Não podia deixar de ter dicas sobre lugares para fazer turismo no Rio de Janeiro nesse blog. Essa cidade onde me sinto tão feliz. Desde criancinha passava as férias por aqui, e depois de muitos anos o destino quis que eu fincasse raízes por aqui. Inclusive é um orgulho para mim ter uma filha carioca e me sinto honrada em escrever sobre fazer turismo no Rio de Janeiro. Mas mesmo assim vou enxergar essa cidade para sempre com olhos de turista.
O que você vai encontrar nesse artigo
- Lugares e dicas para fazer turismo no Rio de Janeiro: por que vir pra cá?
- Lugares e dicas para fazer turismo no Rio de Janeiro: Localização e por que vir pra cá? Um pouco da História da cidade:
- Lugares e dicas para fazer turismo no Rio de Janeiro: Como Chegar no Rio de Janeiro
- Lugares e dicas para fazer turismo no Rio de Janeiro : Onde se hospedar
Lugares e dicas para fazer turismo no Rio de Janeiro: por que vir pra cá?
Para fazer turismo no Rio de Janeiro é importante saber algumas informações:
É a capital do estado homônimo, situado no Sudeste do Brasil e também o maior destino turístico internacional do Brasil. Além disso, é a cidade brasileira mais conhecida no exterior. É a segunda maior metrópole do Brasil (depois de São Paulo), a sexta maior da América e a trigésima quinta do mundo. Parte da cidade foi designada Patrimônio Cultural da Humanidade, com o nome “Rio de Janeiro: Paisagem Carioca entre a Montanha e o Mar”, classificada pela UNESCO em 1 de julho de 2012 e categorizada também como uma Paisagem Cultural. Em 18 de janeiro de 2019, a cidade foi eleita pela UNESCO como a primeira Capital Mundial da Arquitetura. Por aqui você curte praias, parques, natureza, bares, museus, compras e muito mais.
Lugares e dicas para fazer turismo no Rio de Janeiro: Localização e por que vir pra cá? Um pouco da História da cidade:
A História do Rio de Janeiro está intimamente ligada à história de nosso país. A região que ocupa atualmente a cidade do Rio de Janeiro teve como início sua colonização em 1º de janeiro de 1502 por uma expedição portuguesa comandada por Gaspar de Lemos, que acreditou ter chegado à desembocadura de um grande rio, como o Tejo em Portugal, e assim, batizou a baía com o nome de Rio de Janeiro. Contudo, foram os franceses que primeiro se estabeleceram na região e competiram com os portugueses no comércio madeireiro. Depois de anos de luta os franceses foram expulsos.
Lembrando que quando os portugueses chegaram já havia pessoas morando aqui, por isso devemos ter cuidado com a expressão “descobriu”. As tribos que habitavam essa região eram os Tupinambás e os Tamoios. Eles já estavam aqui por aproximadamente 2500 anos antes da chegada dos Portugueses! Até 1500, de acordo com alguns historiadores, o Brasil possuía cerca de 3 milhões de índios! Hoje o número é de aproximadamente 900.000. É bastante complicado porque os índios desse período não deixaram nada escrito, ou seja, todos os estudos sobre eles são baseados nas histórias dos colonialistas portugueses.
A descoberta do ouro em Minas Gerais:
Quando os portugueses descobriram ouro em Minas Gerais a história da cidade do Rio de Janeiro tomou outro rumo. Esse ouro precisava ser enviado para Europa, mas Salvador (atual Capital) estava muito longe dessas minas de ouro. Então Rio de Janeiro se transformou em capital.
Além desse ouro todo, o Porto do Rio de Janeiro foi um dos principais a receber os navios negreiros. Aproximadamente entre 4 milhões de africanos passaram pelos portos do Rio de Janeiro. E apesar de toda população crescendo era ainda uma cidade sem estrutura.
Porém, tudo mudou no famoso ano de 1808. A família real portuguesa se mudou pra cá, fugindo de Napoleão que estava conquistando toda a Europa. E aí o Rio de Janeiro foi a primeira capital da Europa fora do continente.
Então junto com a família Real Portuguesa vieram também vários navios cheios de livros, artes e cultura da sociedade portuguesa. Estima-se que cerca de 15.000 membros do “High Society” lusitano desembarcaram no Porto Maravilha (que não tinha esse nome) em 1808. Aí deu um pico de desenvolvimento no Rio de Janeiro.
E até hoje a cidade guarda tesouros dessa época.
Textos inspirados nos sites:
Wikipedia, Brasil Escola e FreeWalkerTours
Lugares e dicas para fazer turismo no Rio de Janeiro: Como Chegar no Rio de Janeiro
De carro:
Para fazer turismo no Rio de Janeiro de carro você consegue chegar pela BR 040, pode vir pela BR 116 ou pode vir também pela BR 101.
Mas atenção: Dentro da cidade, sugiro deixar o carro guardado na garagem, se hospedar na zona Sul e usar o transporte público da cidade, que funciona muito bem, como metrô, ônibus, uber, táxi e até a barca. Mas nunca carro. A cidade tem um trânsito bem carregado, e além disso, à noite rola as blitzes de Lei Seca. Sem contar que o App Waze pode fazer algum caminho que por você não estar acostumado, pode ser perigoso, entrando em algumas áreas em conflito.
De ônibus:
Se você optar por fazer turismo no Rio de Janeiro de ônibus, a Rodoviária “Novo Rio” é a principal porta de entrada para a cidade, e possui ligação de diversas linhas de ônibus intermunicipais e interestaduais da cidade. Está localizada na Zona Portuária, bem próxima ao Centro. O excelente é que o terminal possui integração com o VLT que permite acesso ao Aeroporto Santos Dumont além de diversos pontos do Centro. Na rodoviária você pode pegar os táxis credenciados e ir para o hotel. Pode também pegar um uber, em local específico por ali. Além disso, se você quiser pegar o VLT para ir pro hotel você pode descer na estação Carioca ou Cinelândia e pegar um metrô para chegar ao hotel, caso seu hotel fique próximo à estação de metrô.
De avião:
A cidade possui dois aeroportos.
O Santos Dumont, super central, que recebe voos de alguns destinos nacionais. A vista que se tem da cidade daqui de cima, é tão linda que você já se sente como parte do city tour.
E o Galeão chamado oficialmente como Aeroporto Internacional Tom Jobim. Ele recebe vôos nacionais e internacionais. Está localizado a cerca de 25 km de Copacabana e a 20 km do Centro da cidade.
Realmente o Santos Dumont é bem mais central, e tem ligação com o VLT, sendo muito mais prático seu deslocamento. Portanto, se você tiver que escolher entre os dois, e se o preço da passagem for parecido, com certeza o Santos Dumont ganha.
Se você chegar pelo Galeão e se hospedar na Zona Sul da cidade você pegará a linha vermelha. Se você se hospedar na Barra da Tijuca pegará a linha Amarela. Ambas possuem fama de serem vias com problemas de segurança. Então para você não se abalar e vir curtir essa maravilhosa cidade se agarre nas estatísticas. Por exemplo mais de 100 mil veículos passam todos os dias pela Linha Vermelha. E a maioria esmagadora dos motoristas e passageiros nunca viveram nada grave além de engarrafamentos.
O Rio de Janeiro é uma das maiores cidades do mundo, e com isso problemas sociais vêm junto com isso. Conheço diversos cariocas que tiveram problemas com furtos na Europa e nunca vivenciaram nada no Rio. Eu mesma já precisei ir a uma delegacia em Paris, e nunca fui a nenhuma delegacia no Brasil.
De Barco:
O O Píer Oscar Weinschenck, mais conhecido como Píer Mauá, é um Terminal de Cruzeiros localizado num lugar que foi totalmente revitalizado para os jogos olímpicos. Chamado também de Porto Maravilha e de Boulevard Olímpico esse local recebeu o Prêmio World Travel de “Melhor Porto de Cruzeiros da América do Sul”. E por aqui tem atrações suficientes para ocupar um dia inteiro de passeio como por exemplo os Museus do Amanhã e o de Arte, o CCBB, o Aqua Rio, e o mural Etnias do artista Eduardo Kobra, que recebeu o certificado do Guinness World Record, o Livro dos Recordes, como o maior grafite do mundo, entre outras atividades.
Muitos cruzeiros aportam nesse Porto durante todo o verão. Então, depois que o Navio atracar aqui você pode fazer alguns passeios. Você pode ficar por ali porque é bem agradável e possui diversas atrações, ou você pode partir para outros lugares como por exemplo Cristo Redentor e Pão de açúcar. Pra mim a maneira mais fácil seria pegando um Uber. Quando eu fiz um Cruzeiro, no próprio Navio vendia passeios pra quem quisesse descer nas cidades visitadas, tendo também essa opção.
Leia também: Onde tomar café da manhã no Rio de janeiro
Lugares e dicas para fazer turismo no Rio de Janeiro : Onde se hospedar
Para fazer turismo no Rio de Janeiro opções de hospedagens não faltam. Com as Olimpíadas e a Copa do Mundo as opções de hospedagem aumentaram bastante. Quando alguém me pede sugestão de região de hospedagem eu falo assim: O Rio de Janeiro é uma cidade para se visitar várias vezes. Se for sua primeira vez aqui fique em Copacabana. O bairro é grande, tem opções de bares, restaurantes, praia maravilhosa e o mais importante na minha opinião: ligação fácil com o metrô, então você roda pela cidade toda praticamente sem o transporte ser um problema.
Nas suas outras vezes pela cidade você pode ir revezando e se hospedando em Ipanema, Leblon, Santa Tereza, Lapa, Botafogo, etc.
Minha amiga ficou recentemente no Íbis Copacabana no posto 5 e gostou muito.
Já outra amiga ficou no Hotel Rio Lancaster. Ela disse que achou muito bem localizado e café da manhã bom.
Já outra adorou o Hostel Villa 25 Hostel, próximo ao Largo do Machado. O restaurante dele é muito bom (já tive a oportunidade de conhecer), tem piscina e o lugar é um charme.
Então saiba que se você se hospedar em qualquer região próxima a uma estação de metrô vale muito a pena. Acredito que o valor da diária deva ser um pouco mais alto, mas compensa!
Quando ir?
Meu marido iria responder à queima-roupa: para fazer turismo no Rio de Janeiro a melhor época é o Inverno! Mas eu acho que a cidade é boa o ano todo pra visitar.
Verão
Apesar de ser os meses mais chuvosos (dezembro a março), é a alta temporada. Um calor absurdo, as temperaturas passam dos 40 graus, os preços são mais altos, a cidade está completamente lotada de turistas, e aos finais de semana as praias estão absurdamente abarrotadas.
Eu acho que todo mundo deve pelo menos passar o carnaval uma vez na vida no Rio de Janeiro. Eu adoro, e olha que nunca tive a oportunidade de ir à Sapucaí. Meus pais foram e amaram. O carnaval tem vários blocos, e a cidade está com um clima inexplicável, só vivendo para saber.
Outono e primavera no Rio de Janeiro:
Ainda faz calor, mas os preços de hospedagem estão mais baratos, a cidade volta a ter atividades mais voltadas ao público local como por exemplo as feiras gastronômicas. Aí já dá pra fazer trilhas pois os dias estão mais frescos, e ainda dá pra curtir praia por causa das temperaturas altas, resumindo: melhores épocas.
Turismo no Rio de Janeiro: Inverno no Rio de Janeiro
Meu marido diz que inverno mesmo, o Rio de Janeiro tem no máximo um dia por ano. Brincadeiras à parte, o frio daqui é por volta dos 22 graus, bem tranquilo, e existem dias que você pode ir até a praia por causa do calor.
Recebemos uns amigos em meados de setembro (mudança de estação) e teve dia que fez um calor muito insuportável (típicos dos dias de verão), mas em outros dias eles pegaram dias nublados e muito chuvosos.
Mas a natureza é assim mesmo: Imprevisível! A única certeza que você terá é que no verão você pegará calor. Veja bem, eu disse calor, porque nem dia ensolarado se garante, né? A probabilidade é alta, e as chuvas de verão podem ser rápidas, no final da tarde.
O Rio de Janeiro é uma cidade muito grande e ainda bem que tem muitas atividades para se fazer em dias chuvosos (e nem precisa ser em Shopping Center). Ficou com alguma dúvida sobre lugares para fazer turismo no Rio de Janeiro? Escreva nos comentários.
Veja Aqui o que fazer no Rio de Janeiro!
Leia também: Restaurantes românticos no Rio de Janeiro: 15 lugares para jantar no Dia dos Namorados
[…] Do Arpoador, com o Morro dois Irmãos e a Pedra da Gávea ao fundo, uma das maiores elevações rochosas da cidade e o maior bloco de pedra a beira mar do planeta, com 842 metros de altitude, Rio de Janeiro, Brasil. Foto: Ingrid Lima. Mais sobre o Rio de Janeiro aqui. […]
[…] Falei mais sobre o Rio de Janeiro aqui. […]
[…] O Imperador D. Pedro II (1831–1889) lançou a pedra fundamental do edifício em 10 de junho de 1880, e sua filha, a Princesa Isabel, junto com seu marido, o Conde d’Eu, inauguraram-no em 10 de setembro de 1887. Definitivamente merece uma visita quando você visitar o Rio de Janeiro. […]
[…] POST DE INSPIRAÇÃO PARA ESSE ARTIGO […]
[…] Pernambuco; Caldas Novas, Goiás; Lençóis Maranhenses, Maranhão; Florianópolis, Santa Catarina; Rio de Janeiro, RJ e Natal, RN, São Tomé das Letras; foram alguns dos destinos citados pelas amigas desse signo […]
[…] Falei mais sobre o Rio de Janeiro aqui. […]
Amei as dicas💕
[…] Do Arpoador, com o Morro dois Irmãos e a Pedra da Gávea ao fundo, uma das maiores elevações rochosas da cidade e o maior bloco de pedra a beira mar do planeta, com 842 metros de altitude, Rio de Janeiro, Brasil. Foto: Ingrid Lima. Mais sobre o Rio de Janeiro aqui. […]
[…] informações sobre o Rio de Janeiro: A cidade mais famosa do Brasil continua de braços abertos para te […]
[…] sinceramente, até cidades que eu julgo conhecer bastante como o Rio de Janeiro eu super toparia fazer um Free Walking Tour. Tenho certeza que deve ter muita coisa interessante […]
[…] É a sua primeira vez no Rio de Janeiro? Veja os melhores bairros para se hospedar aqui, dentre outras informações para sua viagem: Turismo no Rio de Janeiro: A cidade mais famosa do Brasil continua de braços abertos para te recebe… […]
[…] Esse presente artigo faz parte das informações gerais sobre a cidade, então leia aqui: Turismo no Rio de Janeiro: A cidade mais famosa do Brasil continua de braços abertos para te recebe… […]
[…] É sua primeira vez no Rio de Janeiro? Leia aqui todas as informações necessárias pra sua viagem ser incrível: : Turismo no Rio de Janeiro: A cidade mais famosa do Brasil continua de braços abertos para te recebe… […]
[…] Esse post integra as dicas sobre a cidade, então leia aqui: Turismo no Rio de Janeiro: A cidade mais famosa do Brasil continua de braços abertos para te recebe… […]
[…] Turismo no Rio de Janeiro: A cidade mais famosa do Brasil continua de braços abertos para te recebe…; […]
[…] Turismo no Rio de Janeiro: A cidade mais famosa do Brasil continua de braços abertos para te recebe…; […]
[…] Turismo no Rio de Janeiro: A cidade mais famosa do Brasil continua de braços abertos para te recebe…; […]
[…] O Imperador D. Pedro II (1831–1889) lançou a pedra fundamental do edifício em 10 de junho de 1880, e sua filha, a Princesa Isabel, junto com seu marido, o Conde d’Eu, inauguraram-no em 10 de setembro de 1887. Definitivamente merece uma visita quando você visitar o Rio de Janeiro. […]