Angola é um país da África cujo território varia em praias tropicais do Atlântico, um sistema de rios e um deserto subsaariano que se estende através da fronteira com a Namíbia . Cobrindo uma área de 1.246.700 quilômetros quadrados, sua alimentação pode variar de norte a sul e de leste a oeste. Descubra 20 comidas típicas de Angola

Importante: Se você precisa comprar Euros ou Dólares para uma viagem ao exterior, você tem que conhecer a Wise!
Eu viajo muito e as melhores taxas de câmbio encontro sempre na Wise. Sem falar no cartão VISA deles que pode ser solicitado gratuitamente e utilizado no exterior debitando direto da sua conta Wise internacional sem tarifas ocultas nem IOF, com praticidade e segurança.
Entre para a Wise é gratuito.

Leia também: Melhores frases de viagem para Instagram: casal, praia, sozinha

Comida Angolana – Os melhores pratos típicos de Angola
Comida Angolana – Os melhores pratos típicos de Angola

Culinária Angolana:

A cozinha angolana, como a brasileira, é influenciada principalmente por Portugal devido à sua história colonial que durou mais de 400 anos. A vizinha República Democrática do Congo (RDC) também tem grande influência nos alimentos consumidos pelos angolanos, especialmente no norte do país, onde muitas pessoas emigram da República Democrática do Congo (RDC) fugindo da guerra e da pobreza.

Quais são os ingredientes da culinária Angolana?

Os alimentos importantes de Angola chama-se funge , seguido pelo arroz e feijão e folhas de kizaca . Como você verá em breve, eles são servidos com a maioria dos pratos citados nesse artigo sobre pratos típicos angolanos.

Os ingredientes mais comuns usados ​​na culinária angolana são mandioca, tomate, alho, óleo de palma e feijão. E por causa do Oceano Atlântico e de um vasto território, sua gastronomia oferece uma grande variedade de frutos do mar e carnes. Além disso, a cozinha angolana é conhecida por ser muito picante. Tudo deve ter molho, para que quando a carne ou o peixe terminar, ainda tenhamos o molho para desfrutar.  

1. Funge

Funge é o prato básico da dieta angolana, e é o alimento mais popular do país. É feito de fubá (farinha) de milho ou mandioca (yuca). A região norte de Angola come mais funge feito de mandioca, e a parte sul come mais funge de milho. Há quem goste da versão mista também, funge de mandioca e milho.

Os passos são muito simples, mas o processo requer um pouco de esforço. A água precisa ferver e, em seguida, os ingredientes são despejados nela, assim como você faria um purê de batatas. Você precisa de braços fortes para fazê-lo e para ter um funge suave sem grumos. É normalmente consumido ao almoço e pode ser acompanhado por outros pratos.

2. Mufete

O mufete é a segunda comida mais popular e deliciosa de Angola depois do funge . É comido principalmente nos fins de semana ao pôr do sol, porque é um pouco pesado, e depois de comer as pessoas só querem relaxar.

A composição é muito simples. É uma combinação de feijão com azeite de dendê ou vermelho, peixe grelhado, banana-da-terra cozida e batata-doce, cebola picada e farinha.

O mufete é geralmente feito com cacusso , um peixe encontrado nas margens de Luanda. Algumas pessoas também adicionam mandioca cozida a ele. A combinação do molho salgado do feijão com a doçura da batata-doce torna este prato muito delicioso. É um dos poucos pratos angolanos que não é servido com funge nem arroz.

3. Calulu

O calulu é um prato muito comum na cozinha angolana. Pode ser feito com peixe ou carne seca. Geralmente é servido com funge . Algumas pessoas servem com arroz, mas a experiência não é a mesma.

Este é o tipo de prato ao qual as pessoas sempre adicionam algo, como tempero ou sabores fortes, para torná-lo único. Calulu é essencialmente feito de peixe ou carne, folhas de batata-doce, tomate, óleo de palma e cebola.

4. Jimboa

Jimboa é um dos vegetais mais consumidos presentes na cozinha angolana. Originário da região sul de Angola, este vegetal tem alguns benefícios para a saúde. É rico em fibras e proteínas, que ajudam a combater a gordura e a ganhar massa muscular.

Pode ser preparado com sal, vinagre, tomate e, às vezes, óleo de palma, e depois fervido. É servido com funge , calulu de peixe ou carne, e frequentemente com feijão. Este é um prato macio e pode ser consumido a qualquer hora do dia.

5. Kizac

Este é considerado o prato mais saboroso para ser servido com funge . Kizaca são as folhas da mandioca. Pode ser acompanhado de peixe, carne ou frango, e é consumido em todo o país.

Geralmente é cozido e temperado com os ingredientes usuais, tomate, cebola, sal, óleo e vinagre. É fácil de preparar e muito gostoso. Interessante que aqui no Brasil usamos muita mandioca, mas não aproveitamos a folha. Pelo menos eu não me lembro de ter comido.

6. Cachupa

Este é um prato exótico quente originário de Cabo Verde e que foi adaptado e modificado pelos angolanos.

Consiste em uma mistura de vários ingredientes sendo o feijão o principal. Semelhante ao mufete , este também é consumido principalmente nos fins de semana. É uma combinação de feijão, carne bovina ou suína, bacon, batata, mandioca e repolho. Em seguida, é temperado com os ingredientes habituais. Algumas pessoas adicionam milho e batata-doce para dar um leve sabor doce.

7. Kissanguá

Kissangua é uma bebida tradicional caseira originária do sul de Angola pela etnia Ovimbundo. Originalmente é uma bebida artesanal, mas hoje em dia é produzida industrialmente e exportada para a Europa. É feito com fubá (farinha) de milho, e algumas regiões também adicionam polpa de abacaxi e chamam de “Abacaxi Kissangua”.

Para preparar esta bebida, põe-se a ferver a farinha, normalmente com 5 litros de água, para que fique uma mistura homogênea. Em seguida, é colocado dentro de uma garrafa e exposto ao sol para fermentação, que leva cerca de 2 a 5 dias, dependendo da porcentagem de álcool desejada.

Esta bebida caseira é muito barata de fazer e costuma ser servida em reuniões sociais tradicionais. Kissangua é como o símbolo nacional de Angola.

8. Mukua

Mukua é um fruto da árvore Baobá originária do norte de Angola. Tem uma casca dura como um coco. Dentro do fruto, há sementes que são revestidas com um pó esbranquiçado, que é a polpa do fruto. Tem um sabor único e é usado para fazer sucos, mousses e até bolos.

É tão delicioso que agora é exportado para outras partes do mundo. É rico em vitaminas e cálcio, e também ajuda a reduzir o açúcar no sangue; assim, muitas vezes é recomendado para aqueles que sofrem de diabetes.

O suco de mukua pode ser feito em casa colocando a mukua em água fervente para que derreta, e depois adicionando açúcar e deixando descansar por horas.

Comida Angolana – Os melhores pratos típicos de Angola

Comidas típicas de Angola
Fala a verdade se você sabia que o famoso Baobá dá uma fruta que é considerada um das comidas típicas de Angola. Foto da Wikipedia

9. Muamba de Frango

Este prato também é muito conhecido no Gabão e no Congo, onde é considerado o prato nacional. Muamba de frango consiste em frango cortado em pedaços com uma variedade de molhos.

O frango de cozimento lento é combinado com pasta de quiabo, abóbora e dendê. É cozido durante uma hora e servido com  funge . Este prato tipo guisado combina muito bem com funge . O forte molho de muamba dá sabor ao bem suave funge da mandioca . Há também o muamba de peixe , mas não é tão conhecido.

10. Ginguba Torrada

Ginguba significa amendoim em portugês. É comido principalmente como um lanche e cai muito bem quando é assado ( ginguba torrada ). Este é um prato “tem que comer”, pois os angolanos o comem na rua ou no táxi enquanto vão para o trabalho ou com amigos. Pode ser servido com banana assada ou mandioca grelhada. Às vezes é acompanhado com kissangua ou mukua .

11. Molho de Tomate, Ovo e Chouriço

Molho de tomate, ovo e linguiça de carne é um prato conhecido por ser muito gostoso e fácil de preparar. Tradicionalmente é feito com molho de tomate, alho, linguiça de carne, cebola e ovos cozidos, e pronto.

Aprecie com funge e um delicioso suco de mukua .

Comidas típicas de Angola

12. Makayabu

Makayabu é o nome angolano para peixe seco. É muito consumido em Angola, mas a sua origem remonta ao Congo. O peixe pode ser cacusso ou bacalhau. Makayabu é frequentemente servido com funge , kizaca , repolho ou calulu .

O processo envolve primeiro mergulhá-lo em água por 2 horas para remover o sal, após o que pode ser temperado com sal, especiarias, tomate, vinagre e óleo de cozinha.

Comidas típicas de Angola

13. Arroz com feijão

Este é um alimento originário da América do Sul e tem sido adotado por muitos países do mundo, sendo Angola um deles.

Os angolanos consomem arroz e feijão como prato base, atrás apenas do funge . Em qualquer lugar do país, você pode ser servido este prato. É tão popular que muitas vezes é servido com pratos tradicionais como kizaca , jimboa ou calulu , e também tem muito molho. Ou seja, para nós brasileiros vamos amar, pois é a base da nossa gastronomia.

Comidas típicas de Angola

14. Bagre defumado

Bagre defumado é simplesmente bagre seco. É extraído dos rios de Angola e é muito popular na região norte. Ele é cozido com cebola, sal e tomate, e depois é grelhado ou cozido. Bagre fumado pode ser servido com batata doce, quiabo ou funge .

Comidas típicas de Angola

15. Chikuanga

Chikuanga às vezes é chamado de pão de mandioca porque se parece com pedaços de pão e é feito de mandioca.

O processo é simples. A mandioca precisa ser descascada e cortada em pedaços. Essas peças são então colocadas em água fria onde descansam por 2 dias para que fiquem macias e fermentadas. Em seguida é fervido com água até ficar duro e dourado, e então é enrolado nas folhas de bananeira. O chi kuanga pode ser servido com mufete , bagre fumado e outros pratos.

Comidas típicas de Angola

16. Fumbua

A fumbua é um dos pratos mais consumidos na zona norte de Angola e no país vizinho da RDC.

Fumbua são folhas que são coletadas na floresta e são muito ricas em vitaminas. Pode ser encontrado em restaurantes, mas é vendido principalmente nas ruas. É cozido com água fervente e sal, óleo de palma, amendoim torrado e temperos. É muito saboroso, principalmente quando servido com bagre fumado , chikuanga ou funge , como mostrado abaixo.

Comidas típicas de Angola

17. Muzongué ou Caldo

Caldo é um prato feito com peixe fresco. É comido principalmente de manhã depois de uma festa ou celebração porque é bom para ressacas. O Muzongue é feito simplesmente cortando o peixe, cacusso ou caranguejo em cubos, temperando-o e depois fervendo-o.

É servido com uma combinação de batata-doce e mandioca, e adiciona-se óleo de palma vermelho, dando-lhe um sabor doce e salgado que combate o álcool no corpo se estiver de ressaca. Geralmente é caseiro e servido pela manhã.

Comidas típicas de Angola

18. Cabidela

A cabidela  é um prato português que tem sido amplamente adotado pelos angolanos. É feito com aves e geralmente frango. A particularidade do prato é que o sangue de galinha é adicionado quase no final, misturado com vinagre para não coagular, enquanto o arroz está fervendo, muito parecido com os pratos “jardim” ou “civeta”. O sangue é retirado quando o animal é abatido e dá uma cor marrom ao prato.

Ocasionalmente, arroz branco e funge podem ser servidos com frango à cabidela . Cozinhar com sangue é um costume antigo comum a várias culturas antigas. Em Angola, a cabidela pode ser preparada com outras aves ou carnes (pato, peru, porco, cabide ou caça), embora não seja comum. A Cabidela pode ser consumida em restaurantes, especialmente os localizados na costa.

Em Minas Gerais nós chamamos esse prato como frango ao molho pardo, sabia?

Amo comer frango ao molho pardo, não imaginava que seria comida típica Angolana

Comidas típicas de Angola

19. Cabrito

A carne de cabrito é muito popular na cozinha angolana. A cabra pode ser encontrada na parte leste do país e também é exportada para países vizinhos. Muitas vezes é comido quando há uma celebração, festa de formatura ou até mesmo em feriados especiais. Quando há um prato de cabra na mesa, as pessoas esquecem as outras carnes.

É comido com arroz ou funge e uma mistura de outros pratos tradicionais, como calulu , kizaca ou jimboa. É cozido simplesmente com sal, cebola e algumas ervas. Alguns adicionam bananas ao comer com arroz, apenas para dar um sabor levemente adocicado.

Comidas típicas de Angola

20. Catato

Catatos é um prato angolano único e exótico. Na sua forma mais básica, o prato é feito fritando lagartas com alho, mas pode ser enriquecido com a adição de cebola, pimentão e tomate. As lagartas devem estar bem tenras mas com uma textura crocante. Alguns dizem que até têm gosto de camarão.

O prato é embalado com valor nutricional, já que as lagartas têm maior quantidade de proteína e ferro do que peixes ou carne bovina. Recomenda-se servir catatos com arroz, funge e molho picante.

E a Galinha D`Angola? Se come em Angola?

Eu comi sopa de Galinha Dangola em Tiradentes, MG, Brasil, num restaurante super chique. Ou seja, se come sim e é uma iguaria. A pergunta é: A galinha D`Angola faz parte da culinária de Angola?

galinha-d’angola é uma ave, originária da África e introduzida no Brasil pelos colonizadores portugueses, que a trouxeram da África Ocidental. Interessante que os países da África Ocidental são: Benim, Burquina Fasso, Cabo Verde, Costa do Marfim, Gâmbia, Gana, Guiné, Guiné-Bissau, Libéria, Mali, Mauritânia, Níger, Nigéria, Senegal, Serra Leoa e Togo. Ou seja, como você pode ver, teoricamente Angola não se encaixa na África Ocidental. No entanto, apesar da Angola estar localizada na África Central, esse país foi colonizado pelos portugueses, e era sim conhecido como África Ocidental Portuguesa, em contraposição a Moçambique (África Oriental Portuguesa).

Porém, acredita-se que a origem da Galinha De Angola não seja de Angola e sim da região de Guiné.

Conclusão: Vale a pena viajar para a Angola para conhecer seus pratos e comidas típicas Angolanos.

Sinceramente sim! Tirando o último prato, que ainda não sei se topo experimentar (escargot, porque choras), esse artigo me deu água na boca e quero provar todos.

A culinária angolana e seus pratos típicos são riquíssimos. Confesso que achei bem afetiva, pois super identifiquei com a nossa gastronomia brasileira.

Você já experimentou algum desse pratos? Você conhece aqui no Brasil algum restaurante especializado em gastronomia Angolana? Me conta que quero visitar!

Ficou com vontade de provar algum? Escreva nos comentários.