igrejinha na praia

Imagina você montar uma viagem por 10 dias por locais paradisíacos do Nordeste brasileiro só pra visitar essa charmosa igrejinha na praia! Pois é, não sei se vocês são assim, mas quando vejo uma paisagem nas redes sociais que fala com o meu coração movo mundos, fundos e toda a minha família para ir lá.

Eu não sei porque só ouvi falar dessa igrejinha recentemente, já que ela é tãaaaao antiga. Será que é porque algum famoso casou nela? O rapaz que estava na recepção da igreja disse que ela abriu pra visitação recentemente, então deve ser por isso, né?

Criança na praia da igrejinha

Onde fica a Igreja de São Benedito (a igrejinha na praia)?

Essa bela capelinha fica na Praia dos Carneiros, no município de Tamandaré PE, litoral sul de Pernambuco, localizada a 100 km de distância de Recife (mais ou menos 2 horas de carro). Inclusive muita gente passa por aqui ou faz um bate-volta da capital pernambucana.

Eu vim pra cá de Maragogi, Alagoas (50 km, cerca de 50 minutos de carro).

Mapa que fizemos

E daqui fui pra Porto de Galinhas, 50 minutos de carro (e também 50 km de distância).

Vai pra Porto de Galinhas também? Não deixe de Conferir todas as dicas que o Blog Mundo Viajante contou sobre esse lugar incrível!

Como chegar na Capela de São Benedito?

Nós viemos de carro alugado e foi o opção mais confortável. Se você quiser alugar um carro, nós alugamos e recomendamos os serviços da Rentcars.com. O site realiza uma eficiente pesquisa entre as locadoras e te apresenta o melhor custo-benefício para você escolher.

Já se você optar pelo ônibus, a Viação Cruzeiro têm ônibus diários conectando Recife a Tamandaré. (Central de Atendimento 0800 81 2662).

Além disso, os hotéis em Recife, Porto de Galinhas e Maragogi providenciam esse passeio de bate e volta também.

Sinceramente, depois vou contar detalhes sobre a Praia dos Carneiros. Em outro post vou explicar porque foi uma das praias mais incríveis que já estive na vida. Então se organize para se hospedar lá ao invés de só apenas dar uma passadinha para tirar fotos, combinado?

Pousada Paraíso dos Carneiros
Muitos dizem que o paraíso deve ser parecido com a Praia dos Carneiros. Então nada mais justo que eu me hospede na Pousada Paraíso dos Carneiros. Faça como eu, reserve pelo booking e use o link do blog. Você não paga nada a mais e ajuda o blog a se manter. 😉

Sobre a Capela de São Benedito

Também conhecida como a Igrejinha dos Carneiros, essa pitoresca igrejinha na praia é uma histórica construção do século XVIII que rende belas fotos, para você se lembrar da viagem.

igrejinha vista do mar
Maré baixa na Praia dos Carneiros

Francisco de Caldas Lins, mais conhecido como Barão de Araçaji e também como Visconde de Rio Formoso construiu essa igrejinha. Importante mencionar que as terras da região onde está situada essa bela praia pertenciam a ele, quando Tamandaré ainda era um distrito da cidade de Rio Formoso.

O nome da praia provém do nome de um dos antigos proprietários da área, José Henrique Carneiro, governador de Pernambuco por um curto período, em 1919.

Hoje em dia, o local é propriedade particular dos descendentes da família Carneiros.

A família, dona do terreno, costuma alugar a igreja para cerimônias de casamento e batizados.

placa de informações para reserva de eventos da capela

Visitando o interior da capela

Outra coisa que vale a pena mencionar: a igreja cobra um valor para a sua manutenção. Entretanto, não precisei pagar porque comprei um imã de geladeira e uma máscara, assim eles liberaram o pagamento da entrada. Ah, no último domingo de cada mês ao meio dia acontece uma missa nessa igreja.

interior da capela
Dentro da Igrejinha de São Benedito. Relíquia à beira-mar. Os conceitos de simplicidade com muito charme foram atualizados.
história de São Benedito
São Benedito, Padroeiro da Igrejinha na Praia dos Carneiros. Quadro de dentro da Igrejinha.

Além disso, existe um restaurante/ beach club ao lado da igreja (os donos são os mesmos), então se você vai passar o dia lá, o pagamento da entrada da igreja é dispensado também.

janela lateral da capelinha dos carneiros
Pela janela lateral da Capelinha dos Carneiros

Muita gente reclama que é cheio e com excesso de vendedores nas proximidades. Eu acho que dei muita sorte porque como chegamos num domingo e fomos embora na terçafeira, não percebemos nada que me incomodasse, além de estarmos em pandemia do Novo Coronavirus.

Praia dos Carneiros bem vazia

Por que essa igrejinha na praia está tão famosa?

preparação de casamento na praia
Se você não conseguir se casar dentro da igrejinha, pode se casar do lado de fora também. Praia dos Carneiros.

Acredito que seja porque realmente o cenário é lindo e bastante exclusivo. Imagina a cena: Uma uma pequena e simpática capelinha histórica, construída em meados do séc. XVIII, pintada de branco com detalhes em verde, bem ao estilo português, localizada numa das praias mais bonitas do Brasil, que tem sua paisagem moldada pelo encontro do mar e do Rio.

Praia dos Carneiros. Foto: @renatacrippa

E a Praia dos Carneiros?

Soma-se um imenso coqueiral na praia, ventos mornos e próxima à imponente barreira de recifes (corais) que forma piscinas naturais na maré baixa. Além de ser uma praia bem tranquila, ótima para crianças, com águas mornas e que muda de cenário por causa das marés. É um cenário bem singular, não?

piscinas naturais na praia dos carneiros
Piscinas naturais na Praia dos Carneiros PE.

Conversei com alguns turistas pernambucanos e eles disseram que Carneiros é o “xodó”, uma das melhores praias do Estado.

vista na praia dos carneiros
Você sabia que a Praia dos Carneiros (PE) foi eleita uma das 15 melhores praias do mundo?

Eu sei que minhas expectativas estavam muito altas, e mesmo assim tanto a praia quanto a igrejinha conseguiram superá-la ainda mais. A simplicidade da arquitetura, aliada ao encanto do local, me faz recomendar a visita, mas lembre-se, o lugar merece que você se hospede por lá.

igreja de são pedro em Tamandaré
E essa igreja aqui, gente! Também está localizada em Tamandaré, porém fica em outra praia, mas isso é assunto pra outro post! 😉. Igreja de São Pedro, Tamandaré, PE.

Pernambuco é incrível! Estado com praias maravilhosas e belas praias.

Quando você estiver por aqui não deixe de visitar o Centro Histórico de Igarassu. O blog Viaje sem Pacote contou mais sobre essa cidade.

Quer mais informações sobre Pernambuco? O blog Viajo Caminhando te conta 5 coisas sobre o que fazer nesse Estado maravilhoso.