A Europa é o continente que nós brasileiros temos mais vontade de visitar. Também pudera, o Velho Mundo é incrível: arquitetura maravilhosa, gastronomia deliciosa, história interessante e natureza magnífica. Mas afinal, com tantas opções de atrações assim, será que existe uma época do ano correta para visitar? Alguém já se perguntou qual é a melhor época do ano para ir para a Europa?

DEPENDE! Ou seja, definitivamente não existe certo nem errado. A sua decisão na hora de comprar a passagem no mês e na estação depende do que você quer. E como eu disse anteriormente, como quase tudo na vida, todas as épocas do ano na Europa possuem ônus e bônus.

Pesquise o máximo antes de comprar a sua passagem para a Europa:

Antes de comprar as passagens é fundamental saber como é o clima na cidade e no país em determinado mês do ano. Se o verão é abafado, ou se o inverno é extremamente rigoroso, etc. Cada período do ano tem sua beleza, então a época e o local para onde você quer viajar vai influenciar MUITO a sua experiência.  

Sabemos que o momento não é cem por cento indicado para viajar para a Europa, mas pesquisar tudo e já elaborar os roteiros e passagens vale muito a pena. Logo, logo estaremos todos vacinados e viajando novamente.
 

Castelo Neuschwanstein nas quatro estações

 

Como são as estações do ano na Europa?

DEPENDE DE CADA REGIÃO. O verão em Berlim, Alemanha não é a mesma coisa que o verão no Algarve, região costeira de Portugal. E o inverno na Finlândia não é o mesmo que em Roma, na Itália. Dito isso, volto a dizer que o ideal, antes de comprar sua passagem para a Europa você precisa tomar ciência como é a primavera, verão, outono e inverno em cada região (veja bem, até de país pra país o clima varia muito), para escolher seu roteiro perfeito e suas expectativas serem correspondidas.  

Veja aqui as 4 estações do ano na Europa, que é basicamente nosso oposto:  

  • Como definir a melhor época para viajar.
  • Primavera: 21 de Março a 20 de Junho
  • Verão: de 21 de Junho a 20 de Setembro
  • Outono: 21 de Setembro a 21 de Dezembro
  • Inverno: de 21 de Dezembro a 21 de Março
     

Como é a primavera na Europa? é a estação do ano mais indicada para viajar  $$

A primavera na Europa, que vai de 21 de março a 20 de junho é quando começa a esquentar aos poucos no continente. Os dias vão ficando mais longos, muitas atrações começam a abrir e claro, as flores desabrocham nem espetáculo de cores e perfumes. Eu adoro viajar para lugares onde as estações do ano são bem marcadas!

Embora viajar nos primeiros dias da primavera na Europa e mais pro meio e para o final da primavera seja experiências bem diferentes também, de modo geral, a probabilidade é maior de você pegar menos chuva que no inverno e outono.

Já os preços são muito mais amigáveis que no verão e as atividades ao ar livre são bastante indicadas.

O clima primaveril é muito romântico e como maio é o mês das noivas, e é o ápice da primavera na Europa, muitos casais resolvem casar nessa época e passar a a lua de mel por aqui.

Rua de cerejeiras em Bonn, Alemanha
primavera (Abril) na rua das cerejeiras em Bonn, Alemanha – Photo by Jeremy Bishop on Unsplash

Alguns eventos na Europa durante a Primavera

Já tive a oportunidade de visitar o Parque Keukenhof na Holanda, o incrível jardim de Tulipas que abre apenas 2 meses por ano, durante a primavera e tivemos a oportunidade de visitar Barcelona no início de junho, durante o Festival de Música “Primavera Sound.

Sobre ir à praia no final da primavera, até fomos, tanto na Espanha quanto na Itália. O sol estava bem gostoso, o dia lindo, mas as águas do mediterrâneo ainda estavam bem frias para o meu padrão.

Como eu citei anteriormente, os preços durante a primavera europeia ainda são bem mais baixos do que o alto verão e você consegue basicamente fazer todas as atrações que faria no verão.

Flores em York na Inglaterra
Primavera na cidade de York, Inglaterra

Como é o verão na Europa? Alta temporada $$$$

Ah, o verão! Como eu amo essa época na Europa! O verão europeu vai de 21 de junho a 20 de setembro. É considerado a alta temporada e como consequência há mais visitantes por todos os lados. O verão na Europa é “vida loka”. Os europeus aproveitam a vida como se não houvesse amanhã. Festas, férias e muita animação.

Durante esse período todas as atrações estão em pleno vapor. Os bares, restaurantes, hotéis e atrações em geral ficam lotadas.

O verão europeu é a época ideal para quem não quer pegar chuva de jeito nenhum, pois é o período mais seco, de modo geral. Os dias são mais longos (tem cidade que até as 22:00 horas da noite ainda tem sol, acredita?) então você aproveita muito mais.

O verão na Europa é a melhor época para ir às praias dos países banhados pelo mares mediterrâneo, Adriático, Baleares, Tirreno, Egeu, Jônico, da Liguria, etc. Além disso o continente europeu tem vários lugares lindos para você fazer caminhada nas montanhas.

Vista para o Mediterrâneo na Croácia
Verão na Croácia
Praia de Barcelona
Verão na praia de Barceloneta na Espanha

Vantagens de se viajar no verão para a Europa:

  • Dias lindos e longos;
  • O mar fica morninho e gostoso;
  • Praia e bons drinks!
  • Trilhas na montanha e caminhadas na natureza;
  • O clima de verão na Europa é muito alegre

Desvantagens de viajar para a Europa no verão:

  • Tudo fica lotado e bem mais caro (vai demandar reservas com antecedência);
  • Muitos locais não estão preparados para o calor, então a probabilidade de não ter ar condicionado é alta;
  • Cidades sem praia é um perrengue de viagem ficar andando o dia todo, fazendo turismo no sol quente;
  • Em muitos locais a temperatura é altíssima
Verão com clima de praia em Londres
Bar Roundhouse em Londres (!). Durante o verão eles colocam areia na parte externa do bar pra dar um clima de praia pros londrinos

Como é o outono na Europa?  Bastante recomendado para viajar $$ 

O outono europeu vai de 21 de setembro a 20 de dezembro. As paisagens ficam emocionantes. As folhas estão caindo e mudam de cor de uma forma surpreendente. Vários tons de amarelos e vermelhos fazem o outono europeu ser uma época extremamente romântica. Durante esse período os visitantes diminuem bastante, e dependendo de qual “altura do outono” que você chega, algumas atrações fecham. As tarifas neste período caem em relação ao verão.

Quem detesta frio (como eu), ainda é uma boa época para viajar. Apesar do calor ir embora a cada dia, se você viajar nos primeiros dias do outono (emendando os últimos dias de verão) você consegue dias de praia com preços melhores, sem aglomeração.

Os populares Walking Tours pelas grandes cidades europeias são presenteados com lindas paisagens de outono. E como eu disse anteriormente, países com estações do ano bem demarcadas tem dessas belezuras.

Chão coberto de folhas no outono na Alemanha
Outono na Alemanha (Outubro)
Cores do Outono na Alemanha

Como é o inverno na Europa? baixa temporada $

O inverno começa oficialmente em 21 de dezembro e vai até 21 de março. Durante o inverno europeu os dias ficam mais curtos, com mais probabilidade de chuva e vento gelado, podendo até nevar em alguns lugares.

Os brasileiros gostam muito de visitar a Europa durante essa estação do ano.

Vantagens de se viajar no inverno para a Europa:

  • Os preços das hospedagens são mais baratos;
  • Os locais tendem a não ficarem cheios então as filas diminuem;
  • Comidas gostosas acompanhadas de vinhos tintos!
  • Existe chance de pegar dias mais lindos
  • cafés e tortas nas lindas feirinhas de Natal em alguns países;
  • possibilidade de praticar esportes de inverno como esquiar e snowboard
  • linda decoração natalina caso você visite a Europa no mês de dezembro;
  • Maior chance de visitas a Museus já que o vento frio ou chuva impede que você permaneça muito tempo na rua. .

Desvantagens de viajar para a Europa no inverno:

  • Dias mais curtos e noites longas
  • Provavelmente não temos roupas térmicas e adequadas para esse tipo de frio, então precisamos comprar, alugar ou pegar emprestadas ( até um sapato impermeável você precisa adquirir).
  • Algumas atrações e restaurantes não abrem durante o inverno na Europa;
  • Viajar pegando chuva é bem desagradável e o risco de escorregar na neve é real
  • Em alguns lugares a temperatura pode chegar a -8°C em dias mais frios.
Neve na Grand Place de Bruxelas
Inverno em Bruxelas, Bélgica
Neve no inverno na estrada da Holanda
Inverno na beira de estrada na Holanda

Como eu disse anteriormente, os esportes de inverno são as estrelas da estação. A região dos Alpes possuem várias estações de esqui para todos os níveis de esportistas e preços.

Afinal, qual é a minha melhor época para visitar a Europa?

Tanto os últimos dias de Primavera e os primeiros dias de Outono são minhas épocas favoritas para visitar a Europa. Ambas as estações são períodos excelentes para fazer a viagem dos sonhos.

Mas lembre-se, todas as estações tem uma beleza estonteante, principalmente porque a Europa tem estações bem demarcadas: por aqui você vê campos floridos na primavera, folhas que caem em lindos tons no outono, paisagens branquinhas no inverno e períodos de sol e vida no verão. Muitos países europeus passam metade do ano ao ar livre e outra metade num clima mais recluso, e existe beleza em todos os cenários.

Você já visitou ou gostaria de visitar a Europa em qual período do ano? Escreva nos comentários abaixo