Enoturismo no Chile: 5 regiões vinícolas para visitar em 2026

Enoturismo no Chile: 5 regiões vinícolas para visitar em 2026

Enoturismo no Chile: 5 regiões vinícolas para visitar em 2026

O Enoturismo no Chile ganhou força nos últimos anos. Com cada vez mais viajantes latino-americanos se voltando para destinos mais próximos e mais acessíveis, então visitar vinícolas e fazer Enoturismo no Chile subiu para o topo da lista de desejo de muitos brasileiros. 

A seguir, você fica por dentro da história e do contexto das melhores regiões produtoras de vinho no Chile hoje. Entenda por que o vinho é tão importante para o cenário cultural chileno e programe-se para conhecer este paraíso em grande estilo. 

O que é enoturismo?

Se perguntando o que é enoturismo? Você veio ao lugar certo! O Enoturismo é um tipo de viagem que foca em conhecer regiões produtoras de vinho e experimentar os diferentes sabores dessa bebida rica em história e taninos. 

Caso você esteja planejando o que fazer no Chile, mas ainda não sabe qual o melhor roteiro no Chile hoje, destinos icônicos como a Vinícola Concha y Toro estão marcando presença no roteiro dos viajantes com cada vez mais frequência. 

Enoturismo no Chile: 5 regiões vinícolas para visitar em 2026

Enoturismo no Chile – Uma experiência imperdível para os viajantes 

Nos últimos anos, o Enoturismo no Chile conquistou espaço no coração dos viajantes que buscam uma mistura de elegância, conexão com a cultura local e belas paisagens.

Hoje, o Chile é conhecido como a terra dos vinhos. Ao longo do ano, o país tem vários festivais para celebrar a colheita das uvas e a abundância da terra. A valorização do solo e dos presentes da natureza é uma parte tão forte da cultura chilena que até a imigração toma cuidado para não permitir viajantes com frutas, castanhas ou comidas de fora. 

Durante o ano, os viajantes podem aproveitar festivais focados no Enoturismo no Chile, como a Festa da Vindima de Curicó, a Festa da Vindima de Colchagua, o Festival Folclórico de la Vendimia de Molina e a Festa da Vindima do Vale del Maipo. Que tal fazer as malas e se preparar para dançar a tradicional “cueca chilena”?

As principais regiões para enoturismo no Chile 

As opções de Enoturismo no Chile atendem diferentes tipos de viajantes pela América. Afinal, o Chile é um dos países mais diversos quando se trata de ecossistemas, condições climáticas e cultura. Para te ajudar a escolher a melhor alternativa de Enoturismo no Chile hoje, entramos em detalhes sobre as 5 principais regiões produtoras de vinho no país. 

1.Vale de Huasco

O Vale do Huasco é conhecido por muitos como o Jardim do Atacama. Ele fica localizado mais ao norte e tem algumas das melhores Vinícolas Chile para quem quer apreciar o deserto mais árido do mundo em grande estilo. 

É nesta região que se produz o famoso Pajarete de Huasco, um dos mais renomados vinhos na história do Chile. Criado em 1953, o Pajarete de Huasco se tornou referência em vários países ao redor do mundo nos últimos 70 anos. 

A região do Vale de Huasco tem majoritariamente produtores locais que usam uvas típicas da área, como Moscatel de Alejandría e Moscatel de Áustria. Ao saborear essa pérola da história, que tal combinar o vinho com um queijo de cabra típico do local? 

2.Colchagua

O Vale do Colchagua fica a apenas 150 km de distância de Santiago, então dá para fazer um bate-volta rápido para este paraíso saindo da capital chilena. A região de Colchagua é ideal para quem busca conhecer o Enoturismo no Chile com elegância. Afinal, Colchagua produz alguns dos vinhos mais premiados internacionalmente. 

A variedade de uvas e tipos de vinhos em Colchagua é enorme, então você encontra garrafas encorpadas de Cabernet Sauvignon, Merlot, Syrah, Carménère e Malbec nas melhores vinícolas da região. Colchagua também é perfeita para quem busca um destino mais agitado, já que a cidade é anfitriã de alguns dos maiores festivais de vinho do mundo. 

3. Maule 

O Valle del Maule é perfeito para quem quer viver o Enoturismo no Chile de uma forma mais autêntica, longe das multidões. Com terras férteis, experiências gastronômicas típicas que existem há gerações e um povo caloroso que recebe os viajantes com sorrisos abertos, o Valle del Maule oferece uma nova forma de experimentar a vida nos campos. 

No Maule, os vinhos mais populares são o Merlot e o Cabernet Sauvignon, mas cada vez mais vinícolas estão se voltando para a produção do delicioso Carignan. Gosta de sentir aquele ar da roça enquanto se delicia com vinhos dos deuses? Esse é o destino para você!

4.Valle de Curicó 

O Valle de Curicó conta com mais de 25 mil hectares dedicados exclusivamente à produção de vinhos. Com um clima ameno e uma época de seca que vai de novembro até março, o Valle de Curicó é ideal para quem busca temperaturas amenas e cenários idílicos. 

A especialidade da região de Curicó são os vinhos finos como Cabernet Sauvignon, Carménère, Syrah, Merlot e Late Harvest. A região de Curicó tem menos de 200 mil habitantes, então a sensação de entrar dentro de uma comunidade pequena e rica em cultura permeia cada um dos passeios por lá.

5.Valle del Maipo

Não dá para listar as melhores regiões de Enoturismo no Chile sem falar sobre a queridinha dos brasileiros: a região de Valle del Maipo. Localizado a apenas 40 km da capital, o Valle del Maipo tem algumas das vinícolas mais aclamadas do mundo, incluindo a Vinícola Concha y Toro, que recebe milhares de visitantes todos os anos. 

Algumas das vinícolas nesta região já existem desde 1880 e estão entre os top destinos de Enoturismo no Chile. Em uma visita ao Valle del Maipo, você consegue ver os vinhedos. Também é possível aprender mais sobre os índios mapuches, um dos povos nativos da área. Se você aprecia história e cultura, esse é o lugar para você.

Conclusão – Por que o Chile possui ótimas vinícolas para visitar e é referência em enoturismo? 

O Enoturismo no Chile é referência mundialmente porque oferece paisagens diversas, diferentes tipos de plantio e vinhos de alta qualidade. Por ser um país tão geograficamente diverso, o Chile oferece diferentes tipos de experiência para todo tipo de viajante. O cenário gastronômico agitado e a cultura amigável são a cereja do bolo para os fãs de vinho.

Posts Similares

Deixe uma resposta