Você já ouviu falar em Turismo Rural? Conheça nesse artigo o Turismo Rural, que é um dos tipos de turismo que está fazendo o maior sucesso no Brasil.

Definição de Turismo Rural:

O Turismo rural é uma forma de turismo que tem, por finalidade, permitir, a todos os visitantes, um contato bem mais direto e genuíno com a agricultura do lugar, com a natureza, e, claro, as tradições da região. E esse contato vai se dar através da hospedagem diferenciada pois será domiciliar em ambiente bem rural e familiar. Acompanhe o texto!

Booking.com
Turismo Rural: 10 cidades para conhecer

O turismo rural vem conquistando cada vez mais pessoas, principalmente após a pandemia do COVID-19 e a necessidade de as pessoas entrarem em contato com a natureza. Afinal, é uma ótima experiência para fugir da correria dos grandes centros, trazendo sensação de conforto e aconchego durante a viagem. A boa notícia é que o Brasil é um país com dimensões continentais, abrigando destinos incríveis que sabem muito bem como explorar o turismo rural. Então, pensando nisso, preparamos o post de hoje para falar sobre algumas das melhores cidades para conhecer no turismo rural. Vamos lá?

Turismo Rural em Jaraguá do Sul, Santa Catarina

Ainda que seja a quinta maior economia de Santa Catarina e atraia cada vez mais pessoas em busca de uma imobiliária em Jaraguá do Sul, essa cidade se desenvolveu com maestria e em conjunto com a natureza. Nesse sentido, você poderá explorar as diversas belezas naturais do município, assim como relaxar nos incríveis hotéis-fazenda disponíveis para curtir seus dias de descanso ao máximo.

Leia também: Lugares românticos em Santa Catarina SC

2- Lugares bonitos para conhecer em Santa Catarina

Turismo Rural em Vassouras, Rio de Janeiro

Considerada a cidade dos barões do café do século XIX, hoje em dia Vassouras é um dos principais destinos turísticos na rota rural. Com uma história impressionante, o local é recheado de áreas arborizadas, muito verde e arquitetura impecável da época. Além disso, seus visitantes podem aproveitar para conhecer as diversas fazendas abertas à visitação, sendo que a Cachoeira Grande é a principal.

Não deixe de ler:  Uaná Etê, em Vassouras, é ótima pedida para o final de semana

Turismo Rural em Bento Gonçalves, Rio Grande do Sul

Conhecida como a capital brasileira da uva e vinho, Bento Gonçalves é uma pequena cidadezinha no interior do Rio Grande do Sul. A área urbana é cheia de construções em estilo europeu, mas é na área rural que estão os verdadeiros paraísos da região. Afinal, são diversas vinícolas para conhecer, além de poder saborear pratos incríveis.

Leia nossos artigos no blog sobre essa região:

1- Onde ficar e o que fazer em Bento Gonçalves RS: Turismo e dicas

2- Vale dos Vinhedos, na Serra Gaúcha- 10 sugestões incríveis de vinícolas

3- 16 Melhores vinícolas para visitar no Brasil

Turismo rural em Atibaia, São Paulo

Atibaia é famosa por suas plantações de flores e morangos, oferecendo roteiros muito interessantes para quem quer explorar a área rural perto de São Paulo. Além disso, a Pedra Grande é uma das mais conhecidas, com 1450 metros de altitude e que proporciona uma vista privilegiada da região. Além disso, a Festa das Flores e do Morango é uma ótima pedida.

Turismo rural em

Campo Verde, Mato Grosso

Já na parte mais central do Brasil, a charmosa cidade de Campo Verde é uma excelente opção para explorar o turismo rural. Inclusive, aqui estão alguns dos melhores hotéis-fazenda do país, além de muitas áreas verdes para cavalgar. Vale lembrar que a cidade é focada na produção de algodão e os turistas podem visitar suas plantações e conhecer melhor as indústrias locais.

Leia também: Cicloturismo no Brasil: 10 lugares para conhecer de bicicleta

Turismo rural em Domingos Martins, Espírito Santo

O Espírito Santo é bastante famoso por suas belas praias e agito litorâneo. Contudo, na região serrana, o distrito de Domingos Martins é um verdadeiro tesouro, que guarda até os dias de hoje as lembranças e costumes dos imigrantes alemães e italianos. Inclusive, é como se fosse uma pequena cidade gaúcha em meio a tantas capixabas.

Leia também: 17 cidades no Brasil que parecem a Europa

Turismo rural Cabaceiras, Paraíba

Localizada na parte árida de Paraíba, na região do Cariri, Cabeceiras oferece um ambiente perfeito para quem busca relaxamento completo e contato com a área rural do Nordeste brasileiro. Inclusive, a natureza local é bastante exótica e, por isso, o município já foi cenário de diversos filmes e documentários. Além disso, possui uma cultura riquíssima para conhecer.

Leia também: Onde Ficar em João Pessoa, Paraíba: melhores hotéis

Turismo Rural em Gravatá, Pernambuco

Considerada a Suíça Pernambucana, Gravata está a apenas 80 km de Recife, sendo um dos principais destinos de turismo rural no Agreste de Pernambuco. Localizada no Planalto da Borborema, uma área montanhosa, o clima de Gravatá é bem ameno com temperaturas mais frias durante todo o ano. Além disso, as paisagens naturais e delícias gastronômicas são uma atração à parte.

Leia também: 10 Lugares tranquilos para viajar no brasil

5 hotéis incríveis com as piscinas mais bonitas no Brasil

Turismo Rural em Betim, Minas Gerais

Minas Gerais é um dos estados com mais opções para explorar o turismo rural e uma das melhores cidades é Betim. Abrigando diversas fazendas, alambiques e reservas naturais, a região oferece uma experiência completa para seus viajantes. Não deixe de apreciar as paisagens incríveis, assim como a culinária típica mineira, considerada por muitos como a melhor e mais saborosa do Brasil.

Leia também: As praias mais próximas de Minas Gerais: as 13 melhores para você conhecer

Vale a pena se hospedar em um resort em Poços de Caldas com crianças?

O que fazer no Bichinho – MG: Bate e volta de Tiradentes

O que visitar em Tiradentes: roteiro completo para o final de semana

Onde ficar em Monte Verde: Conheça esse destino de inverno em Minas Gerais

Conheça 16 lugares românticos em Minas Gerais e se apaixone

Turismo Rural

Corumbá, Mato Grosso do Sul

Por fim, Corumbá, também conhecida como Capital do Pantanal, é uma das poucas cidades brasileiras que tem o privilégio de abrigar um Centro Histórico em meio à natureza. Sua fauna e flora são espetaculares, sendo que a maior parte das pousadas e hotéis pantaneiros oferecem passeios para todos os públicos e idades, além de uma culinária impecável, com uma explosão de sabores.

Conclusão: Vale a pena fazer turismo Rural no Brasil?

Então, agora que você conhece alguns dos melhores destinos do Brasil para explorar o turismo rural, já pode escolher para onde será sua próxima viagem. Mas, lembre-se de ter um bom planejamento, pois assim poderá escolher a melhor opção de hospedagem e os passeios que mais agradam ao seu perfil. Dessa forma, terá maior tranquilidade durante os dias de descanso e, consequentemente a melhor experiência de viagem.

Veja também uma incrível experiência que eu fiz de Turismo Rural nos campos da Toscana, na Itália, foi imperdível

 Trufas negras: Caçando tartufo nas Colinas da Toscana, Itália

Leia também: Tipos de Marketing: conheça as principais opções do mercado

Portugal também tem muito turismo rural, leia: Quais as opções disponíveis para migrar para Portugal – Tipos de Visto

Tipos de tábua de frios: Como montar uma tábua de frios

Veja se você conhece esses tipos de culinária:

1- Tipos de Comidas indígenas que fazem muito sucesso no Brasil

2- Tipos de Comida Angolana – Os melhores pratos típicos de Angola

3- Tipos de Comida grega: o que comer na Grécia – melhores pratos gregos