Conheça Belize: ruínas Maias e praias paradisíacas

“Não importa a cidade em que você cresceu, as escolas que você frequentou, nem os lugares pra onde você já foi. Certamente todos os seus conhecimentos de geografia foram adquiridos num tabuleiro de War.
Senhoras e senhores, com vocês: “Belize“”

Quem viu o vídeo engraçadíssimo do Porta dos Fundos sobre esse discreto país?

A maioria das pessoas que eu dizia que viajaria pra lá nunca tinha ouvido falar. Talvez porque seja um país jovem, como eu. Hahaha.

O Grande Buraco Azul, Belize. Foto retirada do site Wikipedia.

Localizando Belize

O país, no período colonial, foi designado por Honduras Britânicas, e é um pequeno Estado soberano pertencente à comunidade do Caribe, situado na costa nordeste da América Central. Belize é limitado a norte pelo México, a sul e a oeste pela Guatemala e a leste pelo golfo de Honduras, banhado pelo belo mar das Caraíbas (português europeu) ou mar do Caribe (português brasileiro). A sua parte continental tem só 290 km de norte a sul e 110 km de leste a oeste.


Belmopan é a capital do país enquanto que a Cidade de Belize (Belize City) é a maior cidade.

Um pouco de história sobre Belize

Ele mistura um pouco da cultura latina das Américas com a cultura creole de raiz africana.
Os espanhóis não colonizaram esse país, e sim os ingleses, que estabeleceram uma colônia comercial na região e traziam escravos da África, (ao contrário dos espanhóis que escravizavam os indígenas). A região foi descoberta em 1508 e só ficou independente da Inglaterra em 1981.

Isla de San Pedro, Belize e Madonna


Detalhes da “Isla Bonita”, San Pedro, Belize. Foto retirada do site Wikipedia

Ficamos hospedados na ilha Ambergris Caye, que tem uma única Cidade: San Pedro!
Praticamente todo mundo com mais de 25 anos conhece a famosa música da Madonna “la isla bonita”. 🎼 Na letra, ela diz que sonhou com San Pedro, uma ilha tropical de ventos mornos. Eu sempre achei que essa ilha era fictícia até conhecer!

Língua falada em Belize

O inglês é língua oficial, mas Belize apresenta uma cultura única e o crioulo belizenho (ou kriol) que é uma mistura do inglês, espanhol e de línguas indígenas é bastante falado, além do castelhano também.

É bem difícil de entender, mas não se preocupe, ao ver que você é turista, todos falarão inglês.

Como chegar em Belize

Se você vier do Brasil, o que não é tarefa das mais fáceis, mas garanto que vale o esforço, é provável que você faça escalas, não tendo vôos diretos.

As melhores opções são com conexões na Colômbia, Estados Unidos, México e Panamá.

O mar do Caribe de Belize me espera.

No nosso caso específico pegamos um vôo em Guatemala City, com escala em São Salvador e chegamos ao Aeroporto Internacional Philip S. W. Goldson, localizado há cerca de 20 km de Belize City.

Chegando em San Pedro, Belize.

De lá pegamos outro vôo de 20 min para a ilha de São Pedro. Queríamos fazer esse trecho de barco, mas achamos mais rápido o vôo, que tinha vários horários. Sendo possível comprar uma reserva online.

Nosso pequeno avião pousado em Belize

Já na volta pegamos um barco da Ilha de São Pedro até o Porto de Belize que fica no continente, e lá contratamos uma van para voltar para a Guatemala, e chegamos em Flores para visitar as ruínas de Tikal. Tudo isso comprado na hora.

Dentro do barco, indo da Ilha de São Pedro até Belize City, que fica no continente.

Se você não quiser fazer esse trajeto do Aeroporto de Belize City até as ilhas de avião, como fizemos, você pode, no aeroporto de Belize City mesmo, pegar um táxi e ir até o local onde saem os “water táxis”, barcos e lanchas que levam até as ilhas. O valor do táxi gira em torno de 25 usd. Aí chegando ao centro de Belize City compre os tickets para ir até Caye Caulker ou San Pedro. Lembrando que se você comprar o ticket de ida e volta juntos é mais barato.

O ticket pode ser comprado na hora e todos os horários de saída e chegada são fixos, podendo ser pesquisados no site www.belizewatertaxi.com

Muita gente fica em uma ilha e depois vai pra outra, pena que não tínhamos esse tempo. O trajeto entre essas duas ilhas é bem simples e o barco é grande e confortável.

Rastro do barco no mar do Caribe Belizenho

De Belize City para Caye Caulker são 45 minutos; de Caye Caulker para San Pedro são 20 minutos e de San Pedro para Belize City são 1 hora e 20 minutos.

Documentos Necessários

Necessita de passaporte válido, e nós não precisamos de visto para entrar em Belize. No entanto, há uma taxa de cerca de 40 Dólares do Belize (cerca de US$20) e a vacina contra febre amarela poderá ser exigida! Então já deixe o certificado internacional dentro do passaporte.

Que moeda usar em Belize

A moeda oficial é o Dólar do Belize (BZD), mas a melhor opção é levar o Dólar Americano, que é aceito bem nos estabelecimentos, além de Cartões de crédito.

A população utiliza as duas moedas, então pode acontecer de te darem um troco com notas de dólares tanto americanos quanto de Belize. Devido ao câmbio, Belize é considerado um país mais caro que seus vizinhos.

Qual é a melhor época para visitar Belize?

Belize possui um clima quente o ano inteiro, mas para fugir das chuvas, a época ideal para a viagem é entre janeiro a maio. Devido à baixa probabilidade de chuvas os preços são da alta temporada. Nós visitamos no final de dezembro e início de janeiro e pegamos uma chuva rápida (que eu nem reparei, só percebi que a areia estava um pouco molhada) no dia que chegamos. Mas dava para ver algumas nuvens meio pesadas no oceano. Nada disso atrapalhou nossos passeios. O clima estava maravilhoso, quente, mas não abafado, e era inverno.

Belize é ótimo local para praticar esportes.

Belize tem furacão?

Furacão é uma situação que assusta qualquer pessoa. Por estarmos no Brasil, fora da rota deles, pra gente tudo fica mais assustador. Eles causam morte e destruição, sem contar o perigo de estragar as tão sonhadas férias. O céu pesado, a chuva forte, com possível evacuação da hospedagem é realmente uma situação de pânico e pesadelo. Saiba que as chances de isso acontecer são pequenas, mas elas existem.

Viagens envolvem sonhos e muito dinheiro, sem contar que nossa vida corre risco, então eu vou sempre te recomendar a viajar na época certa.

A temporada de furacão no Caribe vai do começo de junho ao fim de novembro. Sendo agosto, setembro e outubro os meses com maior probabilidade.

A equipe do blog elizabethwerneck.com nunca enfrentou furacão. Já fui para Cancun, no México em novembro e não tive nenhum problema.

As chances são pequenas, mas existem, então se você não gosta de correr riscos vale a pena escolher um período do ano onde isso não ocorra.

Quantos dias ficar em Belize?

Nós ficamos 4 noites e foi muito corrido, então o ideal seria acrescentar mais duas noites. Em 4 noites mergulhamos, visitamos a parte do continente e exploramos cavernas e ruínas maias no meio das florestas, e fizemos esporte de aventura.

Onde se hospedar em Belize?

Ficamos muito na dúvida sobre qual das ilhas escolher: San Pedro, destino mais visitado de Belize ou Caye Caulker.

Vista aérea de Caye Caulker

Pelas minhas pesquisas Caye Caulker tem a “verdadeira essência do Caribe”, ou seja, um lugar que ainda não foi descoberto pelo turismo massificado. Por lá não existem carros, nem restaurantes mais requintados, nem asfalto, nem resorts, apenas pequenas pousadas.

A ilha de Ambergris Caye, também conhecida por San Pedro. La Isla Bonita é um dos grandes hits de Madonna

Já em São Pedro existem resorts e tem mais opções de restaurantes e badalação. Para se locomover por aqui pode se alugar um carrinho de golfe ou pegar um táxi, então como eu estava gravidíssima optei pelo local com mais conforto e estrutura.

Ramon’s Village Resort

Nosso hotel era um sonho, completamente especial, e a hospedagem aqui foi fundamental para a experiência ter sido tão positiva.

Mas ambas as ilhas são relativamente pequenas, então é bem difícil você ficar mal localizado.

As principais hospedagens estão nas ruas principais, ou seja, viemos tranquilamente a pé do aeroporto até o hotel (o hotel tinha serviço de transfer incluído, mas antecipamos o vôo e nos desencontramos do funcionário). E na saída da ilha, mesma coisa: fomos com o transfer do hotel, que não levou nem 5 minutos, até as lanchas que vão para Belize City.

Clique aqui para as atrações visitadas em Belize

Termino o texto com o vídeo do Porta dos Fundos e o clipe da Madonna.

#unbelizable

NÃO SE ESQUEÇA DE CONTRATAR O SEGURO VIAGEM!

Faça uma cotação sem compromisso neste link que já inclui o cupom ELIZABETHWERNECK que garante o desconto de 5% na compra do seu seguro viagem!

Acompanhe minhas viagens em tempo real pelo Instagram >>@elizabethwerneck

Se você gosta das dicas do blog, ajude na sua manutenção, reservando seus hotéis e pousadas pelos links daqui. Isso não aumenta em nada o valor da sua reserva e gera um pequeno percentual revertido para o blog 😉

🛏 Pesquisando por hotel? Dê uma olhadinha no Booking.com! Você não paga nada a mais pela reserva, pode alterar e cancelar quando quiser, e ainda consegue os melhores preços.

Américas Belize

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Travel Around the World

Vem descobrir o Mundo connosco...

CONTO EM DETALHES

Crônicas, histórias, poesias e percepções.

Elizabeth Werneck

Um blog para falar sobre viagens e outros assuntos

WordPress.com

WordPress.com is the best place for your personal blog or business site.

%d blogueiros gostam disto: