Descubra aqui o que fazer em Canela e Gramado com crianças, além de outras informações sobre Turismo na Serra Gaúcha. Onde se hospedar, onde comer, o que fazer e um pouco de história.

Acabamos de voltar de Gramado e Canela, e que região encantadora. Como foi a minha terceira viagem para um dos principais destinos turísticos do Brasil me senti confortável para compartilhar todas as minhas dicas e informações.

Vista linda na Aldeia do Papai Noel, Gramado, Serra Gaúcha, RS.
enfim
enquanto
então
entretanto
eventualmente
igualmente
inegavelmente
inesperadamente
mas
outrossim
pois
porquanto
porque
portanto
posteriormente
precipuamente
primeiramente
primordialmente
principalmente
salvo
semelhantemente
similarmente
Vista linda na Aldeia do Papai Noel, Gramado, Serra Gaúcha, RS.

Que lugar encantador: limpo, organizado, esplêndido e o melhor: com inúmeras atrações para todas as idades e bolsos. Já aviso que as fotos não fazem jus à beleza do local.

Encontre nesse texto um pouco da hitória da região, quando e como ir, como se locomover, onde se hospedar, onde comer e beber e algumas atrações.

Um pouco de história da Serra Gaúcha

Essa região era habitada, desde antes da colonização do Brasil, pelos índios caingangues. Nos séculos XVIII e XIX a região de Gramado foi desbravada por descendentes de portugueses. Em 1913, colonos descendentes de imigrantes europeus se estabeleceram, iniciando o povoamento.

Na praça das Etnias estão localizadas as três casas que representam os povos que colonizaram Gramado (Itália, Alemanha e Portugal). Gramado.
enfim
enquanto
então
entretanto
eventualmente
igualmente
inegavelmente
inesperadamente
mas
outrossim
pois
porquanto
porque
portanto
posteriormente
precipuamente
primeiramente
primordialmente
principalmente
salvo
semelhantemente
similarmente
Na praça das Etnias estão localizadas as três casas que representam os povos que colonizaram Gramado (Itália, Alemanha e Portugal).

Você vai perceber claramente que Gramado e Canela possuem muita inspiração na colonização alemã, ao passo que o Vale dos Vinhedos fica por conta da colonização italiana (combine essas 2 regiões na sua viagem).

Como se deslocar em Gramado

Sinceramente? Não pegamos o carro para nada. Fizemos tudo a pé, e quando a gente cansava um pouquinho ou pegava chuva, chamava um Uber. Só usamos carro no último dia para visitar as atrações mais distantes, como ir à Canela. Pra você ter uma ideia, nem o parque das flores e a pizzaria temática (conto mais pra frente sobre esse restaurante) que é mais distante quisemos tirar o carro da garagem e também fomos de uber.

Afinal, precisa de carro em Gramado?

Engraçado que na primeira e segunda vez que vim pra cá achei o carro super necessário. No entanto, dessa última vez não senti a mínima necessidade.
Acho que só vale a pena alugar carro aqui se você gosta de dirigir em viagem, ou se hospedar fora do centrinho ou em Canela.
Ou seja: para vir pra cá com economia tem os trânsfers compartilhados. E se você quiser se deslocar entre Gramado e Canela existe Uber e aquele ônibus super lindo de 2 andares “BusTour”.

Veja no site da empresa BusTour rotas e preços.  Como se deslocar em gramado
Veja no site da empresa BusTour rotas e preços.

Uma coisa que você precisa saber é que a maioria dos hotéis em Gramado cobra o estacionamento, e se você quiser ficar andando de carro lá, não é das tarefas mais fáceis conseguir vaga no centrinho (além de parquímetro).

Trânsito no Centro de Gramado, durante o mês de dezembro
Trânsito no Centro de Gramado, durante o mês de dezembro

Alugamos um carro porque, como estávamos com uma criança, pensamos que seria mais confortável, mas foi bem dispensável mesmo. Como dali iríamos para Bento Gonçalves, achamos válido alugar.

Quando ir para Gramado e Canela?

As 3 vezes que vim pra cá foi no verão, meses de dezembro e janeiro, momento que a cidade fica mais lotada e completamente maravilhosa (alta temporada), tanto na decoração quanto na natureza em seu entorno.

Parava em cada flor pra tirar foto, lago negro, Gramado
Parava em cada flor pra tirar foto

Durante essa época do ano as flores, em especial as Hortênsias estão bonitas de doer (elas aparecem no fim da primavera e florescem até o final do verão).

Já guarda essa dica pra sua vida: No verão existe a maior probabilidade de você encontrar filhotes na natureza. Bebês patinhos e sua mamãe no Lago Negro, em Gramado.
Já guarda essa dica pra sua vida: No verão existe a maior probabilidade de você encontrar filhotes na natureza. Bebês patinhos e sua mamãe no Lago Negro, em Gramado.

Natal Luz em Gramado: Melhor época pra vir?

Épocas de grande movimento são: o inverno, pois existe a expectativa dos visitantes de ver a neve, os diversos feriadões e o incrível (e turístico) Natal Luz.

O Natal luz está começando cada vez mais cedo, e ano passado começou em 22 de outubro de 2020 e terminou em 30 de janeiro de 2021 (semana anterior que esse texto foi publicado), e é o período principal de alta temporada na cidade.

Gramado
O que fazer em Gramado com crianças

Eu nunca fui em nenhuma atração paga do Natal Luz. Pra mim, estar na cidade durante esse período já é um espetáculo, pois toda a decoração a céu aberto já tem som, luz, carros alegóricos, muita fantasia e divertimento.

À noite, não deixe de passar próximo ao lago Joaquina Rita Bier por causa da linda fonte luminosa. Gramado
O que fazer em Gramado com crianças. À noite, não deixe de passar próximo ao lago Joaquina Rita Bier por causa da linda fonte luminosa

Eu acho que é o melhor local do Brasil para ver a decoração, e outros lugares como Penedo e Campos do Jordão também tentam conquistar os turistas com o tema Natal.

natal luz Gramado
O que fazer em Gramado com crianças

Atenção: Se você tem vontade de visitar a cidade nessa época, reserve tudo com certa antecedência como hospedagem e ingressos para os shows.

Gramado possui muitas atrações em todas as épocas do ano

Mas a verdade é que nessa região existe eventos e atrações que você pode visitar em qualquer época do ano. Imagina como a Rota Romântica deve ficar no outono, quando a estrada se enche de tons dourados formando túneis com as folhas de plátanos!?

A estrutura turística da cidade funciona praticamente o ano todo: Gramado In Concert (fevereiro); Páscoa (março/abril); Festa da Colônia (final de abril até meados de maio); Eventos dos Namorados (primeira quinzena de junho); Feira do Livro e Estação Gramado (julho), Festival de Cinema (agosto), Festival de Cultura e Gastronomia (setembro) e Semana da Criança em outubro e Natal Luz (finzinho de outubro, novembro, dezembro e janeiro).

No mês de agosto, Gramado, que ainda está fria recebe o Festival de Cinema. Esse evento é conhecido por presentear os ganhadores com uma estatueta do Kikito, símbolo da cidade e deus do bom humor, praticamente um Oscar brasileiro. Você sabia que o Kikito foi criado por uma artista local, chamada Elisabeth Rosenfeld em 1990?
No mês de agosto, a cidade, que ainda está fria recebe o Festival de Cinema. Esse evento é conhecido por presentear os ganhadores com uma estatueta do Kikito, símbolo da cidade e deus do bom humor, praticamente um Oscar brasileiro. Você sabia que o Kikito foi criado por uma artista local, chamada Elisabeth Rosenfeld em 1990?

Temperatura em Gramado ao longo do ano:

As 3 vezes que vim foi no verão, e achei as temperaturas bem amenas, pois além de estar ao Sul do nosso país, a região fica localizada numa estonteante serra (830 mts de altitude). Já peguei bastante chuva nesse período como também dias muito azuis, sem nenhuma nuvem. Mas é claro que, por estar no nosso país tropical na região também existe períodos de forte calor, com temperaturas acima dos 30ºC.

As chuvas são bem comuns o ano todo, e os meses mais secos são entre abril e junho.

Verão na Serra Gaúcha tem dias muito frios! Canela RS
Verão na Serra Gaúcha tem dias muito frios! Canela RS

Já no inverno (tenho vontade de vir pra cá nessa estação) as temperaturas médias variam mais ou menos entre 10°C e 20°C. E como no verão pode fazer muito calor, no inverno a temperatura pode cair para números abaixo de 0°C, podendo até ocorrer geadas e, a queridinha da estação:

Neve em Gramado?

Quando eu estava na cidade vi fotografias mostrando a cidade coberta de neve. Não acreditei e achei que fosse montagem. hahaha. A verdade é que isso acontece muito raramente, cerca de 1 vez por ano, sem fazer uma previsão exata. Nos meses de inverno como julho ou agosto é possível geada, mas neve ninguém garante, mas pode sim acontecer.

Mas se você vem pra cá com esperança de ver neve saiba que no Parque Temático Snowland isso é uma realidade o ano inteiro!

Snowland é o maior parque nesse estilo da América Latina. Gramado
Snowland é o maior parque nesse estilo da América Latina (todo fechado, indoor). Foto: Luciana Paula do ig @conversa_com_vinho

No parque estão disponíveis atividades (algumas já incluídas no valor do ingresso inicial e outras pagas à parte). Por aqui tem uma pista de patinação no gelo, simulador 3D e a icônica “Montanha de Neve”, onde se pode praticar esportes de inverno como esqui, snowboard, boia cross, ou simplesmente soltar seu lado Frozen e brincar na Neve. Se você (assim como eu) nunca praticou nenhum esportes na neve, é possível aprender em aulas com os instrutores. Veja detalhes no site da SnowLand.

Esse Parque faz a alegria da criançada. Foto: Luciana Paula do ig @conversa_com_vinho

Quantos dias ficar em Gramado e Canela?

Na primeira e segunda vez fiquei 2 noites cada, e na terceira, 4 noites, e praticamente não repeti atrações. Meu marido já foi 4 vezes. Ou seja, se é a sua primeira vez recomendo o tempo de um feriado prolongado (4 dias). Mas acho que essa região é boa para se voltar sempre que possível.

Sugestão de Roteiro. 4 noites em Gramado e 4 Noites no Vale dos Vinhedos
Sugestão de Roteiro. 4 noites em Gramado e 4 Noites no Vale dos Vinhedos

Onde se hospedar em Gramado e Canela, na Serra Gaúcha com crianças?

Quando eu estava vindo o que eu mais escutei foi: Se você quer economizar fique em Canela, pois lá as hospedagens tem melhor custo-benefício. No entanto, se você se hospedar por lá a probabilidade de precisar de carro é maior (a corrida de Uber até Gramado sai por cerca de R$20 cada trecho), pois existem muitas atrações fora do centrinho, que é bem mais sossegado do que o de Gramado.

Rede Laguetto, Serra Gaúcha:

Na primeira e segunda vez na cidade nos hospedamos em hotéis da rede Laguetto. A rede Laghetto é a maior de toda Serra Gaúcha. Você acredita que tem cerca de 10 hotéis só por aqui? Então eu recomendo fortemente ficar em algum hotel dessa rede, pois tem pra todos os gostos e bolsos, com bom padrão de qualidade.

Na primeira vez me hospedei no Laghetto Gramado e na segunda vez no Laghetto Siena. Gostei muito deste último (o primeiro eu era muito novinha e não lembro detalhes, rs).

O Laghetto Siena possui boa localização, bom atendimento, porém como fomos quando ainda éramos noivos, não sei se o tamanho do quarto seria apertado caso já tivéssemos filha. Dica de quarto: Ficamos em um quarto de frente para uma natureza exuberante, foi um silêncio ótimo. Alguns quartos tem vista pra rua, e por ser movimentada, deve ser um pouco barulhento à noite. O café da manhã é muito bom também.

Wish Serrano: Hotel boutique e SPA. Onde ficar em Gramado com crianças

Já nessa última vez ficamos no Wish Serrano. Escolhemos ele exclusivamente por 2 motivos: por causa de uma de suas piscinas ser aquecida e sua vista linda da cidade. Pois bem, como estávamos em época de pandemia tinha que agendar as idas na piscina e os horários não nos atendeu, então não usamos nenhuma vez.

Vista da piscina externa do Wish Serrano
Vista da piscina externa do Wish Serrano

Tinha parquinho e espaço kids, mas estavam fechados em razão dos protocolos de segurança e prevenção por causa do COVID-19. Mas mesmo assim, tinha diversas atividades para crianças, mediante agendamento e sem pagar nada a mais. A minha criança viajante só conseguiu fazer 2: decorar cupcake e pintura de quadro. Foi ótimo, e ela gostou muito!

Hostel em Gramado:

Você sabia que Gramado tem hostel? Hostel é um tipo de acomodação bem mais econômica, onde você pode compartilhar quartos ou não. Bom pra quem está viajando sozinho é quer se enturmar. Uma opção é o Hostel Chocolatchê. Pelas avaliações no site Booking ele é simples, mas muito bem localizado em uma avenida arborizada cheia de lojas e restaurantes. Fica cerca de 10 minutos (a pé) da rodoviária intermunicipal, bem como de outras atrações.

Leia também: Onde comer em Gramado: dicas dos melhores restaurantes

Qual é o melhor chocolate de Gramado?

Essa pergunta vale um milhão de reais né?

Propaganda retirada do site do Mundo de Chocolate. Localizado no centro de Gramado com mais de 200 peças esculpidas em chocolate representando diversos monumentos do mundo essa atração disponibiliza degustação incluída no valor do ingresso.

Não sei se você sabe, mas essa cidade é referência em chocolate artesanal em nosso país. Com a temperatura média anual próximo dos 20°, o clima fica propício para mergulhar nessa delícia. Eu sou uma formiga, então vou contar pra vocês alguns que eu experimentei e algumas lojas que valem a pena conhecer.

Chocolates Caracol:

O primeiro que eu recomendo é o que o próprio nome já diz tudo: A Fabulosa Loja de Chocolates Caracol.( End Av. Borges de Medeiros, 2605 Centro). É linda, e até o pão de queijo daqui é delicioso, ou seja, eu queria morar dentro dessa loja. Só indo mesmo pra entender.

Chocolates Caracol:

Chocolates Prawer:

A outra que eu indico porque são chocolates finos (inclusive no hotel que ficamos hospedados tinha uma boutique super elegante) são os Chocolates Prawer. Além do glamour que ronda essa marca, ela é considerada a primeira fábrica de chocolate artesanal do Brasil. É considerada a mais cara da cidade e para visitar a fábrica é gratuito. Destaco os sorvetes daqui, que são divinos.

Chocolates Lugano:

Um dos meus chocolates preferidos daqui é o Lugano. Na minha opinião é o chocolate que mais lembra os chocolates europeus. As lojas são lindas também, e destaco o café e o fondue de chocolate.

Ursinho consciente de máscara na porta da Lugano

Chocolates Florybal:

Outra marca que chama a atenção nesse mundo do cacau é a Florybal. Esteticamente falando, é a mais kids friendly possível. Ou seja, as lojas que parecem um parque de diversões (não pagam nada pra entrar).

Detalhes das lojas Florybal

João e Maria; Bosque do Coelho, Reino dos Dragões e dinossauros e a fábrica mágica. A decoração das lojas são realmente encantadoras. Até arrisco dizer que essa marca é a Disney dos chocolates, tem até rio de chocolate e você pode beber. hahaha.

Espaço kids gratuito na Fantástica Casa de Chocolates Florybal.
Estávamos andando pela rua mais famosa de Gramado e encontramos um Espaço Kids que cobrava 100 reais a hora. Quase caí pra trás. Aí andando um pouco mais encontrei outro Espaço kids gratuito na Fantástica Casa de Chocolates Florybal. Av. Borges de Medeiros, 2771 – Centro, Gramado.

Uma coisa que eu percebi é que ela tem o melhor custo benefício entre as marcas de chocolates artesanais mais famosinhas da região. Ah, e apesar de não termos visitado ainda, o Parque Terra Mágica Florybal é uma das atrações mais visitadas pelas crianças que visitam a Serra Gaúcha e a proprietária é essa loja.

Atrações em Gramado e Canela

Essa região é uma das mais turísticas do Brasil e isso significa que existe inúmeras atrações, e a cada ano aumenta mais.

Cervejaria Gram Bier

Conhecemos a cervejaria, vimos o processo de fabricação e degustamos os chopes de produção própria na régua, e comemos alguns petiscos. Gostei bastante, principalmente porque ganhamos a tulipa da visitação. Se você curte cervejas artesanais vale a pena conferir.

Cervejaria Gram Bier

O que fazer em Gramado com crianças:

Mini Mundo

Sabe quando o lugar te surpreende positivamente? Aqui aconteceu comigo. As miniaturas além de super bem feitas, eram muito divertidas.

Mini Mundo Gramado

Muitas estavam usando máscaras por causa da pandemia e outras faziam referências ao mundo da música e dos filmes. Por exemplo, quando você vier te desafio a localizar as seguintes referências em miniaturas: De volta para o Futuro; Friend`s; Pequeno Príncipe; Stranger Things; La Casa de Papel; Chaves; Dark e Harry Potter; etc. Resumindo, é muito divertido para a criançada, mas também entretém os adultos. Valeu a pena conhecer.

Lago Negro

O Lago Negro surgiu como forma de controlar um incêndio que devastou a floresta local nos anos 40 do século passado. Aí para deixar o local com ares europeus, Leopoldo Rosenfeldt importou mudas de árvores da região da Floresta Negra, na Alemanha, seu país de origem. Daí o nome do Lago.

Esse parque é praticamente o símbolo da Cidade. Turistas e locais se divertem e relaxam aqui rodeados por uma natureza exuberante. Que lugar lindo e agradável.

Lago Negro, Gramado, RS

Acho que não precisa nem falar, mas aproveite para tirar muitos retratos para recordar a sua viagem no futuro.

Pôr do sol no Lago Negro, Gramado. RS
Pôr do sol no Lago Negro, Gramado. RS

Rua Coberta:

O que fazer em Gramado com crianças

É uma rua de pedestres, considerada o coração da cidade, pois além de ser localizada bem no centrinho, fica perto de vários pontos turísticos. A rua conta com algumas lojinhas, farmácias, bares e restaurantes.

Rua Coberta Gramado
Rua Coberta de dia.

Durante alguns períodos é palco de várias atrações (por ex: coral do natal luz) e durante o festival de cinema é estendido um glamouroso tapete vermelho por aqui, por onde passam diversas celebridades.

Nessa última vez jantamos uma noite aqui, e na penúltima vez, como estava chovendo, estava lotada e não tinha a menor condição de ficar por ali. Acredito que ela deva ser coberta pois na temporada de inverno, existe uma boa infraestrutura para receber os turistas e mantê-los aquecidos com a devida calefação, além de disponibilizar mantas e cobertas.

Dica de restaurante na Rua Coberta: Restaurante da Madre. Vinho e suco de uva da casa. Esse bife à parmegiana maçaricado estava uma delícia

Le Jardin Parque de Lavanda –

O que fazer em Gramado com crianças

Eu adoro visitar parque de flores, e quem gosta desse tipo de atração vai curtir bastante.

Le Jardin Parque de Lavanda

Achamos o parque deslumbrante e super bem cuidado. Situado na entrada da cidade, numa grande propriedade, com diversas plantas exóticas e espécies inéditas de lavandas no Brasil, possui um magnífico jardim, uma loja que vende produtos feitos de Lavanda, estufas de produção de flores e um Bistrô lindinho. Tudo muito lindo. Maiores informações acesse o site da atração.

Igreja Matriz São Pedro Apóstolo

Localizada no centrinho da cidade, tanto a igreja quanto a pracinha por ali são lindas e valem a visita. Infelizmente não conseguimos entrar na igreja, mas são realizadas missas diariamente e não paga nada para entrar.

Igreja Matriz São Pedro Apóstolo

Fonte do Amor Eterno

O que fazer em Gramado com crianças

Bem perto da Matriz da cidade fica essa atração que caiu nas graças dos turistas. A fonte é uma tradição na cidade, onde os casais apaixonados colocam cadeados e escrevem seus nomes, ou suas iniciais e declarações de amor. Leve seu próprio cadeado porque não vi nenhum vendendo por ali.

Parque Olivas de Gramado –

O que fazer em Gramado com crianças

Se eu pudesse escolher minha atração favorita com certeza seria essa. Minha experiência aqui foi extraordinária.

Olivas de Gramado
Olivas de Gramado

Lindo visual e bom atendimento. O horário do almoço já tinha encerado então fizemos um lanche com tábua de frios e uns drinks! Pegamos um lindo pôr do sol com boa música, regados a Clericot, (minha bebida favorita da vez).

Mas o local é realmente esplêndido! Em cima de um canyon, rodeado de mata atlantica e com o solo permeado de cristais que emanam muita energia. Fazendinha, trilhas na natureza, uma plantação de mais de 12 mil oliveiras de 6 variedades, sendo o primeiro parque de olivocultura do Brasil, e o primeiro azeite de oliva da Serra Gaúcha).

Iara na fazendinha

E pra completar ainda Esse local aqui parece o Condado dos Hobbits na Terra Média, né? Agora fala a verdade: Parece ou não um cenário de filme?

Olivas de Gramado

Aldeia do Papai Noel

O que fazer em Gramado com crianças:

Quando eu falava pra minha filha de 2 anos que viajaríamos para Gramado eu me baseava apenas nessa atração para despertar o interesse dela.

Criança viajante na casa do Papai Noel. Gramado, RS

Como estava chegando a época do Natal e havia decoração por todo lado, ficou fácil dela entender que pegaríamos um avião para visitar a casa do Papai Noel.

Que fofura! Bebê Noel na Aldeia do Papai Noel em Gramado!

Talvez pela minha expectativa estar tão grande eu achei a atração um pouco mal cuidada, precisando melhorar o estado de conservação de algumas coisas. Mas mesmo assim o local é muito lindo, no meio da natureza com diversos lugares para visitar.

Aldeia do Papai Noel

Lá tem a casa do Papai Noel (a mais antiga casa bávara de Gramado, de 1940) e sua fábrica de brinquedos, lindos mirantes, monorail, carrossel (acho que minha filha foi umas 10 vezes, pois está incluído no preço da entrada), etc.

Achei uma das atrações mais adequadas para crianças pequenas. Consulte o site da atração para maiores informações sobre horário e preços.

Rua Torta

Outro ponto muito visitado na cidade pertinho do nosso hotel. Acredito que essa fama toda tenha se dado em razão da semelhança com outra rua torta super famosa no mundo: a Lombard Street, localizada na cidade de San Francisco, California.

Rua torta
O que fazer em Canela
enfim
enquanto
então
entretanto
eventualmente
igualmente
inegavelmente
inesperadamente
mas
outrossim
pois
porquanto
porque
portanto
posteriormente
precipuamente
primeiramente
primordialmente
principalmente
salvo
semelhantemente
similarmente
Gramado turismo

Eu achei a rua super charmosa, lindamente decorada para o natal e com certeza foi um ótimo ponto para iniciarmos o ensaio fotográfico com a @fotosemgramado. Recomendo chegar bem cedinho para pegar ela vazia.

Tô de Férias em Gramado

A atração “Tô de férias” é um espaço gratuito e sem tempo mínimo de permanência patrocinado pela rede de Hoteis Laghetto. Aqui o visitante pode tirar fotos em vários cenários coloridos e diferentões. Então quem gosta de fotos criativas é um prato cheio.

Vim aqui só por causa desse cenário!
Tô de férias em Gramado
O que fazer em Canela
enfim
enquanto
então
entretanto
eventualmente
igualmente
inegavelmente
inesperadamente
mas
outrossim
pois
porquanto
porque
portanto
posteriormente
precipuamente
primeiramente
primordialmente
principalmente
salvo
semelhantemente
similarmente
Gramado turismo
Mas aí gostei desse também. Hahaha

Casamentos dos sonhos:

Um local que eu não visitei mas queria muito ter conhecido chame-se “Casamentos dos Sonhos”. Consiste numa capela de casamentos com atores disponíveis para casamentos temáticos expressos, bem como os casamentos que ocorrem em Las Vegas! Por aqui você consegue realizar casamentos ao estilo de: Romântico (tem até carruagem disponível); Havaiano; Elvis Presley; Medieval e Star Wars. Mesmo quem não quiser casar, vale a pena conhecer e tirar lindas fotos! E quem quiser, mas não tiver companhia ouvi dizer que lá existem noivos e noivas disponíveis para a brincadeira. hahaha. Maiores informações consulte o site da atração.

Praça das Etnias

As principais atrações por ali são, além da feirinha de artesanato, uma casa de pedra, onde você pode adquirir os passeios de agroturismo, cujo ponto de partida é em frente à praça. Destaco aqui os Fornos de Gramado. Alguns dias da semana esses fornos são comandados pelos próprios moradores, entre eles alguns que vêm dos bairros mais afastados, que se revezam na produção de cucas, pães, doces e biscoitos típicos de excelente qualidade (me deu até água na boca aqui). Para maiores informações acesse o site Portal Gramado.

O que fazer em Gramado com crianças: Compras

Existem especialmente duas lojas na cidade que chamaram a atenção da minha criança viajante: a Criamigos e Black Forest.

A primeira é uma oficina de ursinhos de pelúcia, e a possibilidade de você personalizar o brinquedo dá um toque especial ao presente.

A segunda é uma loja de decoração especializada nos incríveis relógios Cucos alemães. O desejo e paixão pelos relógios surgiu desde que o proprietário visitou a região da Floresta Negra, na Alemanha.

O que fazer em Canela
enfim
enquanto
então
entretanto
eventualmente
igualmente
inegavelmente
inesperadamente
mas
outrossim
pois
porquanto
porque
portanto
posteriormente
precipuamente
primeiramente
primordialmente
principalmente
salvo
semelhantemente
similarmente
Gramado turismo
Em frente à loja tem um imenso relógio Cuco que funciona na base da moeda.
O que fazer em Canela
enfim
enquanto
então
entretanto
eventualmente
igualmente
inegavelmente
inesperadamente
mas
outrossim
pois
porquanto
porque
portanto
posteriormente
precipuamente
primeiramente
primordialmente
principalmente
salvo
semelhantemente
similarmente
Gramado turismo
Minha criança viajante ama Cucos. O que fazer em Gramado e Canela com crianças. Black Forest. Av. Borges de Medeiros, 2414. Gramado, RS.

Supermercado Nacional em Gramado

Não é propriamente uma atração, mas aqui tem várias coisas por preços menos turísticos, então vale a pena indicar né?

O que fazer em Canela
enfim
enquanto
então
entretanto
eventualmente
igualmente
inegavelmente
inesperadamente
mas
outrossim
pois
porquanto
porque
portanto
posteriormente
precipuamente
primeiramente
primordialmente
principalmente
salvo
semelhantemente
similarmente
Gramado turismo
Supermercado Nacional: Avenida Borges de Medeiros, 2300 – Salas 4, 5 e 6 – Centro

O que fazer em Canela com crianças:

Parque estadual do Caracol

Um dos parques mais bonitos que eu já visitei. Por aqui tem mirantes, trilhas e lindas paisagens. Chamo a atenção para a estrela do parque: A Cascata do Caracol.

Parque Estadual do caracol
O que fazer em Canela
enfim
enquanto
então
entretanto
eventualmente
igualmente
inegavelmente
inesperadamente
mas
outrossim
pois
porquanto
porque
portanto
posteriormente
precipuamente
primeiramente
primordialmente
principalmente
salvo
semelhantemente
similarmente
Gramado turismo
O que fazer em Gramado e Canela com crianças

Há duas opções para apreciar a paisagem dessa cachoeira. Pelo parque do Caracol, valor de R$ 20, onde tem um mirante e uma escadaria; ou pelo bondinho (queria muito ter ido), que é mais afastado, e paga cerca de R$ 50.

Parque da Ferradura em Canela e Skyglass Canela (passarela de vidro) e o Abusado.

O que fazer em Canela com crianças:

Trata-se da primeira plataforma de aço e vidro da América Latina e a maior do planeta. Contei detalhes da nossa experiência aqui: Visitando o SkyGlass Canela e a Passarela de vidro no Parque da Ferradura em Canela.

O que fazer em Canela
enfim
enquanto
então
entretanto
eventualmente
igualmente
inegavelmente
inesperadamente
mas
outrossim
pois
porquanto
porque
portanto
posteriormente
precipuamente
primeiramente
primordialmente
principalmente
salvo
semelhantemente
similarmente
Gramado turismo
O que fazer em Gramado e Canela com crianças

Mundo a Vapor

O que fazer em Canela com crianças:

Não entramos nessa atração, mas certamente quando retornarmos será uma das primeiras a ser visitada.

Uma espécie de Museu que retrata a evolução das máquinas que eram movidas a vapor. Mesmo se você não entrar, o entorno vale uma parada, pois várias atrações estão aqui, como, Foto à Moda Antiga; Museu da Moda; Museu dos Beatles e Florybal – Império dos Dragões.

Maria Fumaça do Mundo a Vapor
O que fazer em Canela
enfim
enquanto
então
entretanto
eventualmente
igualmente
inegavelmente
inesperadamente
mas
outrossim
pois
porquanto
porque
portanto
posteriormente
precipuamente
primeiramente
primordialmente
principalmente
salvo
semelhantemente
similarmente
Gramado turismo
O que fazer em Gramado e Canela com crianças

Mais informações sobre essa atração: Leia mais em : Mundo a Vapor em Gramado / Canela.

Paróquia Nossa Senhora de Lourdes (Catedral de Pedra)

O que fazer em Canela com crianças:

A catedral de pedra é muito bonita, com belos vitrais. Pena que no dia que fomos estava chovendo muito. À noite, o entorno fica lindo bastante iluminado.

Leia também: Como economizar em uma viagem para Gramado

O que fazer em Canela
enfim
enquanto
então
entretanto
eventualmente
igualmente
inegavelmente
inesperadamente
mas
outrossim
pois
porquanto
porque
portanto
posteriormente
precipuamente
primeiramente
primordialmente
principalmente
salvo
semelhantemente
similarmente
Gramado turismo
O que fazer em Gramado e Canela com crianças

Ice Bar Mundo Gelado em Canela-RS:

Outra atração bastante famosa em Canela RS é o Ice Bar Mundo Gelado. É o maior e mais gelado bar de gelo de toda a América Latina. Foi projetado para parecer uma verdadeira caverna polar e com temperaturas muito abaixo de zero. Infelizmente, ainda não consegui curtir essa atração, mas a Regina, do blog Turista Full Time foi até lá e contou toda a experiência em Ice Bar Mundo Gelado.

Ufaaaa! Consegui colocar todas as atrações que visitei e outras que queria ter visitado. Mas, é claro que ficou faltando outras inúmeras.

Dá uma olhadinha no site da querida Deise, do blog Professora Viajada e veja todas as dicas dela nessa região.

Agora me conta do que você mais gostou dessa região aí nos comentários.