Aqui, você confere quais são as 13 maiores e melhores fábricas de chocolate que existem em Gramado e Canela, para conhecer e se apaixonar ainda mais!

Importante: Se você precisa comprar Euros ou Dólares para uma viagem ao exterior, você tem que conhecer a Wise!
Eu viajo muito e as melhores taxas de câmbio encontro sempre na Wise. Sem falar no cartão VISA deles que pode ser solicitado gratuitamente e utilizado no exterior debitando direto da sua conta Wise internacional sem tarifas ocultas nem IOF, com praticidade e segurança.
Entre para a Wise é gratuito.

Para amantes de chocolate, visitar uma fábrica dessa delícia pode tornar um dos passeios mais interessantes e inesquecíveis que fará na vida.

As fábricas de chocolate são mundos de sonhos, sendo que algumas preparam, até mesmo, esculturas feitas 100% de chocolate para os visitantes apreciarem.

Você conhece os melhores fabricantes de chocolate artesanal de Gramado? Veja essa Lista.

Felizmente, aqui no Brasil, a região de Gramado, no Rio Grande do Sul, é muito conhecida por ter alguns dos melhores chocolates artesanais do país.

Por isso, ao visitar a cidade, os turistas não podem deixar de conhecer as maiores fábricas de chocolate em Gramado, e aproveitar para degustar um pouquinho de cada.

Como a temperatura média da região é de 18ºC, Gramado é a cidade perfeita para apreciar chocolates durante o dia todo, seja em um chocolate quente logo pela manhã, ou um fondue doce após o jantar.

Portanto, se você vai para Gramado, a Capital Nacional dos Chocolates, preparamos para você um guia com as 12 maiores e melhores fábricas de chocolates da região que você precisa aproveitar para conhecer!

Além disso, ainda colocamos uma dica de loja extra no final, para quem quer preço mais acessível e qualidade.

Enfim, confira abaixo todas as informações e detalhes sobre as fábricas de chocolates em Gramado.

Leia também: Vale dos Vinhedos, na Serra Gaúcha- 10 sugestões incríveis de vinícolas

Melhores fábricas de chocolate em Gramado:
Propaganda retirada do site do Mundo de Chocolate. Localizado no centro de Gramado com mais de 200 peças esculpidas em chocolate representando diversos monumentos do mundo essa atração disponibiliza degustação incluída no valor do ingresso.

Qual é o melhor chocolate de Gramado?

Essa pergunta vale um milhão de reais né? Não sei se você sabe, mas essa cidade é referência em fabricantes de chocolate artesanal em nosso país. O clima fica propício para mergulhar nessa delícia. Eu sou uma formiga, então vou contar pra vocês alguns que eu experimentei e algumas lojas que valem a pena conhecer. E vocês podem tirar as suas próprias conclusões, experimetnando todos e me conte qual é o seu preferido.

Quais são as maiores fábricas de chocolates de Gramado?

Gramado é uma cidade linda, e que atrai milhões de turistas durante todo o ano, seja para aproveitar o tempo mais frio da região, conhecer os pontos turísticos ou degustar uma das melhores gastronomias do país.

Independente do motivo de você estar indo para Gramado, conhecer as fábricas de chocolates da região é um dos melhores passeios, principalmente se você é chocólatra por natureza!

Então, confira as nossas melhores recomendações de fábricas de chocolates em Gramado:

1. Caracol Chocolates

O primeiro que eu recomendo é o que o próprio nome já diz tudo: A Famosa e Fabulosa Loja de Chocolates Caracol. ( End Av. Borges de Medeiros, 2605 Centro).

É linda, e até o pão de queijo daqui é delicioso, ou seja, eu queria morar dentro dessa loja. Só indo mesmo pra entender.

Mais uma das maiores fábricas de chocolate em Gramado, e seguindo ainda na linha das boutiques de chocolates da região, temos a Caracol Chocolates, que possui mais de 30 anos de experiência e história em Gramado.

Aliás, o local é considerado como o reino dos chocolates em Gramado, e é um dos mais famosos no sul e nas demais regiões do Brasil. 

Principalmente a linha “barras rústicas” da marca, que oferece opções de chocolates mais saudáveis e benéficos ao organismo.

O valor dos produtos está um pouquinho acima da média dos preços de chocolates em Gramado. Mas as opções são infinitas e muito bonitas, principalmente para quem quer dar de presente.

Ademais, a Caracol Chocolates também possui um parque temático para a criançada, chamado de Reino do Chocolate. 

Lá, é possível conferir a história do chocolate desde sua descoberta, criando uma linha do tempo muito interativa e divertida.

Depois, os visitantes podem criar o seu próprio chocolate. O valor do ingresso para o Reino do Chocolate fica a partir de R$22,00, e o local abre todos os dias.

Melhores fábricas de chocolate em Gramado:

2. Chocolateria: Mundo de Chocolate Lugano

A loja e fábrica de chocolates Lugano foi fundada no ano de 1976 em Gramado. Desde então, a marca é uma das melhores, maiores e mais famosas lojas de chocolates artesanais, não apenas da região, mas de todo o Brasil!

O sucesso dessa empresa se deu, principalmente, pelo fato de a forma de fabricação dos chocolates Lugano ser similar à fabricação de chocolates europeus. Ou seja, bem diferente do processo das empresas e marcas comuns do mercado.

As chocolaterias e lojas Lugano em Gramado são muito charmosas e bonitas, rendendo várias fotos. Mas, se você não é tão fã de chocolate, também vale a pena fazer uma parada no local para tomar um cafezinho que também é maravilhoso e amado pelos turistas.

Para visitar a fábrica não é necessário pagar. As visitas podem ser feitas entre segunda e quarta-feira, onde os turistas poderão conhecer todo o processo de produção de mais de 300 toneladas de chocolate todos os meses.

A marca é tão conhecida que, hoje em dia, é uma franquia que conta com mais de 30 lojas nas regiões sul, centro-oeste e sudeste.

Dentre os produtos que mais fazem sucesso, estão o fondue e a opção de chocolate quente Lugano com chantilly. No entanto, as lojas possuem mais de 300 opções no cardápio.

Mundo de Chocolate:

Além da fábrica, a Lugano inaugurou no ano de 2015 o chamado Mundo de Chocolate, que nada mais é do que um parque feito totalmente de chocolate, com mais de 200 peças que foram produzidas utilizando a matéria-prima da fábrica.

Dentre as peças, os visitantes podem apreciar vários pontos turísticos do mundo, mas de chocolate: uma Torre Eiffel com mais de 4m de altura, a Muralha da China e o Taj Mahal, todos em chocolate puro. E, para complementar, o passeio já inclui a degustação. Portanto, vale totalmente a pena conhecer.

Um dos meus chocolates preferidos daqui é o Lugano. Na minha opinião é o chocolate que mais lembra os chocolates europeus. As lojas são lindas também, e destaco o café e o fondue de chocolate.

Você consegue encontrar os Chocolates Lugano em Porto Alegre: Av. Severo Dullius, 90010 – São João, Porto Alegre – RS;

Sabia que você consegue comprar online os chocolates de Gramado da Lugano? Acesse o site da Loja

Melhores fábricas de chocolate em Gramado:
Os chocolates da Lugano não são baratos, mas são deliciosos e vale o cada centavo.

3. Florybal Chocolates

Independente do local que você estiver em Gramado ou Canela, sem dúvida, terá uma loja Florybal Chocolates perto de você.

A fábrica foi inaugurada em 1991 e, hoje em dia, tem 15 lojas que estão espalhadas dentro de Gramado, Canoas e também na pitoresca Canela.

O foco principal da Florybal é unir chocolate e diversão. Todas as lojas da marca são temáticas, cheias de histórias e fantasias, como o conto de João e Maria. Por isso, elas costumam ser as favoritas das crianças.

Todas as fachadas da Florybal são maravilhosas, e cenários dignos de fotos em Gramado. Além disso, a marca possui um dos melhores preços de chocolates da região, com qualidade impecável.

Ao todo, os turistas podem escolher entre mais de 500 itens para experimentar e se deliciar.

Além disso, para visitar a Fábrica Mágica, não é necessário fazer nenhum agendamento e a entrada é gratuita. Um dos principais atrativos da visita é a cascata de 200 kg de chocolate.

E, para finalizar, vale a pena conhecer a Terra Mágica Florybal também. Por tudo isso, essa é uma das maiores fábricas de chocolate em Gramado!

Outra marca que chama a atenção nesse mundo do cacau é a Florybal. Esteticamente falando, é a mais kids friendly possível. Ou seja, as lojas que parecem um parque de diversões (não pagam nada pra entrar).

João e Maria; Bosque do Coelho, Reino dos Dragões e dinossauros e a fábrica mágica. A decoração das lojas são realmente encantadoras. Até arrisco dizer que essa marca é a Disney dos chocolates, tem até rio de chocolate e você pode beber. hahaha.

Você sabia que a chocolateria Florybal é considerada uma das mais baratas de Gramado?

Uma coisa que eu percebi é que ela tem o melhor custo benefício entre as marcas de chocolates artesanais mais famosinhas da região. Ah, e apesar de não termos visitado ainda, o Parque Terra Mágica Florybal é uma das atrações mais visitadas pelas crianças que visitam a Serra Gaúcha e a proprietária é essa loja.

Saiba que a visitação na Fábrica Mágica Flrybal acontece diariamente, não precisa agendar e é grátis. 

Endereço de uma fábrica de Chocolate Florybal em Canela: Av. Don Luiz Guanella, 264 – Remanso, Canela 

Obs: Você consegue encontrar os Chocoaltes Florybal em Porto Alegre: Hotel Plaza – Av. Alberto Bins, 514 – Centro, Porto Alegre – RS.

Sabia que você consegue comprar online os chocolates de Gramado da Florybal? Acesse o site da Loja

Melhores fábricas de chocolate em Gramado:
Estávamos andando pela rua mais famosa de Gramado e encontramos um Espaço Kids que cobrava 100 reais a hora. Quase caí pra trás. Aí andando um pouco mais encontrei outro Espaço kids gratuito na Fantástica Casa de Chocolates Florybal. Av. Borges de Medeiros, 2771 - Centro, Gramado.
Melhores fábricas de chocolate em Gramado:
Estávamos andando pela rua mais famosa de Gramado e encontramos um Espaço Kids que cobrava 100 reais a hora. Quase caí pra trás. Aí andando um pouco mais encontrei outro Espaço kids gratuito na Fantástica Casa de Chocolates Florybal. Av. Borges de Medeiros, 2771 – Centro, Gramado. Podemos considerar os chocolates daqui bons e baratos.

4. Chocolataria Prawer

A Chocolates Prawer é a primeira chocolataria artesanal do Brasil, fundada em 1975 por Jayme Prawer. Ele trouxe conceitos e influências da cidade de Bariloche, localizada na Argentina.

Em Gramado, a Prawer é basicamente uma boutique de chocolates, e a fábrica é a maior da região, pois produz mais de 1 tonelada de chocolates por dia.

No entanto, os chocolates Prawer não são baratos, ao contrário, são alguns dos mais caros da região, justamente por conta do título da loja. 

São mais de 150 opções de itens de chocolate para os turistas experimentarem, incluindo sorvetes, que também são considerados alguns dos melhores da região.

A visita na fábrica pode ser feita de segunda à sexta-feira, e também é gratuita.

Além disso, a marca está vinculada à famosa Casa da Velha Bruxa, uma loja localizada em Gramado muito famosa pela sua confeitaria, e por preparar pratos sem igual com chocolates Prawer.

A chocolataria é realmente encantador e muito bonito, sendo ótimo para aproveitar um café da manhã, ou um cafézinho na parte da tarde, para dar aquela pausa entre os passeios do roteiro do dia.

A outra que eu indico porque são chocolates finos (inclusive no hotel que ficamos hospedados tinha uma boutique super elegante) são os Chocolates Prawer. Além do glamour que ronda essa marca, ela é considerada a primeira fábrica de chocolate artesanal do Brasil. É considerada a mais cara da cidade e para visitar a fábrica é gratuito. Destaco os sorvetes daqui, que são divinos.

Muitos turistas que visitam Gramado e Canela levam muitas lembrancinhas deliciosas de chocolate daqui. Essa loja de chocolates Prawer possui além de lojas Gramado, em Porto Alegre e também Santa Maria RS.

Visitação à Fábrica de Chocolates Prawer:

Não deixe de realizar a visitação à fábrica de Chocolates Prawer, que é grátis. Veja o horário:

Segunda a sexta, das 9h30 às 11h45 e das 13h30 às 16h45.

Observação: Incrível que a capacidade de produção de chocolates nessa fábrica é de cerca de uma (1) tonelada de chocolates ao dia.

5. Chocolate Gramadense

Essa fábrica de chocolates é a mais tradicional de toda a serra gaúcha! A fundação da empresa e marca Chocolate Gramadense ocorreu em 1976 por um senhor chamado Altanísio Lima, que recebeu o convite diretamente de um dos maiores empresários da cidade.

A ideia era criar a primeira fábrica de chocolate de Gramado, mesmo sem terem nenhuma experiência ou conhecimento na área.

Com o tempo, o processo foi sendo aprimorado e reinventado pelos fundadores. 

Mas, como eles não tinham recursos necessários para investir nisso, a saída foi apostar em produtos totalmente diferenciados, e pensar em um novo método de fabricação, visando aumentar a produtividade.

Depois de 6 anos trabalhando nessa fábrica, o Sr. Lima percebeu que já tinha conhecimento suficiente nos processos, e resolveu sair da empresa e fundar a sua própria marca.

E, assim, em 1982, a Chocolate Gramadense foi inaugurada oficialmente, em um momento que já existiam outros 2 concorrentes nesse mercado.

Desde a sua inauguração, a marca busca sempre inovar os produtos, e se diferenciar dos concorrentes. Mas sempre mantendo o estilo único e primordial dos chocolates artesanais da cidade.

Dessa forma, recomendo a visita á fábrica de Chocolates Gramadense.

6. Lagos de Gramado

Lagos de Gramado também é uma das maiores fábricas de chocolate em Gramado, apesar de ser uma das fábricas mais novas da cidade e não tão famosa. 

Por isso, para bater de frente com uma concorrência tão extensa, a marca focou no refinamento e na qualidade dos processos de produção de seus chocolates.

Gramado possui 4 lojas da marca Lagos de Gramado, que oferecem algumas das opções de chocolates mais baratas da cidade. No entanto, a qualidade é maravilhosa!

Além disso, a marca possui uma linha zero açúcar de muita qualidade. Com isso, ela consegue atender a todos os públicos.

Um dos principais produtos da loja física é o chocolate quente. E o ambiente das lojas é muito bonito e bem decorado, lembrando bistrôs chiques.

7. Weschenfelder Chocolatier

Para quem ama chocolate quente, a Weschenfelder Chocolatier precisa estar no seu roteiro de viagem!

A marca possui o melhor chocolate quente de todo o estado do Rio Grande do Sul, e foi fundada baseando-se em uma dama europeia que viveu lá na década de 1930. 

Durante a Primeira Grande Guerra, a família Weschenfelder fugiu do seu país para tentar se libertar de um dos maiores conflitos da história.

Chegando ao Brasil, o que sobrou do Velho Continente foi apenas uma caixa de música e pedaços de chocolate, que ela amava. Assim, a jovem trouxe para o Novo Mundo uma parte de onde viveu, criando a Weschenfelder Chocolatier.

8. Chocolataria Gramado

E é claro que não poderíamos deixar de trazer na lista a Chocolataria Gramado, uma das fábricas e lojas de chocolates de maior referência na região.

Essa famosa chocolataria foi inaugurada por Márcio Magnus e Fábio Magnus, no ano de 2010. E ficou conhecida como uma empresa de extrema qualidade e carinho, que pode ser sentido a cada mordida dada!

As lojas são temáticas e oferecem várias opções de produtos para os turistas. Bem como muito sabor e sofisticação dos produtos.

Melhores fábricas de chocolate em Gramado:

9. Miróh Chocolate Makers

Se você procura por chocolates realmente diferenciados, exclusivos e únicos, a Miróh Chocolate Makers consegue te oferecer essa experiência em Gramado!

Localizada no centro de Gramado e perto ao Lago Negro, as lojas Miróh Chocolate Makers têm a exclusividade de vender apenas barras de chocolates, e nada mais. 

Não há ovos e muito menos bichinhos, já que o foco da empresa são os adultos que possuem gosto bem apurado para cacau, e querem experimentar algo único.

Para se ter ideia, algumas barras são feitas com grãos de cacau que vieram de regiões como Índia, Madagascar, Filipinas, Venezuela, Fazenda Camboa e muito mais.

As barras nacionais também são ótimas, tendo várias opções de % de cacau, sem açúcar, de chocolate com café e diversas outras.

Além disso, para completar, todas as barras possuem o selo de qualidade bean to bar. Ademais, não possuem nada de gordura hidrogenada e nem conservantes.

Na loja física, além dos chocolates, é possível experimentar vários cafés e itens de confeitaria, como o famoso croissant red velvet, todo trabalhado com farinha francesa.

As lojas da marca são todas muito elegantes e modernas, ficando localizadas em áreas bem movimentadas da cidade, e de fácil acesso para outros pontos turísticos. 

Sem dúvida, a Miróh Chocolate Makers não poderia faltar na lista das das maiores fábricas de chocolate em Gramado.

Melhores fábricas de chocolate em Gramado:

10. Loja Planalto

Está a fim de conhecer um complexo que fica bem no meio de Gramado? Então, a Loa Planalto tem visita obrigatória para você!

O local fabrica e vende vários produtos alimentícios, desde lanches, sorvetes, bebidas quentes, chocolates ao leite, cafés e várias opções de chocolates artesanais.

No local, ainda há uma mini fábrica muito similar a um parque temático, que costuma ser um ótimo passeio para as crianças.

Além disso, no piso superior, os visitantes podem visualizar como são feitos os chocolates da marca.

A Loja Planalto fica na Avenida Borges de Medeiros. E em épocas comemorativas, como por exemplo na época das festividades do Natal, a visitação à essa fábrica é mais do que fundamental, principalmente para aproveitar um pouco do verdadeiro Natal Luz de Gramado!

Melhores fábricas de chocolate em Gramado:

11. Cacau Gramado

A Cacau Gramado é uma loja de chocolates que já está presente por lá há mais de 25 anos.

Essa é uma empresa familiar que começou a crescer aos pouquinhos, justamente por conta da ótima qualidade dos produtos e admiração dos turistas.

A loja em si é uma graça, bem decorada e aconchegante. Os chocolates, por sua vez, possuem know how diretamente de Bariloche, o que torna cada um dos produtos da marca únicos na região.

O local é perfeito não apenas para comer um bom chocolate, mas também para comprar lembrancinhas para amigos e familiares.

Por lá, as opções de canecas com chocolates, caixas, barrinhas e trufas são infinitas, e tudo por um ótimo preço e qualidade única. Aliás, é impossível encontrar mais da marca em outros estados.

Melhores fábricas de chocolate em Gramado:

12. Don Morello

Bem pertinho do centro de Gramado está Don Morello, logo na rua das Hortênsias, que abriga mais de 30 anos de tradição e expertise em chocolates.

Os chocolates são do tipo artesanais e caseiros, e a loja é uma das mais reconhecidas pelo bom gosto, e pela constância nas novidades que eles oferecem aos clientes, desde o sabor até a apresentação de cada chocolate.

A loja se tornou um conceito em Gramado, oferecendo, além de chocolates, algumas das receitas mais tradicionais de toda a região.

Por lá, é possível encontrar desde opções de chocolates mais em conta, até algumas bem requintadas e chiques.

As inspirações dos chocolates Don Morello estão na Itália e a loja, hoje, é vista como uma homenagem aos imigrantes que chegaram do país para essa região do Brasil.

Por isso, a loja se tornou um dos principais centros turísticos de Gramado. Por isso, com toda a certeza, vale uma visita!

Dica extra sobre as melhores fábricas de chocolate em Gramado!

E, para quem quer comprar chocolates em Gramado bem baratinhos, trouxemos aqui uma loja extra para você conhecer.

13. GramadoWay

A GramadoWay é uma das lojas mais novas de chocolates em Gramado. Mas, mesmo sendo mais nova, não se engane! Pois a qualidade e o sabor dos chocolates são maravilhosos, e estão dentro do padrão de Gramado!

A receita dos chocolates da GramadoWay é única, e estão na linha de chocolates caseiros. Por isso, e por oferecer um ótimo preço, a loja é perfeita para quem quer fazer uma pausinha durante o dia nos passeios, e provar uma receita mais tradicional de família.

Além disso, a GramadoWay é ótima para comprar chocolates de presente e com alta personalização, por um preço mais acessível.

As melhores e maiores fábricas de chocolate em Gramado e Canela: vale a pena visitar?

Sabemos que os chocolates em Gramado possuem um preço mais elevado. Mas isso acontece, justamente, por conta da qualidade dos produtos.

A cidade é a Capital do Chocolate do Brasil. Então, sem dúvidas, se você está por Gramado ou em alguma cidade perto, vale muito a pena ir até lá, e selecionar algumas opções de fábricas e lojas para visitar!

Afinal, a maioria das fábricas de chocolate não cobram entrada para conhecer a parte mais legal: a produção dos chocolates!

Mesmo que você visite cada uma delas apenas para conhecer e tirar umas fotos, o mais importante é não deixar de passar para dar uma olhada nessas relíquias do Brasil que, inclusive, são destinos internacionais!

Gostou das dicas? Você já conhecia alguma dessas marcas de chocolate originárias de Gramado? Conta pra gente qual foi a sua preferida depois!

Leia também: Vale a pena visitar o SkyGlass Canela e o Abusado no Parque da Ferradura na Serra Gaúcha

Vai pra Gramado e Canela? Não deixe de ler esse posts que são fundamentais para sua visita às cidades:

1- Como chegar em Gramado e Canela

2- Onde comer em Gramado e Canela: dicas dos melhores restaurantes

3- Vale a pena jantar na Pizzaria Kongo em Gramado em 2022

4- O que fazer em Gramado e Canela com crianças, Serra Gaúcha: Dicas de turismo

5- 5 hotéis incríveis com as piscinas mais bonitas no Brasil

6- Pontos turísticos do Rio Grande do Sul: veja onde ficar e o que fazer em Canela e Gramado

7- Hotéis em Gramado: conheça os melhores pela Hurb

8- Cidades do sul do Brasil para conhecer: descubra 6 e se apaixone

9- 10 melhores cidades brasileiras para viajar com crianças;

10- 17 cidades no Brasil que parecem a Europa

11- Lugares mais visitados do Brasil 

Você também pode gostar:

1- Expedições em Família – Lugares Para passar a Semana Santa em Minas Gerais

2- Turismo em Família – Lugares para ir na Páscoa no PR e SC

3- Vamos viajar pra onde agora? – Osterfest, a Páscoa em Pomerode

4- 6 Viajantes: 6 destinos incríveis para passar a Semana Santa no Brasil