Você sabia que perto da linda cidade de Tiradentes MG tem um lugarzinho super fofo pra você visitar? Quando eu falo pra alguém que estou em Bichinho, as pessoas perguntam se eu estou com bichinho! hahahaha. Então descubra nesse post tudo o que fazer no Bichinho MG.
Leia também: Conheça 16 lugares românticos em Minas Gerais e se apaixone
O que você vai encontrar nesse artigo
- Por quê visitar Bichinho MG?
- Onde fica o Bichinho MG
- Um pouco da História do Bichinho:
- Como chegar
- O que ver e fazer em Bichinho num bate e volta de Tiradentes:
- Pousadas em Bichinho: Onde ficar no Bichinho
- Onde comer no Bichinho:
- Conclusão: Vale a Pena conhecer o Bichinho MG?
- Veja outros destinos no blog tão interessantes quanto os Bichinhos de MG:
Por quê visitar Bichinho MG?
Porque o distrito é referência em artesanato e decoração no Estado de Minas Gerais. Além disso, em toda a região existe excelente gastronomia, ar puro, trilhas, cachoeiras, pousadas românticas com exuberante natureza, além da boa e famosa hospitalidade mineira.
Se destinos aconchegantes, que possuem clima de montanha durante o ano todo te interessa, acho que você vai gostar também desses outros destinos:
1- O que fazer em Campos do Jordão: A Suíça ou Alemanha brasileira?
2- O que fazer em Canela e Gramado, Serra Gaúcha: Dicas de turismo
Já segue o Blog lá no Instagram? Siga a gente lá e acompanhe nossas viagens em tempo real:
Onde fica o Bichinho MG
Bichinho está localizado bem próximo a linda cidade histórica de Tiradentes MG, na Região do Campo das Vertentes, cujos locais fazem parte do Circuito Turístico Trilha dos Inconfidentes e recebe um dos trechos da Estrada Real. Foi palco também de episódios que marcaram profundamente a Historia do Brasil, em especial, a Inconfidência Mineira.
Atenção: Essa viagem a Bichinho foi realizada na mesma viagem a Tiradentes. Depois não deixe de ler esse artigo aqui: O que visitar em Tiradentes: roteiro completo para o final de semana
Muita gente acha que Bichinho pertence à cidade de Tiradentes, mas na verdade é um distrito da pequena cidade de Prados, localizado no Campo das Vertentes. Está a pouco mais de 6 km de Tiradentes e a 200 km da capital mineira Belo Horizonte.
Um pouco da História do Bichinho:
Sua origem é do início do séc. XVIII, época dos Bandeirantes, tropeiros e inconfidentes e com a descoberta de ouro nas Minas Gerais.
Por aqui nasceu e morava Vitoriano Veloso, que mais tarde se tornou o único inconfidente negro na História do Brasil. O povoado chamava Vitoriano Veloso, porém, como Bichinho era o seu apelido, hoje em dia o local mudou de nome.
Vitoriano Veloso foi uma pessoa escravizada que, após a alforria (liberdade), tornou-se alfaiate, e mais, participou da Inconfidência Mineira.
Você sabia que até 1938, Bichinho pertencia a Tiradentes? Porém depois passou a fazer parte da cidade de Prados.
É referência em artesanato, ateliês, oficinas de arte, além de excelente gastronomia mineira.
Leia também aqui no blog: O que visitar em Tiradentes: roteiro completo para o final de semana
Como chegar
De Tiradentes:
São 8km de Tiradentes por uma estradinha tranquila mas que fica bem movimentada aos fins de semana
O que ver e fazer em Bichinho num bate e volta de Tiradentes:
O que fazer no Bichinho: visitar a Casa Torta:
Criada em 2016 por um casal de artistas a Casa Torta encanta os adultos e as crianças. A arquitetura é inusitada, linda e super instagramável. Tem muito espaço para as crianças se divertirem e ainda uma cafeteria.
O local foi feito para ser um espaço cultural para acontecer apresentações teatrais, gastronômicas, musicais e tudo ligado a arte. A Casa Torta fica bem na entrada de Bichinho, o site está aqui.
Eu sou tão fã da Casa Torta que como casamos em Tiradentes, ela foi um dos locais que fizemos nosso ensaio fotográfico de casamento. O valor da entrada é de R$40,00 por pessoa, com meia entrada de acordo com a lei.
Museu do automóvel: Na Estrada Real que liga Bichinho a Tiradentes MG:
Para os fãs de carros antigos, Bichinho conta também com um Museu do Automóvel. Foi inaugurado em 2006, por um colecionador de carros chamado Rodrigo Cerqueira. Rodrigo comprava e restaurava essas preciosidades.
O Museu é muitíssimo bem recomendado, então vale a viagem. Está localizado no Sítio Pau D’angu – Estrada Real Tiradentes / Bichinho (próximo de 5km de Tiradentes).
Horário de Funcionamento: Quarta a Domingo das 9h às 18h – Contato: (32) 3799-8033. O site está aqui.
Ainda não tive a oportunidade de entrar no Museu, mas está nos planos, e o entorno também serviu de cenário para nosso ensaio fotográfico de casamento:
Centro Histórico de Bichinho- Destaque Igreja Nossa Senhora da Penha e seu cruzeiro
Essa Igreja também é considerada o cartão postal do distrito. A construção data do séc XVIII e finalizada em 1771.
Em estilo barroco, tem sua decoração e pinturas bem preservadas até os dias de hoje. Essa preciosidade histórica é tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Ipham).
Galeria Bichinho:
É o novo ‘point’ da vilazinha, aonde há bares e restaurantes. Inclusive a primeira foto desse post com o letreiro “A la Amsterdam” com o nome de Bichinho está aqui. Tem sorveteria, chopp com comida mineira, loja de chocolates e doces, além do tradicional café. A decoração é toda fotogênica, super instagramável!
Leia Também: Inspiração de fotos para Instagram pelo mundo durante as viagens
Ah, e foi aqui na Galeria Bichinho que conseguimos os carimbos do Passaporte da estrada real.
O que fazer no Bichinho: Visitar lojas de Artesanato e móveis de madeira de demolição
A vila se destaca por seu rico artesanato, pelo talento dos artistas que fazem as peças e pelo bom preço dos produtos.
Um exemplo que aconteceu comigo: comprei uma mesa maravilhosa aqui, e a mesma mesa para comprar em São Paulo sairia pelo dobro do preço. Mesmo com o frete que paguei saiu pela metade do valor.
O artesanato em madeira é um dos carros chefes de Bichinho. Os artesão fazem tudo que você imagina de madeira: escultura, painéis, quadros, além dos lindos móveis em estilo colonial.
Além dos móveis e outras obras de arte em madeira, são feitos também lindos objetos de decoração em ferro, tecidos, colchas de linha, crochê e também “fuxico”, etc.
A qualidade de todo artesanato de Bichinho impressiona até os visitantes mais minimalistas, e os produtos feitos aqui estão sendo levados para serem vendidos para outro estado.
Oficina de Agosto:
Impossível falar do artesanato de Bichinho sem falar desse ateliê. Este foi o pioneiro a incluir o vilarejo no circuito de artesanato conceito no país. Ele funciona desde os anos 80 e reúne artesãos de toda a região com o intuito de sempre valorizar arte mineira. Este ateliê é muitíssimo conceituado em razão da beleza e qualidade de seus produtos. Os artistas reaproveitam todos os materiais de demolição que conseguimos imaginar: madeira, ferro, plástico e tecidos.
Leia também: Ilha do Ferro (AL): um ateliê a céu aberto
Visitar lojas de doces e cachaçaria:
O distrito possui três super tradicionais alambiques. São eles:
1- O alambique Mazuma Mineira é muito bem conceituado. Localizado numa bonita fazenda da região e pode fazer um tour para degustar e conhecer tanto a produção quanto a propriedade.
Ao fazer o tour com degustação ganha R$10,00 de desconto na compra da cachaça. A loja do alambique também vende outros itens como queijos e cafés especiais. Veja o site do alambique aqui.;
2- Alambique e loja conceito Tabaroa: Localizada bem em frente à Casa Torta, a decoração é super bonitinha e todo mundo que aprecia cachaça diz que essa é uma das melhores.
3- Alambique Velho Ferreira, que fabrica cachaça desde o anos 30. Veja no site da empresa o Tour virtual, além da história interessante clicando aqui.
Se você gosta de boas bebidas e degustações leia também: Vale dos Vinhedos, na Serra Gaúcha- 10 sugestões incríveis de vinícolas
Pousadas em Bichinho: Onde ficar no Bichinho
Eu com certeza recomendo ficar hospedado em Tiradentes (e minhas dicas de Pousadas estão aqui). Porém caso você queira variar porque já se hospedou em Tiradentes outras vezes aí vai as melhores pousadas e dicas de onde ficar no Bichinho:
3- Pousada Cantagalo Bichinho MG
6- Templo do Sol
Onde comer no Bichinho:
Na Vila, o visitante encontra restaurantes, pousadas e lanchonetes. O mais famoso é Tempero da Ângela. 10 entre 10 visitantes recomendam esse restaurante. O restaurante é simples e a comida deliciosa, com bom atendimento e muita fartura.
Por ser famoso a demora pode acontecer por aqui. Dessa forma, tente chegar mais cedo.
Outra dica de onde comer/beber em Bichinho é no Ateliê da Cerveja: Bar com variedades em cervejas especiais, comida de buteco, cervejas tradicionais e a cerveja da casa.
Leia também: Visitando a Cervejaria Baden Baden em Campos do Jordão
Já conhece o Canal do Blog no Youtube? Assine o Canal e tenha acesso a mais dicas de viagem inteiramente grátis: Obrigada
Conclusão: Vale a Pena conhecer o Bichinho MG?
Com certeza vale!
Quem visita Bichinho sente que o lugar é tranquilo e seus moradores são muito receptivos. A vila é muito pitoresca, te acolhe bem e cada vez mais surgem atrações novas, mantendo o clima antiguinho.
Sua arquitetura lembra as antigas aldeias portuguesas e vilarejos da Europa no passado. Se você consegue enxergar beleza na simplicidade o lugar é pra você. A estrada vindo pra cá tem uma paisagem linda, então vale a pena parar para contemplar também.
Veja outros destinos no blog tão interessantes quanto os Bichinhos de MG:
1- As praias mais próximas de Minas Gerais: as 13 melhores para você conhecer
2- Lugares para viajar no Brasil: Conheça 13 destinos incríveis
3- 10 Lugares tranquilos para viajar no brasil
4- Vale a pena se hospedar em um resort em Poços de Caldas com crianças?
17 cidades no Brasil que parecem a Europa
Juiz de Fora: a cidade mineira com espírito pioneiro
Lugares para passar o final de ano no Brasil barato: Conheça 8 destinos
Para onde viajar em dezembro: 21 Lugares no Brasil e no mundo para curtir as férias!
Lugares para ir no feriado: Descubra 12 lugares no Brasil para conhecer e descansar
Cicloturismo no Brasil: 10 lugares para conhecer de bicicleta
Bar do Bigode e Xororó em Juiz de Fora tem o melhor torresmo do mundo
Receita de pão de queijo mineiro fácil: viajando pelos sabores
Veja também essas outras sugestões de bate e volta:
Vamos viajar pra onde agora – Bate e Volta de Recife
Uma Viagem Diferente – Cidades para um bate e volta do Rio de Janeiro
Expedições em Família- Caeté – Bate e Volta a partir de Belo Horizonte
6 Viajantes – Passeios bate e volta a partir de Montevidéu
De Lugar Nenhum – Bate e volta Rio de janeiro – Petropolis
[…] Elizabeth Werneck– O que fazer em Bichinho – MG: Bate e volta de Tiradentes […]
Top pra caramba este bate e volta. Conhecerei Bichinho e Tiradentes bem como São João Del Rey este ano. Ansioso demais 😍😍 pois seu post ajudou demais.
[…] Quer mais dicas de bate e volta pelo Brasil e mundo? Temos algumas dicas: Bate e Volta de Recife, O que fazer em Bichinho – MG: Bate e volta de Tiradentes, Caeté – Bate e Volta a partir de Belo Horizonte, Passeios bate e volta a partir de […]
Nossa eu nunca tinha ouvido falar de bichinho!! Não fazia ideia de como chegar. Minha mãe adora artesanato, com certeza iria amar conhecer
Amei as suas dicas do que fazer em Bichinho em MG. Este é um incrível Bate e volta de Tiradentes. Vou seguir suas dicas na próxima vez.
Desde que descobri a existência da Estrada Real, já tinha colocado Bichinho no meu radar de viagens, inclusive tenho até o passaporte turístico da ER que pretendo carimbar na cidade 😁
[…] RecifeUma Viagem Diferente – Cidades para um bate e volta do Rio de JaneiroElizabeth Werneck– O que fazer em Bichinho – MG: Bate e volta de TiradentesExpedições em Família– Caeté – Bate e Volta a partir de Belo Horizonte6 Viajantes – […]
Adorei e já salvei sua dica de de comer chegar em Bichinho e onde comer. Estou indo mês que vem para Tiradentes, e vou até lá com certeza
Que elgal amiga, adorei conhecer Bichinho e esse bate e volta! Ainda não tinha ouvido falar sobre lá e quero também conhecer essa região. Valeu por compartilhar essas dicas de como chgar e o que fazer por lá!
Eu adoro visitar Minas, porque lá o tempo parece passar mais lentamente. Bichinho foi uma surpresa feliz, e o Tempero da Ângela é maravilhoso!
Nossa, sou doido para conhecer essa cidade. E seu post sobre Bichinho me surpreendeu, é muito mais do que eu pensava.
Que máximo o seu post de bate e volta de Bichinho. Confesso que fiquei presa nas fotos do seu ensaio fotográfico. Ficaram muito bonitas.
Eu quero muito conhecer Bichinho! Adorei suas dicas do que fazer por lá e onde comer! Vou fazer esse bate e volta na minha próxima viagem para Tiradentes.
Adorei saber o que fazer em Bichinho, principalmente porque se trata de um bate e volta de Tiradentes! Adoro ter essas opções de passeio! Com certeza a casa torta é o mais famoso de lá, mas vi que a cidade tem muito a oferecer! Adorei!
[…] o blog da Elizabeth Werneck fala-nos sobre O que fazer em Bichinho – MG: Bate e volta de Tiradentes. Aqui encontrará um belíssimo post sobre Bichinho mas será ainda contemplado com fotos de um […]
[…] A amiga Elizabeth sempre manda muito bem em todos os posts e desta vez não foi diferente. Pois, ela fez um conteúdo muito legal sobre Bichinho que fica próximo a Tiradentes. Lugar este que eu em breve vou conhecer. Então não deixe de ver o posts “O que Fazer em Bichinho-MG: Bate e Volta de Tiradentes“ […]
Adorei suas dicas de Bichinho em MG. Estou indo para Tiradentes em setembro e vou fazer questão de visitar todos os lugares que você indicou. Muito obrigada pelas informações.
Em novembro to ai e ja sei exatamente o que fazer em bichinho. Tmj
Que linda é essa cidade. Realmente muito pitoresca é Bichinho e com muitas coisas interessantes para fazer. Mais uma cidade de Minas Gerais que fiquei com vontade de conhecer.
Adorei essas dicas de Bichinho, estou planejando uma viagem pelas cidades históricas de minas para outubro, e com certeza colocarei essa cidade no roteiro.
Já estive em Tiradentes mas não deu tempo de ir até Bichinho, uma pena! Não sabia que havia tanto o que fazer por lá. Adorei a Casa Torta e as lojinhas de artesanato.
Já anotei tudo que você colocou nesse post, como chegar, o que fazer e onde comer em Bichinho. Estarei lá mês que vem e vou seguir seuas dicas.
Amei suas dicas para conhecer Bichinho! Estou indo esse mês e quero tirar fotos lindaaas igual você! Amei
Sempre tive curiosidade por conhecer Bichinho de tanto ver esta Casa Torta nas fotos do Instagram. Agora com suas dicas de como chegar e o que fazer já me deu uma luz para organizar meu roteiro. Obrigada.
[…] O que fazer em Bichinho – MG: Bate e volta de Tiradentes […]
[…] Leia tudo: O que fazer em Bichinho – MG: Bate e volta de Tiradentes […]