Fazer as malas já é difícil o suficiente para férias em uma cultura onde você se sente completamente confortável. Fica ainda mais difícil quando você vai para outro país com uma cultura mais conservadora do que a que está acostumado. O estresse é compreensível. Como você vai saber o que vai precisar? Como você sabe o que é culturalmente apropriado? Que roupa usar no Marrocos? Aqui estão minhas ideias sobre o que você pode usar no Marrocos, baseadas na minha experiência em viagem.
Não gaste mais tempo e energia do que você precisa nisso. Escrevi este guia para que você tenha todas as informações disponíveis em um só lugar!
Que roupa usar no Marrocos:
O país é muçulmano, o que o torna bastante conservador, no entanto, achei eles bem flexíveis. Tolerantes no sentido de não ter visto mulheres usando burcas fechadas pelas ruas, cobrindo completamente cabeça e o corpo, como é comum em alguns países da Ásia e do Oriente Médio.
Vimos mais o “djellaba”, uma túnica longa, usada tanto por homens quanto por mulheres – no caso delas, complementada por um capuz, véu ou lenço.
Tenha em mente que o calor africano é implacável, e você vai ficar tentada a usar shorts, bermudas, vestidos e camisetas levinhas.
Leia também: Marrocos: Turismo e informações para a sua viagem
Em Marrakech, que é uma cidade grande e recebe muitos estrangeiros, pode ser visto turistas usando shorts, Bermuda, etc.
Que roupa usar no Marrocos a turismo: O que eu usei no país:
Teve dias que usei camisetas de manga curta, e evitei mostrar barriga, ombros e pernas. Eu sempre sempre tinha uma pashimina comigo.
Já em cidades menores, como por exemplo, a antiga cidade azul de Chefchaouen (ou Xexuão, em português), no norte do país, o povo local é bem mais tradicional. A cidade apesar de ser muito turística é considerada território sagrado e, por isso, foi fechada para estrangeiros durante muitos séculos.
Leia também: O que comprar no Egito
Roupas mais conservadoras é o ideal, mas podem fazer você passar calor, no verão, a temperatura pode passar dos 40 graus. Mesmo assim, ainda vale a pena se você não quiser chamar muito a atenção dos locais e evitar o assédio, principalmente se você for mulher e estiver sozinha.
Eu usei calças de viscose bem levinha, e dei preferência para vestidos longos e saias compridas, e usei boleros em cima da parte de cima do corpo.
Leia também: O QUE FAZER EM MEKNÈS E VOLUBILLIS
Eu tinha um lenço ou uma pashmina sempre à mão e achei bem discreto. O lenço é importante para cobrir a cabeça e os ombros caso tenha necessidade.
Lembrando que, independentemente da nossa religião ou cultura, sempre é importante respeitar os costumes do povo local: para visitar as Mesquitas que permitem a entrada de não-muçulmanos, use a roupa adequada e tire os sapatos.
Mas a melhor dica que eu posso te dar é evitar os meses mais quentes para visitar a África em geral.
Veja todos os posts do Marrocos aqui:
1- Marrocos: Turismo e informações para a sua viagem
2-Vale a pena viajar para países onde o Real vale mais?
4- Povos do deserto: Conheça os tuaregues, os “homens azuis do deserto do Saara”;
5- O que fazer em Essaouira: visitando a praia mais famosa do Marrocos; bate e volta de Marrakesh;