De tanto eu ver fotos maravilhosas dos meus amigos no Instagram e nas redes sociais em São Miguel dos Milagres (SMM) e na Rota Ecológica de Alagoas, comecei a pesquisar muito sobre esse destino que eu nunca tinha ouvido falar.

Vista aérea de Milagres na rota Ecológica de Alagoas.
similarmente
Vista aérea das piscinas naturais de São Miguel dos Milagres, Rota Ecológica, Alagoas.
Foto: Jean Soares Choucair
Passeio de jangada em Milagres na rota Ecológica de Alagoas
Na jangada voltando das Piscinas naturais de São Miguel dos Milagres, Rota Ecológica, Alagoas.

Quanto mais eu pesquisava, mais eu descobria que todo mundo chamava de Milagres todas as praias daquela região. E que São Miguel dos Milagres era apenas uma cidade de um local muito incrível chamado de Rota Ecológica (e se você quiser abarcar a caribenha Maragogi, pode chamar também de Costa dos Corais).

Quando eu estava aqui, descobri também que a Rota Ecológica faz parte da Costa dos Corais de Alagoas, que é uma das maiores do mundo (a 1ª fica na Austrália).

Aproveito o momento para agradecer aos amigos que cederam algumas fotos do texto.

O que é a Rota Ecológica de Alagoas?

É um trecho de quase 40 km no litoral norte do estado de Alagoas que possui cerca de 20 belas praias com areia fininha e vento morno.

Família em  Milagres na rota Ecológica de Alagoas
Praia do Toque em São Miguel dos Milagres no Por do Sol! Uma das cidades centrais da Rota Ecológica

Por aqui também tem piscinas naturais com menos pessoas por metro quadrado do nordeste, além de hospedagens exclusivas e charmosas dignas de lua de mel (apesar que algumas aceitam crianças).

águas turquesa em Milagres na rota Ecológica de Alagoas.
similarmente
O Estado de Alagoas tem fama de ter as Piscinas naturais com as águas mais turquesas do Brasil.
Foto: Jean Soares Choucair

As cidades que abarcam a Rota Ecológica são: Passo de Camaragibe, São Miguel dos Milagres, Porto de Pedras e Japaratinga.

mapa da rota ecológica

Como chegar na Rota Ecológica?

Viemos de Maceió (90 Km) e fomos embora por Recife (200 Km). Pegamos a estrada para São Miguel dos Milagres e a viagem durou aproximadamente 2 horas de estrada bem asfaltada. Seguimos o tempo todo o google maps/waze. Muita gente opta pelo transfer de Maceió (média de R$250 por trecho) ou até fazendo bate e volta.

Preferimos alugar um carro pelo Rentcars.com. (Alugamos um carro automático bem novinho e gostamos bastante).

Nós voamos para Maceió de Gol, usando milhas acumuladas.

Fampilia voando para Alagoas
Voando de avião em tempos de Pandemia do Novo Coronavirus. À caminho de Alagoas

Ficamos o tempo todo sentados, de máscara e não serviram lanches.

As passagens de milhas não tinham direito a malas despachadas. Aí na hora do embarque precisamos comprar. Pagamos R$ 120,00 na hora. A atendente disse que se você comprar antes, pela internet é metade do preço, então fica a dica.

O que fazer em São Miguel dos Milagres e na Rota Ecológica de Alagoas

A rota ecológica é um local para se desconectar da rotina urbana e se conectar com a natureza. Eu adoro visitar as vilas, os locais de artesanato e conhecer restaurantes por onde eu vou. Mas por causa da pandemia não fizemos absolutamente nada disso.

Praia do Patacho, Rota Ecológica, Alagoas
Tranquilidade na Praia do Patacho, Rota Ecológica, Alagoas.

Onde comer na Rota Ecológica

Ao viajar em tempos de pandemia o turismo de isolamento ganha força, então quanto menos pessoas encontrarmos, melhor. Ou seja, praticamente não comemos fora da nossa pousada.

Nossos dias em Alagoas começavam bem cedinho, aproveitávamos o mar, a piscina, os bons drinks e fazíamos alguns (poucos) passeios e pronto. Anoitecia muito cedo também.

Pousada do Toque, Rota Ecológica, São Miguel dos Milagres, Alagoas
Bons drinks ao pôr do sol na Pousada do Toque, Rota Ecológica, São Miguel dos milagres, Alagoas.

Além disso, com criança, que brincou na praia e piscina o dia todo, melhor coisa é o jantar cedo na própria pousada mesmo.

Jantar ao ar livre na pousada do Toque, Milagres, Alagoas
Nosso jantar ao ar livre na Pousada do Toque. São Miguel dos Milagres, Rota Ecológica, Alagoas.
  • Espalhado por esses vilarejos da Rota Ecológica existem restaurantes bastante recomendados, no entanto, como nosso hotel tinha café da manhã e jantar inclusos nem procuramos lugares para jantar. No dia que chegamos almoçamos na Praia do Riacho, em São Miguel dos Milagres mesmo, restaurante Corais dos Milagres.
Restaurante Corais dos Milagres, Alagoas
Restaurante Corais dos Milagres, Praia do Riacho, São Miguel dos Milagres, Rota Ecológica, Alagoas.
Praia do Riacho, São Miguel dos Milagres, Alagoas
Praia do Riacho, São Miguel dos Milagres, Rota Ecológica, Alagoas.
  • Outro dia almoçamos no Beach Club Sonhos do Patacho na Praia de Lages, na cidade de Porto de Pedras.
Praia de Lages em Porto de Pedras, Rota Ecológica, Alagoas
A Praia de Lages, em Porto de Pedras, tem fama de ser uma das mais belas da região. Rota Ecológica, Alagoas.
  • Com a pandemia você precisa ter a informação se os restaurantes das pousadas estão funcionando para não hóspedes (o nosso não estava).

O que fazer?

Passeio de jangada para as piscinas naturais de Milagres ou de outra cidade/praia da Rota Ecológica

Muito recomendado, inclusive para ir com crianças pequenas.

• As jangadas são pequenas embarcações de madeira, bem típicas, normalmente utilizadas por pescadores artesanais, que carregam de 3 a 5 pessoas.
Na jangada vendo as piscinas chegarem! Piscininha morna, simplesmente adoro!
  • E por aqui, na Rota Ecológica, existem diversas piscinas naturais. Elas estão bem perto da praia (inclusive, dependendo da maré baixa, em algumas, você consegue até ir a pé!). Então você chega bem rapidinho nas águas mais mansas e rasas do oceano. É muito emocionante! Só quem vai consegue explicar. Fomos na mais cheia delas (e mesmo assim muuuuito mais vazia do que a principal de Maragogi, dizem), que é a de São Miguel dos Milagres mesmo.
Família curtindo as piscinas naturais de São Miguel dos Milagres, Alagoas
As piscinas naturais de São Miguel dos Milagres são cercadas por corais. Elas são muito calmas e rasas, completamente cristalinas e com rica vida marinha.
pai e filha nas piscinas naturais de São Miguel dos Milagres, Alagoas
Isso é muito incrível. No meio do oceano fica completamente raso. Piscinas naturais de São Miguel dos Milagres.
Peixes nas piscinas naturais da Rota Ecológica, Alagoas
Tinha uns peixes no meio do caminho.
criança flutuando nas piscinas naturais de Milagres, Alagoas
Outro peixe! Criança viajante solta no meio do mar (literalmente).
Dica de ouro:

Para reservar esse passeio, pedimos ao nosso hotel para providenciar e no dia seguinte o jangadeiro estava lá, à nossa espera. Os barqueiros também ficam na praia principal de São Miguel dos Milagres (praia que leva o mesmo nome da cidade). É só chegar e ir, mas eu iria um dia antes, pra combinar tudo direitinho.

Depois fiquei sabendo que existem outras piscinas naturais muito mais vazias e exclusivas como as do Patacho ou de Tatuamunha, então combine com o jangadeiro antes. (Ah, se eu tivesse lido esse texto antes!)

Piscinas naturais de São Miguel dos Milagres, Rota Ecológica, Alagoas
Rota Ecológica, Alagoas. Piscinas naturais de São Miguel dos Milagres
Mais uma do paraíso. Piscinas naturais de São Miguel dos Milagres, Rota Ecológica, Alagoas.
Sapatilha da criança viajante e as minhas sandálias havaianas que eu tirava apenas para dormir. Sério mesmo, nunca usei apenas um calçado por 10 dias seguidos. Adorei!

Passeio de buggy:

Buggy ao por do sol em São Miguel dos Milagres, Alagoas

Durante a tarde pedimos a pousada para agendar o nosso passeio de Buggy pelas praias e outros pontos turísticos.

Portal de Porto de Pedras, Alagoas

Esse eu não sei se recomendo pra quem vai com crianças pequenas, porque a minha filha de 2 anos, com quase 3, dormiu o passeio quase todo. Ela até gosta, mas dá um soninho…. É só entrar em carro que ela dorme.

acordando na praia do Patacho, Alagoas
Acordando na Praia do Patacho, Rota Ecológica, Alagoas.

O tour de Buggy visita algumas praias da região, um mirante na cidade de São Miguel dos Milagres, e depois passaria por lojas de alguns artesões locais, porém, por causa da pandemia do novo Coronavírus, essa última parada não foi realizada.

Buggy no entardecer do Mirante Alto de Cruzeiro em São Miguel dos Milagres, Alagoas
Familia e o por do sol colorido no Mirante Alto de Cruzeiro em São Miguel dos Milagres, Alagoas
Por do sol colorido em Milagres, Rota Ecológica, Alagoas.

Interessante dizer que nas praias da Rota Ecológica é expressamente proibido andar de buggy pelas areias.

passeio de Buggy em Milagres, Alagoas

Bicicleta pela orla:

A areia das praias da região são bem firmes, então dá pra pedalar bem. Se você é animado e quer se exercitar veja se o seu hotel fornece a bike.

Peixe-Boi:

Atração muito recomendada, que eu contei detalhes aqui. Minha filha amou. E antes de vir pra cá eu ficava mostrando o peixe boi na internet, pra ela ir animando com a viagem.

Veja aqui um video emocionante da associação Peixe-Boi no Instagram

Os peixes-boi estão em risco de extinção no Brasil (inclusive em Alagoas já não existiam mais). Acho fundamental incentivar as crianças desde pequenas a ter amor e preservar a fauna e flora de nosso país que anda tão ameaçadas.

peixe-boi na Rota Ecológica em Alagoas
Fofuuuura! O Peixe-boi Marinho é o elefante dos mares. Esse Mamífero se alimenta apenas de algas, aguapés e capim aquático. Mas de plantinha em plantinha, o peixe-boi chega a pesar 300kg e a medir 2,5m. Foto: Fábia Luna retirada do site ICMBIO

Então a comunidade do entorno se organizou, e junto com o ICMBIO criaram esse Projeto/Associação. Atualmente, existe um santuário do animal no Rio Tatuamunha, e também um centro de recuperação em Itamaracá, Pernambuco. O passeio é o seguinte: Você entra numa jangada e vai navegando pelo Rio Tatuamunha, para obsevação desses bichinhos grandes e simpáticos. Quando eu estava em casa, liguei pra associação e reservei meu horário (cheguei atrasada e pegamos o passeio do horário seguinte, sem problemas). E para comprar os ingressos, compramos na hora, na sede da associação (R$50 por pessoa).

Rio Tatuamunha na Rota Ecológica em Alagoas
Foz do Rio Tatuamunha:

Esse local infelizmente não visitamos. O motorista do buggy disse que era impossível, porque tinha chovido e tal. Fiquei bem frustrada. Dizem que é lindo e imperdível. São bancos de areia e piscinas, num encontro do rio com o mar bem calminho, excelente para crianças pequenas. Então a dica é: combine com antecedência com o motorista do buggy onde o passeio vai. O combinado não sai caro.

Visitar Maragogi, Maceió, as cidades históricas e o Litoral Sul do Estado de Alagoas

O Estado de Alagoas tem fama de ser o mais bonito do Brasil (não quero entrar nessa polêmica, tá?) então aproveite que você está aqui e visite as cidades históricas de Penedo e Marechal Deodoro, além das praias de Maragogi e Maceió. Mas isso é assunto pra outro post. 😉

Igreja histórica em Marechal Deodoro, Alagoas
Me sentindo em Portugal na cidade Histórica de Marechal Deodoro, Alagoas.

Onde se hospedar na Rota Ecológica de Alagoas?

Pousada do Toque, São Miguel dos Milagres

Ficamos na exclusiva Pousada do Toque e amamos. Localizada na praia de mesmo nome, possui uma praia deliciosa, vazia e perfeita. Pesquisamos tanto para essa viagem que colocamos todas nossas informações colhidas num post exclusivo sobre hospedagem. 🙂

Praia do Toque em São Miguel dos Milagres, Alagoas
Nossa Praia do Toque, em frente ao hotel de mesmo nome, São Miguel dos Milagres, Rota Ecológica, Alagoas.

Leia tudo sobre hospedagem em São Miguel dos Milagres e Rota Ecológica, Alagoas aqui:

Por que a cidade chama São Miguel dos Milagres?

São Miguel dos Milagres é uma das mais antigas vilas do Estado de Alagoas. O seu povoamento iniciou durante a invasão holandesa (que eu contei aqui, sobre a história de porto de Pedras, cidade vizinha), quando cidadãos de Porto Calvo fugiram à procura de um abrigo onde pudessem observar todo o movimento dos inimigos que usavam o rio Manguaba para chegar ao interior.
Mas o nome “São Miguel dos Milagres” veio posteriormente: um pescador da região encontrou na praia um objeto de madeira e passou a utilizá-lo nos serviços domésticos. Ao limpar esse objeto, o pescador descobriu que era uma estátua de São Miguel Arcanjo, e logo depois ficou curado de uma grande enfermidade. A notícia se espalhou rapidamente e o lugar ficou conhecido como São Miguel dos Milagres.

Capela dos Milagres em Alagoas.
Capela dos Milagres – Santuário dos Milagres. Foto: @liviamuradi e Alexandre

Por um bom tempo o povoado de Milagres liderou o mercado de cana de açúcar e chegou a ser o principal produtor de coco, quando ainda pertencia a cidade de Porto de Pedras. Em 1864, foi promovido à vila. E finalmente em 1960, conseguiu a emancipação.

Vai continuar mais tempo pelo Estado? Então Veja as 9 melhores praias de Maceió, em Alagoas [O Guia]

E se você continuar viajando pelo maravilhoso nordeste brasileiro, visite também Aracaju, a bela capital de Sergipe, no blog do jornalista Silvio Oliveira