Iniciamos nossa série de comidinhas e bons drinks pelo mundo com a receita de um delicioso pão de queijo mineiro, e agora vamos fazer uma bebida que caiu nas minhas graças durante minha viagem pela Itália: o Aperol Spritz! Já ouviu falar? Descubra nesse post Como fazer Aperol Spritz!

Importante: Se você precisa comprar Euros ou Dólares para uma viagem ao exterior, você tem que conhecer a Wise!
Eu viajo muito e as melhores taxas de câmbio encontro sempre na Wise. Sem falar no cartão VISA deles que pode ser solicitado gratuitamente e utilizado no exterior debitando direto da sua conta Wise internacional sem tarifas ocultas nem IOF, com praticidade e segurança.
Entre para a Wise é gratuito.

Leia também: Roteiro pela Itália com San Marino

Booking.com
brinde de Aperol Spritz
Meninas celebrando com Aperol Spritz em Vitória, Espírito Santo

Um pouco da história do Aperol:

Os italianos chamam o Aperol de bebida do tipo Aperitivo. Ou seja, Aperitivo é o nome dado à categoria de bebidas (alcoólicas ou não alcoólicas) que são consumidas antes das refeições com a intenção de abrir o apetite. Reza a lenda que no século V A.C., foi descoberto que bebidas com sabor amargo aumentam a fome, abrindo o apetite e é por isso que grande parte das bebidas com esse tipo de sabor são considerados os melhores aperitivos.

Mas e o Spritz, do Aperol?

O interessante é que pouca gente conhece essa história, mas o Spritz tem origem muito mais antiga que você imagina.

Ele surgiu durante o domínio austríaco na região tanto da Lombardia quanto do Vêneto (período chamado lombardo-veneziano), entre o final do século XVIII e o início do século XIX, quando os soldados dos Habsburgos começaram a consumir os vinhos do Vêneto.
Segundo a história os soldados achavam os vinhos locais super fortes, e assim, para dar uma suavizada no sabor, eles resolveram misturá-los em água com gás.
Dessa forma, a primeira versão do Spritz é na verdade, uma mistura de vinho branco e água gaseificada. Isso quer dizer que aquilo que os italianos achavam um verdadeiro sacrilégio, foi a origem de um dos coquetéis mais badalados da atualidade e um dos mais famosos do país atualmente.

Na Áustria, nos períodos mais frios, é possível encontrar também a versão “quentão” do Aperol, o Hot Aperol
Tomando Hot Aperol para espantar o frio na cidade de Vienna na Áustria

Você sabia que o nome Spritz deriva do verbo alemão spritzen, que significa “borrifar”? Fonte da história do Aperol: Wikipedia

Meu refrescante e maravilhoso Aperol Spritz na pousada em Praia de Antunes, Maragogi, Alagoas.



Leia também: Praia de Antunes, Maragogi: 10 coisas pra se fazer no Caribe brasileiro

Como fazer Aperol Spritz: O Drink atualmente!

Na contemporaneidade, o Aperol Spritz é considerado um “drink” de origem ítalo-mediterrânea, e é conhecido em toda a Europa como o estilo do verão europeu. Ou seja, os europeus bebem em todo lugar: durante o happy hour, na praia, no parque, nos rooftops, ou fazem em casa mesmo, sendo o famoso “aperitivo”, explicado anteriormente.

Bebendo Aperol num bar em veneza, Vêneto, Itália

Leia também: O que fazer em Veneza

Aperol Spritz no Brasil:

Claro que em função de toda essa história contada anteriormente, quando o Aperol Spritz chegou ao Brasil caiu nas graças dos brasileiros e se popularizou bastante por aqui também.

Para se fazer o drink, na versão Spritz, usa-se o Aperol , bebida de origem italiana como foi falada anteriormente, que tem várias ervas e raízes em sua composição. A graduação alcoólica é cerca de 11%, então não exagere.

A bebida Aperol é conhecida tanto pela sua cor laranja, quanto pelo seu amargor.

O Aperol é uma bebida amarga criada em 1919 na cidade de ­Pádua e até então praticamente desconhecida fora da Itália. Com o Aperol Spritz, preparado com uma mistura de espumante, água com gás e Aperol, bebida de cor laranja com sabor levemente amargo esse drink ganhou o mundo todo.

E finalmente: Como fazer Aperol Spritz

Coloquei as 2 medidas pra vc julgar o que achar mais fácil de visualizar;

Receita do Aperol Spritz:
Gelo à gosto;

  • 3 partes de proseco ou 750 ml de espumante
  • 2 partes de Aperol ou 500 ml de Aperol
  • 1 fatia de laranja (pode usar na borda do copo para decorar ou dentro dele); Ou 1 un de laranja bahia
  • 1 parte de água com gás ou 1 un de club soda
  • canudinho (de preferência biodegradável)
  • 1 copo medidor

Modo de preparo

Para fazer o Aperol Spritz é bem simples:

Corte a laranja em rodelas e depois corte cada rodela ao meio, fazendo o formato de meia lua.

Pegue uma taça de vinho grande encha até a metade de gelo. Dica: prefira sempre os gelos especiais de coquetéis (aqueles com o furo no meio), pois demoram mais para derreter.

Coloque 50 ml de Aperol. Em seguida, encha a taça com 150 ml de Espumante e coloque mais 50 ml de Aperol.

Ao final de tudo, coloque um toque de club soda (cerca de 50 ml) e finalize com o canudo. Em um copo largo com gelo, misture os ingredientes delicadamente e decore com uma fatia de laranja.

E para dar um ar glamouroso, sirva em taças bem grandes, bastante gelada.

Quer se sentir na Itália sem sair de casa? Aprenda a fazer Aperol Spritz e me convide! 😉

E lembre-se sempre: se beber não dirija.