Benefícios de viajar: Pesquisas internacionais indicam que viajar ajuda a combater a ansiedade, estresse e depressão.

Importante: Se você precisa comprar Euros ou Dólares para uma viagem ao exterior, você tem que conhecer a Wise!
Eu viajo muito e as melhores taxas de câmbio encontro sempre na Wise. Sem falar no cartão VISA deles que pode ser solicitado gratuitamente e utilizado no exterior debitando direto da sua conta Wise internacional sem tarifas ocultas nem IOF, com praticidade e segurança.
Entre para a Wise é gratuito.

Seja para expandir os horizontes, conhecer pontos turísticos ou treinar um novo idioma, viajar está na lista de desejo de muitas pessoas. Segundo as percepções do American Express Travel: Relatório de Tendências Mundiais de Viagens de 2022, 62% dos entrevistados planejam fazer de duas a quatro viagens em 2022, e 76% afirmam que querem viajar mais com a família durante o ano.

Booking.com
Benefícios de viajar

No entanto, o que poucas pessoas que buscam por passagens aéreas para a próxima viagem sabem é que, além de aumentar a experiência cultural, viajar também pode proporcionar benefícios para a saúde física e mental.

Diferentes estudos internacionais relacionam a atividade ao aumento da qualidade de vida, criatividade, combate a depressão e até mesmo de doenças cardíacas.

Proporciona aumento da felicidade

Não há como negar que viajar pode trazer mais felicidade. Conhecer lugares, visitar pontos turísticos e ter experiências imersivas em uma nova cultura pode, de fato, ser algo prazeroso e benéfico.

O processo que envolve uma viagem começa antes mesmo de embarcar no voo, ônibus ou carro rumo ao destino. Todas essas fases podem proporcionar alegria e entusiasmo.

Um estudo publicado na revista Psychological Science da Association for Psychological Science mostrou que, já no planejamento de uma viagem, as pessoas apresentam índices de felicidade. A pesquisa constatou que a antecipação e o processo de organizar detalhes do passeio é benéfico para a mente, assim como a compra de algo físico.

Aliada contra ansiedade, estresse e depressão

Aliado à questão de felicidade, viajar pode ser importante para combater depressão, ansiedade e outras doenças da esfera mental. Muitas vezes, com a rotina corriqueira do trabalho e dos estudos, pode haver aumento de estresse, causando até mesmo desconforto no corpo.

Não é à toa que as férias são tão esperadas pelos trabalhadores e estudantes, pois ajudam a renovar as energias com atividades leves como as viagens, por exemplo. Uma pesquisa realizada nos Estados Unidos constatou que conhecer novos lugares pode ajudar a reduzir o estresse de maneira expressiva.

Para chegar a essa conclusão, o estudo percebeu que o humor de pessoas em apenas três dias de férias já estava menos ansioso e mais positivo, o que pode ajudar no combate a quadros depressivos.

Benefícios de viajar

Ajuda no combate de doenças cardíacas

Os benefícios de uma viagem ultrapassam a esfera mental. Alguns estudos comprovam que a experiência proporciona benefícios para o combate de doenças cardíacas.

Segundo um estudo realizado pelo National Institutes of Health’s Heart, Lung, and Blood, quem tira férias e viaja frequentemente tem 21% menos chances de morrer por qualquer causa e 32% menos chances de morrer de doenças cardiovasculares.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia, cerca de 14 milhões de brasileiros apresentam alguma doença no coração, sendo 400 mil o número de pessoas que morrem por ano em decorrência desses quadros.

Outros estudos defendem a importância da viagem para o sistema imunológico e a qualidade do sono.

Benefícios de viajar

Melhora a bagagem intelectual e criatividade

Ter o contato com pessoas de outros países, vivenciar novas culturas, conhecer lugares diferentes e experimentar outras gastronomias são experiências enriquecedoras.

O livro que inspirou o filme “Comer, rezar e amar” conta a história de uma mulher que viaja para lugares diferentes em busca de autoconhecimento e, em cada país que passou, expandiu sua bagagem intelectual de uma forma diferente. Embora seja uma história literária, na vida real o mesmo acontece.

Viajar possibilita ampliar a visão do mundo ao criar laços com outras culturas e enriquece não somente o repertório racional, como também o emocional, o musical e o gastronômico.

Benefícios de viajar

Organize sua viagem aqui pelo blog:

1. Como viajar mais Barato;

2. Leia alguns Motivos para viajar;

3. Como viajar o mundo com 2 reais (com pouco dinheiro);

4. QUANTO CUSTA VIAJAR PARA PORTUGAL;

5. Presentes para quem gosta de viajar: 71 ideias úteis, criativas e incríveis!

6. Unhas para viajar: Dicas para os esmaltes durarem mais

7. 10 Cuidados essenciais para se ter antes de viajar

8. Quanto custa viajar para Maldivas 2022 e 2023:

9. Para onde viajar em dezembro: 20 Lugares no Brasil e no mundo para curtir as férias!

10. Conheça 16 Lugares Mais Caros do Mundo Para Viajar! E saiba como economizar neles