Você sabia que perto de Tiradentes tem um lugarzinho super fofo pra você visitar? Quando eu falo pra alguém que estou em Bichinho, as pessoas perguntam se eu estou com bichinho! hahahaha. Então descubra nesse post tudo o que fazer na pitoresca Bichinho MG.

enfim
enquanto
então
entretanto
eventualmente
igualmente
inegavelmente
inesperadamente
mas
outrossim
pois
porquanto
porque
portanto
posteriormente
precipuamente
primeiramente
primordialmente
principalmente
salvo
semelhantemente
similarmente
Muitas pessoas acham que Bichinho faz parte de Tiradentes MG

Leia também: Lugares românticos: Conheça 15 cidades pitorescas pelo mundo e se apaixone

Por quê visitar Bichinho MG?

enfim
enquanto
então
entretanto
eventualmente
igualmente
inegavelmente
inesperadamente
mas
outrossim
pois
porquanto
porque
portanto
posteriormente
precipuamente
primeiramente
primordialmente
principalmente
salvo
semelhantemente
similarmente
Serra de São José ao fundo. Na estrada pra Bichinho tem um lindo mirante, bem pertinho de Tiradentes MG

Porque o distrito é referência em artesanato e decoração no Estado. Além disso, em toda a região existe excelente gastronomia, ar puro, trilhas, cachoeiras, pousadas românticas com exuberante natureza, além da boa e famosa hospitalidade mineira.

Se destinos aconchegantes, que possuem clima de montanha durante o ano todo te interessa, acho que você vai gostar também desses outros destinos:

1- O que fazer em Campos do Jordão: A Suíça ou Alemanha brasileira?

2- O que fazer em Canela e Gramado, Serra Gaúcha: Dicas de turismo

Onde fica Bichinho MG

Bichinho está localizado bem próximo a Tiradentes, na Região do Campo das Vertentes, cujos locais fazem parte do Circuito Turístico Trilha dos Inconfidentes e recebe um dos trechos da Estrada Real. Foi palco também de episódios que marcaram profundamente a Historia do Brasil, em especial, a Inconfidência Mineira.

enfim
enquanto
então
entretanto
eventualmente
igualmente
inegavelmente
inesperadamente
mas
outrossim
pois
porquanto
porque
portanto
posteriormente
precipuamente
primeiramente
primordialmente
principalmente
salvo
semelhantemente
similarmente

Muita gente acha que Bichinho pertence à cidade de Tiradentes, mas na verdade é um distrito da pequena cidade de Prados, localizado no Campo das Vertentes. Está a pouco mais de 6 km de Tiradentes e a 200 km de Belo Horizonte.

Um pouco da História de Bichinho:

Sua origem é do início do séc. XVIII, época dos Bandeirantes, tropeiros e inconfidentes e com a descoberta de ouro nas Minas Gerais.

Por aqui nasceu e morava Vitoriano Veloso, que mais tarde se tornou o único inconfidente negro na História do Brasil. O povoado chamava Vitoriano Veloso, porém, como Bichinho era o seu apelido, hoje em dia o local mudou de nome.

Vitoriano Veloso foi uma pessoa escravizada que, após a alforria (liberdade), tornou-se alfaiate, e mais, participou da Inconfidência Mineira.

Você sabia que até 1938, Bichinho pertencia a Tiradentes? Porém depois passou a fazer parte da cidade de Prados.

É referência em artesanato, ateliês, oficinas de arte, além de excelente gastronomia mineira.

Leia também aqui no blog: O que visitar em Tiradentes: roteiro completo para o final de semana

Como chegar

De Tiradentes:

São 8km de Tiradentes por uma estradinha tranquila mas que fica bem movimentada aos fins de semana

O que ver e fazer em Bichinho num bate e volta de Tiradentes:

O que fazer em Bichinho: visitar a Casa Torta:

Criada em 2016 por um casal de artistas a Casa Torta encanta os adultos e as crianças. A arquitetura é inusitada, linda e super instagramável. Tem muito espaço para as crianças se divertirem e ainda uma cafeteria.

O local foi feito para ser um espaço cultural para acontecer apresentações teatrais, gastronômicas, musicais e tudo ligado a arte.  A Casa Torta fica bem na entrada de Bichinho, o site está aqui.

Eu sou tão fã da Casa Torta que como casamos em Tiradentes, ela foi um dos locais que fizemos nosso ensaio fotográfico de casamento. O valor da entrada é de R$40,00 por pessoa, com meia entrada de acordo com a lei.

enfim
enquanto
então
entretanto
eventualmente
igualmente
inegavelmente
inesperadamente
mas
outrossim
pois
porquanto
porque
portanto
posteriormente
precipuamente
primeiramente
primordialmente
principalmente
salvo
semelhantemente
similarmente
A Casa Torta, em Bichinho possui um cenário fantástico
A Casa Torta, em Bichinho é uma excelente visitação, principalmente quando se está com crianças;

Museu do automóvel: Na Estrada Real que liga Bichinho a Tiradentes MG:

Para os fãs de carros antigos, Bichinho conta também com um Museu do Automóvel. Foi inaugurado em 2006, por um colecionador de carros chamado Rodrigo Cerqueira. Rodrigo comprava e restaurava essas preciosidades.

O Museu é muitíssimo bem recomendado, então vale a viagem. Está localizado no Sítio Pau D’angu – Estrada Real Tiradentes / Bichinho (próximo de 5km de Tiradentes).
Horário de Funcionamento: Quarta a Domingo das 9h às 18h – Contato: (32) 3799-8033. O site está aqui.

Ainda não tive a oportunidade de entrar no Museu, mas está nos planos, e o entorno também serviu de cenário para nosso ensaio fotográfico de casamento:

 Cerca de 50 unidades restauradas. Outras 20 unidades encontram-se em processo de restauração. Museu do Automóvel, na Estrada de Bichinho pra Tiradentes

Centro Histórico de Bichinho- Destaque Igreja Nossa Senhora da Penha e seu cruzeiro

Essa Igreja também é considerada o cartão postal do distrito. A construção data do séc XVIII e finalizada em 1771.

Em estilo barroco, tem sua decoração e pinturas bem preservadas até os dias de hoje. Essa preciosidade histórica é tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Ipham).

Galeria Bichinho:

É o novo ‘point’ da vilazinha, aonde há bares e restaurantes. Inclusive a primeira foto desse post com o letreiro “A la Amsterdam” com o nome de Bichinho está aqui. Tem sorveteria, chopp com comida mineira, loja de chocolates e doces, além do tradicional café. A decoração é toda fotogênica, super instagramável!

Leia Também: Inspiração de fotos para Instagram pelo mundo durante as viagens

Ah, e foi aqui na Galeria Bichinho que conseguimos os carimbos do Passaporte da estrada real.

Passaporte Estrada Real é um registro único e permite que você acompanhe e registre todas as suas experiências nos caminhos da Estrada Real. Para adquirir o seu, basta preencher o cadastro passaporte. Clique aqui

O que fazer em Bichinho: Visitar lojas de Artesanato e móveis de madeira de demolição

A vila se destaca por seu rico artesanato, pelo talento dos artistas que fazem as peças e pelo bom preço dos produtos.

Um exemplo que aconteceu comigo: comprei uma mesa maravilhosa aqui, e a mesma mesa para comprar em São Paulo sairia pelo dobro do preço. Mesmo com o frete que paguei saiu pela metade do valor.

O artesanato em madeira é um dos carros chefes de Bichinho. Os artesão fazem tudo que você imagina de madeira: escultura, painéis, quadros, além dos lindos móveis em estilo colonial.

Além dos móveis e outras obras de arte em madeira, são feitos também lindos objetos de decoração em ferro, tecidos, colchas de linha, crochê e também “fuxico”, etc.

A qualidade de todo artesanato de Bichinho impressiona até os visitantes mais minimalistas, e os produtos feitos aqui estão sendo levados para serem vendidos para outro estado.

Oficina de Agosto:

Impossível falar do artesanato de Bichinho sem falar desse ateliê. Este foi o pioneiro a incluir o vilarejo no circuito de artesanato conceito no país. Ele funciona desde os anos 80 e reúne artesãos de toda a região com o intuito de sempre valorizar arte mineira. Este ateliê é muitíssimo conceituado em razão da beleza e qualidade de seus produtos. Os artistas reaproveitam todos os materiais de demolição que conseguimos imaginar: madeira, ferro, plástico e tecidos.

Leia também: Ilha do Ferro (AL): um ateliê a céu aberto

Pousadas em Bichinho: Onde se hospedar

Eu com certeza recomendo ficar hospedado em Tiradentes (e minhas dicas de Pousadas estão aqui). Porém caso você queira variar porque já se hospedou em Tiradentes outras vezes aí vai:

1- Pousada Baobá

2- Pouso do Bichinho 1

3- Pousada Cantagalo Bichinho MG

4- Pousada Cipó Artes;

5- Pousada Quatro Estações

6- Templo do Sol

Visitar lojas de doces e cachaçaria:

O distrito possui três super tradicionais alambiques. São eles:

1- O alambique Mazuma Mineira é muito bem conceituado. Localizado numa bonita fazenda da região e pode fazer um tour para degustar e conhecer tanto a produção quanto a propriedade.

Ao fazer o tour com degustação ganha R$10,00 de desconto na compra da cachaça. A loja do alambique também vende outros itens como queijos e cafés especiais. Veja o site do alambique aqui.;

2- Alambique e loja conceito Tabaroa: Localizada bem em frente à Casa Torta, a decoração é super bonitinha e todo mundo que aprecia cachaça diz que essa é uma das melhores.

3- Alambique Velho Ferreira, que fabrica cachaça desde o anos 30. Veja no site da empresa o Tour virtual, além da história interessante clicando aqui.

Se você gosta de boas bebidas e degustações leia também: Vale dos Vinhedos, na Serra Gaúcha- 10 sugestões incríveis de vinícolas

Onde comer:

Na Vila, o visitante encontra restaurantes, pousadas e lanchonetes. O mais famoso é Tempero da Ângela. 10 entre 10 visitantes recomendam esse restaurante. O restaurante é simples e a comida deliciosa, com bom atendimento e muita fartura.

Por ser famoso a demora pode acontecer por aqui. Dessa forma, tente chegar mais cedo.

Outra dica de onde comer/beber em Bichinho é no Ateliê da Cerveja: Bar com variedades em cervejas especiais, comida de buteco, cervejas tradicionais e a cerveja da casa.

Leia também: Visitando a Cervejaria Baden Baden em Campos do Jordão

Vale a Pena ir a Bichinho?

Com certeza vale!

Quem visita Bichinho sente que o lugar é tranquilo e seus moradores são muito receptivos. A vila é muito pitoresca, te acolhe bem e cada vez mais surgem atrações novas, mantendo o clima antiguinho.

Sua arquitetura lembra as antigas aldeias portuguesas e vilarejos da Europa no passado. Se você consegue enxergar beleza na simplicidade o lugar é pra você. A estrada vindo pra cá tem uma paisagem linda, então vale a pena parar para contemplar também.

Pôr do sol na Estrada de Bichinho para Tiradentes.

Veja também essas outras sugestões de bate e volta:

Vamos viajar pra onde agora – Bate e Volta de Recife

Uma Viagem Diferente – Cidades para um bate e volta do Rio de Janeiro

Expedições em Família- Caeté – Bate e Volta a partir de Belo Horizonte

6 Viajantes – Passeios bate e volta a partir de Montevidéu

De Lugar Nenhum – Bate e volta Rio de janeiro – Petropolis