Você já viu alguém perguntando sobre o que é Stopover?
Imagina conhecer uma cidade durante sua viagem para outra? Por exemplo, na mesma passagem até as Maldivas, visitar Paris! Pra mim seria a viagem dos sonhos. E o melhor de tudo, fazer isso economizando porque não vai ser necessário comprar um bilhete adicional.
Saiba que stopover é tão importante quanto saber como acumular milhas para viajar mais.
Conheça mais sobre o serviço e as regras para utilizá-lo em sua próxima aventura.
Stopover é uma expressão em inglês que basicamente significa: fazer uma parada prolongada no meio da viagem, para que o passageiro passe um tempo na cidade de conexão.
Viajar com crianças: Ótima opção com stopover
Se eu já achava cansativo ficar no aeroporto aguardando o próximo voo depois de uma viagem longa, acho pior agora que viajo com criança. Então através desse serviço, após o primeiro vôo, conseguimos passar alguns dias na cidade intermediária descansando e passeando, para depois chegar ao destino final.
Muitas empresas aéreas possuem aeroportos internacionais que são utilizados como ponto de conexão para transferir seus passageiros para o destino pretendido, chamados “hubs”. Ou seja, nos voos de longa duração a cia. aérea escolhida faz uma conexão na sua cidade “sede”, para abastecer e trocar de aeronave. Aí existem a possibilidade de você, por vontade própria, aumentar seus dias por lá.
Você pode passar um ou mais dias na cidade da conexão, sem precisar pagar por uma nova passagem aérea ou mesmo por hospedagem, dependendo do serviço oferecido pela companhia aérea. Isso é incrível, né?
O que é Stopover: Nossa experiência
Vou fornecer algumas ideias de “hubs” com as companhias aéreas e o destino final que já tivemos a oportunidade de voar, para que você se inspire:
Air France – stopover em Paris na ida, com destino a Toulouse;
KLM – stopover em Amsterdam, Países Baixos na ida, com destino à Moscou, Russia;
Copa – Stopover na Cidade do Panamá na volta, com destino final Havana, Cuba;
Alitalia – stopover em Roma na volta, com destino a Tel Aviv, Israel;
Emirates – 3 stopover em Dubai com destinos finais Cairo, Bangkok e Singapura;
British Airways – stopover em Londres, Inglaterra na volta, com destino a Berlim;
Lufthansa – stopover em Frankfurt na volta, com destino à Croácia;
Ethiopian Airlines – com stopover em Adis Abeba na ida, com destino final Déli, Índia;
Qatar – Stopover em Doha, com destino final Bangkok, Tailândia.
Aerolíneas Argentinas, Stopover na ida em Buenos Aires com destino final Bariloche;
Além dessas existem outras sugestões como a TAP – Portugal, Avianca – Bogotá, Madrid- Iberia Istambul Turkish, dentre outras.
O plano é assim : descemos na cidade de conexão, passeamos intensamente e, alguns dias depois, continuamos o voo até o destino final. Dessa forma se aproveita duas cidades e, em regra, não paga mais por isso.
O que é Stopover? Como solicitar:
Podemos solicitar o Stopover de diferentes maneiras. Pode ser requisitado em viagens internacionais, a partir de 24 horas de duração ou em viagens domésticas, com escalas de mais de 4 horas .
Algumas companhias aéreas recomendam ligar para solicitá-lo, ou acessar o site delas.
Pelos sites de buscadores de passagens, como por exemplo, Google Flights ou Skyscanner, dá pra ter uma idéia de preço e companhia aérea para solicitar o serviço, como explicado no site do próprio Skyscanner. Mas definida a companhia aérea, eu sugiro, se possível, fazer a compra diretamente no site deles (ou por telefone) para evitar intermediários. Nos sites geralmente funciona fazendo a busca de vôo em modo multi-cidade informando todos os trechos.
Importante verificar essa possibilidade antes de finalizar a compra da passagem. Se ele for solicitado após a emissão do bilhete é provável que tenha um pequeno custo adicional.
Nós usamos esse serviço diversas vezes. Atualmente a gente só viaja assim nas férias, pois achamos sempre uma grande oportunidade.
Os voos de ida e volta não precisam ser pela mesma cia aérea, apenas a continuidade do stopover que sim. Mas comprando na mesma companhia, geralmente fica mais em conta.
Lembre-se de usar bastante os buscadores para encaixar seu stopover e aproveitar ao máximo e boa viagem!
[…] Estávamos voltando de Israel e fizemos um stopover aqui em Roma. Não sabe o que é stopover? Leia esse texto aqui. […]
[…] Stopover é uma parada no meio da viagem, para que o passageiro possa passar um tempo em uma cidade de conexão, e em regra você não paga nada a mais por isso. Já na volta resolvemos voltar direto e dormimos próximo ao aeroporto, tudo pago pela companhia aérea, pois nossa conexão teria mais de 8 horas. […]
[…] Mas eu super tenho em mente que vou voltar outras vezes, indo sempre pra outro lugar, e fazendo stopover por aqui, pois nesse aeroporto de Dubai tem opções de vôo para o mundo […]
[…] imperdível da Ethiopian Airlines. Nosso voo foi de São Paulo até Déli, com um maravilhoso stopover em Addis Ababa, capital da […]
[…] Nas nossas últimas férias demos um giro pelo sudeste asiático e fizemos uma viagem para Dubai, nos Emirados Árabes por 2 noites, através do Stoopover. […]
[…] Leia também: O que é Stopover? Ganhe um destino a mais na viagem […]
[…] oportunidade de visitar Doha num stopover durante nossa viagem ao Sudeste Asiático. Ficamos apenas um dia, e gostaríamos de ter ficado […]