Quem me conhece pessoalmente sabe que o Egito é um dos lugares que habita meus sonhos de viagem. Principalmente porque meu marido já visitou antes de nos conhecermos e sempre conta histórias de sua viagem no clima das “Mil e uma noites”. O Oásis de Siwa foi um dos lugares que ele mais gostou de visitar no Egito (e olha que o marido é ultra viajado).

Esse local pode entrar tranquilamente em um dos destinos mais lindos do mundo, veja: Lugares mais lindos do mundo: Conheça 15 destinos naturais

Como chegar em Siwa?

Este oásis, está localizado a oeste do Egito, a cerca de 560km do Cairo (que é a capital do país) e a 50km da Líbia. A estrada pra lá é bem deserta. Apesar de ser conectada por estrada pavimentada ao resto do Egito desde meados da década de 1980, Siwa ainda é remota – são 7 a 8 horas de estrada partindo de Alexandria, atravessando o deserto ocidental, parte do Saara, e passando por algumas barreiras militares que verificam os documentos dos viajantes. Apesar de ermo e distante, continua a ser um dos locais mais procurados do país, o que pode explicar porque este minúsculo oásis agora tem cerca de 15 hotéis.

Mapa do Egito mostrando Siwa quase na fronteira com a Líbia
Uma parada para comprar água durante a jornada até o Oásis de Siwa

O que significa o Oásis de Siwa:

Primeiramente, um oásis é uma região isolada de vegetação em um deserto, e normalmente tem uma nascente de água doce. Um oásis é extremamente importante para as rotas de comércio e caravanas nas regiões desérticas.

Então Siwa é exatamente isso: um lindo e pitoresco vale com palmeiras, fontes de águas quentes e frias.

A fortaleza medieval de Shali em Siwa (construção que data do século XIII)

Um pouco da história do Oasis Siwa:

Habitada desde o Paleolítico, Siwa é onde o passado, o presente e o futuro parecem existir ao mesmo tempo. Lá você encontrará uma montanha cheia de tumbas ptolomaicas e o Templo do Oráculo, ambos com milhares de anos. Quando eu digo que fico maravilhada com esse local, estou falando sério. Eu sonho à noite com esse destino. Sonho que estou caminhando pelas tamareiras, nadando no lago do oásis, sentindo a areia em meus pés, durante o pôr do sol. Então imagino a cena em tons de dourado e vermelho.

O que significa um oráculo:

Na mitologia ou religião é basicamente uma divindade consultada ou o sacerdote encarregado da consulta à divindade e transmissão de suas respostas.

O que significa o oráculo de Siwa

O Oráculo de Siwa foi construído entre 663 e 525 DC., numa rocha onde o assentamento de Aghurmi foi fundado, na Montanha dos Mortos. A fama deste oráculo foi tão grande, a ponto de, após libertar o Egito do domínio persa, Alexandre, o Grande, foi se consultar com ele em 332 dC e lá foi reconhecido como um novo Faraó e libertador do Egito. Atualmente é possível visitar as antigas muralhas e ruínas, com desenhos e esculturas que contam a história do oráculo. Nesse local você pode ver retratos dos deuses Amun e Rá e também apreciar uma linda vista.

Templo do Oráculo de Siwa

O que fazer no Oásis de Siwa:

1- Um dia típico em Siwa consiste em alugar uma bicicleta e pedalar por entre a vegetação em direção a uma das dezenas de nascentes naturais.

Pedalando entre as tamareiras do oásis

2- Nadar no famoso “Banho de Cleópatra”, uma maravilha desde a antiguidade, é quente no início da manhã e fresco ao meio-dia. Como todas as nascentes de Siwa, é aberto aos visitantes e é gratuito.

Banho de Cleopatra. Uma nascente com água fria para dar aquela refrescada depois de um dia pedalando no sol do Saara

3- Visitar as ruínas do Templo de Ammon no alto da montanha. A estrutura de calcário, que Alexandre o Grande visitou em 331 a.C., já foi o lar de um dos oráculos mais famosos do mundo antigo.

Ruínas e templos antigos em Siwa

4- Igualmente bem recomendado, você pode praticar Sandboard nas Dunas do Oasis de Siwa: equipamentos de sandboard podem ser alugados e passeios são organizados em qualquer hotel ou loja de artesanato. Terminando com um mergulho num típico oásis cercado de dunas e encerrando o dia tomando chá ao por do sol.

Oásis, Dunas, Sandboard e o lindo por do sol no deserto do Saara

5- Finalmente, acampar por aqui é uma das coisas que você pode fazer no Oasis de Siwa. Isso significa dormir e jantar com música ao vivo dos cantores de Siwan ao redor de uma fogueira.

Camping por aqui é ao relento, olhando para as estrelas, pois não tem chuva nem sereno.

Fizemos isso no Marrocos, confira nosso roteiro: Turismo no Marrocos: Informações para a sua viagem

Vale a pena visitar o Oasis de Siwa?

Certamente vale muito a visita! Alguns dias em Siwa são suficientes para convencer até os viajantes mais exigentes que o lugar é um dos mais apaixonantes do mundo.
“Siwa é um local único no planeta, este lugar realmente toca as profundezas da sua alma”, diz meu marido viajante. É o Egito que você procura e não vê em cidades grandes e caóticas como o Cairo, por exemplo.

Acho que estou enfeitiçada pelo oráculo de Siwa. Você já visitou um Oásis? Escreva nos comentários