Doze Mercados Públicos pelo mundo que eu visitei e recomendo

Ah, eu adoro visitar mercados por onde eu viajo! Eles revelam muito sobre a história daquele povo. A gastronomia típica, incluindo as cores, os aromas, os sabores e o artesanato atraem turistas e moradores locais.

Perdida pelos mercados de Kathmandu no Nepal

Geralmente os mercados são localizados bem próximo ao centro da cidade, e as compras feitas aqui possuem melhores preços e bastante variedade.

Londres é um ótimo destino para quem gosta de feiras e mercados de rua. Elas acontecem em diversos bairros e dias. Tem mercado de gastronomia, vestuário, antiguidades e muito mais. Camden Lock Market, Londres, Inglaterra

Seja para experimentar uma especiaria típica das Índias, ou um requintado presunto Espanhol, a visita à um Mercado Público te remete a viver um pouco daquela realidade, e abre seu apetite para novas experiências.

Venha se inspirar com a gente nesta lista, e se você estiver passando por aqui, não hesite em entrar, ok?

1- Cadeg. Rio de Janeiro, Brasil

É um Mercadão fervilhante da prefeitura que reúne comércios alimentícios, restaurantes, lanchonetes e bares populares.

O bolinho de bacalhau com queijo Serra da Estrela do restaurante é delicioso.

Sua sigla significa Centro de Abastecimento e Distribuição do Estado da Guanabara, inaugurado em 15 de novembro de 1902. Acho que todo morador do Rio de Janeiro deveria visitar esse local. Ele é incrível, principalmente aos sábados, quando a comunidade portuguesa da cidade promove shows, com gastronomia e danças típicas.

Endereço Cadeg: R. Cap. Félix, 110 – Benfica, Rio de Janeiro – RJ,

A dica aqui é fazer ótimas compras de vinho, bacalhau, plantas, frutas, queijos, etc. Visite o site e organize sua visita.

Falei mais sobre o Rio de Janeiro aqui.

2- Mercadão de São Paulo, São Paulo, Brasil

Outro local que a visita é obrigatória. Eu particularmente acho as frutas caras, mas é uma mais bonita e suculenta do que a outra. O local é bastante tradicional, e está quase completando 90 anos. Experimente o famoso sanduíche de mortadela e pastel de bacalhau.

Endereço do Mercadão: R. Cantareira, 306 – Centro Histórico de São Paulo, São Paulo – SP,

3- Mercado Público de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil

Localizado no coração da cidade, foi inaugurado em 1869 e conta com 106 estabelecimentos com um mix diferenciado de atividades.

Oferecem bons produtos a bons preços, além de atuar como espaço para manifestações culturais e comunitárias da cidade.

Aqui bebemos cerveja artesanal, mas muita gente opta pelo tradicional chimarrão.

Mercado Público Central – Av. Borges de Medeiros – Centro Histórico, Porto Alegre – RS, 90020-030

4- Mercado Central de Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil

Foi aberto em 1929 e abriga mais de 400 lojas que oferece diversos produtos. O legal aqui é que as pessoas ficam te chamando pra sentar nos “botecos” e tomar uma cerveja gelada. Sem contar os deliciosos queijos e doces mineiros. Uma tentação.

5- Mercado de la Boquería, Barcelona, Espanha

Chamo a atenção para a data desse mercado: desde 1217, La Boqueria é um dos melhores mercados europeus, e oferece produtos de qualidade como bebidas, e comidas, incluindo as tradicionais “tapas” da Catalunha.

Endereço: La Rambla, 91, 08001 Barcelona, Espanha

Falei mais de Barcelona aqui.

6- Mercado de São Miguel, Madrid, Espanha

Foi a primeira vez que eu comi caviar. O Mercado foi construído por volta de 1915 e tem culinária local, iguarias e eventos em um ambiente bastante elegante.

Aqui é “o” lugar para comer alguma coisa e tomar um vinho ou cerveja. Tudo lá é bem fresco, dá uma vontade de ficar horas experimentando tudo.

Endereço: Plaza de San Miguel, S/N, 28005 Madrid, Espanha

7- Carmel Market (Shuk Ha’Carmel) -Tel Aviv, Israel

Praticamente o primeiro lugar que visitamos na cidade, é bem interessante e autêntico para alimentos e artesanato local. Foi aqui que vi os romãs mais bonitos da minha vida.

Endereço: HaCarmel St 11, Tel Aviv-Yafo, Israel

8- Borough Market – Londres, Inglaterra

Aqui a alta gastronomia anda de mãos dadas com Chefs e produtores locais, no mercado mais antigo de Londres. Possui mais de 100 estabelecimentos, sendo recomendado ter um mapa para se localizar. Venha com muita fome!

Loja de queijos no Borough Market. Endereço: 8 Southwark St, London SE1 1TL, Reino Unido

Mais dicas aqui.

9- Östermalms saluhall, Estolcomo, Suécia

Esse mercado foi construído em novembro de 1888, com arquitetura neo-gótica, de tijolos vermelhos.

Vista externa do mercado. Foto retirada do site Wikipedia

Tem variedade de comidas típicas, tudo de boa qualidade. O difícil é escolher o que comer. Entre as bancas de queijos, frutas, doces presuntos e carnes existem alguns restaurantes.

10 – Albert Cuyp Market, Amsterdam, Países Baixos

O Albert Cuyp Market foi nomeado em homenagem a um pintor do século XVII.

Endereço : Albert Cuypstraat, 1073 BD Amsterdam, Países Baixos

É um mercado de rua com tendas, onde se pode encontrar de tudo e a preços acessíveis. Chocolates, queijos típicos, frutas e legumes da época, carne, peixe, flores, roupas, fast food. Há de tudo aqui e com um ambiente super familiar.

11- Souk na Medina e a Feira da Praça Jemaa El Fnaa, Marrakesh, Marrocos

Negociando no souk de Marrakesh

Este colorido mercado é um dos maiores do Marrocos, e apresenta uma grande variedade de temperos, azeites e especiarias. Entre artesanatos lindos, comidas típicas, conta com vários espetáculos tradicionais do país como encantadores de serpentes, macacos adestrados, engolidores de espada e tatuadoras de Hena. Eu adorei o caos, e me senti em um universo paralelo inexplicável.

Praça à noite.

12- Mercado Indígena de Otavalo, Equador

O Mercado de Artesanato de Otavalo está entre os mais famosos mercados indígenas da América do Sul.

Venha aqui com a intenção de levar bonitos e coloridos artesanatos, e também para observar o povo local. Os Otavalenhos são simpáticos e orgulhosos de sua história e tradições e buscam difundi-las no país e pelo mundo. Desde antes dos Incas chegarem aqui eles mantém seu grande talento para o comércio e para a música.

Falei mais do mercado aqui.

13- Mercado do Trem de Bangkok, Tailândia

No Mercado do Trem de Bangkok, como é conhecido o Maeklong, você definitivamente encontra um mercado de verdade, ou seja, com produtos locais, e que não foi “criado para turistas”.

Antes dos vagões passarem pelo mercado de Maeklong uma música alta, seguida por um aviso sonoro e um apito anunciam que o trem está chegando à estação de Maeklong, em Samut Songkhram, a 70km da capital da Tailândia. É o alerta para que os vendedores do Mercado recolham rapidamente suas barracas e produtos.

Ele vai e volta

Eu particularmente adorei a experiência, achei super inusitado e recomendo a visita.

14- Mercado Flutuante de Bangkok, Tailândia

Existem alguns mercados flutuantes por aqui e o que visitamos foi o “Damnoen Saduak Floating Market”.

Cerca de 100 quilômetros a sudoeste de Bangkok, na Tailândia. Tornou-se principalmente uma atração turística, atraindo turistas nacionais e estrangeiros.

Tem gente que acha a atração “turística demais”, e não indica.

Eu já acho que “tem que ir”. Antigamente todo o comércio da Tailândia acontecia apenas por vias fluviais. Na verdade, não faz muito tempo que Bangkok adotou os meios de transporte terrestres. Antes era tudo pelo rio: comércio e pessoas! Os rios do sudeste asiático, em especial os que cortam a Tailândia possuem grande importância para o desenvolvimento, para que produtos fossem do Oriente para o Ocidente e vice versa. Ayutthaya, antiga capital da Tailândia, por exemplo, foi por um tempo a cidade mais importante da Ásia por causa do rio.

15- Great Market Hall- Grande Mercado de Budapeste, Hungria-

Mercado de Budapeste: construção neogótica restaurada

Localizado no centro da cidade, esse mercado (Nagycsarnok em Húngaro) reúne produtos interessantes como páprica, e vinhos locais como o Tokaj e o Egri Bikaver.

Budapest, Vámház krt. 1-3, 1093 Hungria

Falei mais sobre Budapeste aqui.

NÃO SE ESQUEÇA DE CONTRATAR O SEGURO VIAGEM!

Faça uma cotação sem compromisso neste link que já inclui o cupom ELIZABETHWERNECK que garante o desconto de 5% na compra do seu seguro viagem!

Acompanhe minhas viagens em tempo real pelo Instagram >>@elizabethwerneck

Se você gosta das dicas do blog, ajude na sua manutenção, reservando seus hotéis e pousadas pelos links daqui. Isso não aumenta em nada o valor da sua reserva e gera um pequeno percentual revertido para o blog 😉

🛏 Pesquisando por hotel? Dê uma olhadinha no Booking.com! Você não paga nada a mais pela reserva, pode alterar e cancelar quando quiser, e ainda consegue os melhores preços.

Américas África Ásia Brasil Compras Equador Espanha Europa Holanda Hungria Inglaterra Israel Listas Top Marrocos Oriente Médio Outros Suécia Tailândia

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: