Conheça Cahors e o Vale do Lot, na França

Certa vez fizemos uma “euro-trip” (nem tão Euro assim, porque metade da viagem passamos em Marrocos, África, rs), e tivemos a oportunidade de conhecer uma região super encantadora da França. Durante nossa road trip, passamos pelo Vale do Dordonha e pela região dos Midi-Pyrénéss, e chegamos a pequenas e lindas cidades históricas banhadas pelo tranquilo rio Lot que guardam ricas memórias carregadas de arte e cultura.

Situando a região. Mapa retirado do site https://www.britannica.com/place/Midi-Pyrenees

Durante a viagem, vimos paisagens saídas de um conto de fadas, com castelos e cidades encravadas em penhascos, abadias, museus e igrejas.

Ponte famosa em Cahors

Essa nossa viagem teve um dos melhores roteiros que a gente já elaborou. Depois colocarei o roteiro completo, que teve até um maravilhoso stopover em Paris na ida, e em Barcelona na volta.

Stopover em Paris. Nada mal, né?

Stopover é uma parada no meio da viagem, para que o passageiro possa passar um tempo em uma cidade de conexão, e em regra você não paga nada a mais por isso.

Como chegar

Fizemos um vôo Rio de Janeiro – Toulouse, e permanecemos duas noites em Paris. Aí quando chegamos em Toulouse alugamos um carro e rodamos por ali. Toulouse fica no coração dessa região, mas se você quiser viajar de trem, vai passar um bom tempo olhando pela janela a bucólica paisagem dos campos franceses.

Dirigindo pelo campos próximos ao Causses du Quercy Natural Park, França

A França é super bem servida por transporte público, sejam ônibus ou trem.

Pit stop em Toulouse, em Place du Capitole, França, durante a copa da UEFA

Um site que eu uso bastante e me ajuda a planejar minhas viagens é o Rome2Rio . Funciona como um Google Maps para viagens longas, fornecendo todos os trajetos possíveis, de carro ou trem juntamente com os preços de passagens para qualquer parte do mundo.

Nossa expedição começou por Cahors, uma cidade francesa mais ao sul, capital do departamento de Lot, situada nas margens do rio que leva o mesmo nome. A cidade é referência em vinhos, e no período romano era conhecida como Divona ou Divona dos Cadurcos (em latim: Divona Cadurcorum).

Fachada da Cathédrale Saint-Etienne, 17 Place Jean Jacques Chapou, 46000 Cahors, França

Então por aqui passeamos pela parte histórica que vai da rua principal, o charmoso Boulevard Gambetta, e apreciamos a arquitetura medieval do lugar até às margens do Rio Lot. A cidade possui muitas ruas só de pedestres, hotéis confortáveis e uma gastronomia famosa.

Centro histórico de Cahors, França

A atração que gostei mais foi a Ponte Valentré. É uma ponte medieval com arcos de pedra fortificada, com três lindas torres, do século XIV, construída em 1308, cruzando o Rio Lot, com uma eclusa em sua base.

Amigos admirando a bela paisagem francesa, Cahors, França
Ponte Valentré, Cahors, França
Do alto da ponte só observando, Cahors, França

Importante falar também que aqui é parte do caminho de peregrinos para Santiago de Compostela.

Símbolo do Caminho para Santiago de Compostela, Cahors, França

Aproveitamos e almoçamos por aqui, e experimentamos o vinho do local, o “Vin de Cahors”. A gastronomia aqui é forte e destacam-se como iguarias da região foie gras, trufas brancas e negras, pato ao molho feito ao óleo de noz, sem contar o queijo delicioso. Chamado cabecous, é feito com o leite de cabra e possui sabor marcante.

Melhor época para visitar

Ciclistas na primavera francesa, Cahors

Visitamos a região na segunda quinzena de maio, e apesar de pegar um pouco de chuva fininha, o tempo estava bom.

Cahors, França em um sábado de manhã

De julho a setembro, tanto aqui como em qualquer lugar da Europa realizam-se vários tipos de festivais. Quando o tempo esquenta muita gente sai pela rua, pelos parques, o movimento fica intenso. Definivamente a Europa ferve nesta temporada.

Vocês sabiam que o Papa João XXII era de Cahors e nos idos dos anos 1300 instalou ali uma universidade, um convento, e a Catedral de Saint Etienne, que só veio a ficar realmente pronta no Século XIX? A Igreja do Papa também pagou a construção de várias obras no Rio Lot, entre elas a Ponte Valentré, considere uma obra-prima da arquitetura militar da Idade Média.

Nós 2 na ponte que é o cartão postal da cidade. Cahors, França

Onde comer:

Almoçamos no restaurante Lagarrigue. Encontramos o restaurante por acaso, porque a localização dele é perto da bela (e turística) ponte. Foi uma boa acolhida, com serviço rápido, boa comida e excelente custo benefício, e melhor ainda que estávamos entre amigos.

Restaurante Lagarrigue, Cahors, França

Onde se hospedar?

Na noite anterior dormimos em Toulouse, na casa de amigos, e nessa noite dormimos em Rocamadour, outra cidade da região. Acho legal você fincar uma base em alguma cidade por aqui e rodar de carro.

A cidade está na Internet, clique aqui para curtir um pouco mais mesmo que não esteja em seus planos visitar Cahors, valerá a pena uma visita virtual: http://tourisme-cahors.com

Por todo entorno da ponte, parreiras de uvas. Coisa linda! 🍇

A França toda é extremamente bonita e interessante, e é completamente impossível conhecer tudo em apenas uma viagem (ou 2).

NÃO SE ESQUEÇA DE CONTRATAR O SEGURO VIAGEM!

Faça uma cotação sem compromisso neste link que já inclui o cupom ELIZABETHWERNECK que garante o desconto de 5% na compra do seu seguro viagem!

Acompanhe minhas viagens em tempo real pelo Instagram >>@elizabethwerneck

Se você gosta das dicas do blog, ajude na sua manutenção, reservando seus hotéis e pousadas pelos links daqui. Isso não aumenta em nada o valor da sua reserva e gera um pequeno percentual revertido para o blog 😉

🛏 Pesquisando por hotel? Dê uma olhadinha no Booking.com! Você não paga nada a mais pela reserva, pode alterar e cancelar quando quiser, e ainda consegue os melhores preços.

Europa França

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Travel Around the World

Vem descobrir o Mundo connosco...

CONTO EM DETALHES

Crônicas, histórias, poesias e percepções.

Elizabeth Werneck

Um blog para falar sobre viagens e outros assuntos

WordPress.com

WordPress.com is the best place for your personal blog or business site.

%d blogueiros gostam disto: