Viajar para o exterior é o sonho de muita gente. No entanto, a verdade é que nem todas as pessoas podem fazer isso. Afinal de contas, mesmo se levar em conta a questão financeira, há várias outras coisas que são um empecilho. Veja 17 cidades no Brasil que parecem a Europa e se apaixone.

Importante: Se você precisa comprar Euros ou Dólares para uma viagem ao exterior, você tem que conhecer a Wise!
Eu viajo muito e as melhores taxas de câmbio encontro sempre na Wise. Sem falar no cartão VISA deles que pode ser solicitado gratuitamente e utilizado no exterior debitando direto da sua conta Wise internacional sem tarifas ocultas nem IOF, com praticidade e segurança.
Entre para a Wise é gratuito.

Leia também: O que fazer em Paraty, a Veneza Brasileira

Eu particularmente acho que Paraty tem uma mistura de duas super cidades Europeias: O alagamento charmoso de Veneza e a arquitetura linda e afetiva de Portugal.

Para fazer uma viagem à Europa, é preciso se atentar a vários detalhes, como vacina, passaporte, seguro viagem, procurar hotel, pesquisar pontos turísticos, definir como irá se deslocar na cidade e até mesmo entre países e também confirmar como será em relação ao idioma!

É sim uma experiência inesquecível, mas, antes de chegar lá, você já pode ir viajando pelo Brasil, que tal?

Então, o que você acha de conhecer algumas cidades no Brasil que parecem a Europa? Ainda que não seja a mesma coisa, pode ser o suficiente para você ir se inspirando um pouco. E convenhamos, nosso Brasil é lindo demais! Tem cada cantinho pitoresco perfeito.

Fora isso, o Brasil foi colonizado, por muitos anos, por inúmeros povos: tem portugueses, espanhóis, alemães, holandeses, italianos, ucranianos e até mesmo pelos Poloneses. Então, por aqui também é possível achar o histórico legado da colonização em relação à cultura, estrutura ou arquiteturas, não é mesmo?

E, de fato, isso aconteceu. Por isso, no artigo de hoje, iremos falar sobre algumas cidades ou lugares no nosso Brasil que parecem a Europa. Ficou curioso? É só conferir os próximos parágrafos!

17 cidades no Brasil que parecem a Europa

1. Rio de Janeiro – o centro histórico parece Portugal

Os primeiros colonizadores no Brasil foram os portugueses, e é por essa razão que há várias semelhanças. O Rio de Janeiro em especial foi onde a família real portuguesa passou bastante tempo quando saiu da Europa fugindo de Napoleão.

Então eles queriam construir o Rio de Janeiro “igual que nem” a Portugal. Quanto mais o Rio de Janeiro lembrava a terrinha, melhor e com menos saudades eles ficavam.

O Museu da Cidade, localizado no Parque da Gávea conta bastante a história da cidade do Rio de Janeiro e toda essa influência portuguesa. Não deixe de tomar café da manhã nesse Parque, e visitar o Museu que é de graça.

Leia mais aqui: Parque da Cidade ou Parque da Gávea no Rio de Janeiro

São Sebastião é protetor do Rio de Janeiro, mas ele também tem proximidade com Portugal. Na terrinha existem inúmeras cidades que ele é padroeiro. Veja na Wikipedia mais sobre a vida dele.

Mas, fora Portugal, houve outros países da Europa, que vieram depois. Por isso, várias cidades brasileiras têm um ar europeu.

2. Holambra, São Paulo – Holanda, Europa

Só o nome já nos remete à Holanda, não é? E, de fato, trata-se de uma região que foi colonizada pelos holandeses. Por conta disso, toda a cidade remete bastante ao país, uma vez que os moradores, com saudade da Holanda, tentaram reproduzir o seu estilo de vida lá.

Sendo assim, ao passear pela cidade, há várias semelhanças entre os dois lugares. No entanto, sem dúvidas o destaque vai para os moinhos e casas com arquitetura igual da Holanda, que são locais que você não pode deixar de conhecer.

Além do mais, Holambra é conhecida por ser a cidade das flores, uma vez que não faltam tulipas, as quais, durante a primavera, deixam a região mais bonita do que já é.

Já tivemos a oportunidade de visitar a Holanda de verdade então leia nesse post dicas de cidades na Holanda para visitar.

Já Holambra no Brasil, é uma das melhores cidades para viajar no dia das mães, em família. Leia também:

  1. O que fazer em Holambra em um (1 ) dia
  2. Dia das Mães: Descubra 10 destinos brasileiros para viajar e comemorar em família!

3. Campos do Jordão, São Paulo, parece a Suíça ou a Alemanha, na Europa

A cidade paulista tem a alcunha de “Suíça brasileira”, e isso acontece devido a sua grande influência da Alemanha e Suíça. A arquitetura remete bastante ao estilo alpino e, devido às baixas temperaturas, é uma atração fora do comum.

Inclusive, é em Campos do Jordão que ocorrem os maiores festivais de inverno da América Latina, nos meses de julho.

Você sabia que Campos do Jordão é a cidade localizada em maior altitude do Brasil?

Leia mais aqui: O que visitar em Campos do Jordão: A Suíça ou Alemanha brasileira?

Você pode gostar: Onde comer em Campos do Jordão e os melhores restaurantes

Campos do Jordão parece a Europa, e em julho é tão caro que parece que você está gastando em euro. Hahaha.

4. Alcântara, Maranhão – parece Portugal, mas a França já veio pra cá;

A cidade de Alcântara está localizada na região metropolitana da capital São Luís. Interessante é que parte dessa cidade fica numa ilha, legal né?

Alcântara também já foi uma das cidades mais ricas do estado, entre os séculos XVIII e XIX, uma vez que era frequentada por aristocratas. Os primeiros a chegarem aqui foram franceses, que estabeleceram-se no início do século XVII, porém depois de um tempo foram expulsos pelos portugas.

Por conta disso, a cidade ainda conserva o passado, uma vez que há várias construções da época, onde algumas estão em ruínas. Mas, dentre os locais que mais dão esse ar de cidade europeia, podemos citar o Museu Casa Histórica de Alcântara, que é um sobrado do século XIX.

5. Penedo, Rio de Janeiro, parece a Finlândia

Esse é um lugar do Brasil que parece a Europa bem especial, uma vez que a cultura remete à Finlândia. Por conta disso, as fábricas de chocolate receberam bastante destaque, além do parque temático “Pequena Finlândia”, onde se tem um contato mais direto com a cultura.

Portanto, Penedo é um ótimo passeio para quem quer levar os filhos, ou mesmo para adultos se sentirem ainda mais encantados com toda a magia da região.

Não deixe de ler seu guia sobre Penedo: O que fazer em Penedo

6. Paraty, Rio de Janeiro, parece Portugal

Uma cidade com rica arquitetura colonial e belezas naturais. Paraty foi fundada no século XVI, a qual foi escolhida pelos portugueses pelo fato de estar no caminho entre o Rio de Janeiro e Minas Gerais, durante a época da descoberta do ouro.

No entanto, Paraty se destaca pelos seus casarões com portas e janelas coloridas, que remete a cidadezinhas e vilas de Portugal.

Reserve aqui um dos melhores hotéis em Paraty: A Pousada da Marquesa

A Pousada da Marquesa é um pedaço de Portugal no litoral brasileiro.

7. Gravatá, Pernambuco, parece Portugal

A cidade fica a 450 metros acima do nível do mar. Então, diferente do clima da grande parte do nordeste, em Gravatá o clima pode chegar a 10°C, e fica apenas a 80km de Recife. A cidade é cheia de fazendas e edifícios bem bonitos, que lembram as estruturas europeias.

No entanto, o grande motivo pelo qual Gravatá reúne turistas é pelo fato de ter um dos melhores recursos naturais, como piscinas, mirantes e cachoeiras. Inclusive, muitas pessoas fazem esportes radicais lá, como alpinismo, rapel e mountain bike.

É um excelente destino para o Ecoturismo no Brasil.

Leia também: Turismo de Aventura no Brasil: Conheça 7 lugares incríveis

8. Pomerode, Santa Catarina, parece a Polônia e Alemanha

O estado catarinense tem uma cultura europeia muito forte, e a cidade de Pomerode é só um de vários outros exemplos. Pomerode foi colonizada por poloneses e alemães e, por isso, tudo se reflete na arquitetura e estilo de vida.

A grande parte da população, até hoje, fala o idioma dos antepassados e são descendentes de alemães. Além das estruturas germânicas, Pomerode se destaca pela gastronomia, também.

Reserve a Pousada Casarão Schmidt:

9. Blumenau, Santa Catarina, parece a Alemanha

Esse é o destino mais famoso de Santa Catarina entre aqueles que querem conhecer o vale europeu. A cidade é conhecida internacionalmente por ser palco da Oktoberfest, que nada mais é que a maior festa alemã das américas.

Leia também: Lugares românticos em Santa Catarina SC

Contrate uma excursão privada saindo de Itajaí para Blumenau e mais

Bate e Volta de Florianópolis para o Vale Europeu – Blumenau e Pomerode

Reserve aqui um dos melhores hotéis de Blumenau

10. Domingos Martins, Espírito Santo, parece a Alemanha e seus distritos parecem a Toscana, Itália

A cidade fica na região serrana do estado, a qual também é conhecida devido as suas construções no estilo alemão. Fora isso, Domingos Martins têm algumas festas temáticas germânicas, o que é ótimo para quem quer ficar por dentro dessa cultura.

Como se isso não bastasse, a cidade também recebeu imigrantes italianos e, por isso, a gastronomia local foi seguindo essa linha. O distrito de Pedra Azul é lindo, e guarda um charme italiano, da zona rural da Toscana.

Leia também: Roteiro de carro pelos campos da Toscana: visitando Montepulciano e Montalcino

Reserve aqui um dos melhores hotéis em Domingo Martins: Pousada Rabo do Lagarto

Café da manhã em Pedra Azul. Parece o café da manhã nos campos da Toscana. Foto cedida pela influencer Catrini Dipré

11. Monte Verde, Minas Gerais, parece a Letônia

A cidade fica na Serra da Mantiqueira, bem perto de São Paulo. Trata-se de um distrito de Camanducaia, onde a arquitetura local remete aos estilos coloniais, fazendo com que os turistas se sintam em cidades da Europa. Os primeiros colonizadores vieram da Letônia, diferente, né?

Fora isso, o clima da cidade é bastante ameno, o que deixa tudo ainda mais gostoso. Ademais, além de todo esse contato com arquiteturas europeias, você pode aproveitar e ter um contato direto com a natureza.

Leia também: Onde ficar em Monte Verde: Conheça esse destino de inverno em Minas Gerais

Reserve um dos Melhores hotéis de Monte Verde o Roots Spa Resort 

12. Treze Tílias, Santa Catarina parece a Áustria

Treze Tílias é o centro da colonização austríaca do Brasil. Se não for a única é uma das únicas colônias da Áustria no país.

Esse pitoresco município no interior de Santa Catarina possui traços arquitetônicos, culturais, e claro, gastronômicos super tiroleses. Ou seja, a paisagem aqui demonstra extrema semelhança com a incrível e bela Comuna do Tirol, local entre Áustria e Itália.

A linda arquitetura é bem típica, e possui todas as características dos países que colonizaram a região.

13. Buzios, Rio de Janeiro,parece a Riviera Francesa

Búzios possui praias dignas de cinema. Inclusive o clima noturno na Rua das Pedras, deixa tudo ainda com cara de balneário europeu.

Os Beach Clubes servem refrescantes drinks europeus como Aperol Spritz, fazendo com que Búzios seja um dos lugares praianos com mais cara de praia europeia. Aqui você encontra muito estrangeiro, e a cidade tem apelido de Búzios Aires (interessante que Buenos Aires também é chamada de cidade mais europeia da América do Sul, mas isso fica pra outro post).

Leia também:

14. Prudentópolis, parece a Ucrânia

Prudentópolis está localizada a cerca de 170 km da capital Curitiba.

O município possui traços de colonização ucraniana, que pra nós, brasileiros é super diferente. Infelizmente a Ucrânia está na boca do povo, né? Pena que o motivo não tem nada a ver com o assunto desse post. 😞

Você consegue sentir a presença ucraniana nas construções, na gastronomia, com pratos ucranianos como o holubtsí (charutos de repolho), os pierogi (pasteizinhos com um delicioso recheio de batata carne) e o Borsch (caldo de beterraba); além das compras, lindos artesanatos feitos a mão.

15. Bento Gonçalves, parece a Toscana, Itália

Bento Gonçalves possui ares italianos, para ser mais exata, a cidade é chamada de Toscana Brasileira.

É não é sem motivo, a cidade possui imigração italiana. Os italianos deixaram a Itália e vieram pra cá, iniciando o povoamento da região.

O Vale dos Vinhedos (contei mais dele num post exclusivo) como a Toscana, Itália, é região de indicação geográfica. Ou seja, possuem vinhos produzidos artesanalmente de padrão internacional. Quando você estiver por aqui não deixe de aprender mais sobre a história da imigração na atração Epopeia Italiana.

Veja algumas dicas para a sua viagem:

Vale dos Vinhedos, na Serra Gaúcha- 10 sugestões incríveis de vinícolas

Onde ficar e o que fazer em Bento Gonçalves RS: Turismo e dicas

Leia também: 10 melhores cidades brasileiras para viajar com crianças

Foto da Wikipedia

16. Gramado e Canela, parecem a Alemanha

Gramado e Canela foram cidades colonizadas por alemães e italianos. As cidades parecem tanto a Europa que até nevar, pode acontecer em sua estadia durante o inverno gaúcho. Mais europeu que isso, impossível.

Gramado e Canela possuem tanto ares europeus que são destinos brasileiros principais para a lua de mel, sendo extremamente romântico.

A arquitetura de Gramado e Canela possuem traços da região da Bavária, e aqui encontram-se ótimas atrações e cervejas artesanais, típicas da Alemanha. Gramado tem até um BIERGARTEN (espaço onde se bebe cerveja na Alemanha). Pra voçê ter uma ideia o lindo Lago Negro tem esse nome por causa da vegetação que se assemelha com a Floresta Negra que existe na Alemanha. Ou seja, Gramado e Canela possuem ares alemães.

Lago Negro em Gramado: Vegetação da Floresta Negra na Alemanha, Europa.
Lago Negro em Gramado: Vegetação da Floresta Negra na Alemanha, Europa.

17. Teresópolis. Rio de Janeiro, colonização inglesa:

Você sabia que os primeiro habitantes que chegaram a região de Teresópolis foram os britânicos? Pois George March criou em 1818 uma Fazenda com seu sobrenome.

Teresópolis é considerada a cidade mais alta do estado do Rio de Janeiro, e se não for a única é uma das únicas de colonização inglesa no Brasil.

Quando você viajar para Teresópolis não deixe de visitar o Resort Le Canton e o Parque Magique, além de tentar fazer uma trilha na natureza exuberante que circunda a cidade.

Conclusão: Vale a pena visitar as cidades e lugares no Brasil que parecem a Europa?

Com certeza vale! Nosso Brasil tem lugares maravilhosos, é um país super diverso e com gente querida e hospitaleira.

Além disso, a gente consegue ter um futuro melhor enquanto nação aprendendo sobre o passado e o porquê esses povos vieram para o Brasil, saindo de sua pátria, para tentar uma vida melhor em solo brasileiro.

Você já visitou alguma cidade que tem alguma arquitetura europeia? Escreva nos comentários.