O Marrocos possui praia, montanha, deserto, cidades muradas e muita beleza. Esse país é um verdadeiro deleite para os nossos sentidos. Uma mistura de influências culturais recebidas ao longo dos séculos, que imprime o real significado das cores e sabores de modo intenso. Com tudo isso, o nosso turismo no Marrocos, se transforma uma viagem fantástica. Nesse texto ocê vai descobrir onde fica o Marrocos, história e curiosidade
Em nossas andanças pelas ruas, medinas e souks, os típicos mercados, vimos um grande contraste entre paisagens distintas e igualmente belas, junto a uma intrigante identidade cultural berbere, que ainda se mantém viva e forte no Marrocos.
Almedina ou só medina é a parte histórica de diversas cidades da região do Magrebe. Costuma ser murada e conter um labirinto de ruelas estreitas. Este tipo de construção já era construído pelos árabes no século IX. Em árabe moderno, a palavra medina significa simplesmente “cidade”.
O que você vai encontrar nesse artigo
- Onde fica o Marrocos:
- Marrocos Turismo: Um pouco da história do país
- Nosso Roteiro no Marrocos
- Como chegar no Marrocos para fazer Turismo
- Turismo no Marrocos:
- Quando ir ao Marrocos- melhor época
- Fuso horário
- Moeda do Marrocos
- Documento necessários para fazer turismo no Marrocos
- Seguro viagem ao Marrocos
- Qual é a religião do Marrocos?
- Siga o Blog no Instagram e acompanhe nossa viagem em tempo real:
- Pode beber Bebidas Alcoólicas no Marrocos?
- Vinho Marroquino:
- Veja mais artigos no blog que você pod se interessar:
- Veja mais dicas do Marrocos no Youtube:
Onde fica o Marrocos:
Localizado na região do Magrebe, no norte da África, é banhado a oeste pelo oceano Atlântico, e pelo mar Mediterrâneo a norte, e faz fronteira com a Argélia a leste, a sul e sudeste com a Mauritânia.
Magrebe (ou Magreb) é a região noroeste da África. Em sentido estrito, inclui Marrocos, Argélia e Tunísia. O Grande Magrebe inclui também a Mauritânia e a Líbia.”
Sua capital é Rabate e a maior cidade é Casablanca.
Temos o hábito de pensar que a África é um destino muito longe, mas não a Europa, porém Portugal e Espanha são vizinhos do Marrocos.
Apenas 13 quilômetros de mar Mediterrâneo separam os dois continentes na parte mais curta do estreito de Gibraltar, entre a Espanha e o Marrocos (detalhe para nossa ponte Rio-Niterói, que tem 13,2 quilômetros).
Veja aqui: Bate e volta para o Marrocos (saindo da Espanha)
Marrocos Turismo: Um pouco da história do país
O mais antigo fóssil humano foi encontrado em 1960 no interior do país e em 2017 foi datado de 300 mil anos.
Marrocos tornou-se mais tarde um reino da civilização cartaginesa como parte de seu império. O primeiro Estado marroquino independente conhecido foi o reino berbere que data de pelo menos a 225 a.C.
Esse reino foi anexado ao Império Romano em 44 d.C., e por aqui ainda existem interessantes ruínas romanas.
Conquista Muçulmana
Depois houve a conquista muçulmana, que começou em meados do século VII.
Ela trouxe a língua árabe e o Islã para a área. As tribos indígenas berberes adotaram o Islã, mas mantiveram suas leis tradicionais.
A partir do século XI em diante, uma série de poderosas dinastias berberes surgiram.
Em 1415, Portugal e Espanha começaram a cobiçar a África e empreender uma grande conquista da região.
Isso foi usado, por exemplo, como pontos de parada nas rotas do Brasil e do Estado Português da Índia.
A cidade de Ceuta, inclusive, até hoje continua sob soberania espanhola, mesmo estando do outro lado do Atlântico, no lado marroquino.
À medida que a Europa se industrializava, o Norte da África era cada vez mais apreciado pelo seu potencial de colonização. Aí foi a vez da França que mostrou um forte interesse pelo Marrocos em 1830, não só para proteger a fronteira do seu território argelino, mas também devido à posição estratégica do Marrocos em dois oceanos.
O Tratado de Fez de 1912 tornou Marrocos um protetorado francês, mas a Espanha continuou a operar o seu protetorado costeiro. Pelo mesmo tratado, a Espanha assumiu o papel de proteger sua soberania sobre as zonas do norte e sul do Saara.
Quando finalmente em 1956 a mudança do controle francês sobre Marrocos para as mãos do sultão e do partido independentista decorreu pacificamente.
Atualmente o Marrocos é um reino e a forma de Governo é a Monarquia Constitucional e o Sistema de Governo o Parlamentarismo.
Nosso Roteiro no Marrocos
Reserve por aqui seus hotéis e riads no Marrocos:
• 3 noites em Fès (Riad Sara), com bate e volta para Chefchaouen ;
• 2 noites no Deserto do Saara em Merzouga (Auberge du Sud). Sendo que 1 noite dormimos em tendas Berberes.
• 3 noites em Marrakesh (Ryad Laârouss). Com bate e volta a Essaouira
• 1 noite em Ouarzazate (Kasbah Dar Daif) quando passamos pelos cinemáticos Ait Ben Haddou e o Gorge de Tundra.
Leia também: Que roupa usar no Marrocos viajando a Turismo?
No total foram nove noites no Marrocos, com viagens feitas por carro que alugamos, num total de 1815 km. Mais pra frente vou explicar direitinho se o carro é ou não indicado para o seu perfil de viajante. Além disso, muitas pessoas optam por visitar Casablanca num roteiro de 1, 2 e 3 dias.
Como chegar no Marrocos para fazer Turismo
Optamos por voar pela companhia aérea Ryanair saindo de Barcelona, Espanha, até Fès, Marrocos, num vôo de 2 horas. E na volta de Marrakech para Barcelona, num vôo de 2 horas e 30.
Nossa passagem área do Brasil era Rio de Janeiro com Stopover em Paris e depois Toulouse para visitar uns amigos e conhecer lindas cidades francesas medievais. De lá fomos de ônibus até Barcelona passando por Andorra. Por isso compramos as passagens pro Marrocos saindo de Barcelona. Ryanair tem passagens aéreas bem baratas, para padrões brasileiros. Acesse o site da Ryanair. Na volta Barcelona-Paris-Brasil com a AirFrance.
Se você vier do Brasil provavelmente fará escala na Europa, como por exemplo, Espanha e Portugal.
Se você quiser uma aventura a mais, você pode atravessar o mar Mediterrâneo pelo Estreito de Gilbratar de ferry, desde o sul da Espanha até Tânger no norte do Marrocos.
Turismo no Marrocos:
Quando ir ao Marrocos- melhor época
A primavera, entre os meses de março e maio, é considerada a melhor época para fazer turismo no Marrocos. Já durante o outono, de setembro a novembro também, quando as temperaturas estão mais amenas e as cidades estão com menos turistas.
Nós fomos no início de junho e o calor estava escaldante, principalmente no Deserto do Sahara. Além disso fomos no início do Ramadan, e pegamos alguns lugares fechados durante o dia.
Ramadã é o nono mês do calendário islâmico, no qual a maioria dos muçulmanos pratica o seu jejum diurno. O jejum implica em não comer, não beber (nem água), afastar os pensamentos negativos, não fumar, não ter relações sexuais e evitar qualquer coisa em excesso. É um período em que se reza mais dos que as 5 orações diárias, e quando o sol se põe é a hora que se alimentam. Então a maioria dos restaurantes não abre durante boa parte do dia, e mesmo se a gente tivesse comida, não seria adequado comer na frente deles.
Onde fica o Marrocos: Turismo e informações para a sua viagem
Fuso horário
4 horas pra frente em relação ao horário de Brasília.
Onde fica o Marrocos: Turismo e informações para a sua viagem
Moeda do Marrocos
A moeda é o dirham marroquino (MAD), não sendo possível comprar dirhams fora do Marrocos e também é proibido levar a moeda para fora do país.
Nós levamos Euros do Brasil, e trocamos pelo Dirham marroquino quando chegamos ao Marrocos.
Não é recomendável levar real.
Documento necessários para fazer turismo no Marrocos
Nós Brasileiros não precisamos de visto para visitar o país a turismo, sendo necessário passaporte válido de 6 meses.
Sobre as vacinas, confirme se existe alguma vacina especial e extra na época da sua viagem.
Eu sempre levo meu Certificado Internacional de Vacinação.
Veja no site do Itamaraty maiores informações.
Onde fica o Marrocos: Turismo e informações para a sua viagem
Seguro viagem ao Marrocos
Na hora de planejar sua viagem ao Marrocos a turismo, contrate um seguro viagem para umas férias mais tranquilas. Ter um seguro viagem para o Marrocos não é obrigatório, mas não é esperto viajar sem.
Acesse aqui a melhor cotação. O blog só recomenda o que realmente usamos.
Qual é a religião do Marrocos?
O Islamismo é a religião do Marrocos, incluindo os povos berberes. A grande maioria dos marroquinos segue o Islamismo sunita.
Siga o Blog no Instagram e acompanhe nossa viagem em tempo real:
Onde fica o Marrocos: Turismo e informações para a sua viagem
Pode beber Bebidas Alcoólicas no Marrocos?
No Marrocos as bebidas alcoólicas são proibidas nas ruas e vendidas somente para turistas.
Portanto, cerveja por lá é mais cara, e vendida somente em hotéis, restaurantes e supermercados permitidos pelo Rei.
Onde fica o Marrocos: Turismo e informações para a sua viagem
Vinho Marroquino:
Você sabia que o Marrocos é produtor de vinho? Eu não poderia imaginar que um país muçulmano e desértico, pudesse produzir vinhos. Pois é, no dia dos namorados estávamos aqui e saímos para jantar. Experimentamos o vinho marroquino e gostei muito!
O Marrocos já produzia vinhos desde antes do Império Romano. Mas, no século XII, bebidas alcoólicas foram proibidas por aqui e a produção só foi retomada com a colonização francesa, no início do século XX. Na década de 1990, com o incentivo do Rei Hassan II a produção aumentou, mas ainda há muita pressão da sociedade conservadora muçulmana. Hoje, a viticultura é permitida por lei, mesmo com a venda de bebidas alcoólicas para muçulmanos ser oficialmente ilegal.
Onde fica o Marrocos: Turismo e informações para a sua viagem
Veja mais artigos no blog que você pod se interessar:
Onde Ficar em Fez (Fes), no Marrocos. Veja também o que fazer por lá e mais
Guia de Marrakech: onde ficar, o que fazer e mais
Veja mais dicas do Marrocos no Youtube:
Veja nossa viagem ao Marrocos e se inscreva no nosso canal
Uau! Não acredito que depois desse post vou ter que economizar para ir ao Marrocos! Haha é tudo tão lindo, acho que estou apaixonada!
Parabéns pelo seu trabalho!
Marrocos é um país muito bonito, tem lugares incríveis, um tempo atrás assisti uma novela que se passava em Marrocos, era cada paisagem deslumbrante. Fiquei encantada com as fotos, deu vontade de conhecer esse país, bjs.
Deve ser uma viagem maravilhosa, eu adoraria ver o artesanato tapetes, bolsas,… mas a gastronomia certamente me chamaria a atenção , bom demias conhecer outras culturas, sempre é um aprendizado.bjus.
Viajei ao Marrocos através do seu post, obrigada por compartilhar esse passeio maravilhoso. Nossa, como eu gostaria de conhecer todos esses lugares em que vocês estiveram, provar a comida, o vinho e admirar a cultura desse povo.
[…] Veja aqui informações sobre nossa viagem ao Marrocos […]
Eu tenho vontade de conhecer, as maravilhosas do Marrocos sao muitas! O que mais amo nesse blog é a riqueza dos detalhes. Um guia de viagem real! Amei!
Olá, tudo bem?
Que post mais completo, amei demais todas as informações que você trouxe, pois estão bem detalhadas e com certeza vão ajudar muitas pessoas que também desejam ir para o mesmo destino. Adoraria conhecer o Marrocos, parece ser um lugar incrível e que ia amar. Parabéns pelo post, maravilhoso demais!
Beijos!
Olá, tudo bem?
estou apaixonado no seu blog. confesso que não seria um destino que eu buscaria agora , agora … mas me despertou uma certa curiosidade.
Um ponto importante foi você falar em seguro viagem, pelas experiencias que tive e sobre vários relatos de br que viajam ao exterior mesmo não sendo obrigatorio é algo que considero essencial e só queria frisar
Adorei conhecer Marrocos pelo seu post, Marrocos é uma cidade maravilhosa que assim que chegamos dá vontade de nos “infiltrar” por entre os habitantes, isto é interessar-se totalmente a cultura de Marrocos. fiquei totalmente chocada pelo facto de não venderem bebidas alcoólicas na rua e somente a turistas, bem. já uma novidade que eu não conhecia deste pais foi fóssil humano foi encontrado em 1960 no interior do país e em 2017 foi datado de 300 mil anos.
Obrigado por esta viagem
beijos felizes
[…] Muralhas de Essaouira, uma das inúmeras cidades pitorescas no Marrocos. […]
[…] e Magrebe (ou Magreb) é a região noroeste da África. Em sentido estrito, inclui Marrocos, Argélia e Tunísia. O Grande Magrebe inclui também a Mauritânia e a […]
[…] Se a cultura marroquina te interessa veja também: Turismo no Marrocos: Informações para a sua viagem […]
[…] Turismo no Marrocos: Informações para a sua viagem; […]
[…] Essa visita a Floresta de Argan com os pés de cabra fazem parte do nosso incrível roteiro pelo Marrocos. Leia mais: Turismo no Marrocos: Informações para a sua viagem […]
[…] Turismo no Marrocos: Informações para a sua viagem […]
[…] Fizemos isso no Marrocos, confira nosso roteiro: Turismo no Marrocos: Informações para a sua viagem […]
[…] Esse post faz parte do incrível Guia para viajar de modo independente para o Marrocos, leia mais: Turismo no Marrocos: Informações para a sua viagem […]