Tive oportunidade de visitar Doha num stopover durante nossa viagem ao Sudeste Asiático. Ficamos apenas um dia, e gostaríamos de ter ficado um pouco mais. Nesse post relato nossa experiência e o que fazer em Doha em 1 dia, e sugiro outras atrações caso você consiga permanecer mais.

O que fazer em Doha
O que fazer no Catar

Assim como sua “prima” Dubai, desde que descobriu suas minas de petróleo e gás, nos anos 40 do século passado, o Catar se transformou em um dos países mais ricos da região do Golfo Pérsico. Muita gente tem dúvida sobre o turismo no país, e dizem que é ainda pouco divulgado.

Você sabia que o Catar só começou a emitir vistos em 1989?

O país tem sua maior parte coberto por dunas de areia e salinas. Sua capital Doha, pode ser chamada de um imenso canteiro de obras, e se desenvolve a cada dia. Ela mistura arquitetura tradicional árabe com modernos arranha-céus, padrão “New York”.

Suas belezas naturais, além das praias e desertos, envolvem regiões de difícil acesso, como “Khor Al-Adaid”, chamado de “mar do interior”.

Quando ir ao Catar:

Eu fui no mês de dezembro, no período considerado inverno e a temperatura estava quente mesmo assim. O recomendado é sempre ir na primavera, no outono e inverno. Evite o verão

Visto, documentos e Seguro viagem para visitar o Qatar:

Nós brasileiros não precisamos de visto para entrar no Qatar, e podemos ficar no país por até 30 dias sem visto. No entanto, existem algumas exigências para viajar para o país, confira:

Como circular por Doha:

Como nosso tempo por aqui era bem contado pegamos um táxi do aeroporto ao nosso hotel que era bem central. Dessa forma, fizemos todas as atrações a pé, caminhando por Doha. Meu tempo foi muito bem aproveitado porque tive a sorte de contratar a Leila, que é uma guia brasileira em Doha. Ela tem carro próprio e rodou as principais atrações conosco sempre explicando e dando o contexto histórico e cultural, tão importantes para compreendermos uma realidade tão distante da nossa.

Veja as principais atrações e atividades em Doha:

  • Souq Wakif;
  • Museu de Arte Islâmica;
  • Corniche e o Skyline de Doha;
  • Museu Nacional do Qatar
  • Katara Cultural Village
  • The Pearl
  • Conhecer o deserto e as dunas
  • Fazer um safari offroad no deserto
  • Visitar os shoppings glamourosos de Doha;
  • Fazer um passeio de barco tradicional saindo da Corniche;

Agora contar um pouco sobre o que fazer em Doha em 1 dia e alguns lugares que eu não consegui ir , mas super recomendo.

O que fazer em Doha em 1 dia:

1- Visitar o Mercado da cidade chamado Souq Waqif:

Leia também: Compras no exterior: veja o que comprar em Doha, Curaçao, Andorra e mais 5 países. Dicas para aproveitar ao máximo sua viagem!

o Que fazer em Doha
o Que fazer em Doha : Visitar o Souq

Para contextualizar, Souqs são mercados típicos encontrados nos países árabes, especialmente numa região que chama Magrebe, localizado no norte da África e nos países da região do Golfo Pérsico.

Visitar o Mercado de Doha, pechinche bastante e compre lindos artesanatos e produtos típicos.

2- Museu de Arte Islâmica de Doha.

Conheça um dos museus que eu mais gostei de visitar na minha vida. E olha que eu amo museus, o incrível Museu de Arte Islâmica de Doha tem uma arquitetura moderna e bonita.

Uma curiosidade sobre a forma do museu é que a torre central representa a face de uma mulher da religião muçulmana, que está de véu e o lenço. O criador é o mesmo autor da Pirâmide do Museu do Louvre em Paris.

O acervo do museu tem uma coleção magnífica de joias e artigos de decoração. A entrada é grátis.

O que fazer em Doha
O que fazer em Doha, Catar

3- Museu Nacional do Catar:

O Museu Nacional do Qatar foi inaugurado há pouco tempo, e já é um dos pontos turísticos mais visitados em Doha. Ele tem mais de 10 galerias que conta a história local, desde a formação da península do Qatar há bilhões de anos, dando ênfase na cultura nômade dos pescadores de pérolas até chegar na contemporaneidade, ou seja, na exploração do petróleo e do gás natural.

A entrada do museu Nacional do Catar custa 50 Rials, mas caso você opte adquirir o Museum Pass por 100 Rials ele dá acesso a ele, além de outros museus por 3 dias.

4- Corniche

Al Corniche é a Avenida Beira-mar principal de Doha. É realmente seu Cartão Postal. De lá você avista o mar e a região chamada “The Pearl”. Se você passear em Doha, com certeza você vai passar pelo Corniche.

5- The Pearl Qatar:

The Pearl-Qatar é uma ilha artificial, e foi o primeiro território do Catar a estar disponível para propriedade plena de estrangeiros. A região é bonita, com pontes , canais e marinas. Possui várias lojas e restaurantes, com edifícios e condomínios. Visita imperdível.

O que fazer em Doha

6-Katara Cultural Village:

O Katara Cultural Village é um local para eventos culturais e de entretenimento que reúne teatros, salas de apresentações de música, e galerias para exposições de arte. Quando você estiver de viagem marcada para Doha, no Qatar vale a pena conferir no site oficial se está rolando alguma atividade legal que te interesse.

Onde se hospedar em Doha, Qatar:

Quando eu pesquisava onde ficar em Doha, descobri que quanto mais perto do Souq Waqif ou o mais próximo dele melhor. Para você ter uma ideia do Museu Islâmico de Doha até o Souq dá cerca de 1,7 km e 20 minutos de caminhada. Já do Souq até o National Museum of Qatar, é aproximadamente 1,8 km e mais 25 minutos de caminhada.

Apesar da cidade ter hotéis para todos os bolsos e muita estrutura turística não é considerado um destino barato. Os Hotéis de luxo em Doha são muito variados, ou seja, se você está planejando uma viagem romântica de casal para Doha aqui é o seu lugar. Muita gente viaja para a Ásia de Lua de Mel e passa uns dias em Doha, fazendo stopover.

Onde ficarem Doha no Catar: Mandarin Oriental, Doha

Se você quer uma experiência romântica ou de charme, se hospede no Mandarin Oriental, Doha

Com piscina ao ar livre e academia, o Mandarin Oriental, Doha está localizado no bairro Msheireb Downtown. Esse hotel em Doha tem um rooftop com um bar e um restaurantes com gastronomia internacional, em especial italiana e mediterrânea.

Os quartos do luxuoso hotel têm ar-condicionado, TV de tela plana, máquina de café, banheira, amenidades de banho gratuitos e mesa de trabalho. Tem também chaleira elétrica, secador de cabelo, enquanto alguns tem até cozinha. As acomodações contam ainda com área de estar.

Você pode desfrutar de um café da manhã completo.

O Hotel Mandarin Oriental, Doha possui banheira de hidromassagem, sauna e piscina coberta também. A equipe da recepção 24 horas pode ajudar com dicas sobre a região.

O Souq Waqif (mercado) fica a 1,6 km da propriedade e o Aeroporto Internacional de Hamad fica a 14,5 km.

Numa viagem de casal para Doha esse hotel é muito indicado.

Onde ficar em Doha
  • Mandarin Oriental, Doha
  • Principais comodidades do Mandarin Oriental, Doha

    •  2 piscinas,  academia e Spa; quartos para famílias, restaurantes e comodidades para hóspedes com mobilidade reduzida e bastante acessibilidade.
    • Bar,  Café da manhã fantástico;
    • Caixa eletrônico e serviço de câmbio: Se você precisar trocar dinheiro o Mandarin Oriental, Doha possui caixa eletrônico e serviço para a troca de moedas. Veja aqui e reserve pelo nosso site. Mandarin Oriental, Doha

    OUTROS HOTÉIS EM DOHA, NO QATAR

    $$$$ Luxo => Hotéis luxuosos em Doha, Qatar;

    $$$ Bem avaliados => Hotéis bem avaliados em Doha, Qatar;

    $$$ Românticos => Hotéis românticos em Doha, Qatar;

    $$ Econômicos => Hotéis mais baratos em em Doha, Qatar;

    O que fazer no Qatar além de Doha:

    1- Visitar a cidade de Dukhan e suas belas dunas, localizado na costa oeste;

    2- Visitar as ruínas/ cidade abandonada de Al Zubara. Al Zubarah está localizada na costa ocidental do norte do Qatar, município de Madinat ash Shamal, a cerca de 105 km da capital Doha. Foi fundada por comerciantes kuwaitianos em meados do Século XVIII , destruída em 1811 e abandonada em 1900. Zubarah é simplesmente o sítio arqueológico mais importante do Qatar, que compreende a cidade amuralhada, um porto, um canal marítimo e uma fortaleza.

    O que fazer no Catar
    Foto da Wikipedia. Por Steven Byles from Singapore, Singapore – Al Zubarah, CC BY-SA 2.0,

    3- Mergulhar num fantástico “Umm Bab”, conhecida como ” a praia das Plameiras”.

    4- Fazer um típico passeio no deserto durante o pôr do sol, até chegar a Khor al Adaid (o “mar interior”);

    Nós fizemos um incrível passeio no deserto de Dubai, veja: O que fazer em Dubai e quantos dias ficar

    5- Conhecer as incríveis 250 casas agrupadas ao norte do Forte Marroub;

    6- Admirar o estilo arquitetônico único da torre Barzan, na região de Umm Salal Mohammed.

    O que fazer no Catar
    Turismo no Qatar. Foto da Wikipedia. By takwing.kwong – Umm Salal Muhammed Fort by Aymdaman777, CC BY-SA 2.0,

    7- E finalmente, assistir a uma corrida de Camelos, num estádio construído especialmente para isso, em Al- Shananiya.

    8- E assistir ao jogo do Brasil na Copa do Mundo, claro (gosto tanto de história que quase esqueci).

    Curiosidades sobre o país:

    Você sabia que na hora de beber o tradicional café “catari”, as pessoas são servidas sempre em ordem decrescente de idade. Ou seja, os mais velhos são servidos primeiro.