Marrakech é uma das antigas capitais de Marrocos, localizada no sopé das montanhas do Atlas. Casablanca, a capital, fica a cerca de 3,5 a 4 horas daqui, Agadir, também. Embora a cidade não esteja localizada no litoral, turistas de todo o mundo vêm aqui para curtir a cidade. Os brasileiros preferem visitar Marrakech para fins turísticos e ficam hospedados aqui por duas ou três noites. Veja o que você vai encontrar nesse artigo: Guia de Marrakech, Marrocos: como chegar, onde ficar, o que ver e fazer, além de compras e como se deslocar.

Importante: Se você precisa comprar Euros ou Dólares para uma viagem ao exterior, você tem que conhecer a Wise!
Eu viajo muito e as melhores taxas de câmbio encontro sempre na Wise. Sem falar no cartão VISA deles que pode ser solicitado gratuitamente e utilizado no exterior debitando direto da sua conta Wise internacional sem tarifas ocultas nem IOF, com praticidade e segurança.
Entre para a Wise é gratuito.

Não deixe de ler esse artigo. É fundamental para sua viagem ao Marrocos: Marrocos: Turismo e informações para a sua viagem

Guia de Marrakech: onde ficar, o que fazer e mais
Marrakech, Marrocos: onde ficar, o que fazer:

A cidade antiga, a medina, é cercada por uma muralha por muitos quilômetros. Seu coração – Praça Jemaa-El-Fna – está incluída na Lista do Patrimônio Cultural da UNESCO.

A uma hora de carro da cidade fica uma estância de esqui, aberta de dezembro a abril. Além de esquiar, lá você pode fazer trekking ou andar de jipe ​​nas montanhas. Incrível né? Quem imaginou que no Marrocos se pode esquiar.

Marrakech, Marrocos: onde ficar, o que fazer:

Como chegar a Marraquexe ou Marrakech vindo do Brasil

Não há voos diretos que liguem o Brasil a Marrakech, mas tem várias opções. Atualmente você pode voar pela Royal Air Maroc que vai de São Paulo a Marrakech com escala em Casablanca.

Outra possibilidade, que foi o que nós fizemos, é viajar até alguma cidade na Europa e, de lá, ir a Marrakech. Nós fomos por Barcelona.

Guia de Marrakech, Marrocos: onde ficar, o que fazer:

Do aeroporto de Marraquexe para a cidade

Das 06h40 às 23h30 do terminal do aeroporto há um ônibus regular número L19 para Djemaa el Fna, 30 minutos de duração. Nós optamos por táxi para o nosso Hotel (riad). O local que fica os táxis no aeroporto está localizada ao lado da saída. A viagem até a medina leva de 15 a 20 minutos e custa 70 Dirham marroquino (MAD).

Guia de Marrakech, Marrocos: onde ficar, o que fazer:

Do Aeroporto de Casablanca até Marrakesh

Uma opção alternativa para ir do Brasil a Marrakech é voar por um voo direto da Royal Air Maroc até Casablanca (6 horas), mas as passagens são muito caras. O resto do caminho é mais barato para fazer de trem. Veja o trajeto:

Primeiro, do Aeroporto de Casablanca até a Estação Central de Casablanca Voyageurs (2 trens por hora, e leva 30 minutos). E de lá de trem de Casablanca até Marrakech (a cada 2 horas, e a viagem dura cerca de 3 horas e 20 minutos).

Um táxi do aeroporto de Casablanca para Marraquexe custa a partir de 1200 MAD , e a viagem demora 2 horas e 15 minutos.

Seguro viagem para viajar para o Marrocos e Marrakesh

O seguro viagem para o Marrocos não é obrigatório, porém, o seguro viagem para Marrocos é muito importante, e é sim muito recomendado para todos os viajantes. Dessa forma você se garante.

Contrate aqui e veja o melhor preço 

Transporte: Como se deslocar por Marrakesh

Ônibus urbanos

O ônibus é o meio de transporte público mais barato, destinado principalmente aos locais. As rotas não são indicadas em nenhum lugar, as paradas geralmente não são marcadas. Os ônibus ficam superlotados nos horários de pico e muitos não têm ar condicionado. Entrada pela porta da frente, pagando a passagem ao motorista no desembarque. É muito mais conveniente passear por Marrakech em um ônibus turístico hop-on hop-off aberto, cuja rota abrange as principais atrações da cidade . Um bilhete que dá direito a um número ilimitado de desembarques é válido por 24 horas.

O meio de transporte mais exótico da cidade são as carruagens puxadas por cavalos. Seu “estacionamento” está localizado a oeste de Djemaa el Fna. O custo da viagem e o trajeto devem ser negociados com antecedência, os preços são acessíveis.

Trens

O tráfego ferroviário de passageiros na linha Marrakech – Casablanca  – Rabat  – Meknes  – Fez é operado pela ONCF ( off. site em inglês). O intervalo de tráfego de trem é de 2 horas. O tempo de viagem para Rabat é de 4 horas e 15 minutos, para Fes é de 7 horas e 10 minutos. As carruagens de 2ª classe com compartimentos separados para 8 lugares estão equipadas com ar condicionado e são bastante confortáveis ​​para viagens longas. As passagens são compradas na bilheteria ou diretamente no trem, porém, a um preço um pouco mais elevado.

Ônibus intermunicipais

Confortáveis ​​ônibus das empresas de transporte CTM ( off site em francês) e Soupratours conectam Marrakech com muitas cidades do país – Casablanca (3,5 horas), Agadir (3,5 horas), Essaouira (2,5 horas), Ouarzazate (4 horas), Fez (8 horas) e outros. As passagens são vendidas nos sites das empresas e nas bilheterias das rodoviárias, a passagem de ida e volta é mais barata.

De Marrakech a Casablanca, Rabat, Tânger , Fes e outras cidades do Marrocos, você pode voar de avião da empresa estatal Royal Air Maroc.

Táxi

Existem dois tipos de táxis em Marrakech – petit-taxi para viagens dentro da cidade e gran-táxi de longa distância. O primeiro, com capacidade para 3 passageiros, é o mais popular e confortável, muito barato (para os padrões europeus). Via de regra, são pequenos carros econômicos pintados na cor bege (Renault Logan ou Peugeot 206), que podem ser parados na rua com um aceno de mão ou retirados de estacionamentos próximos a hotéis e atrações. Os carros são equipados com medidores, mas o motorista geralmente “esquece” de ligá-lo ou reiniciá-lo antes de iniciar a viagem. Portanto, é melhor combinar um preço com antecedência – 20-40 MAD para uma viagem pela cidade.

Até 6 pessoas, os táxis Grand, principalmente Mercedes antigos, são convenientes para viagens fora da cidade. A tarifa é negociável, tendo em conta a distância e a duração da viagem.

Os taxistas não entendem de mapas, mas sabem muito bem onde fica este ou aquele ponto turístico, hotel ou shopping center. Além disso, eles nunca têm troco de uma nota grande. Então já entregue o dinheiro certinho.

Transfers em Marrakesh

Importante: Se você estiver chegando ou saindo de Marrakesh, contrate um transfer. É mais seguro e mais confortável. Veja o preço e detalhes: Transfers em Marrakech

Guia de Marrakech: onde ficar, o que fazer e mais

O que fazer em Marrakech, Marrocos, e onde ficar

Bicicletas para alugar

Bicicletas para alugar são oferecidas por alguns hotéis e várias empresas especializadas. Um dos mais confiáveis ​​é o da Civitatis, que também organiza passeios temáticos de bicicleta pela cidade.

O custo de um aluguel de bicicleta de um dia é bastante alto e é bastante comparável ao custo de alugar um carro de classe econômica.

Contrate aqui com cancelamento gratuito um Tour de bicicleta por Marrakech

Onde ficar em Marraquexe: melhores hotéis

Existem várias opções de hotéis em Marrakesh. Por aqui tem resort, riad, apartamentos e outras acomodações em Marrakech, que chega a ser incontáveis.

Os mais coloridos estão localizados em riads – casas tradicionais do Magrebe, cujas instalações se abrem para um pátio com jardim ou fonte. Pode ser uma pousada econômica, um palácio luxuoso ou um sofisticado hotel boutique.

Onde ficar em Marrakech:

La Sultana Marrakech:

É um dos hotéis mais caros e chiques do mundo. Ele tem uma piscina ao ar livre e um spa com todos os serviços de massagem. Está localizado a 10 minutos a pé da Praça Jamaa El Fna e tem um terraço na cobertura (rooftop aberto a não hóspedes também). Vai lá pra tomar um drink.

Veja o preço, fotos e avaliações do La Sultana

Você sabia que o Marrocos é um dos países onde o real é mais valorizado: Não deixe de ler esse artigo e viaje melhor: Vale a pena viajar para países onde o Real vale mais que a moeda local? Descubra 22 deles em 2022

Guia de Marrakech: onde ficar, o que fazer e mais

Onde ficar em Marrakech, Marrocos, e o que fazer

La Maison Arabe Hotel, Spa & Cooking Workshops

Outro hotel chiquérrimo para sua lua de mel em Marrakesh. (Calma que os hotéis mais baratos e acessíveis vão chegar, rsrs). É porque eu amo hotelaria, e esses são um dos melhores do mundo, então tem que citar.

Esta Riad (riads são casas tradicionais antigas) luxuoso está localizado bem na Medina, um bairro histórico de Marraquexe, a 10 minutos a pé da Praça Jamaâ El Fna. Esse magnífico hotel dispõe de piscina aquecida no jardim, spa com 2 hammams (banho turco) tradicionais e 5 salas de massagem.

Veja as fotos, a decoração marroquina é uma das mais lindas do mundo, o preço e reserve o riad La Maison Arabe Hotel, Spa & Cooking Workshops

Onde ficar em Marrakech, Marrocos, e o que fazer

Sofitel Marrakech Louge & Spa

Há também representantes de cadeias hoteleiras mundiais, como por exemplo o Sofitel Marrakech Louge & Spa.

O lindo e imponente Sofitel Marrakech Le Palais foi projetado para ser um palácio mourisco e possui jardins repleto de plantas e flores ornamentais. Esse belo hotel possui piscina ao ar livre e fica apenas a 15 minutos a pé da Praça Jamaâ El Fna.

A arquitetura linda e tradicional e as paredes de cor ocre conferem ao hotel um charme incrível, que também se estende aos quartos dos hóspedes.

Os quartos possuem roupa de cama super confortável, ar-condicionado e banheiro com amenidades de banho da marca L’Occitane. Amo!

Veja o preço, fotos e reserve aqui o Sofitel Marrakech Louge & Spa

Guia de Marrakech: onde ficar, o que fazer e mais
Sofitel Marrakech Louge & Spa

Onde ficar em Marrakech, Marrocos, e o que fazer

Le Meridien N’fis

O Le Meridien N’fis está localizado em vários hectares de vegetação exuberante, bem no bairro de Menara. Você pode curtir as paisagens para as montanhas, jardim, parque e piscinas. O hotel é incrível. É um hotel de luxo em Marrakesh e tem um dos melhores custo-benefício.

Quando anoitece, o espetáculo é encantador, pois os jardins andaluzes ficam totalmente iluminados, com lindas fontes, e os coqueiros iluminados é uma visão de beleza cênica.

O hotel Le Meridien N’fis possui 3 ótimos restaurantes de gastronomia internacional e instalações de spa. Possui até os melhores campos de golfe de Marrocos.

Veja fotos, preço e reserve aqui o Le Meridien N’fis

Onde ficar em Marrakech, Marrocos, e o que fazer

Hotel La Villa des Orangers – Relais & Châteaux

Um dos melhores hotéis do Marrocos, que parece um palácio oriental. Seus frequentadores são pessoas de sangue real, donos de inúmeras fortunas e celebridades mundiais.

Vem ver quanto é a diária, veja as fotos da arquitetura marroquina e quem sabe, reserve o Hotel La Villa des Orangers – Relais & Châteaux

Guia de Marrakech: onde ficar, o que fazer e mais
Detalhes do bom gosto do Hotel La Villa des Orangers – Relais & Châteaux

Marrakech, Marrocos: o que fazer e onde ficar

Riad Les Nuits de Marrakech

O Riad Les Nuits de Marrakech está localizado a uma caminhada de apenas 1 minutinho da icônica Praça Jamaa El Fna. Ele possui uma decoração em estilo tradicional marroquino linda, e dispõe de uma piscina com banheira de hidromassagem. O Riad tem também um terraço (rooftop) com uma área de estar e vista para a Medina (bairro histórico principal).

As suítes desse Riad Les Nuits de Marrakech apresenta ar-condicionado, TV de tela plana e uma boa área de estar. Os banheiros são privativos e possuem chuveiro, toalete e amenidades de banho totalmente gratuitas.

O Riad também dispõe de uma sala de jantar (restaurante), e convida você a conhecer pratos tradicionais marroquinos.

O Riad Les Nuits de Marrakech encontra-se a apenas 15 minutos do Jardim de Menara, através do transporte público, e a 20 minutos de carro do Aeroporto de Marrakech.

Este riad é um dos mais reservados por casais em lua de mel

Reserve aqui o Riad Les Nuits de Marrakech

Onde ficar em Marrakesh: Hotéis mais baratos, porém ótimos.

Para quem está acostumado ao conforto, mas não quer gastar demais, existem “quatros” Riads que valem muito a pena se hospedar por lá: Veja

Rodamon Riad Marrakech

O Rodamon Riad Marrakech está situado a cerca de 20 minutos a pé dos Jardins Majorelle. Este Riad é uma casa tradicional e oferece terraço na cobertura com vista para as Montanhas Atlas. O Riad tem piscina e a Praça Jamaâ El Fna fica a 10 minutos a pé.

Todos os quartos do Riad Rodamón Riad Marrakech têm decoração super tradicional marroquina e oferecem banheiro privativo com banheira ou chuveiro. Alguns quartos dispõem de área de estar.

Veja o preço, fotos, avaliações e reserve o Rodamon Riad Marrakech

Marrakech, Marrocos: o que fazer e onde ficar

Riad Farhan

O Riad Farhan tem piscina coberta, e oferece WiFi gratuito. Todos os quartos possuem ar-condicionado e área de estar. O banheiro privativo tem banheira ou chuveiro.

O Riad Farhan possui rooftop (um terraço). O hotel também inclui lavanderia, sessões de massagem, cuidados para o corpo, serviços de cabeleireiro e aulas de cozinha.

Esse Riad consegue organizar passeios e serviços de translado de ida e volta para o aeroporto de Marrakech e fica a 300 m do Souk (mercado) da Medina (bairro histórico) e a 800 m da Jemaa El Fna (praça). Já o aeroporto Marrekech-Menara fica a 5 km de distância.

Veja as fotos, preços e avaliações. Reserve o Riad Farhan

Marrakech, Marrocos: o que fazer e onde ficar

Rawabi Hotel Marrakech & Spa

O Rawabi Hotel Marrakech & Spa possui uma piscina ao ar livre e fica a 10 minutos de carro da Medina de Marrakech e da Praça Jamaâ el Fna. O hotel conta com jardim, terraço e recepção 24 horas.

Os quartos são acessíveis por elevador e possuem varanda, TV via satélite e frigobar. O banheiro privativo inclui banheira ou chuveiro e secador de cabelo.

Um buffet de café da manhã é servido diariamente no Hotel Rawabi Marrakech & Spa. Você pode comer lanches e bebidas à beira da piscina, enquanto o restaurante do hotel serve especialidades da cozinha marroquina.

Esta propriedade conta ainda com sauna a vapor, centro de bem-estar e 2 salas de reuniões com Wi-Fi gratuito. O Hotel Rawabi Marrakech & Spa também oferece acesso gratuito à academia.

O estacionamento privativo está disponível gratuitamente no local, e a equipe do hotel pode providenciar transfer (aeroporto) e excursões com guia. definitivamente é um dos hotéis com melhor custo-benefício de Marrakesh.

Reserve aqui o Rawabi Hotel Marrakech & Spa

Onde ficar em Marrakesh: Nossa escolha: onde nos hospedamos

Ryad Laârouss

O Ryad Laârouss possui um excelente custo-benefício. Ele é bem barato. O riad tem restaurante e está localizado bem no coração de Marrakech.

Saiba também que o WiFi é gratuito. Os quartos tem TV, ar-condicionado, varanda e banheiro privativo com chuveiro. Os quartos também apresentam vista para a piscina.

O Ryad Laârouss conta com terraço, lounge de uso comum e balcão de informações turíticas.

Este Riad é chamado de Cama e Café (Bed and breakfast) fica a 1 km da Praça Djemaa El Fna e da Medina (bairro histórico) de Marrakech. Já o Aeroporto de Marrakech-Menara está situado a 5 km de distância.

Veja o preço, mais fotos e reserve o Ryad Laârouss

Vale a pena alugar um carro em Marrakesh e no Marrocos?

Eu acho que vale muito a pena alugar carro no Marrocos, mas não vale a pena dirigir dentro de Marrakesh. Percebeu a diferença? Nós alugamos carro no Marrocos e foi legal.

Muitos pontos turísticos populares ao redor de Marrakech, como o pitoresco Dades Gorge ou Atlas Studios, são facilmente acessíveis de carro alugado. Existem locadoras de empresas internacionais (Avis, Hertz, Sixt, etc.) e locais (Dirent, Right Cars, Wanalou, etc.) no aeroporto e na própria cidade. Antes de pegar o volante, você precisa inspecionar cuidadosamente o carro e para ver se está tudo certinho, para não ter dor de cabeça na hora da entrega.

Importante: Alugue um carro para dirigir no Marrocos. A experiência foi inesquecível. Aluguel de carros com o melhor preço

Vale a pena alugar um carro em Marrakesh e no Marrocos?
Dirigimos pelos Marrocos. Veja nosso carro chegando em Marrakesh

Se você nunca dirigiu no exterior leia mais: Quer dirigir no Exterior? Veja o passo a passo para conseguir sua carteira e a permissão

Cuidado ao volante:

Marrakech está cheia de ciclistas, carroças e pedestres na estrada, atravessando a estrada em qualquer ponto. A relação deles com os motoristas é descrita pela frase “ninguém quis ceder”. Os próprios motoristas também não estão dispostos a cumprir as regras de trânsito, dirigem muito próximos uns dos outros, raramente usam sinais de direção e buzinam constantemente. Os engarrafamentos na cidade, principalmente no final do expediente, são comuns.

O estacionamento no centro da cidade é pago, mas os preços em comparação com a Europa e o Brasil são bastante interessantes. Pagamento na máquina de estacionamento, no caixa ou nas mãos do frentista.

As principais estradas entre as cidades são bem pavimentadas, algumas são pagas e pode rolar pedágio. Postos de gasolina são comuns – tanto na cidade quanto nas rodovias. A infração de trânsito mais comum fora da cidade é o excesso de velocidade, que é registrado por câmeras. A multa é recolhida no posto mais próximo por policiais educados e amigáveis. Respeite os limites de velocidade, porque senão vai rolar multa, por aqui aconteceu duas vezes (por excesso de velocidade) e uma por falta de cinto de segurança.

O que comprar e trazer de lembrancinha de Marrakesh

Marrakech é um verdadeiro paraíso para viciados em compras. Eu me acabei aqui!

Muitos turistas vêm aqui especificamente para decorar o interior de sua casa em um estilo étnico moderno. Nos mercados da medina, cores vivas, abundância de mercadorias e aromas deixam você tonto no início. As lojas estão literalmente repletas de jarros de latão e cerâmica, tapetes, amuletos, decoração linda árabe, com luminárias e azulejos de majólica com citações do Alcorão. Se você procurar, pode se tornar o dono de uma lâmpada, como a que um mago do Magrebe deu ao jovem Aladdin.

Adagas famosas são trazidas aqui de El-Kelaa-Mgun, cerâmica berbere de Rif, produtos thuja de Essaouira: caixas incrustadas, caixas de pão, pratos, mesas de café. Existem muitas lojas que vendem óleo de argan e cosméticos baseados nele. Linhas inteiras são dadas a produtos de couro – jaquetas, bolsas, pufes, babouches.

Os joalheiros têm seu próprio bairro, onde você pode comprar joias feitas de pedras semipreciosas, pulseiras de prata maciça, itens de estilo berbere. Colecionadores vêm a Marrakech em busca de fósseis. Eles são trazidos do sopé das montanhas do Atlas, algumas lojas parecem filiais de um museu paleontológico com trilobites, belemnites e amonites.

Não deixem de ler esse artigo, você vai se apaixonar: O que comprar no Marrocos

Compras o que fazer
Compras em Marrakesh: Apenas é o paraíso para isso

Onde comer e o que comer em Marrakesh:

Cozinha e restaurantes de Marrakech

É melhor se familiarizar com a culinária marroquina lentamente. Primeiro, os aperitivos: berinjela picante, saladas de legumes, feijão verde, homus e falafel. A seguir vem a “harira” – uma rica sopa de cordeiro e grão de bico temperada com açafrão. Um favorito de qualquer festa é “tagine”: cordeiro ou frango cozido em fogo baixo com legumes e azeitonas, limões, damascos secos ou ameixas secas. Às sextas-feiras, os marroquinos tradicionalmente comem cuscuz com carne e legumes. É cozido por várias horas e você não pode encomendar este prato em todas as instituições.

Uma característica distintiva da culinária local é a abundância de especiarias: cravo, pimenta, cominho, açafrão, coentro, canela, açafrão, gengibre moído.

Onde comer em Marrakesh:

BÔ ZIN

Um dos restauranrantes mais chiques de Marrakesh, visitamos no dia dos namorados. Foi inesquecível. Você se sente na Europa, em Marrakesh, e foi bem legal.

Ambiente chique e lugar único.

Endereço: Km 3,5, Route de l’ Ourika, Marrakech 40000, Marrocos

Dar Yacout

Jantar em um restaurante caro, como o famoso Dar Yacout, será como receber um convidado de honra em interiores luxuosos. Existem muitos estabelecimentos de preço médio que oferecem pratos nacionais na medina. A maioria deles tem varandas abertas, alguns estão localizados em riads tradicionais com um belo pátio sombreado.

Cafe Árabe

Bar com rooftop para tomar um drink no final da tarde. Adorei e recomendo.

Endereço: 184 Rue Mouassine, Marrakesh 40000, Marrocos

Guia de Marrakech, Marrocos: onde ficar, o que fazer e mais
drinks no marrocos

Onde comer em Marrakesh:

Praça Djemaa el Fna

O melhor lugar para um lanche à noite é a praça Djemaa el Fna , onde dezenas de barracas que armam e desarmam toda noite, com braseiros e caldeirões fumegantes aparecem ao cair da noite para alimentar os marrakeshenses. Pratos como cordeiro frito “meshui”, “kefta”, miolo de cordeiro, folhados ” bastila” e a iguaria local “gulyal” – caracóis cozidos, para os quais os gourmets locais vêm aqui.

O preço de um jantar farto em um restaurante de prestígio de cozinha nacional é 400 MAD por pessoa, almoço em um restaurante barato é 120 MAD , fast food de rua é 20 MAD. O suco de laranja daqui é imperdível!

Felizes experimentando a gastronomia em Marrakesh na Praça Djemaa el Fna
Felizes experimentando a gastronomia em Marrakesh na Praça Djemaa el Fna

Onde comer em Marrakesh

Café Argana:

Localizado bem na Praça Jamaa el-fna. O local é muito agradável e tem funcionários extremamente simpáticos. A vista é linda bonita para a praça e comida é deliciosa.

Jantamos com nossos amigos Portugueses que conhecemos no passeio do deserto. E recomendo bastante de tão bom que era.

Dar Essalam Restaurante

Que restaurante maravilhoso! A decoração, com sua história, e a comida também é deliciosa. Recomendo muito.

O local é fabuloso, a comida saborosa e o entretenimento é muito legal.

O restaurante tem história, com um dos filmes de Hitchcock foi gravado aqui: “O homem que sabia demais”. O restaurante em Marrakesk que merece uma visita não só pela comida, mas por toda a experiência que proporciona.

O que fazer em Marrakesh – Entretenimento e atrações

Medina de Marrakesh

A principal atração e coração de Marrakech é sua antiga medina – um labirinto incrível de milhares de ruas estreitas e becos, parede a parede de casas, lojas, madrassas, hamams, caravanserais e palácios de contos orientais.

O eixo em torno do qual gira este formigueiro gigante é o Quadrado das Cabeças Decepadas, ou “Assembleia dos Mortos”, em árabe Jema el Fna. Aqui, de fato, cabeças já foram cortadas e escravos amarrados a postes foram negociados. Hoje, tapetes de todas as cores e tamanhos são pendurados neles, e no bairro há barracas com montanhas de damascos secos, amêndoas, tâmaras e laranjas brilhantes.

É um mercado e um palco gigante, onde, como há centenas de anos, os marrakeshinos (quem nasceu em Marrakesh é o quê?) se aproximam do pôr do sol para ver encantadores de serpentes, faquires, malabaristas, engolidores de fogo, comprar poções medicinais de curandeiros berberes, conversar com sábios intérpretes do Alcorão , assista dançarinos gnaua de pele escura em túnicas coloridas caindo em transe ao ritmo dos tambores.

Marrakech, Marrocos: o que fazer e onde ficar

Mesquita Kutubia

Há 8 séculos, a medina adormece e acorda com as exclamações do muezzin do minarete de 69 metros da mesquita Kutubia . 4 bolas douradas no topo são o pagamento de uma das esposas do sultão por um copo ilegal de água que ela bebeu antes do pôr do sol durante o Ramadã.

A entrada em todas as mesquitas de Marraquexe é permitida apenas aos muçulmanos.

Imperdível: Contrate aqui gratuitamente um passeio de graça com um guia, em Marrakesh. Reserve com cancelamento grátis: Free tour por Marrakech

Marrakech, Marrocos: o que fazer e onde ficar

Madrasah Ali-ben-Youssef

No emaranhado de ruas da medina, você definitivamente deve encontrar a Madrasah Ali-ben-Youssef – uma verdadeira obra-prima da arquitetura árabe. Fundada pelo sultão Abul-Hasan, durante 400 anos foi a melhor escola do Magreb, onde estudavam o Alcorão e as leis do Islã.

Marrakech, Marrocos: o que fazer e onde ficar

O portão Bab el-Robb

A Medina é cercada por um denso anel de poderosas paredes de adobe de até 9 m de altura. O portão Bab el-Robb, cortado nelas, leva às tumbas dos Saadis com a magnífica Sala das Doze Colunas.

Marrakech, Marrocos: o que fazer e onde ficar

Palácio Bahia

Através deles você pode ir ao mausoléu do santo muçulmano Sidi bel Abbes, o portão Bab Ahmat leva ao Palácio Bahia , o mais luxuoso de Marrakech. Foi construído pelo vizir Sidi Musa para sua amada esposa e, ao mesmo tempo, para todo o harém. O palácio tem mais de 100 quartos e pátios. Cada uma das esposas recebeu seu próprio riad, do qual eram estritamente proibidas de sair. As concubinas viviam em maior aglomeração, mas com maior liberdade.

No século 20, outra beldade, Jacqueline Kennedy, se hospedou no Bahia Palace.

Marrakech, Marrocos: o que fazer e onde ficar

Veja mais 4 coisas para fazer em Marrakech

  1. Renda-se ao turbilhão da vida louca da colorida praça Djemaa el Fna.
  2. Passe a noite em um tradicional hotel riad e sinta-se como um magrebino medieval.
  3. Entenda de onde Yves Saint Laurent se inspirou quando se viu nos Jardins Majorelle.
  4. Compre uma lembrança.

Marrakech, Marrocos: o que fazer e onde ficar

Veja as atrações mais realizadas de Marrakesh e contrate também, com cancelamento grátis:

  1. Tour de quadriciclo pelo Alto Atlas
  2. Excursão privada saindo de Marrakech: Para conhecer Ouzoud, Essaouira, Ouarzazate, o Vale do Ourika… Descubra os arredores de Marrakech em uma excursão privada. 
  3. Passeio de balão pelo norte de Marrakech
  4. Passeio de camelo pelo deserto com jantar e espetáculo
  5. Noite no Deserto
  6. Jantar e espetáculo de fantasia em Chez Ali
Um dos museus mais lindos do mundo, esse Jardins Majorelle.

O que fazer em Marrakech, Marrocos, e onde ficar

Quando ir para Marrakech? Qual é a melhor estação

Você precisa ter em mente que nunca fica frio em Marrakech. Uma jaqueta leve é ​​necessária apenas para quem vai passear pela cidade nas noites de inverno, e você pode esquecer completamente um guarda-chuva.

Não há mais de dois dias de chuva por mês, no verão eles simplesmente não acontecem. Desde maio, o sol fica escaldante, obrigando você a procurar frescor em parques, jardins e pátios sombreados de hotéis com fontes murmurantes. Durante o dia, a vida da cidade praticamente congela e só revive quando o sol se debruça no horizonte. O calor e o abafamento diminuem apenas no final de outubro. A época mais confortável para uma viagem turística a Marrakech é de novembro a abril. O clima nesta época é bem tranquilo – você pode andar pela cidade o dia todo sem se preocupar em encontrar uma sombra salvadora.

Além do Marrakech, Marrocos: onde ficar, o que fazer:

Veja alguns artigos daqui do blog que você pode se interessar muito!

  1. Que roupa usar no Marrocos viajando a Turismo?
  2. O que comprar em Dubai
  3. Povos do deserto: Conheça os tuaregues, os “homens azuis do deserto do Saara”
  4. Egito disponibiliza e-visa para o Brasil
  5. Roteiro Egito: veja como planejar sua viagem de 7, 8 12, 15 e 20 dias no Egito
  6. O que comprar no Egito? Descubra o mundo das compras na Terra dos Faraós
  7. Passagem Aérea: Como Evitar Erros na Compra
  8. Compras no exterior: veja o que comprar em Punta Cana, Curaçao, Andorra e mais 5 países. Dicas para aproveitar ao máximo sua viagem!
  9. Guia de compras no SAARA RJ: Vale a pena fazer compras nas lojas do centro do Rio de Janeiro?
  10. Roupas do Egito feminina: Como se vestir e o que levar
  11. 60 Cidades e lugares históricos e incríveis do Brasil e do mundo
  12. Cuidados com o cabelo de férias na praia
  13. 11 deusas e deuses do amor, da beleza e sexo de diferentes crenças e mitologias
  14. Comida Angolana – Os melhores pratos típicos de Angola
  15. Luxor, Egito: 16 coisas para fazer e os melhores hotéis
  16. LISTA DE 100 COISAS PARA FAZER E LUGARES PARA CONHECER ANTES DE MORRER
  17. 193 Melhores frases de viagem para Instagram: casal, praia, sozinha
  18. Para onde viajar em dezembro: 20 Lugares no Brasil e no mundo para curtir as férias!

Conclusão: Vale a pena visitar a incrível Marrakech, Marrocos?

Com certeza sim! Marrakech entrou para a minha seleta lista de cidades que eu mais gosto do mundo. Você não vai voltar de lá igual você chegou. Tenho certeza que você vai amar.

Depois me conte o que você achou, combinado? Você já visitou o Marrocos? Qual cidade você gostou mais? Escreva nos comentários.