Se você está programando uma viagem, é provável que você já tenha comprado as passagens aéreas, reservado as hospedagens pelo Booking.com, contratado o seguro viagem, tirado o passaporte (ou com o RG a postos, no caso de viagens pela América do Sul), etc. Porém, agora vou falar de uma coisa que quase acabou com uma das minhas viagens: eu esqueci de ter uma cópia digitalizada dos meus documentos de viagem. Você já pensou ou já lembrou de digitalizar seus documentos?!

Importante: Se você precisa comprar Euros ou Dólares para uma viagem ao exterior, você tem que conhecer a Wise!
Eu viajo muito e as melhores taxas de câmbio encontro sempre na Wise. Sem falar no cartão VISA deles que pode ser solicitado gratuitamente e utilizado no exterior debitando direto da sua conta Wise internacional sem tarifas ocultas nem IOF, com praticidade e segurança.
Entre para a Wise é gratuito.

Leia aqui meus 10 maiores perrengues de viagem ( e ter esquecido de digitalizar documentos de viagem é um deles).

Caso você não tenha contratado seguro viagem, . Contrate aqui o melhor seguro viagem com o melhor desconto.

Smartphone digitalizando documento
o que é cópia digitalizada? É basicamente tirar uma foto com seu celular. Photo by Claudio Schwarz on Unsplash

Relato da minha experiência para você não passar por isso:

Perdi (esqueci) a Carteira de Vacinação Internacional em Singapura, e só dei falta em Myanmar. Porém eu precisaria dela para entrar no próximo país que visitaríamos do sudeste asiático, a Malásia. Foi uma grande dor de cabeça.

Procuramos a embaixada do Brasil no Myanmar e eles perguntaram se tínhamos uma cópia digitalizada da carteira internacional de vacinação ou pelo menos uma fotocópia (o famoso xerox) do documento que foi perdido.

Leia aqui: Kuala Lumpur: Turismo na capital da Malásia

A verdade é que devemos sempre ter uma cópia digitalizada de todos os documentos independente da viagem. Não custa nada!

Por exemplo, eu tiro uma foto do documento e deixo ele em algum serviço de nuvem, no Google fotos por exemplo. Assim, o documento fica disponível a partir de qualquer lugar do mundo onde eu tenha acesso a internet.

Portanto, a dica de ouro é: não deixe de fazer uma cópia digitalizada de todos os seus documentos, como por exemplo passaporte, passagens aéreas, reserva de hospedagens, apólice do seguro viagem (apesar que essa normalmente sempre vai por e-mail e principalmente a carteira de vacinação internacional (experiência própria). Vai por mim, isso te auxilia bastante em caso de perda desses documentos tão valiosos.

1. O que é digitalizar?

Digitalizar é o processo de transformação de documentos físicos para a forma digital.

2. Quais documentos devem ser digitalizados?

O documento que deverá ser digitalizado vai depender muito se é viagem nacional ou internacional. então na dúvida é melhor digitalizar tudo e guardar na “nuvem”. Veja alguns exemplos de documentos que devem ser digitalizados:

  • Documento de identidade (RG) que tenha o número do CPF;
  • Passaporte: páginas 1(número do passaporte), 2 (seus dados) e 3 (foto) e Visto;
  • Carteira de motorista (nacional ou internacional);
  • Carteira de vacinação e a internacional também;
  • Reservas de hospedagens;
  • Passagens aéras (e trem ou ônibus);
celular digitalizando livro
o que é cópia digitalizada? É uma foto bem tirada no seu celular. Photo by freestocks on Unsplash

3. Como digitalizar os documentos?

É bem simples digitalizar documentos. Existem aplicativos para digitalizar os documentos. Meu marido usa o Photoscan do Google e também o Microsoft Lens. Porém, a boa e velha câmera do celular definitivamente é a melhor pedida.

Leia também: Quais são os países que não precisam de visto para entrar?

Onde armazenar os documentos digitalizados?

  • O modo mais rápido e fácil é tirar uma foto do documento com o seu celular e enviá-lo para o e-mail ou subir para um serviço de nuvem, assim ele permanece com você em qualquer lugar que você estiver portando um smartphone. Lembre-se que você precisará de internet para acessá-lo, então é melhor manter uma cópia dessa digitalização no próprio telefone.

4. E a fotocópia (famoso xerox)? É realmente importante?

Como diz o ditado, prudência e caldo de galinha não fazem mal a ninguém”.  Em todas as minhas viagens eu sempre viajei com uma cópia do passaporte (e agora, depois de ter esquecido a carteira de vacinação internacional em Singapura, também tenho fotocópia desse documento e principalmente uma cópia digitalizada).

Além disso, é muito importante alguma pessoa de sua confiança ter uma cópia digitalizada desses documentos. Imagina se seu celular estragar e não ligar. Isso pode ser muito útil caso aconteça algum imprevisto também, com o seu equipamento (celular ou computador). Com os documentos na “nuvem”, mesmo sem o smartphone, você ainda poderia obtê-los através de um computador ligado a internet de um hotel, ou lan house, por exemplo.

Gostou da dica? Então conta para nós, você já teve o cuidado de levar uma cópia digitalizada dos seus documentos em suas viagens ou já passou por alguma situação em que isso teria te ajudado a solucionar algum imprevisto?