Doze Mercados Públicos para conhecer ao redor do mundo
Ah, eu adoro visitar mercados por onde eu viajo! Eles revelam muito sobre a história daquele povo. A gastronomia típica, incluindo as cores, os aromas, os sabores e o artesanato atraem turistas e moradores locais.

Geralmente os mercados são localizados bem próximo ao centro da cidade, e as compras feitas aqui possuem melhores preços e bastante variedade.

Seja para experimentar uma especiaria típica das Índias, ou um requintado presunto Espanhol, a visita à um Mercado Público te remete a viver um pouco daquela realidade, e abre seu apetite para novas experiências.
Venha se inspirar com a gente nesta lista, e se você estiver passando por aqui, não hesite em entrar, ok?
1- Cadeg. Rio de Janeiro, Brasil
É um Mercadão fervilhante da prefeitura que reúne comércios alimentícios, restaurantes, lanchonetes e bares populares.

Sua sigla significa Centro de Abastecimento e Distribuição do Estado da Guanabara, inaugurado em 15 de novembro de 1902. Acho que todo morador do Rio de Janeiro deveria visitar esse local. Ele é incrível, principalmente aos sábados, quando a comunidade portuguesa da cidade promove shows, com gastronomia e danças típicas.

A dica aqui é fazer ótimas compras de vinho, bacalhau, plantas, frutas, queijos, etc. Visite o site e organize sua visita.
Falei mais sobre o Rio de Janeiro aqui.
2- Mercadão de São Paulo, São Paulo, Brasil
Outro local que a visita é obrigatória. Eu particularmente acho as frutas caras, mas é uma mais bonita e suculenta do que a outra. O local é bastante tradicional, e está quase completando 90 anos. Experimente o famoso sanduíche de mortadela e pastel de bacalhau.

3- Mercado Público de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil
Localizado no coração da cidade, foi inaugurado em 1869 e conta com 106 estabelecimentos com um mix diferenciado de atividades.
Oferecem bons produtos a bons preços, além de atuar como espaço para manifestações culturais e comunitárias da cidade.
Aqui bebemos cerveja artesanal, mas muita gente opta pelo tradicional chimarrão.

4- Mercado Central de Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil
Foi aberto em 1929 e abriga mais de 400 lojas que oferece diversos produtos. O legal aqui é que as pessoas ficam te chamando pra sentar nos “botecos” e tomar uma cerveja gelada. Sem contar os deliciosos queijos e doces mineiros. Uma tentação.
5- Mercado de la Boquería, Barcelona, Espanha
Chamo a atenção para a data desse mercado: desde 1217, La Boqueria é um dos melhores mercados europeus, e oferece produtos de qualidade como bebidas, e comidas, incluindo as tradicionais “tapas” da Catalunha.

6- Mercado de São Miguel, Madrid, Espanha
Foi a primeira vez que eu comi caviar. O Mercado foi construído por volta de 1915 e tem culinária local, iguarias e eventos em um ambiente bastante elegante.

Aqui é “o” lugar para comer alguma coisa e tomar um vinho ou cerveja. Tudo lá é bem fresco, dá uma vontade de ficar horas experimentando tudo.

7- Carmel Market (Shuk Ha’Carmel) -Tel Aviv, Israel

Praticamente o primeiro lugar que visitamos na cidade, é bem interessante e autêntico para alimentos e artesanato local. Foi aqui que vi os romãs mais bonitos da minha vida.

8- Borough Market – Londres, Inglaterra

Aqui a alta gastronomia anda de mãos dadas com Chefs e produtores locais, no mercado mais antigo de Londres. Possui mais de 100 estabelecimentos, sendo recomendado ter um mapa para se localizar. Venha com muita fome!

9- Östermalms saluhall, Estolcomo, Suécia

Esse mercado foi construído em novembro de 1888, com arquitetura neo-gótica, de tijolos vermelhos.

Tem variedade de comidas típicas, tudo de boa qualidade. O difícil é escolher o que comer. Entre as bancas de queijos, frutas, doces presuntos e carnes existem alguns restaurantes.

10 – Albert Cuyp Market, Amsterdam, Países Baixos
O Albert Cuyp Market foi nomeado em homenagem a um pintor do século XVII.

É um mercado de rua com tendas, onde se pode encontrar de tudo e a preços acessíveis. Chocolates, queijos típicos, frutas e legumes da época, carne, peixe, flores, roupas, fast food. Há de tudo aqui e com um ambiente super familiar.
11- Souk na Medina e a Feira da Praça Jemaa El Fnaa, Marrakesh, Marrocos

Este colorido mercado é um dos maiores do Marrocos, e apresenta uma grande variedade de temperos, azeites e especiarias. Entre artesanatos lindos, comidas típicas, conta com vários espetáculos tradicionais do país como encantadores de serpentes, macacos adestrados, engolidores de espada e tatuadoras de Hena. Eu adorei o caos, e me senti em um universo paralelo inexplicável.


12- Mercado Indígena de Otavalo, Equador
O Mercado de Artesanato de Otavalo está entre os mais famosos mercados indígenas da América do Sul.

Venha aqui com a intenção de levar bonitos e coloridos artesanatos, e também para observar o povo local. Os Otavalenhos são simpáticos e orgulhosos de sua história e tradições e buscam difundi-las no país e pelo mundo. Desde antes dos Incas chegarem aqui eles mantém seu grande talento para o comércio e para a música.

13- Mercado do Trem de Bangkok, Tailândia
No Mercado do Trem de Bangkok, como é conhecido o Maeklong, você definitivamente encontra um mercado de verdade, ou seja, com produtos locais, e que não foi “criado para turistas”.

Antes dos vagões passarem pelo mercado de Maeklong uma música alta, seguida por um aviso sonoro e um apito anunciam que o trem está chegando à estação de Maeklong, em Samut Songkhram, a 70km da capital da Tailândia. É o alerta para que os vendedores do Mercado recolham rapidamente suas barracas e produtos.

Eu particularmente adorei a experiência, achei super inusitado e recomendo a visita.
14- Mercado Flutuante de Bangkok, Tailândia
Existem alguns mercados flutuantes por aqui e o que visitamos foi o “Damnoen Saduak Floating Market”.

Cerca de 100 quilômetros a sudoeste de Bangkok, na Tailândia. Tornou-se principalmente uma atração turística, atraindo turistas nacionais e estrangeiros.

Tem gente que acha a atração “turística demais”, e não indica.

Eu já acho que “tem que ir”. Antigamente todo o comércio da Tailândia acontecia apenas por vias fluviais. Na verdade, não faz muito tempo que Bangkok adotou os meios de transporte terrestres. Antes era tudo pelo rio: comércio e pessoas! Os rios do sudeste asiático, em especial os que cortam a Tailândia possuem grande importância para o desenvolvimento, para que produtos fossem do Oriente para o Ocidente e vice versa. Ayutthaya, antiga capital da Tailândia, por exemplo, foi por um tempo a cidade mais importante da Ásia por causa do rio.

15- Great Market Hall- Grande Mercado de Budapeste, Hungria-

Localizado no centro da cidade, esse mercado (Nagycsarnok em Húngaro) reúne produtos interessantes como páprica, e vinhos locais como o Tokaj e o Egri Bikaver.


Falei mais sobre Budapeste aqui.
NÃO SE ESQUEÇA DE CONTRATAR O SEGURO VIAGEM!
Faça uma cotação sem compromisso neste link que já inclui o cupom ELIZABETHWERNECK que garante o desconto de 5% na compra do seu seguro viagem!
Acompanhe minhas viagens em tempo real pelo Instagram >>@elizabethwerneck
Se você gosta das dicas do blog, ajude na sua manutenção, reservando seus hotéis e pousadas pelos links daqui. Isso não aumenta em nada o valor da sua reserva e gera um pequeno percentual revertido para o blog 😉
🛏 Pesquisando por hotel? Dê uma olhadinha no Booking.com! Você não paga nada a mais pela reserva, pode alterar e cancelar quando quiser, e ainda consegue os melhores preços.
Américas África Ásia Brasil Compras Equador Espanha Europa Holanda Hungria Inglaterra Israel Listas Top Marrocos Oriente Médio Outros Suécia Tailândia albert cuyp market amsterdam Östermalms saluhall bangkok borough market budapeste cadeg carmel market compras no exterior Gastronomia great market hall jemaa el fnaa londres marrakech mercado central mercado de la boqueria Mercado de São Miguel mercado do trem mercado flutuante mercado indígena otavalo Rio de Janeiro rio grande do sul são paulo souk tel aviv
1 comentário Deixe um comentário ›