Nas minhas férias em São Miguel dos Milagres, é claro que eu não poderia deixar de visitar uma das praias mais famosas (e bonitas) do Brasil, a praia do Patacho, localizada em Porto das Pedras – al. Descubra nesse post o lindo Túnel Verde, onde ficar e melhores pousadas na Praia do Patacho!
Leia também: 170 Melhores frases de viagem para você arrasar no Instagram
O que você vai encontrar nesse artigo
- Onde está localizada a Praia do Patacho?
- Um pouco da História de Porto de Pedras
- Como chegar a Praia do Patacho?
- Por quê visitar a Praia do Patacho?
- O que fazer na Praia do Patacho?
- Onde comer na praia do Patacho, Porto das Pedras – al
- Onde ficar na praia do Patacho, Porto das Pedras – al
- Quando ir – Melhor época para ir a Alagoas
Onde está localizada a Praia do Patacho?
Essa praia está localizada no município de Porto de Pedras. Inclusive antes de vir pra cá eu fazia a maior confusão, pois as pessoas associam a Praia do Patacho com São Miguel dos Milagres, ignorando totalmente a cidade de Porto de Pedras.
E tanto Milagres quanto Porto de Pedras fazem parte da Rota Ecológica (o nome oficial da região é Costa dos Corais). Já ouviu falar? Um dos lugares que tem mais charme, beleza e tranquilidade por metro quadrado do Nordeste.
Acredito que essa região tenha ficado tão preservada (e afastada do turismo de massa que chega em peso a Maragogi) graças à geografia do local. Ou seja, entre as cidades de Barra de Santo Antônio e Japaratinga existem duas interrupções da estrada sendo necessário pegar balsa para continuar.
A travessia do rio Manguaba de barco ou balsa para Japaratinga possui uma paisagem rica em manguezais e coqueirais.
Dessa forma, pra acelerar a viagem existe outra estrada principal, que vai pelo interior do Estado e só retorna à costa em Maragogi, deixando essa parte do litoral uma tranquilidade só.
Um pouco da História de Porto de Pedras
A localização estratégica entre o mar e uma encosta de pedras fez com que o município tivesse três nomes: Porto Real, Águas Belas e Porto de Pedras. A colonização portuguesa contribuiu bastante para o início do povoado e a história de Porto de Pedras está ligada à de uma cidade próxima, Porto Calvo.
Os moradores de Porto de Pedras participaram ativamente do movimento contra as invasões holandesas. Pelo porto daqui passavam e ancoravam tanto embarcações inimigas quanto aliadas, vindas de Recife com alimentos e muita munição. No dia 14 de maio de 1633, guiados por Calabar, os holandeses entraram em Porto de Pedras, destruindo embarcações portuguesas e incendiaram o povoado.
Em dezembro de 1815, o povoado foi elevado à categoria de vila, desmembrado de Porto Calvo. Em 1864, a vila foi anexada a Passo de Camaragibe. E no ano de 1921 finalmente transformou-se em município.
Porto de Pedras atualmente atrai os turistas por suas belezas naturais e características de hospitalidade de seu povo. Quem nasce aqui é porto-pedrense.
Aliás, 10 entre 10 amigos que visitaram a região gostaram bastante e recomendam. E como não fiquei aqui o tempo que eu gostaria, esse texto contou com fotos de pessoas muito especiais, que gentilmente cederam algumas fotos para ilustrar o texto sobre um lugar tão especial! Muito obrigada, pessoal! 🥰
Como chegar a Praia do Patacho?
De Maceió:
Voamos até Maceió, Alagoas. E do aeroporto (MCZ) até Porto de Pedras/ Patacho são cerca de 2 horas de viagem (130km).
De São Miguel dos Milagres:
Pegamos um Buggy em São Miguel dos Milagres e viemos conhecer a Praia do Patacho e outras praias de Porto de Pedras. De Milagres até o Patacho são cerca de 10 km. Bem pertinho.
De Recife:
Já de Recife até aqui são cerca de 180 km, e aproximadamente 3 horas de viagem.
Muita gente vem pra cá de transfer, mas preferimos vir de carro alugado, pois te dá mais autonomia para conhecer outros lugares. A não ser que você queira realmente descansar e não goste de dirigir.
Alugue pela Rentcars.com
De Maragogi:
De Maragogi é um pulo. 1 horinha de viagem, cerca de 60 km. Muito tranquilo incluir na viagem, como fizemos.
Atenção que nesse trecho existe a possibilidade de pegar a Balsa, e pode ou não ser o caminho mais rápido.
Por quê visitar a Praia do Patacho?
Fala a verdade, você deve estar se perguntando por quê vir pra cá, se o Nordeste todo tem praias belíssimas, e às vezes, bem mais fácil de chegar.
Pois bem, além das areias clarinhas, água cristalina e um coqueiral super fotogênico, é um lugar muito sossegado, excelente para esses tempos de pandemia. (Tão sossegado que tem pouquíssimos quiosques vendendo comes e bebes).
Como se isso não bastasse, as águas são muito mansinhas, e a Praia do Patacho se transforma na maré baixa e então a mágica da mãe natureza acontece: o mar se recolhe, e caminhando se chega até as piscinas naturais. Isso é muito incrível! Fiz tantos passeios em praias nos arredores que precisava pegar barco pra visitá-las, e ter um lugar que você chega andando, é um privilégio.
O que fazer na Praia do Patacho?
Você quer mais que tomar banho tranquilão no mar turquesa, morno e rasinho (durante a maré baixa)?
Visitar as piscinas naturais do Patacho
As piscinas naturais da Praia do Patacho são uma boa alternativa. Pois, apesar de ser bem menores que as de Maragogi, também são mais vazias. Ou seja, aqui estamos falando mais de exclusividade do que de qualquer outra coisa.
Visitar as outras praias de Porto de Pedras
Essa região da Costa dos Corais (ou Rota Ecológica) é toda charmosa.
E por aqui existem outras praias maravilhosas.
Ah, quando você for embora daqui você vai estar apto a entrar nas rodinhas de discussão pra escolher qual é a praia mais bonita da Rota Ecológica. É uma discussão super acalorada, você precisa ver, rsrs. É uma dúvida cruel!
Faça igual a uma amiga minha: Cada período de férias ela fica hospedada em uma praia dessa região. E aí vai conhecendo as praias da Rota Ecológica com calma, pois é exatamente assim que você deve desfrutar desse paraíso exclusivo.
Há ainda a Praia do Porto de Pedras e a praia da Crôa do Tubarão.
Visitar o Túnel Verde do Patacho, Porto de Pedras, Alagoas
É cada lugar lindo que tem nesse Alagoas! O Túnel Verde do Patacho, rende várias fotos pra colocar no Instagram de tão fotogênicas.
O túnel verde fica exatamente por aqui, bem na cidade de Porto de Pedras e bem pertinho da Praia do Patacho.
Como chegar ao Túnel Verde do Patacho, Alagoas:
Para chegar ao Túnel Verde, Porto de Pedras é bem simples. Basta colocar no seu Google Maps, no Waze ( ou qualquer aplicativo para dirigir que você use) e digitar Túnel Verde, Porto de Pedras.
Quando ir ao Túnel Verde do Patacho, Alagoas:
Consegue-se visitar Túnel Verde do Patacho, Alagoas durante o ano todo, porém na temporada de chuva o túnel fica bem fechado/interditado porque a vegetação preenche todos os espaços. Interessante né?
Mais dicas sobre o Túnel Verde do Patacho, Porto de Pedras Alagoas
Uma informação que vale muito a pena falar é fazer igual fizemos, ir entre 10 horas e às 14 horas, porque com o sol bem em cima a iluminação é melhor e a sua foto fica ainda mais linda.
Há ainda os antigos engenhos de cana e casas grandes dos coronéis.
Assistir ao nascer da Lua
Quando estávamos passeando de buggy pelas praias da região o guia disse que a Lua prateada (na fase cheia) aparece no horizonte, então os turistas hospedados nas pousadas próximas ficam na areia para observá-la nascer do mar. As melhores fotos são na maré baixa.
Nossa! Já até imaginei a cena aqui: o mar seca, deixa uma comprida faixa de areia e o reflexo da lua brilhando no chão.
Tirar muitas fotografias
Visitar a Associação de Proteção do Peixe Boi, próxima da praia do Patacho Porto das Pedras – al
Se você como eu ama e apoia todas as iniciativas possíveis para conservação da fauna e flora brasileira esse passeio é pra você.
O peixe-boi marinho é o mamífero aquático mais ameaçado de extinção no Brasil. Na lista nacional de espécies ameaçadas, esse animal encontra-se em real perigo. Estima-se que a população de peixe-boi seja de aproximadamente 1100 indivíduos no Brasil.
A nossa visita foi mais que agradável. Foi, além de uma oportunidade ímpar de ver esse bicho fofo de perto, uma grata surpresa sentir a seriedade do projeto e da população que mora na região.
Não tem preço esse compromisso da própria comunidade local quando ela entende a importância de se preservar a natureza.
É um projeto muito bonito, que merece todo o apoio e reconhecimento do governo e empresários locais.
Onde comer na praia do Patacho, Porto das Pedras – al
Se você quiser passar o dia todo por aqui (não foi o nosso caso), você pode levar sua merenda e seu próprio guarda-sol pois a estrutura é bem pouca.
Preferimos comer num beach club na Praia bem ao lado chamado “Sonhos do Patacho”.
No beach club Sonhos do Patacho. Porto de Pedras, Alagoas
Por aqui existem ótimos restaurantes localizados em charmosíssimas pousadas. Como nossa pousada tinha café da manhã e jantar incluídos não nos preocupamos em comer fora.
Onde ficar na praia do Patacho, Porto das Pedras – al
Várias pousadas daqui fazem parte de uma Associação chamada Roteiros de Charme.
O padrão das pousadas em especial da Praia do patacho é altíssimo, nível lua de mel e onde se é possível até encontrar celebridades. Muitas pousadas na Praia do patacho não aceitam crianças.
Nós ficamos na cidade ao lado, São Miguel dos Milagres, na Pousada do Toque (localizada na praia que leva o mesmo nome). Tanto a minha pousada quanto a Praia do Toque são um verdadeiro sonho! Acho que foi a hospedagem mais exclusiva que já me hospedei na vida! Recomendo de olhos fechados.
Já se você quiser ficar na própria Praia do Patacho mesmo existem ótimas opções por aqui.
Onde ficar na Praia do Patacho: Pousada do patacho:
Uma das mais recomendadas é a Pousada do Patacho. Bonita, bem localizada e muito confortável. E o melhor de tudo: aceita crianças e bebês.
Onde ficar na praia do Patacho: Outra bem indicada também é a Reserva do Patacho.
Veja outras opções de pousadas para você ficar na Praia do Patacho:
A que mais está na moda é a Pedras do Patacho. Conheci um casal em Maragogi que comemorou seu aniversário de casamento num jantar super estiloso aqui.
Pousada Xuê também é mega recomendada. Linda, exclusiva e pé na areia.
No entanto, aqui existem também pousadas com um preço beeem mais acessível, como por exemplo, a Pousada Quinta do Patacho que tem café da manhã incluído, uma nota ótima e uma piscina super gracinha.
Eu reservei a minha pousada pelo Booking com cancelamento grátis. Reserve seu hotel próximo à Praia do Patacho pelo Blog, você não paga nada a mais por isso, e ajuda o blog a se manter. 🙂
Quando ir – Melhor época para ir a Alagoas
Fomos em fevereiro, e a cor do mar estava azul, azul, padrão Tim Maia (azul da cor do mar). A melhor época vai de outubro a fevereiro, considerada a estação seca. No entanto, a Rota Ecológica nunca faz frio, com temperaturas médias de 25 graus, então se consegue curtir o ano todo.
Dica de ouro: pra sua viagem ser plena, você precisa se atentar a tábua de marés. Maré baixa é quando as piscininhas naturais aparecem. O site da Climatempo tem essas informações.
A maré baixa boa para fazer os passeios na Praia do Patacho é de 0.3m (mais baixa é ótimo tb!!). Até 0.6m dá para fazer, e é o limite. Se organize pra chegar uma hora antes da altura mínima.
Adorei este destino, parece ser tão calmo. E a proteção ecológica é maravilhosa. Obrigado por compartilhar sobre a praia do patacho.
Parabéns , adorei a recomendação.
Que lindo Liz, as praias são verdadeiros paraísos! Amei saber sobre a Praia do Patachó! Se eu ver um peixe boi acho que choro de emoção hahaha. Um beijo enorme!
Que sítio lindo…Que vontade de dar um mergulho nessas águas. Realmente preciso urgentemente de ir ao Brasil.
Adoro paraísos pé-na-areia como este! Você conseguiu transmitir em sua postagem exatamente a atmosfera do lugar!!! Parabéns, adorei!!!
Adorei as dicas 🤩
O município de Porto de Pedras mora no meu coração! A praia do Patacho é realmente um encanto. A cor da água e a temperatura…. nunca vi nada parecido no Brasil!! E as suas dicas são sempre ótimas! Extremamente completas e detalhadas. Ah! E adorei ver meus filhotes no seu blog 😉
[…] Previous post: Praia do Patacho, Porto de Pedras e Peixe-Boi Postado 1 dia atrás por Elizabeth Werneck […]
Mesmo morando relativamente próximo do destino (Recife), não conheço a praia… AINDA. Amei o post e as fotos, principalmente aquela da bicicleta.
Quantas lindas lembranças esse post me trouxe. Estive aí em 2009 e agora quero voltar com as crianças. Adorei as imagens e informações.
Adorei a combinação de céu azul e mar de água clarinha da praia do patacho
Uau! Cada foto mais linda que a outra. O Nordeste brasileiro é mesmo incrível! Não conhecia esse lugar, amei as informações e já aumentou minha lista de lugares a conhecer.
Amiga, que fotos maravilhosas, como sempre. Eu amo alagoas. Um dos melhores destinos do Brasil. Dos mais lindos do mundo. Um paraíso nosso.
Ah e esse projeto peixe boi eu conheci. Amei. ♡
Que lugar maravilhoso! Nunca havia ouvido falar antes sobre a Praia do Patacho e já fiquei apaixonada! Por causa das praias de águas mansinhas e de ser menos badalada, parece um destino ótimo para ir em família, né? Já foi para a lista de viagens que eu quero fazer!
Amei suas dicas para conhecer a Praia do Patacho! Nunca estive por lá, mas faz anos que tenho vontade de ir. Obrigada por compartilhar!
Quando eu viajei pelo litoral de Alagoas a Praia do Patacho foi a minha melhor surpresa e minha maior decepção.
Por um lado, foi simplesmente a praia mais linda que conheci. Por outro, eu queria ter descoberto isso antes para ter me planejado melhor e ter passado algumas noites neste paraíso! hahahaha
Só não fique mais #chateado porque São Miguel dos Milagres é um lugar tão incrível que com toda certeza eu voltarei outras vezes!
Dicas anotadas.
Obrigado!
[…] de você não perder muito tempo na fila. Mas nem foi nosso caso. Tínhamos acabado de voltar do Projeto Peixe Boi (que eu contei aqui) e era próximo das 13 […]
[…] Para visitar a região da Rota Ecológica de Alagoas optei por me hospedar em São Miguel dos Milagres e assim conseguir visitar as praias de Porto de Pedras e o Projeto Peixe-Boi. […]
[…] Leia também sobre uma Praia tão gostosa quanto a Praia do Espelho: Praia do Patacho, Porto de Pedras e Peixe-Boi […]
[…] Praia do Patacho, Porto de Pedras e Peixe-Boi […]
[…] Contei da nossa visita à Praia do patacho e visita ao Santuário do Peixe Boi nesse texto: Praia do Patacho, Porto de Pedras e Peixe-Boi […]
[…] 4- Praia do Patacho, Porto de Pedras e Peixe-Boi; […]
[…] Also read about a beach as wonderful as Praia do Espelho: Praia do Patacho, Porto de Pedras and Peixe-Boi […]
[…] Leia mais: Praia do Patacho, Porto de Pedras e Peixe-Boi […]