Que muitas cidades da França são algumas das mais românticas e históricas da Europa todo mundo sabe. E que elas são inúmeras, mais de 35 mil entre vilas, cidades turísticas e aldeias, também. Então com esse texto separei algumas para te apresentar e ao mesmo tempo te inspirar a conhecer.
O que você vai encontrar nesse artigo
1- Paris, a Cidade Luz- Cidades da França
Paris é uma das cidades mais românticas e turísticas da França e da Europa em geral. Por aqui existe infinitas atrações lindas e interessantes. Seja a arquitetura, os parques, os doces e cafés, as pontes medievais sobre o Rio Sena e a tão difundida “joie de vivre” (expressão em francês traduzida como “alegria de viver”) dos parisienses.
O segredo para aproveitar essa cidade francesa não é tão secreto assim: bater perna! Colocar um sapato bem confortável e sair flanando por aí!
E fique preparado que a cada esquina dessa, que é uma das maiores cidades francesas, você pode se surpreender e ver alguns dos cartões postais mais bonitos do mundo!
Não precisa mais procurar, o Terraço das Galeries Lafayette oferece uma vista deslumbrante para toda a cidade de Paris e seus mais belos monumentos: Ópera Garnier, Torre Eiffel, Sacré Coeur, Notre Dame, etc. E não paga nada! Horário de abertura do terraço: das 9h30 às 20h. O terraço pode ser fechado de acordo com as condições meteorológicas ou por razões de segurança.
Veja as principais atrações e depois ande pelas ruas e descubra a sua própria Paris. Aqui tudo é empolgante, mágico e atemporal.
City Tour e passeio de barco em Paris
Mas uma dica que eu falo é : se é a sua primeira vez por aqui (e se não estiver chovendo e nem com essa previsão) faça um city tour naquele ônibus de dois andares “Hop On, Hop Off”. Acho que você terá um bom panorama geral da cidade, para depois você rodar a pé para onde você quiser.
Escolha a sua empresa e compre seu ticket:
No meu roteiro de 20 dias pela Europa contei sobre o cruzeiro pelo Sena que eu também fiz. É inesquecível e recomendo você fazer tanto o passeio do ônibus de dois andares quanto o cruzeiro.
Se for inviável financeiramente faça um e na outra viagem faça o outro, pois será uma ótima “desculpa” para você voltar. Ah, se você tiver que escolher entre um ou outro escolha o cruzeiro primeiro!
São várias companhias também :
https://www.bateaux-mouches.fr/pt/cruzeiro
http://www.bateauxparisiens.com/portugues.html
https://www.vedettesdupontneuf.com/pagina-inicial/
https://www.batobus.com/en.html (uma espécie de hop-on hop-off fluvial).
Imperdível: 13 lugares para tirar a melhor foto da Torre Eiffel em Paris
Reserve aqui um dos mais românticos hotéis em Paris: Hôtel La Nouvelle République
2- Versailles-
Cidades da França
Versalhes é uma das cidades francesas mais conhecidas pelo seu castelo. O famoso Palácio de Versalhes possui jardins e construções, que estão na lista do patrimônio mundial da UNESCO e são destinos turísticos de primeira grandeza.
O Palácio de Versalhes estpa localizado em uma das cidades francesas pequenas:
O Palácio de Versalhes é uma das construções mais exuberantes desde a Roma Antiga, além de ser o castelo mais visitado da França. Dessa forma, a cidade ganha fama de ser uma das mais românticas da Europa.
Dos 700 aposentos o mais famoso, sem dúvida, é a Galeria dos Espelhos (Galeries des Glace). Esse local “presenciou” desde o casamento de Luís XVI e Maria Antonieta até a assinatura do Tratado de Versalhes, depois da Primeira Guerra Mundial.
Depois de visitar o castelo por dentro passeie pelos lindos jardins, é super agradável!
Leia também dicas , ingresso e horários do Palácio de Versalhes no Blog da Diana Viaja.
Veja aqui um dos hotéis mais românticos para visitar o Palácio de Versalhes: Hotel George – Astotel
3- Bordeaux e os vinhos – Cidades Francesas
Bordeaux é uma das cidades francesas mais românticas da Europa. A cidade possui mais de 7000 vinícolas tradicionais desde o século XII e os famosos vinhedos de Médoc, St-Émilion e Graves estão entre os melhores do mundo, e também estão por aqui.
Bordeaux também tem uma incalculável herança arquitetônica, com muitas construções tombadas pela Unesco (na verdade é a segunda cidade da França que mais possui patrimônio da UNESCO, só perdendo pra “Paris”).
Admire a Place de La Bourse e o Grand Théâtre, uma das mais belas salas de opera da Europa e depois visite uma das inúmeras vinícolas da região.
Veja aqui mais sobre Bordeaux.
Você já pensou em se hospedar em um Castelo na França? Pois em Bordeaux você consegue por menos do que você imagina. Reserve aqui o Castelo Yndo Hôtel Boutique
4- Vale do Loire, Chenonceau, Pays de La Loire, etc.
O Vale do Loire é uma das regiões mais bonitas e românticas da França. Pronuncia-se “luaár”, em francês, é um vale fértil e deslumbrante junto do rio de mesmo nome, que arranca suspiros das pessoas por muitos séculos.
As cidades francesas localizadas no Vale do Loire são as que mais possuem castelos no mundo!
São centenas de castelos medievais, e muitos ostentam beleza interior e transbordam riqueza. Os castelos na Idade Média eram fortificações para defesa, e tanto os britânicos quanto os franceses disputavam esse local super estratégico.
Existem alguns castelos medievais bastante especiais e imperdíveis como Chambord, Chenonceau e Cheverny. Além desses existem outros tantos mais.
Quase tão bom que se hospedar num castelo medieval na França, é se hospedar com vista para ele: Reserve aqui o Relais de Chambord – Small Luxury Hotels of the World
Vinhedos e Vinícolas no Vale do Loire:
Além disso, as cidades francesas da região do Vale do Loire possuem alguns dos melhores vinhedos do país.
Pegue uma bicicleta e passeie bastante. Essa região da França é ideal para lua de mel.
Falei aqui mais sobre o Vale do Loire.
Onde se hospedar no Vale do Loire:
Por aqui são várias vilas e cidades francesas pequenas e todas tem seu romantismo: são castelos, vinhedos, vinícolas e magníficas paisagens. Minha recomendação é escolher alguma dessas cidades e curtir o interior da França. Clique nas cidades e encontre os melhores hotéis em custo-benefício, sem perder o charme, claro:
- Hotel romântico em Tours: Best Western Plus l’Artist Hotel
- Hotel romântico em Amboise: Hotel Spa – Au Charme Rabelaisien
- Veja um Hotel romântico em Angers: Séjours & Affaires Angers Atrium
- Hotel romântico em Blois : Hotel Mercure Blois Centre
A região da Dordonha e os povoados medievais
Por aqui tem imponentes castelos, igrejas católicas lindas e paisagens bucólicas. Todas as cidades a seguir visitamos nessa região. Montamos base em Toulouse, e dormimos uma noite em Rocamadour.
5- Sarlat-la-Canéda
Você deve estar desconfiado que a França tem as cidades mais românticas da Europa, né? Pois Sarlat-la-Canéda apenas confirma essa informação.
Capital do Périgord Noir, é uma das cidades francesas medievais mais bem preservadas do país.
Por aqui ande sem pressa e aprecie o encanto do local.
Leia também: Qual é a melhor época para viajar à Europa?
Melhor época para visitar Sarlat-la-Canéda:
Agosto em Sarlat tem festival de Música, além de animadas feiras nas manhãs de quarta-feira e sábado;
e nas noites de sexta-feira em julho e agosto também existe feira noturna.
De meados de Novembro a março existe feiras de foie Gras e trufas.
E em janeiro, durante o inverno tem festival de trufas.
Hospedagem romântica num castelo medieval na França:
O La Couleuvrine é um hotel romântico e indicado para lua de mel na França. Está situado em uma fortaleza da Idade Média que foi reformada e inclui uma grande lareira do século XXIII. O preço é incrível, reserve aqui seu hotel romântico em Sarlat-la-Canéda, França: Hôtel La Couleuvrine Sarlat Centre Ville
6- Rocamadour
O povoado definitivamente desafia a gravidade, além de ser um antigo e histórico local de peregrinação que se ergue ao lado de um íngreme penhasco.
A maioria dos visitantes sobem os 216 degraus até chegar em um conjunto de sete capelas medievais. A mais importante delas é a Igreja de Notre-Dame, popularmente conhecida como Santuário da Madonna Negra.
Falei mais de Rocamadour aqui.
7- Toulouse
Localizada no Sudoeste do país, é uma das cidades da França conhecida como La Ville Rose, graças à cor de seus prédios construídos com tijolos cor de rosa. A cidade é muito bela, com imponentes prédios históricos, arborizadas avenidas, além das pessoas, que dão um ar cosmopolita ao local.
Destaque para as universidades de Toulouse e a indústria Aeronáutica que criaram uma jovem paisagem de cafés e restaurantes.
8- Carcassone
Em Carcassonne fica difícil não deixar escapar um “uau” quando se vê suas muralhas de longe ( as mais longas de toda a Europa). É um exemplo perfeito de arquitetura primitiva.
Ou seja, parece que você está visitando um filme de época ao ver as pontes levadiças e as mais de 50 torres de vigia.
A ocupação da cidadela remonta a povos Celtas, Galo-romanos e Visigodos, construídas entre os séculos IX e X devido aos ataques dos sarracenos.
À noite as muralhas ficam iluminadas
Aqui experimentamos o famoso prato francês, Cassoulet, cozido de feijão branco, cebola, cenoura, pedaços de pão e cubos macios de carne. Lembra uma feijoada brasileira.
09- Saint Cirq Lapopie
Saint-Cirq-Lapopie é um pequeno vilarejo medieval na região de Occitânia, no departamento de Lot. Digo pequeno para não dizer minúsculo já que a cidade tinha cerca de 200 habitantes no último censo.
Então saiba que aqui você vai encontrar uma vila no alto de um rochedo, típico dos filmes.
Estivemos lá no final de maio, início da alta temporada, mas como chegamos cedo estava bem vazio.
No vilarejo não tem onde parar o carro, sendo necessário deixá-lo num estacionamento antes da cidade. Dizem que tem uma van que pega pessoas e deixa no vilarejo, são apenas 10 minutos do estacionamento até o vilarejo.
10- Beynac-et-Cazenac
Beynac-et-Cazenac é uma das cidades francesas localizadas na região da Nova Aquitânia, no departamento de Dordonha.
Pertence à rede das “mais belas aldeias de França”. Ou seja, muitos casais escolhem esse local para passar sua lua de mel por ser considerada uma das cidades mais românticas da Europa.
A caminhada por aqui é realmente uma delícia!
Quando visitar Beynac-et-Cazenac:
No verão, a vila hospeda um festival de música chamado “Musical Nights Beynac”.
As origens dessa aldeia, ao contrário das aparências, não são medievais, e sim bem mais antigas, aproximadamente de 2000 aC. Ou seja, Beynac-et-Cazenac é uma das cidades francesas pré-históricas! Incrível, né?
As populações da Idade do Bronze escolheram este local para se instalarem. Vestígios foram encontrados perto do Parque Arqueológico. Os gauleses também ocuparam a cidade para controlar o comércio de vinhos da Itália.
Castelos franceses medievais em Beynac-et-Cazenac:
O enorme castelo medieval localizado nessa parte da França já teve entre seus donos mais célebres o rei Ricardo Coração de Leão da Inglaterra (1189–1199), e é usado frequentemente como locação de filmes, como:
- A Vingança dos Mosqueteiros Bertrand Tavernier de 1994,
- Os Visitantes de Jean-Marie Poiré de 1993,
- Joana D’Arc de Luc Besson 1999.
Nos arredores do Castelo
Em 15 de agosto de 1827, a vila de Cazenac, localizada a 5 km de distância, é anexada a Beynac por uma decisão da prefeitura, ratificada por um decreto real. Vale muito a visita!
Quer mais dicas de outro vilarejo francês super lindo e na rota de Santiago de Compostela?
Tem interesse em visitar a região da Normandia? Não deixe de conferir o texto “Como planejar um roteiro pela Normandia, França.
Cahors
Em uma das regiões mais encantadoras da Europa, Cahors é uma romântica cidade francesa pequena banhada pelo tranquilo rio Lot que guarda lembranças de história e de arte.
Contei mais sobre Cahors.
E se você tem muito interesse na cidade luz e também em aldeias, vilas francesas charmosas e pitorescas não pode deixar de ler a crítica do filme “Paris pode Esperar”, no Blog La Vida Es Mara, para te inspirar ainda mais.
Eu sou louca pra conhecer essas cidadezinhas da França! Acho muito a cara de filmes <3
[…] Elizabeth Werneck nossa parceira, falou no site dela, sobre 10 cidades francesas imperdíveis, corre lá pra […]
[…] todos esses lugares lindos, voltei apenas, até agora, a Roma, Veneza, Florença, Innsbruck e Paris, então poderá ter algumas fotos das outras vezes, para tentar deixar o texto mais […]
[…] mais sobre cidades francesas […]
[…] cidade simplesmente tem inúmeras atrações e é a segunda mais turística do mundo (ganha até de Paris, só perde para […]
[…] Gosta da gastronomia e cultura francesas? Veja aqui: 10 cidades francesas medievais e turísticas […]
[…] Leia também: 10 cidades francesas medievais e turísticas […]
[…] Leia também: 10 cidades francesas medievais e turísticas […]
[…] Leia também: 10 cidades francesas medievais e turísticas […]
[…] Quer conhecer outras cidades medievais e turísticas na França? A Elizabeth Werneck conta mais nesse artigo 10 cidades francesas medievais e turísticas […]
[…] Veja também: 10 cidades francesas medievais e turísticas […]
[…] Leia mais 10 cidades francesas medievais e turísticas […]
[…] sobre as cidades francesas, elas são incríveis e com uma rica […]
[…] mais sobre 10 cidades francesas medievais imperdíveis, não deixe de […]
[…] Leia também: Conheça 11 cidades francesas medievais e turísticas e se apaixone […]