Como viajar mais Barato

Muita gente me pergunta como viajar mais barato. Então vou trazer algumas dicas essenciais que eu utilizo e compartilhar com vocês.

1) Fique de olho nas promoções de passagens:

Eu sempre estou de olho nas promoções do site Melhores destinos e Passagens Imperdíveis. Além disso, assino por e-mail todas as Newsletter das companhias aéreas mais importantes;

Vira e mexe eu pesquiso preços de passagens baratas no Kayak, Momondo, Skyscanner e principalmente Google Flights. Interessante que esses sites mostram resultados bem diferentes, então vale a pena ficar de olho.

Atenção aos meses e estações do ano para economizar:

Muita gente opta por viajar em baixa temporada, e isso é ótimo para economizar. No entanto, eu quase não uso essa dica. “Tô” fora de viajar pra Ásia em período de monções, chuvas etc, ou pro Caribe em época de furacão ou sargaço.

Mas, de fato, se ligar nas épocas do ano pode sim ser uma forma de viajar barato.

Por exemplo, é notório que as férias escolares (dezembro, janeiro e julho) são épocas bem procuradas para alguns destinos, principalmente dentro do Brasil (já que não temos nem furacão, nem monções), então existe uma grande probabilidade de tudo estar um pouco mais caro do que nas outras épocas. Mas amo viajar pra Tailândia no mês de dezembro e janeiro, por exemplo.

Eu nunca tive coragem de viajar pra Europa em julho e agosto, pois, como é alto verão, os preços devem estar proibitivos. Mas amo viajar pra lá logo na primeira quinzena de setembro.

Já passei um réveillon em Roma e confesso que quase não fui porque fiquei com medo de sentir muito frio, e foi maravilhoso, ainda bem que fui. Achei bem tranquilo, um frio super tolerável.

Já para os Estados Unidos depende muito da época. Por exemplo, o que eu vejo de promoção de passagem aérea e de hospedagem para Nova York no inverno não é brincadeira. Eu mesma fui uma semana depois do Réveillon e passei o maior frio da minha vida. Lembrando que viajar para baixas temperaturas implica em investimento em roupas, luvas e etc, coisas que depois você pode não vai usar com tanta frequência.

Ou seja, varia muito, pois sabemos que os EUA são enormes, então cada região é muito específica.

2) Tenha sempre em mente seu orçamento para as viagens:

Eu sou de humanas e tenho problemas em montar planilhas, mas nem por isso deixo de me organizar. Pego o velho e bom caderninho de viagem e anoto tuuudo: Preço da alimentação, deslocamento, gorjetas (dependendo do destino), ingressos e principalmente hospedagens.

3) Como viajar barato: Atenção às hospedagens:

Uma das coisas que eu sempre falo sobre como viajar barato é isso. Vamos refletir: O que é mais barato: um hotel um pouco mais glamouroso, com excelente preço, porém bem mais distante do centrinho histórico, e com isso, você vai perder um tempão em deslocamentos e também gastar com transporte ou pagar um pouquinho mais, num hotel mais simples, no entanto, com excelente localização e se hospedar no coração da cidade. Lembrando que não existe certo e errado, ok? Principalmente se você tem poucos dias ou muitos dias naquele destino.

4) Como viajar barato: Alimentação e compras:

Eu costumo dizer que sou uma metamorfose ambulante em relação às viagens. Antes dos 30 anos eu dava preferências às comprinhas e souvenir durante as viagens (aliás, cortando isso é uma ótima forma de economizar) e praticamente não ligava para comida. Hoje em dia só trago um ímã de geladeira ou algo muuuito específico e dou preferência em experimentar toda a gastronomia do local. Mas mesmo assim, isso não precisa ser caro. Visite as feiras de comida do local, mercadões, e restaurantes que os locais realmente frequentam.

Esse texto aqui resume mais sobre o que eu quero dizer: Compras no exterior: veja o que comprar em Punta Cana, Curaçao, Andorra e mais 5 países. Dicas para aproveitar ao máximo sua viagem!

5) Como viajar barato: Seguro viagem

Outra coisa que eu vejo muita gente não comprando porque acha que é uma forma de economizar. Gente, seguro viagem se contrata pra NÃO usar!. Ele não pode ser visto como um gasto extra, e sim como parte do seu orçamento. E mesmo se o país que você vai viajar não obriga a contratação.

E se um imprevisto acontecer? Eu conheço uma pessoa jovem, atlética, super saudável que escorregou no chão do banheiro molhado do hostel e precisou acionar o seguro. No hospital, descobriu que teria que passar por uma operação. Sorte que ele tinha contratado um bom seguro viagem internacional. Se não tivesse contratado teria desembolsado cerca de US$2,000,00 só nesse incidente.

6) Como viajar barato: Veja nossos parceiros e descontos e pegue mais dicas de como viajar barato

Blogs parceiros

Gosta de trocar ideias sobre viagem e aprender sempre a Como Viajar mais Barato?
ACESSE NOSSO GRUPO DE WHATSAPP

Grupo do WhatsApp para trocar dicas e experiências de viagens