Nas minhas férias em São Miguel dos Milagres, é claro que eu não poderia deixar de visitar uma das praias mais famosas (e bonitas) do Brasil, a praia do Patacho.

Eu e minha filha na praia do patacho
Passando à tardinha na Praia do Patacho.

Onde está localizada a Praia do Patacho?

Essa praia está localizada no município de Porto de Pedras. Inclusive antes de vir pra cá eu fazia a maior confusão, pois as pessoas associam a Praia do Patacho com São Miguel dos Milagres, ignorando totalmente a cidade de Porto de Pedras.

panfleto da rota ecológica
Panfleto turístico da cidade de Porto de Pedras, Alagoas

E tanto Milagres quanto Porto de Pedras fazem parte da Rota Ecológica (o nome oficial da região é Costa dos Corais). Já ouviu falar? Um dos lugares que tem mais charme, beleza e tranquilidade por metro quadrado do Nordeste.

mapa da rota ecológica
Mapa explicando a rota ecológica.

Acredito que essa região tenha ficado tão preservada (e afastada do turismo de massa que chega em peso a Maragogi) graças à geografia do local. Ou seja, entre as cidades de Barra de Santo Antônio e Japaratinga existem duas interrupções da estrada sendo necessário pegar balsa para continuar.

A travessia do rio Manguaba de barco ou balsa para Japaratinga possui uma paisagem rica em manguezais e coqueirais.

acesso a balsa em porto de pedras
Muita gente fala que esse trecho da viagem atrasa demais, que a fila chega a durar 2 horas. No entanto demos muita sorte. Assim que chegamos, já entramos na balsa e pegamos nosso lugar. Não durou nem 1 minuto de espera. Mas confesso que rolou uma grande indecisão se a gente tentava a balsa ou a estrada mais longa. Como estávamos de férias optamos por fazer a travessia.
passeando na balsa
Passeando de balsa em Porto de Pedras indo para Maragogi. Que passeio maravilhoso!
Na balsa (para atravessar o rio Manguaba entre Porto de Pedras e Japaratinga).

Dessa forma, pra acelerar a viagem existe outra estrada principal, que vai pelo interior do Estado e só retorna à costa em Maragogi, deixando essa parte do litoral uma tranquilidade só.

Um pouco da História de Porto de Pedras

A localização estratégica entre o mar e uma encosta de pedras fez com que o município tivesse três nomes: Porto Real, Águas Belas e Porto de Pedras. A colonização portuguesa contribuiu bastante para o início do povoado e a história de Porto de Pedras está ligada à de uma cidade próxima, Porto Calvo.

Os moradores de Porto de Pedras participaram ativamente do movimento contra as invasões holandesas. Pelo porto daqui passavam e ancoravam tanto embarcações inimigas quanto aliadas, vindas de Recife com alimentos e muita munição. No dia 14 de maio de 1633, guiados por Calabar, os holandeses entraram em Porto de Pedras, destruindo embarcações portuguesas e incendiaram o povoado.

Em dezembro de 1815, o povoado foi elevado à categoria de vila, desmembrado de Porto Calvo. Em 1864, a vila foi anexada a Passo de Camaragibe. E no ano de 1921 finalmente transformou-se em município.

Fotos históricas de Porto de Pedras, Alagoas. Retiradas do site do IBGE

Porto de Pedras atualmente atrai os turistas por suas belezas naturais e características de hospitalidade de seu povo. Quem nasce aqui é porto-pedrense.

Aliás, 10 entre 10 amigos que visitaram a região gostaram bastante e recomendam. E como não fiquei aqui o tempo que eu gostaria, esse texto contou com fotos de pessoas muito especiais, que gentilmente cederam algumas fotos para ilustrar o texto sobre um lugar tão especial! Muito obrigada, pessoal! 🥰

Como chegar a Praia do Patacho?

De Maceió:

Voamos até Maceió, Alagoas. E do aeroporto (MCZ) até Porto de Pedras/ Patacho são cerca de 2 horas de viagem (130km).

praia do patacho
Praia do Patacho. Foto @diogocant

De São Miguel dos Milagres:

Pegamos um Buggy em São Miguel dos Milagres e viemos conhecer a Praia do Patacho e outras praias de Porto de Pedras. De Milagres até o Patacho são cerca de 10 km. Bem pertinho.

coqueiros na praia do patacho
Acesso para a Praia do Patacho: Deixamos o buggy na rua mesmo e não foi difícil estacionar.

De Recife:

Já de Recife até aqui são cerca de 180 km, e aproximadamente 3 horas de viagem.

Muita gente vem pra cá de transfer, mas preferimos vir de carro alugado, pois te dá mais autonomia para conhecer outros lugares. A não ser que você queira realmente descansar e não goste de dirigir.
Alugue pela Rentcars.com

De Maragogi:

De Maragogi é um pulo. 1 horinha de viagem, cerca de 60 km. Muito tranquilo incluir na viagem, como fizemos.

Atenção que nesse trecho existe a possibilidade de pegar a Balsa, e pode ou não ser o caminho mais rápido.

Por quê visitar a Praia do Patacho?

Fala a verdade, você deve estar se perguntando por quê vir pra cá, se o Nordeste todo tem praias belíssimas, e às vezes, bem mais fácil de chegar.

Pois bem, além das areias clarinhas, água cristalina e um coqueiral super fotogênico, é um lugar muito sossegado, excelente para esses tempos de pandemia. (Tão sossegado que tem pouquíssimos quiosques vendendo comes e bebes).

Praia do Patacho: Foto @renatacrippa

Como se isso não bastasse, as águas são muito mansinhas, e a Praia do Patacho se transforma na maré baixa e então a mágica da mãe natureza acontece: o mar se recolhe, e caminhando se chega até as piscinas naturais. Isso é muito incrível! Fiz tantos passeios em praias nos arredores que precisava pegar barco pra visitá-las, e ter um lugar que você chega andando, é um privilégio.

Praia do Patacho: @renatacrippa

O que fazer na Praia do Patacho?

Você quer mais que tomar banho tranquilão no mar turquesa, morno e rasinho (durante a maré baixa)?

bicicleta na praia do patacho
Andar de bicicleta na Praia do Patacho é uma ótima opção. @renatacrippa

Visitar as piscinas naturais do Patacho

As piscinas naturais da Praia do Patacho são uma boa alternativa. Pois, apesar de ser bem menores que as de Maragogi, também são mais vazias. Ou seja, aqui estamos falando mais de exclusividade do que de qualquer outra coisa.

As piscinas naturais do Patacho, na maré baixa, são indicadas para levar crianças. Foto: @sandraanversa
Piscinas naturais do Patacho
Maravilha da natureza. Piscinas naturais do Patacho. Foto: @sandraanversa

Visitar as outras praias de Porto de Pedras

Essa região da Costa dos Corais (ou Rota Ecológica) é toda charmosa.

E por aqui existem outras praias maravilhosas.

Praia de Lages
Praia de Lages. Foto @diogocant

Ah, quando você for embora daqui você vai estar apto a entrar nas rodinhas de discussão pra escolher qual é a praia mais bonita da Rota Ecológica. É uma discussão super acalorada, você precisa ver, rsrs. É uma dúvida cruel!

Faça igual a uma amiga minha: Cada período de férias ela fica hospedada em uma praia dessa região. E aí vai conhecendo as praias da Rota Ecológica com calma, pois é exatamente assim que você deve desfrutar desse paraíso exclusivo.

Praia de Tatuamunha
Praia de Tatuamunha. O nome “Tatuamunha” é indígena e significa “tatu pequeno”. O vilarejo guarda grandes belezas naturais: a área de mangue, o rio, o mar, e ainda as trilhas nos trechos de mata atlântica. Por aqui tem também pracinhas super simpáticas, e na principal, tem a Igreja de São Gonçalo. É daqui desse povoado que partem tanto os passeios de barco pelo Rio Tatuamunha quanto caminhadas pelo mangue até chegar ao Mar. Ah, lá também existe o Santuário do Peixe-boi, animal símbolo de Porto de Pedras. Foto: Rachel Menezes

Há ainda a Praia do Porto de Pedras e a praia da Crôa do Tubarão.

Visitar alguns pontos turísticos em Porto de Pedras

túnel verde no Patacho
Todo mundo quer passar pelo Túnel Verde no Patacho.
povoado de porto de pedras
A vila de Porto de Pedras tem seu charme
Farol em porto de Pedras
Mirante do Farol: No passado a cidade possuía estaleiros e sua importância para a navegação marítima é tão grande, que a Marinha instalou no lugar um farol, para orientação de navios. Suba até o farol para se ter uma vista de perder o fôlego! Bem no centrinho da cidade de Porto de Pedras, tem uma íngreme ladeira que te leva até ele. Lá de cima, você consegue enxergar o encontro do rio com o mar emoldurados pelos coqueiros.

Há ainda os antigos engenhos de cana e casas grandes dos coronéis.

Assistir ao nascer da Lua

Quando estávamos passeando de buggy pelas praias da região o guia disse que a Lua prateada (na fase cheia) aparece no horizonte, então os turistas hospedados nas pousadas próximas ficam na areia para observá-la nascer do mar. As melhores fotos são na maré baixa.

Nossa! Já até imaginei a cena aqui: o mar seca, deixa uma comprida faixa de areia e o reflexo da lua brilhando no chão.

Tirar muitas fotografias

coqueiro na praia do patacho
Foto: @eduardacpacheco

Visitar a Associação de Proteção do Peixe Boi

associação de proteção do peixe-boi
Na Associação de Proteção do Peixe-Boi

Se você como eu ama e apoia todas as iniciativas possíveis para conservação da fauna e flora brasileira esse passeio é pra você.

O peixe-boi marinho é o mamífero aquático mais ameaçado de extinção no Brasil. Na lista nacional de espécies ameaçadas, esse animal encontra-se em real perigo. Estima-se que a população de peixe-boi seja de aproximadamente 1100 indivíduos no Brasil.

peixe-boi
Foto retirada da Wikipedia

A nossa visita foi mais que agradável. Foi, além de uma oportunidade ímpar de ver esse bicho fofo de perto, uma grata surpresa sentir a seriedade do projeto e da população que mora na região.

turismo de observação do peixe-boi
rio tatuamunha, habitat do peixe-boi
Rio Tatuamunha. Reduto do peixe boi Marinho.

Não tem preço esse compromisso da própria comunidade local quando ela entende a importância de se preservar a natureza.

turismo de observação do peixe-boi
Turismo de observação é assim: o bicho completamente solto na natureza e você torcendo e cruzando os dedos para ele dar o ar da graça.

É um projeto muito bonito, que merece todo o apoio e reconhecimento do governo e empresários locais.

Onde comer na Praia do Patacho?

Se você quiser passar o dia todo por aqui (não foi o nosso caso), você pode levar sua merenda e seu próprio guarda-sol pois a estrutura é bem pouca.

barraquinhas na praia do patacho
Algumas barraquinhas na Praia do Patacho

Preferimos comer num beach club na Praia bem ao lado chamado “Sonhos do Patacho”.

beach club sonhos do patacho
Praia de Lages tem fama de ser mais bonita que a do Patacho. Olha a polêmica! Hahaha
No beach club Sonhos do Patacho. Porto de Pedras, Alagoas
água de coco na praia do patacho
Mas pelo menos uma água de coco rolou Na Praia do Patacho

Por aqui existem ótimos restaurantes localizados em charmosíssimas pousadas. Como nossa pousada tinha café da manhã e jantar incluídos não nos preocupamos em comer fora.

Onde se Hospedar na Praia do Patacho?

Chegamos na parte mais exclusiva do texto. Várias pousadas aqui fazem parte de uma Associação chamada Roteiros de Charme. O padrão é altíssimo, nível lua de mel e onde se é possível até encontrar celebridades. Muitos hotéis não aceitam crianças.

Nós ficamos na cidade ao lado, São Miguel dos Milagres, na Pousada do Toque (localizada na praia que leva o mesmo nome). Tanto a minha pousada quanto a Praia do Toque são um verdadeiro sonho! Acho que foi a hospedagem mais exclusiva que já me hospedei na vida! Recomendo de olhos fechados.

pousada do toque
Pousada do Toque está a 10 km da Praia do Patacho. Lá também tinha a plaquinha dos Roteiros de Charme. Foto @nandocanedo ❤️

Já se você quiser ficar na própria Praia do Patacho mesmo existem ótimas opções por aqui.

Pousada do patacho:

Uma das mais recomendadas é a Pousada do Patacho. Bonita, bem localizada e muito confortável. E o melhor de tudo: aceita crianças e bebês.

pousada do patacho
Pousada do Patacho. Área da piscina. Foto: @renatacrippa
Pousada do Patacho. Foto do Quarto. @renatacrippa
Pousada do Patacho. Foto @renatacrippa
enfim
enquanto
então
entretanto
eventualmente
igualmente
inegavelmente
inesperadamente
mas
outrossim
pois
porquanto
porque
portanto
posteriormente
precipuamente
primeiramente
primordialmente
principalmente
salvo
semelhantemente
similarmente
Na Pousada do Patacho tem uma Igrejinha linda! Ótima para casamentos exclusivos. Adoro igrejinhas fofas na praia. Foto @renatacrippa

Outra bem indicada também é a Reserva do Patacho.

pousada reserva do patacho.
enfim
enquanto
então
entretanto
eventualmente
igualmente
inegavelmente
inesperadamente
mas
outrossim
pois
porquanto
porque
portanto
posteriormente
precipuamente
primeiramente
primordialmente
principalmente
salvo
semelhantemente
similarmente
Vista do Bangalô: Pousada Reserva do Patacho. Foto. Rachel Menezes

A que mais está na moda é a Pedras do Patacho. Conheci um casal em Maragogi que comemorou seu aniversário de casamento num jantar super estiloso aqui.

Pousada Xuê também é mega recomendada. Linda, exclusiva e pé na areia.

No entanto, aqui existem também pousadas com um preço beeem mais acessível, como por exemplo, a Pousada Quinta do Patacho que tem café da manhã incluído, uma nota ótima e uma piscina super gracinha.

Eu reservei a minha pousada pelo Booking com cancelamento grátis. Reserve seu hotel próximo à Praia do Patacho pelo Blog. É uma super motivação pra eu continuar escrevendo, deixando essas dicas supimpas pra vocês. 😉

Quando ir – Melhor época para ir a Alagoas

Fomos em fevereiro, e a cor do mar estava azul, azul, padrão Tim Maia (azul da cor do mar). A melhor época vai de outubro a fevereiro, considerada a estação seca. No entanto, a Rota Ecológica nunca faz frio, com temperaturas médias de 25 graus, então se consegue curtir o ano todo.

crianças na praia do patacho.
enfim
enquanto
então
entretanto
eventualmente
igualmente
inegavelmente
inesperadamente
mas
outrossim
pois
porquanto
porque
portanto
posteriormente
precipuamente
primeiramente
primordialmente
principalmente
salvo
semelhantemente
similarmente
Praia do Patacho em outubro! Dias ensolarados e muita praia! Foto: @luizporai5

Dica de ouro: pra sua viagem ser plena, você precisa se atentar a tábua de marés. Maré baixa é quando as piscininhas naturais aparecem. O site da Climatempo tem essas informações.

A maré baixa boa para fazer os passeios na Praia do Patacho é de 0.3m (mais baixa é ótimo tb!!). Até 0.6m dá para fazer, e é o limite. Se organize pra chegar uma hora antes da altura mínima.