O Líbano é um pequeno país que é justamente chamado de pérola do Oriente Médio. Veja nesse artigo o que trazer de lembrancinha do Líbano, o que comprar em Beirute e Trípoli, e o que compramos. Veja nesse artigo as melhores compras em Beirute e no Líbano de modo geral.
A seda local é considerada uma das melhores do mundo. E neste país eles lançaram o conjunto de chocolate mais caro do planeta. Assim, o Líbano irá surpreendê-lo não apenas com suas belezas e antiguidades, mas também com compras emocionantes.
Podemos apostar: muitos não sabem que foi neste país que o shawarma foi inventado. Os fenícios eram geralmente homens empreendedores: construíram Cartago, compuseram o alfabeto, estabeleceram rotas comerciais … E também se dedicaram à vinificação e foram os primeiros no mundo a fazer sabão/ sabonete.
Vale a pena ir ao Líbano com dólares. Eles são aceitos em quase todos os lugares. No entanto, a moeda nacional do país ainda é a libra libanesa (consulte a taxa atual no conversor do Banco Central). Interessante que a moeda do Líbano é chamada de libra, e também lira. Você pode trocar dinheiro em bancos, hotéis ou casas de câmbio oficiais – a taxa é quase a mesma em todos os lugares. Não ceda à persuasão dos cambistas de rua – eles geralmente se tornam golpistas. Mas aqui tem cotação paralela. Então você ganha o dobro do dinheiro. Por exemplo, quando eu fui em fevereiro de 2023 a 1 dólar estava valendo 43.000 liras libanesas. Porém, a cotação do governo era horrível.
Ah, e eu trocava nossos dólares no hotel e também no cambista que fica em frente a Loja Zara no ABC Shopping Verdun. Era de confiança e todo mundo recomendava ele.
Então, afinal o que comprar no Líbano e o pode ser trazido do Líbano?
O que você vai encontrar nesse artigo
Vestuário e calçado
Vendedores e funcionários de hotéis, restaurantes e outros estabelecimentos turísticos geralmente falam inglês. Você ficará surpreso, mas às vezes pode até conhecer libaneses que falam até português. O francês também é ouvido em todos os lugares e, às vezes, o espanhol ou o português. Resumindo, os caras estão dando o melhor de si para os turistas.
O Líbano é, antes de tudo, mercados. É nos bazares orientais que você deve comprar roupas, lembrancinhas, acessórios, produtos e tudo mais. Mesmo assim, este é um país moderno, então há muitos shopping centers e butiques aqui. Principalmente em Beirute.
Nós ficamos hospedados em frente ao Shopping ABC Verdum. E depois de um dia de passeio à noite sempre vínhamos pra cá, ou jantar e fazer algumas compras. As lojas aqui ão na maioria estilo internacional. Fiz ótimas compras na Zara e na loja desigual, além de outras lojas de roupas locais.
Vem ver o incrível Hotel que nos hospedamos em Beirute: Imperdível. Muito bem localizado e em frente a um excelente Shopping Center cheio de ótimos restaurantes: Veja fotos, avaliações e preços e reserve aqui o Radisson Blu Hotel, Beirut Verdun
Marcas mundiais
Novamente, é melhor comprar roupas de marcas mundiais em Beirute. Para tal, aconselhamos que se dirija a um dos muitos centros comerciais. Vá ao ABC Mall, Souks de Beirut, Beirut Mall ou qualquer outro shopping. É muito conveniente que aqui você também possa comprar roupas modernas de fabricação libanesa e, em alguns lugares, também são vendidas lembranças. Procure boutiques de designers mundiais no bairro de Varda.
Design moderno
O Líbano é um dos estados mais progressistas do Oriente Médio. Dê uma olhada nos jovens locais: eles são atraídos pelos europeus, há muito abandonaram as roupas muçulmanas, adoram festas barulhentas e são leais ao álcool. Os designers libaneses estão sempre na moda, mas não se esqueça de sua cultura nativa. Eles costuram roupas modernas com tecidos excelentes. O designer local mais famoso é Elie Saab, conhecido em todo o mundo.
Para fazer compras em boutiques, o melhor é ir a Beirute. Passeie pelas ruas de Hamra, Mar Elyans, Varda – há a maior seleção. Mesmo que você não pretenda comprar nada, deve pelo menos admirar essa beleza.
Um dos perfumes mais cheirosos que eu já experimentei é de uma estilista libanesa, compre pela Amazon e receba em casa.
Seda
A seda libanesa é considerada uma das melhores do mundo desde os tempos antigos. Nos mercados locais, você pode comprar roupas ou cortes prontos. Muitos turistas tentam trazer seda do Líbano para vender. Preço baixo e alta qualidade tornam isso possível. Sinta-se à vontade para negociar cada corte. Se você pegar muito de uma vez, eles lhe darão um desconto.
As mulheres no Líbano podem comprar roupas íntimas de seda baratas, blusas, xales. Os homens devem prestar atenção às gravatas: a escolha aqui é grande. Os preços começam em £ 7.000 por peça.
Souk de Saida/Sidon
Couro
Os turistas costumam trazer acessórios de couro do Líbano. Comprar sapatos provavelmente não vale a pena. Os sapatos libaneses não são projetados para o nosso clima e seu design não é muito interessante. Embora a qualidade esteja, é claro, no topo. É melhor comprar bolsas, carteiras, cintos em Beirute ou em outras cidades.
Preste atenção na qualidade da tinta: se a coisa estiver muito clara, pode vazar com a chuva.
As ofertas mais lucrativas esperam por você nos bazares do Líbano. Uma excelente carteira pode ser comprada por 12-13 mil libras, uma bolsa – por 20-25 mil.
Você já segue o blog no Insta?
Siga a gente lá e acompanhe nossas viagens em tempo real:
Compras em Beirute e no Líbano
Ouro
O ouro libanês não é medido por amostras, mas por quilates. Existem 14, 18 e 24 quilates. O design libanês é especial – pessoas experientes nunca confundirão as decorações locais, por exemplo, com as turcas ou marroquinas. O ouro não é poupado no Líbano: quase todos os acessórios locais são muito pesados. O “herói” mais popular das joias é a cobra. Para referência: um anel árabe tradicional de 18 quilates custará de 450 a 500 mil libras.
Recordações e souvenirs
O mercado de Saida é o mercado mais antigo do país. De Beirute, pode-se chegar de carro em cerca de uma hora. É tão grande que é muito fácil se perder por lá. É melhor ir a este lugar com um guia experiente.
Existem muitos mercados em Trípoli. Dizem que são os melhores do país. Porém, em Beirute, a variedade de souvenirs e produtos não é pior. O mesmo Mercado Central certamente irá agradá-lo. Se você tiver pouco tempo, vá a qualquer um dos bazares.
Há também grandes lojas de souvenirs em Beirute. Entre eles, por exemplo, Oriental Art Center ou Ceramic Lounge. Fazer compras em Beirute geralmente é muito confortável – as avaliações dos turistas são extremamente positivas.
Fizemos algumas compras numa loja perto das Ruínas de Baabek, e foi ótimo. Conseguimos negociar os preços.
Compras em Beirute e no Líbano
Já se inscreveu no nosso canal no YouTube?
Se inscreva no nosso canal e acompanhe nossas viagens e receba gratuitamente conteúdo de viagem.
Compras em Beirute e no Líbano
Cedro
Acredita-se que a maior seleção de produtos de cedro pode ser encontrada em Byblos. É esta cidade que abastece todo o país com madeira. Na verdade, existem todos os tipos de aparelhos de madeira em quase todos os mercados e em todas as lojas de souvenirs. Aqui você verá muitas pequenas coisas, como tábuas de cortar e pequenas estatuetas, além de praticamente obras de arte – caixas esculpidas, móveis, grandes esculturas.
Definitivamente vale a pena trazer cedro do Líbano para o Brasil: compre algo para você e colecione presentes. Compre aqui lindos produtos artesanais. Seja qual for a sua escolha, a excelente qualidade é garantida.
Veja esse passeio super imperdível em Beirute: Excursão privada saindo de Beirute:
Em uma das excursões privadas saindo de Beirute, você vai visitar Byblos, Harissa, as Gruta de Jeita / Vale de Beqaa com um guia exclusivo para você. Lembrando que qualquer da excursão que você escolher é com um guia em Português.
Veja essa atração em Byblos, saindo de Beirute que você não pode perder:
1- Excursão a Byblos e mosteiros de São Maron e São Hardini
Onde se hospedar em Byblos
Não deixe de dormir uma noite em Byblos, a cidade é pitoresca e lindinha. Reserve aqui seu hotel em Byblos. Venha ver o hotel que decidimos nos hospedar. Veja as fotos, avaliações e preço:Byblos Sur Mer. Esse hotel é mega disputado.
Se você não conseguir reservar ele, recomendo também o Aleph Boutique Hotel
que você vai adorar. Ele tem um café da manhã fabuloso e super bem localizado. Além de ser mais barato.
Dica de Restaurante em Byblos: Malena. A comida estava deliciosa.
Veja, uma bandeira de Brasil no souk de Byblos;
Pinturas de areia
Se você já esteve na Tunísia ou no Egito , provavelmente já está familiarizado com uma das lembranças árabes mais populares – pinturas de areia. Em Beirute, esses souvenirs são vendidos em quase todas as lojas de souvenirs. Na maioria das vezes, são vasos cheios de areia multicolorida para formar algum tipo de imagem: um camelo, um deserto, uma rosa ou outra coisa. Os preços dessas lembranças começam em 6 mil libras libanesas.
Cobre
Uma excelente lembrança do Líbano é a caça ao cobre. Nos mercados e lojas turísticas existe uma grande variedade de talheres, caixões e armas de lembrança. Os colecionadores devem procurar antiguidades. Se você negociar bem, poderá comprá-los com muito lucro.
Sabão / sabonete
Se você decidir ir a Trípoli, como nós fomos, dê uma olhada na saboneteira mais antiga. Aqui você pode ver como este produto é feito de acordo com receitas antigas. Você pode comprar sabonete natural no Líbano em quase todas as etapas. Eles o fazem à base de azeite, não de gordura animal, por isso é tão valorizado.
Por uma barra grande de sabonete de oliva você pagará 2 mil libras. Para a mesma peça com aditivos (mel, água de rosas, etc.) – cerca de 3 mil. Se precisar trazer muitas lembrancinhas do Líbano para os amigos, compre sabonete, não vai se arrepender.
Comida e bebida
A culinária libanesa é muito interessante, então você provavelmente vai querer levar algo saboroso para casa. Para mantimentos, vá a qualquer mercado. E se você for a Trípoli, compre doces; Não é à toa que esta cidade é chamada de “doce capital” do Líbano.
doces
Os libaneses e todos os guias afirmam que os doces tiveram origem no Líbano. Aliás, isso faz sentido, pois foram os fenícios que começaram a vender a cana-de-açúcar pelo mundo.
De delicioso no Líbano, vale a pena comprar doces orientais tradicionais. São halva, baklava, folhados com recheio doce, delícias turcas e muito mais. Sinta-se à vontade para experimentar algo nos bazares que você nunca viu antes. Você pode perguntar ao vendedor sobre a composição de certos doces. Os libaneses contam e se oferecem para provar os produtos antes de comprar.
Certifique-se de comprar uma caixa ou duas de lembranças doces como presente para seus entes queridos. Eles são realmente ótimos aqui!
Compras em Beirute e no Líbano: Chocolate
Patchi de chocolate libanês Elite pode ser um ótimo presente para seus entes queridos. Hoje, a rede de boutiques desta empresa cresceu em todo o mundo. No entanto, será especialmente simbólico trazer chocolate do Líbano. E lucrativo, diga-se de passagem.
Confira a loja principal de Beirute ou compre um doce souvenir na loja duty free. Uma linda caixa (200-300 gramas) custará de 20 a 30 mil libras. Nas butiques, os doces podem ser comprados individualmente, não em conjunto. A propósito, há alguns anos, Patchi lançou os doces mais caros do mundo. Se você quer comprar algo exclusivo, interesse-se pela variedade de butiques – elas batem seus próprios recordes lá.
Compras em Beirute e no Líbano: Vinho
Encontrar vinhos libaneses na Rússia é quase impossível. É por isso que os conhecedores definitivamente deveriam experimentá-los. Pegue algumas garrafas de vinho do Líbano como presente para seus amigos – as críticas dos turistas sobre essas bebidas são sempre positivas. É difícil encontrar alguém que não goste de vinhos libaneses.
Existem duas vinícolas populares no Líbano: “Ksara” e “Kefraya”. Você também pode experimentar vinhos caseiros, que são oferecidos em vários cafés.
Aqui estávamos na vinícola Ksara e compramos um vinho delicioso para trazer para o Brasil
Compras em Beirute e no Líbano: arak
De álcool forte no Líbano, é melhor comprar vodka de anis arak. Não é diferente de seus equivalentes do Oriente Médio, preparados de acordo com as mesmas receitas. Eles não bebem em sua forma pura – diluem com água. Arak é vendido em garrafas grandes ou pequenas de lembrança. Geralmente não há arak no duty free – lembre-se disso.
Esperamos que nossas dicas para compras nas cidades libanesas sejam úteis para você. Desejamos-lhe compras agradáveis e rentáveis! Tem algo a acrescentar? Escreva nos comentários!
Conclusão: Vale a pena fazer compras em Beirute e no Líbano?
Com certeza sim. O chato é que lá no Líbano não está atualmente aceitando cartão de crédito, pois a cotação é bem ruim. Mas não tem problema, você troca o dinheiro e consegue fazer boas compras.
Se você gosta de compras pelo mundo você não pode perder esses artigos! São imperdíveis!
2. Lembrancinhas de Israel: 16 coisas pra você comprar
3. O que comprar na Grécia – 14 ideias de lembranças
5. O que comprar no Egito? Descubra o mundo das compras na Terra dos Faraós
O Enjoei é seguro? Saiba como evitar golpes em sites de vendas
Guia de compras no SAARA RJ: Vale a pena fazer compras nas lojas do centro do Rio de Janeiro?
Moeda de Dubai: descubra qual levar para a sua viagem em 2023