San Andrés é uma ilha da Colômbia e um dos melhores destinos para nós brasileiros passarmos ótimas férias. A ilha faz parte do Caribe e tem fama de ser um dos destinos mais baratos da região. Além disso, a cor do mar é de arrasar. São 7 cores de azuis e verdes e emociona até o turista praiano mais exigente. Descubra algumas informações sobre a Ilha de San Andres, na Colômbia: um roteiro de 3 dias e 4 noites, com dicas de onde ficar, como chegar, seguro viagem e o que fazer!

Importante: Se você precisa comprar Euros ou Dólares para uma viagem ao exterior, você tem que conhecer a Wise!
Eu viajo muito e as melhores taxas de câmbio encontro sempre na Wise. Sem falar no cartão VISA deles que pode ser solicitado gratuitamente e utilizado no exterior debitando direto da sua conta Wise internacional sem tarifas ocultas nem IOF, com praticidade e segurança.
Entre para a Wise é gratuito.

Leia mais: Você sabia que a Colômbia é um dos países onde o real é mais valorizado que a moeda local?

Booking.com
SAN ANDRES, COLÔMBIA – SAIBA TUDO SOBRE O PARAÍSO COLOMBIANO
Descubra algumas informações sobre a Ilha de San Andres, na Colômbia: um roteiro de 3 dias e 4 noites, com dicas de onde ficar, como chegar e o que fazer!
SAN ANDRES, COLÔMBIA – SAIBA TUDO SOBRE O PARAÍSO COLOMBIANO

Antes de fazer qualquer viagem, é normal que você procure saber mais sobre o local que vai conhecer. Afinal de contas, isso serve até mesmo para que se possa planejar a viagem com mais detalhes, para que todo o tempo possa ser aproveitado.

No entanto, além de saber quais locais você irá conhecer, deve-se saber onde ficar e como chegar. Isso serve até mesmo para otimizar o seu tempo e fazer com que você possa conhecer ainda mais de San Andrés.

Portanto, se você quer saber mais detalhes a respeito desse assunto, não deixe de conferir esse artigo, onde iremos dar um mapa completo de o que fazer, onde ficar e como chegar em San Andrés, ilha na Colômbia. Então, não deixe de conferir!

Junto com as minhas dicas, contei o relato da querida Juliana Cunha, pois a viagem dela foi super recente. (A minha foi antes da pandemia).

Seguro viagem para visitar a Ilha de San Andrés, Colômbia:

O seguro viagem garante que as suas férias em San Andrés sejam sempre um momento tranquilo e agradável. Isso é importante pois o seguro viagem te ajuda a lidar com situações e problemas inevitáveis. As pessoas viajam ao redor do mundo para conhecer novos lugares; isso aumenta o risco de ações que estão fora de seu controle. Com o seguro de viagem, você pode se proteger contra várias situações que podem trazer problemas financeiros para as suas férias. Por poucos reais por dia você fica coberto e recebe um seguro de viagem ótimo, principalmente o com cobertura COVID. O seguro vaigem cobre a maioria dos problemas que você não quer enfrentar em suas viagens na Colômbia.

Reserve aqui com o melhor preço: Comprar o Seguro viagem para a Ilha de San Andrés na Colômbia. Não deixe de ativar o cupom de desconto. Qualquer dúvida me chama!

1- Como você decidiu realmente comprar a sua passagem para San Andres, na Colômbia?

A ideia de ir a Colômbia, surgiu de maneira informal, em uma reunião com alguns amigos.

Inicialmente era pra ser só eu e um amigo, mas depois incluímos minha mãe no roteiro.

E no final, esse meu amigo não pode ir. Então, fomos eu, minha mãe e uma amiga dela.

A viagem ocorreu entre 17 de fevereiro à 08 de março de 2021 e visitamos, Bogotá, Medellín, Cartagena e San Andres.

3- Datas que você escolheu? Qual a melhor temporada para San Andres, na Colômbia? Lá tem furacão ?

Ficamos em San Andres de 04 à 08 de março de 2021. A melhor época para visitar San Andres é entre janeiro e maio. Entre os meses de setembro e novembro, chove mais, podendo ter tempestades tropicais e até furacões.

4- Como Chegar a Ilha de San Andres, Colômbia? Qual o voo? Escala aonde? Qual companhia aérea?

Viajei de Cartagena a San Andres pela Latam. O voo teve duração de 1 hora, sem escalas.

5- Como foi voar pela Latam para San Andres e qual foi o valor da passagem?

Eu comprei pelo site da Latam Colômbia. Não lembro o valor exato, mas foi algo em torno de 400 mil pesos colombianos. Convertendo para o Real, incluindo as taxas do cartão de crédito, deu um pouco mais de 500 reais.

Não pude parcelar, porque não tinha um cartão de bandeira colombiana, mas mesmo pagando à vista, a passagem foi mais barata do que se tivesse comprado pelo site da Latam no Brasil e com possibilidade de parcelamento.

Como chegar em San Andres do Brasil:

Como chegar em San Andrés?

Existe uma companhia panamenha, chamada Copa, que oferece essa rota de uma forma muito mais rápida. E isso acontece porque tem conexão na Cidade do Panamá. A Copa tem voos que saem de Porto Alegre, São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Manaus, Recife e Belo Horizonte.

O voo da cidade do Panamá até San Andrés leva apenas uma hora. No entanto, caso queira, existe a opção de viajar com a Avianca ou a Latam, onde há conexão com Bogotá e, de Bogotá até San Andrés, leva em torno de 2 horas.

O que fazer em San Andres, Colômbia:

Para aproveitar bem todo o local, é de suma importância que você tenha um itinerário, a fim de garantir que você vai conhecer os locais mais emblemáticos de San Andrés. É claro que isso vai variar um pouco a depender do seu gosto e até do tempo que você vai passar no local.

Contudo, ao organizar a sua viagem, esse é um item que não pode passar batido. Por isso, nos tópicos seguintes, iremos mostrar algumas opções sobre o que fazer em San Andrés. Confira a nossa lista abaixo.

1- Praia Spratt Bight,

Não contei o dia de chegada como dia útil de viagem, mas como chegamos cedo a San Andres, ainda conseguimos usufruir um pouco da Praia Spratt Bight, já que nosso hotel ficava próximo.

É a principal praia de San Andres, onde tem o calçadão e também as lojas e restaurantes.

O mar é calmo e raso.

O que fazer na Ilha de San Andres, Colômbia: Roteiro de 3 dias

Dia 1: Rocky Cay

Rocky Cay (pronuncia rock quí). Cheguei lá falando Rock “quei” achando que estava abalando (kkk). Está Localizada nos arredores do bairro de San Luis.

Fomos e voltamos de ônibus. É conhecida por abrigar um navio naufragado. As pessoas fazem a travessia até a área próxima ao navio, através de cordas dentro da água que ajudam no deslocamento.

Essa atração é gratuita

É uma praia pequena, mas tem quiosque onde almoçamos uma comida deliciosa e tomamos a famosa e maravilhosa limonada de coco.

O que fazer na Ilha de San Andres, Colômbia:  Rocky Cay
O que fazer na Ilha de San Andres, Colômbia: ir a Rocky Cay

Dia 2: Acuario e Johny Cay: O que fazer na Ilha de San Andres, Colômbia: Roteiro de 4 dias

Primeiro fomos a Acuario, achei o tempo de permanência curto, porque o lugar é lindíssimo.

Esse é um dos principais destinos de San Andrés. Em suma, trata-se de uma ilha muito semelhante a uma piscina, com uma água cristalina, límpida e tranquila, onde é possível ver os mais diversos peixes. O “aquário” nada mais é que um pedaço do mar, onde há vários trechos em que há corais.

Por isso, é uma experiência completa para quem gosta de conhecer a vida marinha. Para chegar lá, é preciso ir de lancha e, portanto, é preciso averiguar qual é o valor cobrado. Fora isso, esse é um local onde há muitas pessoas. Por isso, ao visitar, saiba que é bem provável que o local esteja cheio.

Pode levar snorkel para ver os peixinhos. Há também um passeio com as mantarrayas, mas nós não fizemos.

Entre todos os passeios contratados gostei muito do Acuario e Johnny Cay. E se tivesse tempo de fazer apenas um, com certeza escolheria Acuario.

Lembre-se de comprar a sapatilha para entrar no mar, pois lá tem umas pedrinhas que podem incomodar os pezinhos sensíveis.

O que fazer em San Andres, Colômbia: Acuario. Roteiro de 3 dias
O que fazer em San Andres, Colômbia: Acuario

Johny Cay:

Depois fomos para Johnny Cay. Tem mais infraestrutura, podendo almoçar nos quiosques que tem lá.

O acesso é feito através de pequenos barcos e lanchas.

Mas preferimos não comer, porque o local estava muito cheio e até que chegasse o almoço, perderíamos tempo para desfrutar do passeio.

Há a possibilidade de fazer os passeios separadamente, em dias diferentes o que recomendo, principalmente em relação a Acuario.

San Andrés é o caribe colombiano e, por isso, é o local ideal para quem gosta de água. Por isso, uma das coisas que você não pode deixar de fazer é conhecer a Johnny Cay, que nada mais é a ilha mais popular do local.

E é justamente por conta desse motivo que a ilha vive sempre lotada de turistas. O local é rodeado por palmeiras, areias brancas e uma água de um cristalino vibrante. Inclusive, há um pequeno trecho do qual é possível ver os peixinhos.

A ilha é de um visual paradisíaco e, por isso, é repleta de piscinas naturais com pedras e arrecifes, que formam um cenário. Portanto, esse é um local do qual você não pode deixar de conhecer.

Contratamos através da Coonative Brothers, que fica na orla em Spratt Bight. Compramos no mesmo dia do passeio.

Chegamos na cooperativa cedo, compramos os bilhetes e ficamos esperando o horário do embarque.

Nem sempre os passeios estão liberados, em alguns dias a capitania dos portos de San Andres pode suspender as atividades marítimas por causa do mau tempo, maré alta e ventos fortes.

Voltamos na parte da tarde e eu aproveitei pra terminar o dia dando mais alguns mergulhos em Spratt Bight.

Contrate aqui: Excursão a Johnny Cay

O que fazer na Ilha de San Andres, Colômbia: Roteiro de 3 dias

Dia 3: La Piscinita e West View O que fazer na Ilha de San Andres, Colômbia

Fomos de ônibus.

La Piscinita: não é uma praia, mas um pedacinho do mar cercado por pedras indicado para observar peixes e fazer snorkel.

Na época, pagamos 4 mil pesos colombianos cada uma e ganhamos um pedacinho de pão para alimentarmos os peixes.

O local conta com a entrutura de um restaurante, que também aluga máscaras de mergulho e coletes salva-vidas.

Eu aluguei um óculos de mergulho e pude apreciar os peixes, que pareciam ter efeito 3D, de tão próximos, grandes e coloridos.

De lá, fomos andando, pela rodovia, até West View.

Reserve: Cruzeiro com jantar pela baía de San Andrés

Contrate aqui: Tour pelos Cayos de San Andrés

O que fazer na Ilha de San Andres: West ViewRoteiro de 3 dias

West View não é uma praia. É tipo um lugar de salto e também para snorkel, além de alimentação de peixes. Oferece tobogãs e vista para o pôr do sol. No local também dá para ver muitos peixes, com quiosques, tobogã e trampolim.

Trata-se de um pequeno parque ecológico, que fica no lado um pouco mais tranquilo de San Andrés. Por isso, é um bom lugar para quem gosta de lugares com menos turistas. Mas o grande destaque de West View é por ter um trampolim de até 10 metros de altura, a depender da maré.

Fora isso, ainda há um tobogã que desemboca em uma piscina natural, onde você pode aproveitar para ver os peixes e lindo corais. 

Também pode alugar colete salva-vidas.

Eu desci apenas no tobogã, que termina diretamente no mar. Adorei muito bem recomendado.

Voltamos de ônibus. O trajeto na volta foi mais longo, o que nos deu a oportunidade de conhecermos mais alguns lugares da ilha e passarmos em frente a Primeira Igreja Batista de San Andres, que já tinha visto e ser recomendada para visita, mas pela falta de tempo, não tinha incluído nesse roteiro de 3 dias.

Reserve aqui: Passeio de catamarã pela baía de San Andrés

Onde ficar em San Sandres, Colômbia?

Ficamos hospedadas no Sea Colors Hotel, proximo a Spratt Bight. Aqui é um bom lugar onde ficar em San Andres.

O café da manhã estava incluído. O hotel possuía boa internet e água quente do chuveiro, o que considerei uma sorte, já que, nas minhas pesquisas, o que mais li foram relatos que os hotéis em San Andres não tem água quente e o sinal da Internet só funcionava na recepção.

Veja aqui mais fotos, preço e reserve o Sea Colors

O que fazer na Ilha de San Andrés, Colômbia: Mais dicas de passeios

  1. Eu gostei muito de Rocky Cay, gostaria de ter tido mais um dia pra voltar lá.
  2. Se tivesse que escolher uma praia, seria Spratt Bight, por ser próxima ao comércio principal, bem movimentada, além de ter um mar calmo e lindo.

O que comprar na Ilha de San Andrés, Colombia:

A ilha está isenta de impostos e tem produtos mais baratos até mesmo do que em free shops, então aproveitei para comprar perfumes.

E nas demais lojinhas locais, comprei uma bolsa de praia e toalha com o tema “San Andres”.

Já eu, Elizabeth comprei uns 5 frascos de creme Victoria Secrets, cremes de skincare, sabonetes para lavar o rosto da marca La Roche, cangas, etc.

A loja La Riviera é boa para compras. Endereço: Bem no centrinho.

Endereço: Cl. 4b #2-127, San Andrés, San Andrés y Providencia, Colômbia

Minha Tia Edilma “Arrasany” na Ilha de San Andres

Como se deslocar pela Ilha de San Andres, Colômbia

Você pode alugar carrinhos de golfe para se deslocar por San Andres, assim como para dar a volta completa pela Ilha.

No nosso caso, nenhuma de nós dirigia, então, no primeiro dia, fizemos o deslocamento de ônibus.

Já eu, Elizabeth Werneck, quando fui me desloquei um dia por bicicletas alugadas.

  1. Se estiver com muitas malas, é bom pedir um táxi do aeroporto até o centro, a viagem é absurdamente perto, e dura cerca de 5 a 10 minutos.
  2. Cada passagem no ônibus custa cerca de 2.000 COP, cerca de R$ 2,80 ;
  3. Se a sua intenção for se deslocar pela Ilha de San Andres, visitando as praias acredito que o ônibus é a melhor opção.

Alugue aqui: Aluguel de moto ou buggy em San Andrés

Leia mais: O que fazer em Cartagena das Índias 

Praia de San Andrés, Colômbia

O que fazer em San Andres, Colombia: outros passeios imperdíveis:

Haynes Cay

Esse é um local que você deve ir assim que sair do aquário, uma vez que ele fica ao lado. Também é uma ilhota com uma vista paradisíaca. No entanto, na Haynes Cay, você consegue andar ou nadar até lá, uma vez que são apenas 200 metros de água rasa.

Contudo, caso você queira, ainda há a opção de fazer esse transporte de pedalinho, o que pode deixar o seu passeio ainda mais interessante. Ademais, grande parte dos turistas aproveitam para praticar snorkel, uma vez que a água é bem cristalina.

Mergulho em San Andres, Colombia

Mergulho

Como San Andrés é repleta de água cristalina, é normal que você encontre lugares para praticar mergulho e se deliciar com a vista subaquática. Inclusive, os corais de San Andrés são conhecidos em todo o mundo devido a sua beleza.

O centro de mergulho fica dentro do Hotel Boutique Playa Tranquilo, mas não é preciso se hospedar no local para aproveitar o passeio. 

Reserve aqui com cancelamento grátis: Batismo de mergulho em San Andrés

Onde ficar em San Andres: veja mais dicas de hotéis e pousadas:

Para garantir que você vai aproveitar todos esses locais maravilhosos, não podemos deixar de falar sobre os melhores locais de San Andrés para se hospedar. Mas o fato de ser um local turístico faz com que haja várias possibilidades.

Há desde opções mais luxuosas, com certo requinte, até hotéis mais simples e baratos. Por isso, no próximo tópico, iremos nos ater a falar dos melhores locais para ficar em San Andrés.

Hotel Playa Tranquilo B&B and Dive Shop

Os preços dos quartos são bem variados, mas é muito agradável. Assim como o nome sugere, ele está situado no local mais tranquilo e bonito da ilha, rodeado apenas do barulho proporcionado pela natureza. Ou seja, garante noites tranquilas.

Reserve aqui com cancelamento grátis o Playa Tranquilo B&B and Dive Shop

Casa Tamarindo

Essa é uma opção para quem quer uma casa inteira para se hospedar, ideal para quem vai com amigos ou família. A Tamarindo tem três quartos, podendo acomodar até seis pessoas. Por isso, pode ser uma opção um pouco mais econômica, caso os valores sejam divididos.

Reserve aqui com cancelamento grátis a Casa Tamarindo

Hospedaje Solymar Sarie Bay

É um dos melhores custo-benefício, uma vez que fica em uma das melhores localizações de San Andrés, bem ao lado do centro e da Spratt Bight. Fora isso, ainda dispõe de algumas facilidades, como cozinha compartilhada e hidromassagem.

Reserve aqui com cancelamento grátis a Hospedaje Solymar Sarie Bay

Hotel Casablanca

É um hotel que fica em frente à praia. Fora isso, trata-se da melhor opção para quem quer sentir a vibe total do caribe. O hotel ainda possui quatro restaurantes, piscina ao ar livre e todos os quartos têm terraço.

Reserve aqui com cancelamento grátis o Hotel Casablanca

Onde comer na Ilha de San Andres:

Eu tive a oportunidade de jantar no Restaurante La Regatta. É o melhor da Ilha. Lembrando que é fundamental fazer a reserva. O restaurante é bem movimentado, então, por isso a necessidade da reserva.

É lindo, elegante e você vê os tubarões nadando por ali.

Reserve o restaurante La regatta

Onde comer barato

Então recomendo o Q Bana, que tem uma maionese maravilhosa e o Presto, que é uma espécie de McDonald’s colombiano.

Também aconselho provar a limonada de coco.

E fazer uma caminhada pelo calçadão, chamado Peatonal, principalmente à noite, que é super animado.

Moeda da Colômbia $$: Peso colombiano / R$ 1 = 706,29 peso colombiano.

Quanto custa viajar para a Ilha de San Andrés? (preço médio por pessoa)

  • Onde ficar em San Andres, Colômbia em Hostel – A partir de 200 BRL. Veja : Marysol Lodging Hostel & Camping
  • Onde ficar em San Andres, Colômbia: Hospedagem em hotel 3 estrelas – 400 BRL: On Vacation Magic Hill
  • Onde ficar em San Andres, Colômbia: Hospedagem em hotel romântico, 5 estrelas,– BRL 535,00 Solare SAI Ecohotel
  • Transporte Público – 3.40 BRL (varia entre 2.90-3.80)
  • Uma refeição de fast food custa: 25 Reais;
  • Refeição para 2 pessoas, Restaurante de gama média, Três pratos: 17 dólares (mais ou menos 97 reais)
  • Cerveja nacional- 5.50 BRL (3.50-10)
  • Água (garrafa de 0,33 litros)2.90 BRL (2.10-4.90)
  • Táxi (valor inicial) – 7.80 BRL

Conclusão: VALE A PENA VIAJAR PRA SAN ANDRES

Demais. Tenho muita vontade de voltar. Em cada lugar visitado da ilha, o mar tem uma tonalidade de azul diferente e todos são lindos.

QUAL SEU PRÓXIMO LUGAR PRA IR PRO CARIBE

Curaçao.

ALGUMA DICA PARA QUEM VAI VIAJAR PELA PRIMEIRA VEZ? (algo que poderia ter sido melhor se vc soubesse antes)

Ficaria 4 dias na Ilha em vez de 3, pra ter um dia extra e repetir o passeio à Rocky Cay.

Ficou faltando alguma dica?

Escreva nos comentários