Como é bom estar numa cidade e sair passeando sem rumo pelas ruas, né? E de repente você chega numa vizinhança super legal e descobre cantinhos interessantes. Ao visitar bairros charmosos pelo mundo, você mergulha na sua cultura local.

Inclusive muita gente que adora viajar acha que a melhor forma de se conhecer uma cidade nem sempre é visitar os monumento mais turísticos ou as maiores atrações. Às vezes, o mais bacana é descobrir bairros e regiões onde pessoas criativas estão vivendo, fazendo acontecer seus negócios e comércios.

Pelas ruas de “Habana Vieja”. O bairro mais antigo da capital cubana, com 500 anos de existência, é também um dos lugares mais belos do passado colonial latino-americano. Aqui nasceu a cidade, e é também onde acontece grande parte da vida urbana. Leia mais sobre a minha viagem a Cuba.

Como eu adoro listas, escolhi alguns bairros charmosos, especiais e pitorescos pra quando você estiver viajando, não passar despercebido.

Para a sua segurança confirme se o local ainda é bom para visitar no momento da sua viagem.

1- Bairros charmosos pelo Brasil e mundo: Santa Teresa, Rio de Janeiro, Brasil

Ah, o que dizer do meu bairro favorito do Rio?! Santa (para os íntimos) esbanja charme já na hora da chegada: seu bondinho, o mais encantador e principal meio de transporte do bairro, passa pelos icônicos arcos da Lapa num passeio inesquecível.

 Bairros charmosos pelo mundo:

E por aqui as surpresas agradáveis continuam, como por exemplo, ótimos museus, arquitetura histórica, variada gastronomia, bonito artesanato e o principal: vista estonteante da cidade do Rio de Janeiro.

 Bairros charmosos pelo mundo:
Pelas ruas de Santa Teresa, Rio de Janeiro, Brasil.
 Bairros charmosos pelo mundo:
Localizado nas ladeiras de Santa Teresa, o Parque das Ruínas tem uma das vistas mais bonitas do bairro e um Centro Cultural com programação para toda família.

Dica de Ouro : Suba de bondinho, mas desça a pé, pela linda e turística escadaria Selarón.

 Bairros charmosos pelo mundo:
A Escadaria Selarón é uma obra arquitetônica localizada entre os bairros de Santa Teresa e Lapa, no Rio de Janeiro, Brasil, decorada pelo artista chileno radicado no Brasil, Jorge Selarón.

Mais informações sobre o Rio de Janeiro: A cidade mais famosa do Brasil continua de braços abertos para te receber.

O que fazer no Rio de Janeiro: 5 passeios que cariocas adoram

2- Bairros charmosos pelo Brasil : Vila Capivari, Campos do Jordão, Brasil

Em regra muitos turistas vem para a cidade apenas para ficar nesse bairro de linda arquitetura enxaimel e flores por todos os lados.

 Bairros charmosos pelo mundo:

É o principal ponto turístico da cidade, repleto de restaurantes, música, pessoas circulando, hotéis e lojas. Na noite gelada, aqui está lindamente iluminado, deixando o cenário perfeito.

 Bairros charmosos pelo mundo:

Veja aqui O que fazer em Campos do Jordão

3- Bairros Charmosos em Cartagena das Índias, Colômbia: Cidade amuralhada,

Sim, a cidade murada apesar de ser o epicentro do turismo, é um local genuíno, que mostra a real essência da cidade, nem um pouco mascarada.

 Bairros charmosos pelo mundo:

A arquitetura colonial é simplesmente perfeita, as ruas completamente fotogênicas, revelando o verdadeiro estilo de vida caribenho.

 Bairros charmosos pelo mundo:

Faça tudo por aqui: se hospede, faça suas refeições e compras, saia pra jantar, para dançar ou para beber. E o principal: do alto das imponentes muralhas assista ao mais cinematográfico pôr do sol com vista pro mar.

 Bairros charmosos pelo mundo:

Veja aqui O que fazer em Cartagena das Índias na Colômbia: Dicas de viagem e roteiro

4- Um dos Bairros mais charmosos de Santiago, Chile: Bairro Lastarria

A rua arborizada que dá nome a esse bairro é uma delícia de passear. Por aqui se encontra uma galera jovem, bons restaurantes típicos, pubs, vida noturna, antiquários, atividades ao ar livre, artesanato, boas livrarias, etc. O local é realmente lindo.

Veja todas informações para o Chile: Descubra aqui tudo para sua viagem

5- Um dos Bairros mais charmosos de Buenos Aires: Palermo, Buenos Aires

Buenos Aires é uma cidade fantástica e se você nunca foi, recomendo a visita.

E Palermo é um bairro ao norte da cidade, e concentra grandes atrações, algumas ruas tranquilas e arborizadas. Apesar de ser um bairro residencial e bem familiar, tem também cultura, tradição e diversão para todos os gostos, bolsos e horários.

Hotel Dazzler by Wyndham Polo. Endereço: Calle Sinclair 2929 Palermo, Buenos Aires Argentina.

O bairro por ser bem grande, algumas de suas regiões ganharam nomes extras.

Por exemplo, Palermo Soho é a área da moda, com pubs, cafés, restaurantes, casas noturnas, além de lojas moderninhas.

Arcos del Rosedal: Praça de alimentação com ótimos bares e restaurantes, em uma das áreas mais bonitas de Buenos Aires. Endereço Av. Infanta Isabel 110, Buenos Aires, Argentina

Palermo Hollywood que fica do outro lado da linha de trem que passa no bairro, tem esse nome por causa das diversas empresas produtoras de rádio e televisão, com estúdios de cinema e também, uma “night life” agitada.

A região de Palermo Chico é ainda mais glamourosa, também chamada de Barrio Parque. Aqui existem mansões e edifícios de alto padrão.

Jardim Japonês em Palermo. Áreas verdes, cultura e tradição no coração da capital argentina

E por fim Palermo Viejo, que é o pedacinho mais simples, com casas culturais e atrações para todas as idades.

El Club, Micro cervejaria, Palermo Viejo, Buenos Aires, Argentina.

Ufa! Já deu pra perceber que além de grande, é uma região incrível, por isso, recomendo se hospedar por aqui.

Aqui fica também o famoso (e lindo!) Rosedal. Ao todo são cerca de 20 mil rosas em seus jardins. Ao lado tem o Planetário, Zoológico, Jardim botânico e tantos outros.

E se você estiver pensando em viajar pra cá, se ligue nessas dicas: Turismo na Argentina: Visite um dos primeiros destinos internacionais dos brasileiros

6- French Quarter, Estados Unidos da América

Nova Orleans é uma cidade na Louisiana às margens do rio Mississippi, próxima ao Golfo do México. Apelidada de “Big Easy”, ela é conhecida por sua incansável vida noturna, sua vibrante cena de música ao vivo e sua rica gastronomia apimentada e única, que reflete a histórica mistura das cultura francesa, africana e americana.

O French Quarter está localizado no meio do agito e a Bourbon Street faz desse local um dos mais animados de todo o país. Além da música e cultura, por aqui encontramos diversos edifícios históricos, antigos, mas revitalizados.

Se você quiser o ápice da animação, visite a cidade no Mardi Gras, que é um festival durante os dias carnaval no fim do inverno, famoso pelos alegres desfiles e pelas festas nas ruas.

7- Mitte, Berlim, Alemanha

O enorme e movimentado Mitte é um bairro bastante central de Berlim, onde localiza o icônico Portão de Brandemburgo e a “Ilha dos Museus”, além da imponente estação ferroviária de Hauptbahnhof e do parque Tiergarten.

Um dos bairros mais charmosos de Berlin, Mitte possui avenidas requintadas como Unter den Linden e praças como a Gendarmenmarkt são conhecidas pelas construções pré-guerra revitalizadas, além da região do Hackescher Markt que tem lojas e cafés contemporâneos.

Para mim, Mitte é um excelente local para se hospedar. Com inúmeros pontos turísticos, podemos ir andando para todos os lados, sendo perto de tudo.

Berliner Dom: Majestosa Catedral do século XIX, com belo órgão, tumbas reais e uma cúpula com vista para a cidade.

8- Malá Strana, Praga, República Tcheca

É um dos bairros charmosos e históricos da cidade, e lugar das antigas residências dos nobres tchecos. Então passeie por aqui sem pressa, admirando os jardins e conhecendo mais sobre a arquitetura barroca Tcheca.

Pelas ruas de Malá Strana, Praga, República Tcheca.

Aqui é local de muitas embaixadas e instituições governamentais em geral.

Não deixe de visitar as lojinhas, restaurantes e lugares escondidos por aqui, que você irá adorar descobrir.

Rua Nerudova

Definitivamente Malá Strana é o coração de Praga.

Veja esse Roteiro de Viagem, visitando Castelos da Europa Central: Visite Alemanha, Áustria, Eslovênia, Eslováquia, Hungria e República Tcheca

9- Trastevere, Roma, Itália

Um dos meus bairros favoritos, pela calma e serenidade de suas cafeterias, bares, pátios e pracinhas. Então da próxima vez que visitar Roma, me hospedarei por aqui.

Apesar do local ser extremamente turístico, a praça “Santa Maria” respira romance, parecendo que o tempo congelou.

Igreja Santa Maria de Trastevere. O primeiro santuário no local foi construído entre 221 e 227 pelo papa Calisto I e reformado pelo papa Júlio I. A igreja está decorada por importantes mosaicos do final do século XIII, obra de Pietro Cavallini. Foto retirada do site Wikipedia

Construções históricas em bonitos tons de terracota, restaurantes tradicionais e autênticos, mantém a fama de se comer muitíssimo bem, à moda romana.

Lasanha no Restaurante Checco Er Carettiere. Via Benedetta, 10, Trastevere, Itália

Por aqui também se encontra os artistas e os boêmios da cidade, sendo Trastevere um bálsamo no caos (para os padrões europeus) da capital italiana.

Pelas ruas do bairro Trastevere, Roma, Itália

Veja nosso Roteiro pela Itália com San Marino

10- Jordaan, Amsterdam, Países Baixos

O bairro é uma verdadeira homenagem aos holandeses do séc. XVII. Todo o imaginário popular do país, com seus bonitos canais por entre pontes e ruas estão aqui.

Foto: Ingrid Lima

E nessa imagem da Amsterdam perfeita vemos as boathouses (casas barco) e as cores das flores e das árvores.

Foto: Ingrid Lima

E as inúmeras bicicletas? Por aqui circulam por entre os pedestres, de um jeito bem tranquilo.

Com igrejas, coffee shops que misturam o cheiro de café e fumo, galerias de arte que mantêm a essência artística da cidade, os pubs que fornecem cervejas de alta qualidade e as lojinhas, uma mais original e alternativa do que a outra. Amsterdam é incrível, e esse bairro é uma fusão do que a cidade tem de melhor.

Destaque para a Casa/Museu de Anne Frank, localizada no entorno.

Foto: Ingrid Lima

Veja aqui no Blog: Turismo na Holanda: 10 cidades holandesas e as distâncias desde Amsterdam. Por entre flores, bicicletas, moinhos e cervejas

11- Bairro Salamanca, Madrid, Espanha

Por aqui ficam o bonito e agradável Parque Del Retiro e o inigualável Museo do Prado. Além disso no bairro possui vários bares (elegantemente chamados de tavernas pelos madrileños) e lojas. Possui uma unidade da loja El Corte Ingles (grande loja de departamento) que fica aberta até de madrugada.

Parque Del Retiro, Madrid, Espanha.

Veja aqui um incrível Roteiro pela Europa em 20 dias: dicas de turismo na Itália, Vaticano, Áustria, Liechtenstein, Bélgica, Luxemburgo, Suíça, França, Espanha e Portugal

12- Montmartre, Paris, França

Eu adoro essa cidade, e esse bairro contribui para isso. Você sabia que até 1860 Montmartre era uma pequena vila separada de Paris? O vilarejo era famoso pela produção de vinhos, inclusive atualmente existe um famoso restaurante localizado num “moulin” (moinho em francês) que funciona como um dos restaurantes mais populares do bairro.

La Machine du Moulin Rouge, antigo cabaré francês.
enfim
enquanto
então
entretanto
eventualmente
igualmente
inegavelmente
inesperadamente
mas
outrossim
pois
porquanto
porque
portanto
posteriormente
precipuamente
primeiramente
primordialmente
principalmente
salvo
semelhantemente
similarmente
Pelas ruas de Montmartre. Ao fundo a basílica de Sacre Coeur, que fica no ponto mais alto de Paris e a atração mais conhecida no bairro. A vista lá de cima é realmente linda, fazendo com que os visitantes tenham um bom panorama da cidade luz.

O bairro é super cinematográfico, inclusive meu filme favorito foi ambientado por aqui (O fabuloso destino de Amelie Poulain). Além disso por aqui já viveram inúmeros artistas como Van Gogh, Monet, Salvador Dali, etc.

enfim
enquanto
então
entretanto
eventualmente
igualmente
inegavelmente
inesperadamente
mas
outrossim
pois
porquanto
porque
portanto
posteriormente
precipuamente
primeiramente
primordialmente
principalmente
salvo
semelhantemente
similarmente
O café ‘2 Moulins’ tem fotos da personagem do filme ‘O Fabuloso Destino de Amelie Poulain’, que foi gravado lá. O café recebeu esse nome por estar localizado próximo a dois estabelecimentos com nome de moinho: o Moulin Rouge e o Moulin de la Galette.

É um sonho! Pâtisseries, lojinhas e restaurantes convivem com parisienses e turistas num clima super gostoso.

enfim
enquanto
então
entretanto
eventualmente
igualmente
inegavelmente
inesperadamente
mas
outrossim
pois
porquanto
porque
portanto
posteriormente
precipuamente
primeiramente
primordialmente
principalmente
salvo
semelhantemente
similarmente
Pelas ruas de Montmartre, Paris, França

Veja aqui 10 cidades francesas medievais e turísticas

13- Nørrebro, Copenhagen, Dinamarca

O bairro fica mais ao norte de Copenhague, sendo considerado boêmio e multicultural, inclusive ótimo no quesito “vida noturna”. A região conta com duas estações de metrô (Nørreport e Forum), mas por aqui recomendo a caminhada até o centro, pois a cidade é muito agradável para caminhadas.

enfim
enquanto
então
entretanto
eventualmente
igualmente
inegavelmente
inesperadamente
mas
outrossim
pois
porquanto
porque
portanto
posteriormente
precipuamente
primeiramente
primordialmente
principalmente
salvo
semelhantemente
similarmente
O Castelo de Rosenborg, próximo ao bairro Nørrebro, nas proximidades da Estação Nørreport, Copenhagen, Dinamarca

Veja informações sobre nossa viagem: O que fazer em Copenhague, Dinamarca: dicas de viagem e turismo

14- Boo Kapp, Cidade do Cabo, África do Sul.

Bairro com casinhas coloridas, muita influência malaia/filipina/muçulmana nessa região. Como as tribos indígenas na área resistiram aos holandeses, escravos foram importados da Malásia, Indonésia e outras partes da África e Ásia.

enfim
enquanto
então
entretanto
eventualmente
igualmente
inegavelmente
inesperadamente
mas
outrossim
pois
porquanto
porque
portanto
posteriormente
precipuamente
primeiramente
primordialmente
principalmente
salvo
semelhantemente
similarmente
Boo Kapp, Cidade do Cabo, África do Sul.

Os escravos não tinham autorização para pintar suas casas, elas eram todas brancas, e quando conquistaram a tão esperada liberdade, pintaram-nas de cores bem fortes, como forma de expressão daquela importante conquista. O bairro é Patrimônio Nacional da África do Sul, além do local contar com um pequeno museu que retrata a história do distrito. Como a maioria dos novos residentes era muçulmana, várias mesquitas foram construídas na área.

enfim
enquanto
então
entretanto
eventualmente
igualmente
inegavelmente
inesperadamente
mas
outrossim
pois
porquanto
porque
portanto
posteriormente
precipuamente
primeiramente
primordialmente
principalmente
salvo
semelhantemente
similarmente
Vista panorâmica da região de Boo Kaap, Cidade do Cabo, África do Sul. Foto da Wikipedia

Apesar deu não ter ficado por aqui, há quem diga ser um ótimo local para se hospedar, próximo a algumas atrações turísticas na cidade. Vale a pena uma visita, mesmo que rápida, as fotos ficam lindas.

Pesquise por informações sobre segurança nessa região na época de sua viagem.

15- French quarter, Ha Noi, Vietnam

O bairro localizado ao sul do Lago Hoan Kiem, tem o nome “quarteirão francês” (french quarter) devido ao bairro ter sido planejado e construído pelos franceses, tendo bonitos bulevares, avenidas largas e construções coloniais.

enfim
enquanto
então
entretanto
eventualmente
igualmente
inegavelmente
inesperadamente
mas
outrossim
pois
porquanto
porque
portanto
posteriormente
precipuamente
primeiramente
primordialmente
principalmente
salvo
semelhantemente
similarmente
Ópera house, Hanói, Vietnam.

É considerado o bairro mais elegante e charmoso da cidade, com bons restaurantes e lojas.

enfim
enquanto
então
entretanto
eventualmente
igualmente
inegavelmente
inesperadamente
mas
outrossim
pois
porquanto
porque
portanto
posteriormente
precipuamente
primeiramente
primordialmente
principalmente
salvo
semelhantemente
similarmente
Museu da História Nacional, Hanói, Vietnam.

Uma característica especial desse bairro é que a “parte francesa” é considerada menos caótica, sendo bem mais tranquila, comparada com outros lugares da cidade.

E aí? Gostaram das dicas desses bairros? Conhecem algum deles ou me sugerem outros tão charmosos quanto?

NÃO SE ESQUEÇA DE CONTRATAR O SEGURO VIAGEM!

Faça uma cotação sem compromisso neste link que já inclui o cupom ELIZABETHWERNECK que garante o desconto de 5% na compra do seu seguro viagem!

Acompanhe minhas viagens em tempo real pelo Instagram >>@elizabethwerneck

Se você gosta das dicas do blog, ajude na sua manutenção, reservando seus hotéis e pousadas pelos links daqui. Isso não aumenta em nada o valor da sua reserva e gera um pequeno percentual revertido para o blog 😉

🛏 Pesquisando por hotel? Dê uma olhadinha no Booking.com! Você não paga nada a mais pela reserva, pode alterar e cancelar quando quiser, e ainda consegue os melhores preços.