quando quiser, e ainda consegue os melhores preços.