Anúncios

O Instagram e as viagens: novas formas de viajar!?

Acho super legal durante as viagens descobrir cantinhos inesperados, seja aqueles frequentados pelos próprios moradores locais ou algum lugar novo que está na moda mas que não encontro nos guias de Turismo.

Em todas as viagens eu pesquiso bastante as informações tanto nos guias turísticos quanto em blogs especializados. E além disso, atualmente uso muito as redes sociais ao meu favor.

Acho que o Instagram especificamente é uma ótima ferramenta para se descobrir lugares em viagens.

Logomarca do Instagram

Instagram é uma rede social de fotos para usuários de Android e iPhone. Basicamente se trata de um aplicativo gratuito que pode ser baixado e, a partir dele, é possível tirar fotos com o celular, aplicar efeitos nas imagens e deixá-las mais atraentes e compartilhar com seus amigos ou com o público em geral.

Eu faço o seguinte: digito a hashtag (#) da cidade ou digito o local pela geolocalização (GPS) no Instagram, então consigo bastante informação sobre os lugares em tempo real, qual é o clima, como as pessoas se vestem, algum lugar bonito que me agrade, etc.

Então foi assim que conheci esses 10 locais a seguir: Escrevia as hashtags das cidades que ia visitar, e procurava pelas fotos recentes e as mais populares.

1- Real Gabinete Português de Leitura, Rio de Janeiro, Brasil

Eu passo férias no Rio de Janeiro desde os anos 80 e nunca tinha ouvido falar daqui. Já meu marido morou a vida inteira no RJ, e apesar de já ter ouvido falar nunca tinha vindo também.

A instituição foi fundada em 1837 por um grupo de imigrantes portugueses, refugiados políticos, para promover a cultura entre a comunidade portuguesa na então capital do Império.

Sala de leitura

O local é lindo por dentro e você se sente numa mistura de Portugal com Harry Potter. O edifício da atual sede possui estilo neomanuelino. Este estilo arquitetônico evoca o exuberante estilo gótico-renascentista vigente à época dos Descobrimentos portugueses, denominado como manuelino em Portugal por coincidir com o reinado de D. Manuel (r. 1495–1521).

Foto retirada da Wikipedia. A fachada, inspirada no Mosteiro dos Jerônimos de Lisboa, foi trabalhada em pedra trazida de Lisboa para o Rio. As quatro estátuas que a adornam retratam, respectivamente, Pedro Álvares Cabral, Luís de Camões, Infante D. Henrique e Vasco da Gama, todos bastante conhecidos por nós brasileiros.
Endereço: Luis de Camões, 30, Centro do Rio.

O Imperador D. Pedro II (1831–1889) lançou a pedra fundamental do edifício em 10 de junho de 1880, e sua filha, a Princesa Isabel, junto com seu marido, o Conde d’Eu, inauguraram-no em 10 de setembro de 1887. Definitivamente merece uma visita quando você visitar o Rio de Janeiro.

2- Igreja Madonna della Vitaleta, Toscana, Itália

Quando eu digitava a hashtag #toscana no Instagram aparecia essa maravilhosa paisagem que, de tão perfeita, eu ficava com sérias dúvidas se era real.

Nessa região do Val d’ Orcia tudo é maravilhoso e famoso, mas eu realmente achei essa capelinha bastante escondida e pouco divulgada em guias turísticos e com certeza foi uma das paisagens mais fotogênicas da minha viagem.

Contei detalhes da nossa maravilhosa viagem à Toscana aqui.

3- Aeroporto Changi de Singapura

Outra cidade que eu ia visitar, então assim que eu “jogava” #Singapura no insta aparecia imagens lindas de construções hi-tech como uma floresta e a maior cachoeira interna do mundo nesse moderno aeroporto.

O aeroporto é considerado o melhor do mundo, e essa cachoeira é incrível, e o complexo conta com mais de 300 estabelecimentos entre lojas, cinema, restaurantes, hotel e outras atrações.
Ah, e não se preocupe porque a água dessa cachoeira é de reuso e grande parte proveniente das chuvas! O país se preocupa muito com ecologia e sustentabilidade.
Então tome cuidado para não perder o vôo, com tantas atrações assim, se programe pra chegar cedo para curtir tudo.
Mais dicas de Singapura aqui.

4- Ver mais as cidades do Alto.

Eu sempre gostei de ver as cidades que eu visito do alto, sempre tive esse hábito mas por causa do Instagram, passei a fotografar mais esses locais.

Praça Amazônia, Ilha do Governador, Rio de Janeiro.
Subindo o Teleférico de Aparecida, SP, Brasil

Conheço vários moradores de Aparecida e Região que nunca subiram esse teleférico nem viram essa linda vista.

Vendo o Vale do Paraíba, a Serra da Mantiqueira e a Segunda maior igreja do mundo, do Alto do Morro do Cruzeiro. Aparecida, SP, Brasil.

5- Teleférico de Quito, Equador

Quando eu viajei para o Equador estava super focada em descobrir lugares incríveis pelo Instagram durante a estadia. Então apesar de saber que o Teleférico de Quito era um local muito turístico, o balanço que tem aqui em cima, descobri só pelo referido aplicativo.

Quando encontrei pelas hashtags esse balanço no alto de um vulcão pensei: “tenho que ter” essa experiência. Teleférico de Quito.

6- Basílica do Voto Nacional, Quito, Equador

Foto retirada da Wikipedia

Essa basílica é linda. É a maior basílica neo-gótica da América, e seu desenho foi inspirado na Catedral de Notre Dame, de Paris. Um detalhe interessante é que os gárgulas da decoração foram substituídos por animais da fauna local: iguanas, lagartos, preguiças, macacos, jacarés, tamanduás, etc. Muito Impressionante mesmo! E apesar de ser muito turística e estar em todos os guias descobri pelo Instagram que dá pra visitar suas torres, e dizem que a vista é linda.

Você passa pelo telhado da igreja, e ao subir aquela escada ao fundo, chega do lado de fora da torre. A gente não teve coragem de subir lá. Eu achei muito inseguro. Mas, quem sabe da próxima vez?
Mas a igreja tem outro mirante, menos perigoso, e então nos contentamos com essa vista. Hahaha.
A igreja é bonita por fora e por dentro. Definitivamente vale a visita. End: Quito 170130, Equador

7- Hotéis

Sempre que estamos procurando algum hotel, pesquiso no tripadvisor e no Booking.com, mas agora desenvolvi o hábito de também buscar informações no Instagram.

Hotel Casona de La Ronda, Quito.
Hotel Porta San Mamolo, Bolonha, Itália

8- Detalhes e perspectivas

Outra coisa que fica maravilhosa no Instagram são as diferentes perspectivas de fotos que poderiam ser tiradas de modo convencional.

Museu de Etnografia de Chefchaouen, Marrocos
Inspirações para brincar com a imensidão do Salar de Uyuni, na Bolívia.

Ruas decoradas de guarda chuva, bandeirinhas, Flores, etc. Tudo fica com bastante charme. O Instagram possui “filtros” para você editar as fotos e deixá-las mais interessantes ainda.

Não posso mais ver alguma coisa colorida por aí que já penso que vai ficar linda no meu Insta.

Pelas ruas de Penedo, Rio de Janeiro
Pelas ruas em Montepulciano, Toscana, Itália

9- Parede, Porta, chão bonito, foto de comida e arte de rua

Outra coisa também que fica muito bonita no Instagram são fotos tiradas do chão, de parede, portas e até mesmo as refeições, tendo até hashtags específicas para você encontrar essas belas “obras-primas”.

Chão de Outono em Bariloche
O que será que tem atrás dessa porta de ouro!? Fez, Marrocos

Já a arte de rua ganhou mais notoriedade no Instagram porque ela existe nos lugares menos turísticos, como por exemplo becos, bairros mais afastados do centro, debaixo de pontes, em paredes ou lugares abandonados.

Existem em muitas cidades um turismo desse tipo.

Provavelmente em minha próxima visita a Londres farei um tour focado em arte de rua, pois quero conhecer uma Londres mais alternativa. Sairei dos programas comuns e darei um giro por East London, berço da Street Art da capital inglesa.

Parede artística no Porto do Rio de Janeiro. Arte do Eduardo Kobra

10- Livraria Acqua Alta, Veneza, Itália

Pesquisando pela Hashtag “Veneza” encontrei essa incrível livraria. Dá para tirar ótimas fotos e tem livros muito divertidos.

Dizem que, como ela é bem na beirada de um dos inúmeros canais da cidade, continua funcionando mesmo com água dentro do estabelecimento.
Vale a pena a visita!

Mais dicas de Veneza aqui

Bonus: 6 Lugares que eu ainda não visitei, mas que fazem sucesso no Instagram

Esses lugares eu ainda não visitei, mas eventualmente navegando no Instagram descobri fotos maravilhosas e intrigantes, então são fortes candidatos a ter uma visita nossa:

1- Largo do Boticário, Rio de Janeiro

Foto retirada da Wikipedia

O Largo do Boticário é um dos patrimônios mais originais da cidade do Rio de Janeiro localizado no bairro do Cosme Velho, Zona Sul do Rio. O espaço caracteriza-se por sua exuberante vegetação de Mata Atlântica e pelos casarões em estilo neocolonial do século XIX.

2- Hotel Ahau Tulum, México

Foto retirada do site Booking.com

Essa impactante entrada do hotel já vale a visita! Mas, além disso em Tulum estão localizadas as ruínas mais fotogênicas do México: São templos e casas de uma importante cidade portuária Maia, além do mais indescritível mar do Caribe que eu tanto gosto.

A praia de Tulum é uma região muito linda! México. Foto retirada da Wikipedia

3- Hallstatt, Áustria

Esse pequeno vilarejo de menos de mil habitantes foi usado como inspiração em Frozen e, por causa de sua fama no Instagram, está recebendo 10 mil turistas por dia. Acho que turismo é bom e importante para o local, mas é necessário ter um controle.

Foto retirada da Wikipedia

4- Templo Pura Lempuyang Luhur, Bali, Indonésia

Esse famoso ponto turístico em Bali, ficou muito popular no Instagram, mas de um jeito um pouco inusitado. As fotos mostram a pessoa entre os dois lindos arcos, conhecidos como “Portões do Céu”, refletidos no que seria um lago. No entanto, na realidade, tudo não passa de um truque utilizando um espelho na frente da câmera, gerando o resultado.

O perfil @hindustanAbi postou dois cliques para mostrar a realidade do local Foto: Reprodução/Twitter

Eu particularmente continuo querendo ir, inclusive acho que quem faz essas fotos com o espelho cobra um dinheirinho e movimenta a economia local. Além disso, em frente ao portal tem um vulcão lindo, então ainda acho que vale a visita. Mas é importante saber disso, pra não ir enganado.

O perfil @polina_marinova mostrou a pessoa tirando a foto, formando até fila. Foto: Reprodução/Twitter

5- Beco do Batman, São Paulo, Brasil

É uma travessa localizada na Vila Madalena, um bairro boêmio da zona oeste da cidade de São Paulo. O trecho recebeu esse nome devido a um grafite do personagem homônimo da DC Comics há muitos anos, e acabou por se tornar um grande ponto de turismo da cidade devido a dezenas de outros lindos grafites pintados em seus muros. Atualmente conta com visitas monitoradas realizadas na área.

Beco do Batman, Foto: Ana Rita Pavão
Beco do Batman, São Paulo, SP, Brasil. Foto: Ana Rita Pavão

6- Miradouro de Santa Luzia, Lisboa, Portugal

A vista da cidade é linda, tem uma ampla vista sobre Alfama e o rio Tejo. Foi uma lástima não ter descoberto esse local antes da minha viagem pra cá.

Foto retirada do site Wikipedia

De qualquer forma, no Instagram existe a possibilidade de você marcar e guardar em “pastas” as fotos para não esquecer os lugares que quer visitar, então esse mirante já está guardado para a minha próxima vez em terras lusitanas.

Exemplo das minhas pastas no Instagram

E aí, pessoal! O Instagram ou alguma outra rede social mudou a sua forma de viajar? Conte pra gente. Tem alguma dica legal que você descobriu e pode me passar?

Aproveita e segue a gente lá!
@elizabethwerneck
@nandocanedo

Américas Ásia Áustria Brasil Equador Europa Itália Listas Top México Outros Portugal Singapura

Anúncios

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: