Durante a nossa estadia no Marrocos, fizemos um bate e volta de Marrakech para Essaouira e foi tudo de bom. A cidade é incrível. Veja o que fazer em Essaouira.

Veja o que fazer em Essaouira.
Essaouira antiga cidade de Mogador

Onde fica Essaouira:

Essaouira é considerada por muitos a cidade praiana mais agradável do país, pelas suas belas dunas e pelo centrinho histórico, classificado pela UNESCO como Patrimônio Mundial em 2009, uma mistura de cidade do século XVIII com um povoado medieval, cercado de muralhas que por sua vez estão rodeadas de charme e pelo nosso tão conhecido Oceano Atlântico.

Mapa retirado do site https://www.lonelyplanet.com/maps/africa/morocco/

Situa-se 124 km a sudoeste de Safim, 350 km a sudoeste de Casablanca, 175 km a norte de Agadir e 180 km a oeste de Marraquexe.

Um pouco de história de Essaouira

Se você é como eu e adora história sobre a colonização portuguesa em outros países vai adorar essa história.

Os portugueses dominavam essa região sob o comando de Diogo de Azambuja, e o Rei de Portugal, D. Manuel I mandou construir um imponente forte, chamado de Castelo Real de Mogador, em 1506, dando origem a cidade.

Foto retirada do site Wikipedia

A posição desse Forte, no litoral, permitia que os portugueses recebessem, rapidamente, suprimentos dos arquipélagos dos Açores e da Madeira.

Veja o que fazer em Essaouira.
Castelo Real de Mogador, Marrocos. Em estilo Manuelino

Após 1510, eles foram atacados pelos berberes, que os expulsaram, e em 1525 foi ocupada pelos marroquinos.

Veja o que fazer em Essaouira.
Vista de Essaouira, Marrocos

Até ao século XVIII a vila era apenas um pequeno porto. Nessa época o sultão do Marrocos escolheu a localidade para ser o porto exportador do país. Então aí mudou o nome da cidade para Essaouira, que significa “a bem desenhada”.

Veja o que fazer em Essaouira.
Parte do Porto de Essaouira, Marrocos

Como chegar em Essaoira

Chegar até Essaouira (de Marrakech) é possível só por terra, com carro alugado, ônibus de linha ou agências de turismo.

Estávamos de carro, colocamos o nome Essaouira no Google maps e chegamos lá. Se você não quiser alugar um carro para fazer esse passeio você pode contratar um tour saindo de Marrakech para cá. É muito simples e bem comum. É uma cidade bastante turística, mas praticamente sem o assédio de vendedores como em Marrakech ou Fez.

Pelas estradas do Marrocos, a caminho de Essaouira

Se você quiser vir de ônibus, é sem dúvida a opção mais econômica. É só ir pro terminal rodoviário de Marrakech e pegar um ônibus para Essaouira. Tem ônibus direto e vários horários.

O legal é que um dos principais pontos turísticos dessa cidade está na estrada, antes de chegar. A famosíssima Árvore de Argan e o pé de Cabra está por aqui.

Pé de cabra, na estrada pra Essaouira, Marrocos. Esse pé é aquele que produz o fruto Argan que faz o óleo.

O que fazer em Essaouira:

Old Town, ou melhor, Old Medina

Almedina ou só medina é a parte histórica de diversas cidades do Magrebe. Costuma ser murada e conter um labirinto de ruelas estreitas. Este tipo de construção já era construído pelos árabes no século IX. Em árabe moderno, a palavra medina significa simplesmente “cidade”.

Ah, e Magrebe (ou Magreb) é a região noroeste da África. Em sentido estrito, inclui Marrocos, Argélia e Tunísia. O Grande Magrebe inclui também a Mauritânia e a Líbia.

Pelas ruelas da medina, Essaouira, Marrocos

Pois bem, o centrinho histórico de Essaouira é fofíssimo.

Riad em Essaouira. Riad é a designação dada a casas ou palacetes que ficam dentro das almedinas (centros urbanos históricos) do Marrocos.

Lotado de lojinhas charmosas de arte, artesanatos finos em argan e madeira da região, padarias com doces típicos , gastronomia moderna e tudo o que uma verdadeira cidade marroquina oferece SEM o caos, e acredite, com uma dose de elegância. Eu até gosto da dinâmica das cidades árabes, (inclusive Marrakech é uma das minhas favoritas no mundo), mas a calma por aqui impera. Então venha sem pressa.

Destaque para os Souks em Essaouira:

E aqui os souks são realmente maravilhosos, e merece menção especial. Os vendedores são muito diferentes dos das cidades maiores, mas lembre-se, por aqui também reina a arte milenar de negociar. Pechincha é a palavra de ordem.

Artesanato maravilhoso marroquino. Essaouira

Veja o que fazer em Essaouira: Visitar as Muralhas

No Marrocos já foi rodado inúmeros filmes e a bela Muralha que circunda a medina de Essaouira não fica pra atrás. O mais atual é a famosa série “Game of Thrones”, mas o diretor Ridley Scott a eternizou no filme “No reino dos céus”. Orson Welles gravou também “Otelo”, filme famoso da década de 50, que venceu a Palma de Ouro no Festival de Cannes. A cidade como gratidão colocou seu busto em uma de suas praças.

Parte da Muralha de Essaouira, Marrocos

Além disso, fomos ao porto onde acontece uma venda/leilão dos peixes frescos e foi uma das coisas que eu mais gostei durante o passeio. Atenção para as bagunceiras gaivotas que ficam por ali.

Mercado de peixe, Essaouira, Marrocos
Veja o que fazer em Essaouira.
Veja o que fazer em Essaouira: Observar as Gaivotas curtindo as construções portuguesas do porto de Essaouira

Tenha em mente que só de andar pela cidade você não fez nada, mas fez tudo. E nesse ritmo de explorar cada cantinho é que está a verdadeira essência do turismo marroquino: ver as pessoas com sua cultura, suas cores e sua história enquanto você toma o tradicional chá de menta. Vale lembrar novamente que essa foi a cidade marroquina onde eu menos senti o assédio insistente de vendedores, por isso andar por aqui acaba sendo uma experiência bem mais tranquila do que em Marrakech ou Fez, por exemplo.

Veja o que fazer em Essaouira.
Declinamos do chá de menta, mas só um pouquinho. Cerveja marroquina

Infelizmente não foi possível andar sobre as muralhas porque estavam em reforma, mas é um programa legal, um dos principais.

Veja o que fazer em Essaouira.
Muralhas portuguesas em Essaouira, Marrocos

E a praia de Essaouira? Vale a pena?

A cidade venta muito, então é muito procurada para esportes como windsurf, kitesurf ou até mesmo surf. Então se você pratica algum desses aqui é o seu lugar.

A água é bastante gelada, mas cá entre nós: aproveitar uma praia é sempre uma boa opção.

Nós e a praia em Essaouira, Marrocos
Veja o que fazer em Essaouira.
Almoçamos à beira mar, no Restaurant De La Baie, Avenue Mohammed V, Essaouira, Marrocos

Se você quer mais dicas sobre uma linda cidade ao longo da costa atlântica, ao sul do Marrocos, veja o post do blog Travel Around the World: dicas sobre Agadir

Quantos dias ficar em Essaouira

Como eu disse nós fizemos um bate e volta de Marrakech porque estávamos com pouco tempo, mas eu me arrependi muito. Queria muito ter pernoitado pelo menos duas noites aqui, pra descobrir outros cantinhos, então recomendo dormir aqui.

Veja o que fazer em Essaouira.
Veja o que fazer em Essaouira.

Procure seu hotel em Essaouira

Seguro Viagem para o Marrocos:

E não se esqueça de contratar um Seguro Viagem. O Marrocos não é mais um país perigoso, mas emergências acontecem, certo? Contratar um seguro viagem é fundamental, e custa menos do que você imagina.

Veja todos os posts do Marrocos aqui:

1- Marrocos: Turismo e informações para a sua viagem

2-Vale a pena viajar para países onde o Real vale mais?

3- O que comprar no Marrocos;

4- Povos do deserto: Conheça os tuaregues, os “homens azuis do deserto do Saara”;

5- Que roupa usar no Marrocos viajando a Turismo?

6- Árvore de argan e o Pé de Cabra