Comprar passagens aéreas para viajar de férias envolvem uma série de fatores que devem ser levados em consideração para que você faça uma viagem tranquila.

Importante: Se você precisa comprar Euros ou Dólares para uma viagem ao exterior, você tem que conhecer a Wise!
Eu viajo muito e as melhores taxas de câmbio encontro sempre na Wise. Sem falar no cartão VISA deles que pode ser solicitado gratuitamente e utilizado no exterior debitando direto da sua conta Wise internacional sem tarifas ocultas nem IOF, com praticidade e segurança.
Entre para a Wise é gratuito.

Leia também: Benefícios de viajar : Estudos mostram benefícios físicos e mentais de viajar

Erros ao comprar passagem aérea.
Erros ao comprar passagem aérea.

E, se engana quem pensa que apenas os aventureiros de primeira viagem estão suscetíveis a cometer falhas. 

Afinal, até mesmo os viajantes mais experientes podem cometer erros, especialmente por excesso de confiança ou falta de atenção em detalhes. 

Assim, não basta apenas planejamento, é necessário investir um pouquinho do seu tempo em pesquisas e informações relevantes.

Então, para tornar esse processo mais fácil e seguro, levantamos os 5 principais erros para você evitar ao comprar sua passagem aérea.

Confira!

5 Erros que Você Nunca Mais vai Cometer ao Comprar Passagem Aérea

1. Atenção às Passagens Desvinculadas

O que é isso? Bem, vamos supor que você queira viajar do Brasil até a França. No entanto, os valores da passagem aérea para esse trecho estão muito altos.

Como alternativa, você decide comprar uma passagem mais barata do Brasil até a Espanha, por exemplo, e uma segunda passagem da Espanha até a França. 

No final das contas, você até pode economizar financeiramente. Porém, o risco de perder o voo até o destino final é muito maior! 

Afinal, a parada não configura como conexão, pois as passagens são desvinculadas. 

Ou seja, a companhia aérea que vai operar o trecho do Brasil até a Espanha talvez não seja a mesma que vai operar o trecho da Espanha até a França. 

Nesse sentido, a segunda companhia aérea não tem obrigação alguma de se responsabilizar por possíveis atrasos ou qualquer imprevisto ocorrido no primeiro trecho da sua viagem.

Portanto, resguarde-se e invista em passagens com conexões pré-estabelecidas e que, de preferência, tenham um bom tempo de intervalo entre um voo e outro para evitar dores de cabeça.

2. Verifique as Políticas de Bagagens

Um dos erros mais comuns dos viajantes, é chegar no aeroporto com uma infinidade de malas, bolsas, mochilas e sacolas. 

Leia também: O que é Stopover? Ganhe um destino a mais na viagem

Existem dicas para comprar passagens aéreas com os melhores preços
Existem dicas para comprar passagens aéreas com os melhores preços

Porém, é importante lembrar que a quantidade de bagagens já inclusas no valor da passagem é limitada. 

Assim, imagino que você não deseje o transtorno de se deparar com taxas extras por excesso de bagagem ou com o trabalho de dispensar artigos pessoais, certo? 

Portanto, certifique-se de verificar qual o respectivo tamanho ou peso especificado pela sua companhia aérea para bagagens de mão, de cabine e despachadas.

Além disso, é essencial consultar que tipos de itens de uso pessoal podem ser transportados na bagagem de mão e quais devem ser despachados. 

3. Não Deixe para a Última Hora

Uma coisa é certa: se você deixar para comprar a sua passagem aérea poucos dias antes da viagem, pagará um valor muito mais alto por ela.

Então, uma das primeiras e principais dicas para qualquer viajante, é que o planejamento da viagem deve iniciar alguns meses antes da data de partida, para que seja possível economizar no valor do ticket. 

Assim, busque sua passagem nacional entre 30 e 60 dias antes da viagem. Por outro lado, se você quiser um voo internacional, inicie as buscas com 90 a 120 dias de antecedência.

4. Voos Muito Cedo? Evite!

O atraso para pegar um voo deve ser um dos erros mais comuns entre a maioria dos viajantes, especialmente se o avião estiver programado para decolar muito cedo.

Então, antes de escolher o itinerário, verifique o horário da passagem e considere que você precisará chegar no aeroporto com 2 ou 3 horas de antecedência, a depender de o voo ser nacional ou internacional.

Ou seja, se você comprar uma passagem para as 6h da manhã, por exemplo, precisará chegar no aeroporto às 3h ou 4h. 

E, nada mais fácil do que simplesmente não acordar em um horário tão inusitado, certo?

Além disso, a depender do tamanho da sua cidade, você corre o risco de não encontrar meios de transporte disponíveis para te levar até o aeroporto ou, então,  precisar pagar muito caro por eles.

5. Sem os Documentos Certos, Você não Embarca!

Leia também: Vale a pena viajar para países onde o Real vale mais que a moeda local? Descubra 22 deles em 2022

Mulher com documentos para viajar.
Não se esqueça todos os documentos para viajar.

Não portar todos os documentos exigidos pelo país que você pretende visitar é um erro grave que pode acabar com a sua viagem.  

E, infelizmente, nesses casos não há o que fazer. Afinal, sem toda a documentação necessária, é impossível embarcar.

Portanto, lembre-se que cada país exige sua própria lista de documentos. Então, certifique-se de pesquisar com antecedência sobre toda a papelada que você precisará carregar consigo, especialmente nas zonas de imigração.

Leia alguns artigos aqui do blog sobre passagens aéreas:

Documentos para viajar: leve sempre com você uma cópia digitalizada durante a viagem!

Aprenda a tirar o passaporte de bebês e crianças

Primeira viagem de avião: Dicas Úteis Antes De Voar

Como fazer uma autorização de viagem para criança e adolescente viajar

Quer dirigir no Exterior? Veja o passo a passo para conseguir sua carteira e a permissão

8 dicas para montar um roteiro de viagem

Como Planejar Uma Viagem Internacional: 6 Itens Essenciais

Egito disponibiliza e-visa para o Brasil

Aplicativos para organizar viagem – conheça os 6 melhores!

Google Flights – Como economizar com essa plataforma INCRÍVEL!

Como viajar mais Barato

Conclusão: Vale a pena pesquisar sobre passagens aéreas para encontrar preços mais baratos?

Por fim, mesmo com todos os riscos que envolvem comprar uma passagem aérea, o maior erro mesmo é passar a vida sem viver novas aventuras. 

Com os cuidados necessários, é possível fazer uma viagem confortável e inesquecível. E, para isso, você pode contar com o BuscaVoo.

Agora, se você já passou por um “perrengue” ao comprar suas passagens aéreas, não deixe de comentar aqui embaixo. Nós vamos adorar ouvir a sua experiência!