Cuidados essenciais para se ter antes de viajar! Já pensou nisso?! Pronto… depois de meses ou anos trabalhando, finalmente, chegou a hora de fazer a aguardada viagem de férias com a família. Mas, para evitar dores de cabeça e surpresas ao retornar, vale prestar atenção nessas dicas de cuidados para adotar na sua residência para esse tempo que ficar fora. Quer saber quais são esses cuidados? Continue lendo!

Importante: Se você precisa comprar Euros ou Dólares para uma viagem ao exterior, você tem que conhecer a Wise!
Eu viajo muito e as melhores taxas de câmbio encontro sempre na Wise. Sem falar no cartão VISA deles que pode ser solicitado gratuitamente e utilizado no exterior debitando direto da sua conta Wise internacional sem tarifas ocultas nem IOF, com praticidade e segurança.
Entre para a Wise é gratuito.

Leia também: Como viajar mais Barato

10 Cuidados essenciais para se ter antes de viajar

1. Avise da viagem aos mais próximos cuidados antes de viajar

Primeiramente, antes de ir para sua viagem, comunique aos seus vizinhos mais próximos a você, ao síndico do prédio ou aos seus amigos de confiança no qual você estará viajando por alguns dias ou semanas. Procure, também, deixar uma espécie de chave reserva com alguém que você possa ter confiança, para caso surja alguma emergência, ou tenha plantas em casa, enfim… e se essa pessoa de confiança for alguém que não esteja do mesmo prédio que você.

2. Feche bem as portas e janelas

Pode parecer muito básico, mas muita gente subestima este item de cuidados. É preciso trancar muito bem as portas (até internas) e janelas, mesmo que more em um condomínio tido como muito seguro. Assim, no caso de arrombamento, as portas internas se transformam em uma barreira a mais para evitar os invasores. Caso more em casa, esse cuidado deverá ser redobrado, e instalar trancas extras é uma ótima opção para evitar sua abertura e nas janelas instalar cadeados e travas. 

Cuidados antes de viajar

3. Desligue campainha e interfone

Nada de chamar a atenção. Portanto, evite deixar campainha e interfone funcionando, pois se acionados, e sem que ninguém atenda, será um indício de que ninguém está em casa, o que pode facilitar um arrombamento.

E, claro, o mesmo vale para o telefone fixo em casa, deixe ele no silencioso para evitar que ninguém perceba sua ausência. Certifique-se também de apagar as luzes e não deixá-las acesas. A sua conta de luz agradece. Isso já aconteceu comigo.

4. Feche os registros de água e gás, e tire os eletrodomésticos das tomadas

Uma das principais medidas, no entanto, é desligar as tomadas dos eletrodomésticos que devem, dessa forma, evitar possíveis problemas de superaquecimento, curto-circuito ou até mesmo descarga elétrica. 

No caso de geladeiras e freezers, porém, se ainda tiver alimentos, então, precisam ficar ligados, para assegurar a qualidade, mas se por acaso a viagem durar mais de semana, a dica é esvaziá-los, realizar uma limpeza completa e deixar as portas abertas durante a viagem. Dessa forma, garante a ordem ao voltar e ainda economiza energia elétrica.

Se certifique de, também, fechar os registros de água e do seu botijão de gás, para evitar que possíveis vazamentos ocorram durante sua ausência. 

E uma atenção maior ao gás, já que um simples vazamento por mais pequeno que seja pode representar sérios perigos de explosão. 

Ah, e, quanto ao registro de água, pode haver uma possibilidade de um rompimento na tubulação que, dependendo da quantidade vazada, pode vir a causar alagamentos.

E muito cuidado com ralos, procure fechá-los para evitar a entrada de insetos nesse período.

5. Evite a divulgação de fotos

E cuidado com segurança nunca é demais, portanto, mesmo que esteja querendo mostrar ao mundo cada cantinho novo que está conhecendo, postando fotos nas redes sociais, procure fazer isso só quando voltar.

Pessoas mal intencionadas podem acessar seu perfil e, ao descobrir que está viajando, enxergar nisso a ocasião perfeita para invadir sua residência. E ainda saber dados seus pelas redes sociais, facilitando ainda mais o acesso e a entrada em seu prédio ou casa.

E é isso, no mais, se fizer alguma assinatura, de jornal ou revistas, a dica é suspender a entrega, evitando dar pistas de que está viajando, com pilhas em sua porta, ou ainda, procurar não deixar itens de valor em casa, ou escondê-los da melhor forma possível dentro da sua residência.

6- Pesquise os documentos e vacinas necessários para a viagem

Cada destino e país tem seus requisitos de entrada. É importante procurar na internet pelas informações mais atuais de cada destino que pretende visitar. De preferência informações oficiais em sites de embaixada e consulado. Muitas vezes encontramos também nos sites das companhias aéreas que operam no país.

Leia também: Documentos para viajar: leve sempre com você uma cópia digitalizada durante a viagem!

7- Não esqueça o Seguro Viagem

Acidentes ou doenças acontecem e o barato pode sair caro. Tentamos sempre nos cuidar ao máximo mas é bom estar preparado para as complicações que podem aparecer no caso de necessitar de um atendimento médico, seja por emergência ou um desconforto qualquer. Especialmente quando está viajando fora do seu país, com uma cultura e idioma desconhecido. Ter um seguro viagem te dá a tranquilidade e facilidade de numa necessidade qualquer, ter um número de contato por telefone ou internet no seu idioma e até atendimento no local sem gastar um fortuna por isso.

Veja os preços de um seguro viagem sem compromisso. Ah, e não esqueça de ativar o cupom para ter o melhor desconto. Contrate aqui o Seguro viagem

Cuidados antes de viajar

8- Cheque a temperatura do local que você vai visitar

Para se preparar corretamente e saber que roupas levar, é fundamental saber como é o tempo e a temperatura no destino escolhido durante a época do ano da viagem. Faz muito frio? Abaixo de 10º durante o dia ou só a noite? Muito calor? 40º na sombra? Período de chuva ou monções? Tudo ajuda a decidir o que vai na mala pra não se arrepender depois.

Leia também: Qual é a melhor época para viajar à Europa?

9- Bolsinha básica de primeiros socorros

Passou mal? Enjoou no barco? Cortou a mão? Uma dor de cabeça que acabou com o seu passeio? Aquela comidinha que não caiu bem ou a famosa síndrome do intestino viajante (tb conhecida como Maldição do Faraó, Delhi Belly, Vingança de Montezuma ou simplesmente caganeira e diarreia)? Procurar por uma simples aspirina pra dor de cabeça num país estranho pode ser tranquilo ou até uma grande aventura, mas nunca vai ser mais fácil que levar os seus remédios conhecidos comprados na farmácia do seu bairro.

Lembrando que esse tópico não te desobriga a procurar um médico e sempre comprar medicamento com prescrição médica, combinado?

10- Se for viagem internacional desbloqueie o cartão de crédito

Você pode até nem querer usar o cartão de crédito pra não ter que pagar as taxas de cambio do banco ou o famigerado IOF brasileiro, mas a praticidade do cartão e a flexibilidade que ele te dá no caso de uma emergência faz-se necessário ter ele já pronto pra uso numa viagem. Pra evitar ter que fazer demoradas ligações para o seu banco durante a viagem, procure fazer o desbloqueio do cartão de crédito antes da viagem. Os aplicativos de banco já disponibilizam hoje o desbloqueio pela internet sem a necessidade de usar o telefone, mas já tive casos onde não funcionou e acabei tendo que entrar em contato com a gerente do banco. Fazer isso com antecedência evita transtornos maiores.

Leia também: Vale a pena viajar para países onde o Real vale mais?

Conclusão: Vale a pena ter esses cuidados antes de viajar?

Com certeza sim. Antes de viajar sempre ficamos um pouco tenso, querendo que tudo dê certo e nossa viagem seja perfeita.

Dessa forma, não custa nada manter a tradição de fazer esses 10 passos para ter uma viagem com menos contratempos.

Pronto, com certeza, se seguir todas essas dicas citadas neste artigo e as chances de invadirem sua casa ou apartamento durante sua ausência são muito pequenas. 

Nada melhor do que poder viajar em paz e ainda garantir um retorno sem nenhuma dor de cabeça, não é mesmo? Então, é isso, agora é só fazer as malas e aproveitar as merecidas e aguardadas férias, sem estresse ou dores de cabeça!

Você já faz todos esses passos? Algum foi novidade? Escreva nos comentários e ajude a outros viajantes a viajar melhor.