Embora geralmente se acredite que as celebrações de casamento sejam grandes eventos, os pequenos casamentos, chamados mini- weddings”, são bastante típicos e estão em alta. Descubra nesse post o que é um mini wedding e como planejar um.

Importante: Se você precisa comprar Euros ou Dólares para uma viagem ao exterior, você tem que conhecer a Wise!
Eu viajo muito e as melhores taxas de câmbio encontro sempre na Wise. Sem falar no cartão VISA deles que pode ser solicitado gratuitamente e utilizado no exterior debitando direto da sua conta Wise internacional sem tarifas ocultas nem IOF, com praticidade e segurança.
Entre para a Wise é gratuito.

Leia também aqui no blog: 14 lugares românticos para viajar de casal em São Paulo, SP: veja algumas hospedagens românticas

O que é mini wedding e como planejar um.
Imagina um mini wedding em Ubatuba?

Dicas práticas para planejar um mini casamento

Saiba: Menos pode ser mais. E simplicidade não é pobreza, e sim exclusividade. E se você estiver realizando uma festa pequena, saiba que você é uma pessoa de muita sorte. Aqui nesse artigo reunimos as melhores dicas de cerimônias de casamento simples.

Os casais realmente mudaram suas estratégias originais por causa do COVID 19. Porém, ainda podem tornar o dia tão especial quanto esperavam que fosse.

Na verdade, um casamento menor é uma chance de produzir uma experiência personalizada e incrivelmente íntima. E casamentos minúsculos não é só uma forma de fugir do óbvio, mas sim, a primeira opção de muitos casais. A verdade é que, com um mini wedding você pode não só economizar dinheiro, mas também tempo e evitar grandes preocupações.

O que é e qual é o tamanho de um casamento pequeno?

Muita gente tem dúvidas, afinal, o que é considerado uma pequena celebração de casamento? Uma pequena festa de casamento, também chamada de mini wedding, consiste em 50 pessoas como convidadas, ou menos.

Mas o fato é que quanto menos pessoas você receber, mais íntimo o evento será. 

E você pode torná-lo um evento individual muito animado e exclusivo, convidando de 20 a 40 pessoas.

Ou pode ser mais enxuto ainda, com uma lista VIP com 10 pessoas especiais, escolhidas a dedo.

Dada a lista mínima de convidados, pequenas celebrações de casamento são frequentemente realizadas em um local escolhido com precisão.

 E, você sabe onde realizar o seu casamento simples e pequeno?

Onde posso realizar um mini wedding?

Mesmo com apenas um punhado de visitantes, você deseja que o local do seu mini casamento seja um espetáculo. Eu sei bem como é isso. 

Em apenas alguns segundos, você será capaz de avaliar todos os belos locais que certamente darão vida à sua visão de mini casamento intimista, pequeno e perfeito. 

A troca de alianças no local da festa também é uma opção, quando se tem convidados que viajaram para estar no evento, como foi nosso caso. O meu foi em Tiradentes, MG, uma cidade que parece cenográfica de tão linda.

Escolha um lugar que atenda às suas necessidade e as dos convidados e que te dará menos trabalho, mas que também foi um sonho pensado em conjunto com seu par.

Leia também: O que visitar em Tiradentes: roteiro completo para o final de semana

O que é mini wedding. Como planejar um mini casamento
Nosso nem tão mini wedding foi realizado dentro de uma cervejaria em Tiradentes

O que é mini wedding:

Como fazer um casamento pequeno

A preparação de um casamento pequeno pode parecer simples, mas pode ser difícil de realizar logisticamente. 

Para ajudar a tornar o processo mais simples, reunimos ideias de como fazer seu casamento.

Ele pode ser óbvio, mas pode ser desafiador na prática.

Inicialmente, lembre-se de que existem certas pessoas que você não precisa convidar para o seu casamento. 

Em seguida, conheça as recomendações nacionais e diretrizes de bairro sobre as celebrações, para saber o que pode  e o que não pode em seu evento. 

E você pode ter a intenção de comemorar com 50 pessoas, mas alguns locais podem permitir apenas de 20 a 30 pessoas, então tenha isso em mente ao preparar sua lista de convidados. 

Embora possa ser complicado não convidar alguém para seu casamento, mas quem já planejou festas e eventos alguma vez na vida, sabe o quanto a lista de convidados é delicada, então se ficar de fora, a pessoa vai compreender.

Escolha um local com capacidade restrita de hóspede.

E caso se sinta culpado por limitar o número de convidados, escolher um local que tenha uma capacidade rigorosa, isso irá te aliviar.

Além disso, será um incentivo para reduzir sua lista de convidados.

Como é a cerimônia:

Embora a celebração de um mega evento de casamento seja uma tradição duradoura você é livre para não ter uma, principalmente se você está tentando manter a lista de convidados pequena e intimista. Às vezes as festas enormes tendem a perder o brilho em um evento com esse porte.

Em vez de um evento de casamento, dê ênfase à curadoria de uma lista das pessoas mais importantes em sua vida.

Seja rigoroso!

Lembre-se que ao convidar as pessoas, a probabilidade delas terem mais uma para acompanhá-las é muito alta, dessa forma, o número de pessoas pode crescer rapidamente. 

Não se esqueça de estabelecer esse tipo de diretriz, que é uma maneira infalível de manter pequena a lista de convidados.

O que é um Mini wedding virtual

Mais uma categoria que se popularizou ou consolidou durante a pandemia. O jeito foi recorrer à tecnologia, especificamente à luz do novo coronavírus. 

Mini wedding virtual é basicamente você fazer o seu evento por vídeo chamada. Isso é utilizado principalmente se você quer que mais pessoas participem e elas estão muito longe.

Ou se algum parente não puder viajar e / ou outras pessoas não se sintam realmente seguras participando de uma celebração.

Um casamento pequeno virtual pode ocorrer também caso o casal queira manter a lista presencial enxuta, já pensou nisso? Se você está tentando manter o número de convidados baixo, receber pessoas para conectar-se online, é uma ótima pedida.

Eles ainda vão ver vocês trocando promessas, vão acompanhar os votos de amor eterno, e ainda você conseguirá manter sua lista bem pequena.

 Quero mais convidados, e agora?

Se o local escolhido tiver número máximo de pessoas isso é ótimo e você pode colocar a “culpa” no local por não poder convidar mais pessoas.

Com uma lista limitada de visitantes, as alternativas de local para sua festa de casamento se abrem. 

Pense “fora da caixa” para o lugar da sua pequena festa de casamento. 

Como sugestões de locais incríveis para um o mini wedding, sugiro:

  1. Uma enseada surpreendente à beira do mar;
  2. Uma galeria de arte preferida
  3. Uma cidade histórica mineira
  4. Uma cantina italiana
  5. Rock in Rio, etc;

E lembre-se de manter seus convidados envolvidos na ocasião.

Isso fará toda a diferença em seu evento, deixando seus convidados mais próximos de você. 

E tornando o momento mais especial, sem dar atenção exacerbada ao local, pois o que realmente importa é o afeto das pessoas envolvidas.

Dependendo da dimensão do evento, você pode fazer com que cada pessoa leia uma linha de uma leitura única no evento,

Faça com que ela se posicione e se envolvam enquanto você troca suas promessas, sente-as em uma mesa enorme na recepção do casamento 

Ou faça com que todas as pessoas compareçam à ceia de ensaio do casamento.

Mas se no final de tudo isso que falamos você não se sentir bem com a ideia de um casamento com menos pessoas: 

Faça o seguinte: convide mais!

Muitos eventos de casamento envolvem apenas alguns convidados, como os pais do casal, irmãos ou amigos mais próximos.

No entanto, se você estiver realizando um pequeno evento de casamento, poderá convidar um pouco mais de pessoas.  

Leia também: O que fazer em Bichinho – MG: Bate e volta de Tiradentes

O que é mini wedding. Como planejar um mini casamento
Uma cidade linda para um mini casamento e também para o ensaio com os noivos

Conclusão: Vale a pena fazer um mini wedding?

A resposta é: Depende! Com o mini wedding você pode se casar em qualquer lugar, e inclusive lugares super exclusivos. E poder ter mais intimidade entre os convidados.

Guie todo o esse processo do planejamento, desde a decoração e não se esqueça de pedir ajuda pra um cerimonialista, caso você sinta necessidade.

Pensando em tornar o ambiente familiar e em um lugar que abrace as pessoas.

Escolha um buffet que agrade. E por ter uma lista menor, procure saber as necessidades de cada um em relação a sua refeição.

E a lua de mel? Contrate uma Travel designer e tenha um roteiro de viagem personalizado:

Como tudo que foi dito anteriormente, deu pra perceber que mesmo um mini casamento dá trabalho planejar, não é mesmo? Por isso, nada melhor do que ter um roteiro de viagem de lua de mel personalizado, feito sob medida para vocês. Entre em contato comigo e realize seu sonho de viagem