Você sabia que a cidade do Rio de Janeiro tem um mercadão para chamar de seu? CADEG, Benfica é um Mercado Municipal do Rio de Janeiro e um dos lugares mais legais de se visitar se você gosta de boas compras e gastronomia. Aqui nesse texto vamos descobrir como chegar, onde fica e o que fazer.

Importante: Se você precisa comprar Euros ou Dólares para uma viagem ao exterior, você tem que conhecer a Wise!
Eu viajo muito e as melhores taxas de câmbio encontro sempre na Wise. Sem falar no cartão VISA deles que pode ser solicitado gratuitamente e utilizado no exterior debitando direto da sua conta Wise internacional sem tarifas ocultas nem IOF, com praticidade e segurança.
Entre para a Wise é gratuito.

Eu conheço um monte de carioca que vem toda semana fazer compras aqui, mas conheço inúmeros também que nunca visitou.

Booking.com

Se você é turista na cidade saiba que a CADEG é um excelente local no Rio de Janeiro, para se visitar, principalmente em dia de chuva, pois lá tem bastante área coberta.

Só na CADEG vc encontra a misteriosa cabeça de bacalhau. Hahaha

É o CADEG ou a CADEG?

Muita gente chama de O CADEG pq é O Mercado ou O Centro de Abastecimento, mas eu não consigo. Só falo A CADEG, porque acho mais bonito. Hahaha

Brincadeiras a parte, esse local era conhecido também como Central de Abastecimento, e isso quer dizer que era sim , “A” Cadeg, então não estou errada, né?

De qualquer forma, independente se a sigla se fala no masculino ou feminino , visitar o local vale muito a pena e nesse texto vou mostrar um pouco.

O que significa CADEG?

Cadeg é uma sigla que significa Centro de Abastecimento do Estado da Guanabara. Isso mesmo, você sabia que antes o Estado do Rio de Janeiro tinha esse nome Guanabara? Atualmente quem nasce no Estado do Rio de Janeiro é fluminense, mas e quem nascia no Estado da Guanabara? Guanabarino?

Como chegar até a CADEG

Não é difícil chegar na CADEG. Eu sempre coloquei no meu GPS WAZZE e sempre deu certo.

Muita gente acha que a Cadeg está localizada no Bairro São Cristóvão, mas não é verdade. Fica no bairro chamado Benfica, e vir aqui é sempre um grande programa, principalmente aos sábados, que tem música ao vivo na praça de alimentação dos restaurantes portugueses.

Além disso é uma ótima oportunidade para fazer compras e economizar, principalmente em produtos da Páscoa (aqui tem ótimo Bacalhau), ceia de Natal e Ano Novo.

Se você prefere ir de ônibus basta você olhar os horários no site da MOOVITAPP e ver a melhor forma pra você.

O que fazer ou comprar na CADEG:

Atualmente, a Cadeg, oferece para venda muitos alimentos de qualidade, além de vender também sapatos e roupas. Por aqui se encontra serviços em geral como jornaleiros, bancos, restaurantes, chaveiros, drogarias, lojas para seu pet, etc.

1 Comprar vinhos na CADEG, Benfica

Pega a visão: Os cariocas raízes dizem que aqui na CADEG é o melhor lugar para se comprar vinho do Rio de Janeiro (junto com os supermercados Prezunic, da Ilha do Governador e as promoções do Pão de Açúcar)!

Aqui tem diversas lojas especializadas em vinhos e bebidas em geral. Os preços daqui realmente são mais baratos do que muitas lojas do Rio de Janeiro.

As lojas desse produto, por aqui, são imperdíveis e vale muito a pena visitar.

2- Comprar plantinhas e florzinhas

A Cadeg é famosa também pelas lojas de flores e plantas.

A parte de jardinagem na CADEG é um espetáculo. Por aqui tem muita variedade de flores e plantas, de todos os tipos e tamanhos.

Além das plantas em si, encontra-se os utensílios para jardinagem, como ferramentas, adubos e fertilizantes, etc.

3- Comer nos restaurantes locais:

Um dos carros chefe por aqui é a cena gastronômica. O valor em muitos restaurantes é muito acessível, então vale a pena dar uma olhada no cardápio. Pratos que eu já provei aqui e recomendo:

  1. bolinhos de bacalhau recheados com queijo da Serra da Estrela (eles chamam de pastel);
  2. pratos portugueses como leitão à pururuca e Bacalhau a Gomes de Sá.

4- Participar dos festivais da CADEG

Para movimentar o local, durante o ano são realizados inúmeros festivais. Tem o festival gastronômico, tem o festival do Bacalhau, tem o festival do inverno, já teve o festival Mesa Santa, etc. Qualquer coisa é motivo para festival por aqui. Fique por dentro dos festivais pela página oficial do local

5- Ouvir música portuguesa:

A última vez que voltei da CADEG, voltei cantarolando ” Ó malhão, Ó Malhão….

Todo sábado à tarde , o bar e restaurante o Cantinho das Concertinas reúne a colônia portuguesa do Rio de Janeiro aqui na Cadeg para animada festa portuguesa. Há quase 20 anos, o dono do restaurante recebe turistas e locais para cantar junto e claro, comer muito bolinho de bacalhau. O evento é sábado à tarde e começa às 13 horas.

Música popular portuguesa na CADEG. Foto tirada antes da pandemia

Mais dicas sobre a Cadeg:

  1. Horário de funcionamento: A Cadeg funciona basicamente 24h por dia, todos os dias! Ou seja, mesmo ela em teoria funcionando desse jeito, cada loja abre e fecha de forma independente. Isso quer dizer que as lojas possuem horários de funcionamento independentes entre sim. Dessa forma, confirme antes o horário da loja que você quer ir, antes de chegar.
  2. O endereço exato da CADEG é Rua. Cap. Félix, 110 – Benfica, Rio de Janeiro. Recomendo você ir de transporte por aplicativo, como o UBER.
  3. Vá com sapatos e roupas confortáveis: O local é enorme, então se prepare para “bater perna”.

Veja alguns artigos sobre o Rio de Janeiro para você curtir:

  1. Turismo no Rio de Janeiro: A cidade mais famosa do Brasil continua de braços abertos para te receber;
  2. Lugares para fazer turismo no Rio de Janeiro: 5 passeios que cariocas adoram
  3. Onde tomar café da manhã no Rio de Janeiro? Dicas de 20 lugares incríveis na cidade maravilhosa
  4. 17 lugares para piquenique no Rio de Janeiro RJ;
  5. Parque da Cidade ou Parque da Gávea no Rio de Janeiro;
  6. Restaurantes românticos no Rio de Janeiro: 15 lugares para jantar;
  7. As 20 melhores praias do Rio de Janeiro
  8. Guia de compras no SAARA RJ: Vale a pena fazer compras nas lojas do centro do Rio de Janeiro?