Você já pensou sobre o que fazer em Bento Gonçalves na sua próxima viagem de férias? Esse destino é chamado da capital brasileira do vinho, e tem diversas atrações, além de apresentar ao visitante inúmeros roteiros além das visitas clássicas às melhores vinícolas no Vale dos Vinhedos e entorno.

Importante: Se você precisa comprar Euros ou Dólares para uma viagem ao exterior, você tem que conhecer a Wise!
Eu viajo muito e as melhores taxas de câmbio encontro sempre na Wise. Sem falar no cartão VISA deles que pode ser solicitado gratuitamente e utilizado no exterior debitando direto da sua conta Wise internacional sem tarifas ocultas nem IOF, com praticidade e segurança.
Entre para a Wise é gratuito.

Esse post faz parte do nosso incrível roteiro na Serra Gaúcha com as melhores vinícolas do Vale dos Vinhedos. Confere lá!
E nesse presente artigo descubra tudo sobre onde ficar e o que fazer em Bento Gonçalves e região além de visitar as excelentes vinícolas.

Booking.com
enfim
enquanto
então
entretanto
eventualmente
igualmente
inegavelmente
inesperadamente
mas
outrossim
pois
porquanto
porque
portanto
posteriormente
precipuamente
primeiramente
primordialmente
principalmente
salvo
semelhantemente
similarmente
Veja alguns pontos turísticos da pitoresca cidade de Bento Gonçalves. Do lado esquerdo para o direito e de cima para baixo: Ponte Ernesto Dornelles, na divisa com o município de Veranópolis; Catedral Cristo Rei e Pracinha das Rosas; O pórtico na entrada principal da cidade em forma de pipa de vinho; linda vista de Bento Gonçalves; sede da importante Vinícola Salton; Igreja de São Bento; Casa da Cultura e das Artes; Palácio Municipal na Via del Vino; Imponente estátua em homenagem ao Imigrante; Igreja e Santuário de Santo Antônio. CC BY-SA 4.0 https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0, via Wikimedia Commons

Lembrando que contei tudo sobre a região, como por exemplo, como chegar, melhor época para visitar, quantos dias ficar, como se deslocar, onde nos hospedamos e quais vinícolas visitar aqui: Vale dos Vinhedos, na Serra Gaúcha- 10 sugestões incríveis de vinícolas. Não deixe de conferir.

Nós Alugamos um carro  para andar por aqui (indico muito fazer a reserva pela rentcars.com).

Onde ficar e o que fazer em Bento Gonçalves: veja nosso roteiro viajando com crianças para o Vale dos Vinhedos, Serra Gaúcha

Casa Valduga

Como eu disse, além de visitar vinícolas fizemos outros passeios que valeram a pena contar pra vocês. Reforço que esse destino não é apenas para quem gosta de beber vinho.

1- O que fazer em Bento Gonçalves: Visitar as vinícolas do Vale dos Vinhedos:

Com paisagens cinematográficas, que ficam com diferentes tonalidades em cada uma das quatro estações do ano, o Vale dos Vinhedos nos encantou pela hospitalidade de todos aliada à alta qualidade da infraestrutura turística oferecidas. Ao longo deste adorável percurso você poderá visitar fazendas e vinícolas familiares de renome internacional, hotéis, restaurantes, galerias de arte, loja com produtos coloniais, como por exemplo queijos, geleias gourmet e caseiras além de outros doces. Você sabia que os vinhos feitos no Vale dos Vinhedos são os únicos no Brasil que possuem a Denominação de Origem (DO).

Mapa retirado do site da Embrapa

Quais são as vinícolas mais famosas? E as melhores? E as mais Kids friendly (O termo “Kids Friendly” corresponde a lugares onde as famílias podem frequentar com crianças, pois eles estão preparados tanto para receber os adultos quanto para divertir os pimpolhos).

Tudo isso eu contei num post sobre o nosso roteiro de 4 dias em Bento Gonçalves, não deixe de conferir:

Vale dos Vinhedos, na Serra Gaúcha- 10 sugestões incríveis de vinícolas

2- O que fazer em Bento Gonçalves: passear pelos Caminhos de Pedra:

É uma estrada histórica e turística de pouco mais de 10 km na área rural de Bento Gonçalves onde existem diversas propriedades da época que os italianos chagaram por aqui. São mais de 20 atrações e as pessoas vão parando e conhecendo mais da história da colonização da região. Por aqui tem casas históricas com arquitetura de época onde funcionam diversas lojas: casa das cucas, do tomate, da ovelha, da erva mate, do queijo, tem vinícolas e restaurantes.

enfim
enquanto
então
entretanto
eventualmente
igualmente
inegavelmente
inesperadamente
mas
outrossim
pois
porquanto
porque
portanto
posteriormente
precipuamente
primeiramente
primordialmente
principalmente
salvo
semelhantemente
similarmente
Casa da Erva Mate. Foto tirada do site Caminhos de Pedra

O Roteiro Caminhos de Pedra é Patrimônio Histórico do Rio Grande do Sul por concentrar o maior acervo arquitetônico da imigração italiana em meio rural do país e pela preocupação com a preservação do patrimônio histórico material e imaterial. É chamado de “museu vivo”.

Esse roteiro oferece cultura, gastronomia e arquitetura em vários pontos de visitação e observação. As centenárias casas de pedra ao longo da rota incluem moinhos, cantinas coloniais, casa de massas caseiras, teares, casa de doces e muito mais. As experiências de vida dos imigrantes e seus descendentes resgatam a história e a herança cultural do local. Imperdível!!!

Site oficial: www.caminhosdepedra.org.br.

Casa da Ovelha

enfim
enquanto
então
entretanto
eventualmente
igualmente
inegavelmente
inesperadamente
mas
outrossim
pois
porquanto
porque
portanto
posteriormente
precipuamente
primeiramente
primordialmente
principalmente
salvo
semelhantemente
similarmente

Localizado na Estrada “Caminhos de Pedra”, acompanhamos a rotina de uma típica fazenda de ovelhas. Além disso conhecemos mais sobre os cães pastores e a arte da falcoaria. Um ótimo programa pras crianças.
Site: www.parquedaovelha.com.br

3- Roteiro em Bento Gonçalves: Maria Fumaça – Trem do vinho

Foto retirada do site do município de Carlos Barbosa

Em nosso incrível roteiro por Bento Gonçalves é claro que essa atração não poderia ficar de fora, mesmo nessa situação de pandemia.

E se não estivéssemos desse jeito, nós turistas seríamos recepcionados na estação de Bento Gonçalves com uma deliciosa degustação de vinho e suco de uva. Mas nem por isso o passeio perdeu sua alegria, principalmente para a minha criança viajante.

Seu roteiro por Bento Gonçalves não pode ficar sem a Maria Fumaça

O passeio de trem sai da cidade de Bento Gonçalves e percorre por Garibaldi até Carlos Barbosa.

Pela janela do Trem

Ao soar o sino, embarcamos numa viagem repleta de alegria, que mostrou um pouco do jeito de ser dos imigrantes italianos. São 23 quilômetros de agradável percurso com duração média de 2 horas. Durante o passeio, a festa foi conduzida por atrações típicas italianas e gaúchas.

4- O que fazer em Bento Gonçalves: Visitar o Parque Cultural Epopéia Italiana

Outra atração que não pode faltar em seu roteiro em Bento Gonçalves é visitar o Parque Cultural Epopeia Italiana.

É um teatro interativo onde é contada a história da jornada dos primeiros imigrantes italianos nesta região, no ano de 1875. A história destaca um casal, Rosa e Lázaro, personagens principais e bisavós dos proprietários da empresa de turismo responsável pela atração, Susana e Leonardo Giordani. (Inclusive compramos os ingressos diretamente nesse site). O enredo destaca toda a dificuldades desse casal ao chegar ao Brasil e, após muito sacrifício e esforço, conseguiram prosperar em nossas terras.

Um pouco da contextualização da imigração italiana no Brasil

Além do teatro tem um museu com muitos
documentos e propagandas daquela época. É realmente muito interessante toda aquela história viva.

O governo brasileiro financiou um programa colonizador onde chegaram no estado do Rio Grande do Sul cerca de oitenta a cem mil imigrantes italianos. A maioria vinha fugindo da fome, das epidemias e das guerras na Itália, e viviam como agricultores. O programa visava atender ao que então eram consideradas necessidades do país naquele momento: povoar vazios demográficos, branquear a população brasileira, na época em sua grande maioria composta de negros e índios e estabelecer um sistema produtivo baseado no minifúndio, com a força de trabalho livre e proprietária das terras, que pudesse abastecer o mercado interno com produtos agropecuários.

O programa inicial de colonização foi chamado de Walkerfield, que constituía na “distribuição de um lote de terra, ferramentas, animais, sementes aos agricultores, pagamento de módicos subsídios para a alimentação dos colonos no primeiro ano de estabelecimento”. Fonte: Revista Eletrônica de Geografia e Ciências Sociais.

5- O que fazer em Bento Gonçalves e região: visitar os Mirantes da região

Outra coisa legal para fazer em bento Gonçalves é ver as lindas paisagens que a região possui. Como eu adoro mirantes procurei alguns por aqui também. Vi na Internet antes de vir pra cá uma foto bem bonita sinalizando o “Belvedere da Ferradura”, e quando cheguei lá não batia com a paisagem da Internet…

Lugar lindo, mas diferente do que eu vi!

Ainda procurando pela paisagem vista na Internet seguimos para o mirante do Espigão, na entrada da cidade de Veranópolis, e apesar de ser maravilhoso, também não era ele.

O rio das Antas é um rio que banha o Rio Grande do Sul e tem um percurso total de 390 km.

Mirante dal Castel, Monte Belo do Sul

Aí no dia seguinte procuramos um pouco mais pelo mirante, e uma amiga que mora em Bento Gonçalves me disse que talvez seja o Mirante dal Castel, na pitoresca cidade de Monte Belo do Sul…

Leia também: Lugares românticos: conheça 15 cidades e se apaixone

Mirante da Castel. Muita gente me recomendou visitar essa cidade.

E por fim, descobri que o mirante que eu queria chamava Mirante do Vale do Rio das Antas. Colocamos no Google pra procurar mais, porém desistimos sem encontrá-lo.

Leia também: O que fazer em Canela e Gramado, Serra Gaúcha: Dicas de turismo

6- Passear pelo centrinho da cidade:

A cidade é uma gracinha. Na sua entrada tem um pórtico em forma de Pipa de vinho (tonel de madeira usado no armazenamento de vinhos). Até a igreja tem forma de Pipa, na praça tem uma fonte que ao invés de água jorra vinho, tem museu do imigrante e muito mais.

enfim
enquanto
então
entretanto
eventualmente
igualmente
inegavelmente
inesperadamente
mas
outrossim
pois
porquanto
porque
portanto
posteriormente
precipuamente
primeiramente
primordialmente
principalmente
salvo
semelhantemente
similarmente
Chegando em Bento Gonçalves

Onde ficar em Bento Gonçalves:

Nós ficamos na região dos Vinhedos, afinal, viemos aqui para isso. Rsrs.

O Vale dos Vinhedos é um local lindo e turístico e é por lá que estão localizadas as principais vinícolas de Bento Gonçalves.

As hospedagens nessa região são de altíssimo padrão. Há hotéis luxuosos de grande porte (como o SPA do vinho), além de pousadas de charme em meio aos vinhedos. A nossa era a mais Kids friendly da região

enfim
enquanto
então
entretanto
eventualmente
igualmente
inegavelmente
inesperadamente
mas
outrossim
pois
porquanto
porque
portanto
posteriormente
precipuamente
primeiramente
primordialmente
principalmente
salvo
semelhantemente
similarmente
O Vale dos vinhedos no verão é tudo de bom!

Eu indico essa parte de Bento Gonçalves, chamada Vale dos Vinhedos para quem quer romance, ou quer dar prioridade a visitação de vinícolas (como no nosso caso). Vai por mim, aqui é a Toscana brasileira.

Leia também: Roteiro de carro pelos campos da Toscana: visitando Montepulciano e Montalcino

Veja os melhores hotéis na região do Vale dos Vinhedos:

1- Villa Michelon (foi onde ficamos). Excelente. Rodeado por vinhedos, com parquinhos, piscina aquecida, deliciosa gastronomia e próximo de vinícolas.

2- SPA do Vinho; Rodeado por vinícolas e pelos vinhedos e linda vista. Sensação que você está na Europa em seus aposentos. Possui Spa, excelente gastronomia e lazer. O Spa não aceita crianças.

3- Pousadas Casa Valduga: lugar lindo, e uma das vinícolas mais famosas de Bento Gonçalves.

4- Vinícola & Pousada Terragnolo: Excelente para casais em Lua de mel.  A pousada fica dentro da Vinícola Terragnolo. Nos quartos possuem banheira de hidromassagem e vista para os lindos vinhedos.

enfim
enquanto
então
entretanto
eventualmente
igualmente
inegavelmente
inesperadamente
mas
outrossim
pois
porquanto
porque
portanto
posteriormente
precipuamente
primeiramente
primordialmente
principalmente
salvo
semelhantemente
similarmente
Nossa janela no Villa Michellon no Vale dos Vinhedos. Pra mim, é a melhor localização para os turistas que querem visitar as vinícolas.

Onde ficar em Bento Gonçalves na região central da cidade:

O centrinho de Bento Gonçalves é ótimo para se hospedar se você não estiver de carro. Além disso, os preços das hospedagens no centrinho possuem excelente custo benefício.

Outra vantagem de se hospedar dentro da cidade é que você terá todo o comércio, lojas, bares e restaurantes num curto espaço de distância. O Centro de Convenções Fundaparque (onde são realizados os eventos) fica bem pertinho do centro.

Hospedar-se no centro da cidade também é indicado para quem chega em Bento Gonçalves de ônibus pois a rodoviária é por ali. As atrações faladas anteriormente como a Estação de Trem da Maria Fumaça (Trem do Vinho) que percorre as cidades de Bento Gonçalves, Garibaldi e Carlos Barbosa, além das diversas agências de turismo que organizam outros passeios.

enfim
enquanto
então
entretanto
eventualmente
igualmente
inegavelmente
inesperadamente
mas
outrossim
pois
porquanto
porque
portanto
posteriormente
precipuamente
primeiramente
primordialmente
principalmente
salvo
semelhantemente
similarmente
Em nosso Roteiro em Bento Gonçalves andamos de Maria Fumaça. Pegamos no centrinho, local ótimo para se hospedar

Bem no coração de Bento Gonçalves está localizado também o Parque Temático Epopeia Italiana  que eu contei anteriormente . Além disso, estar no centrinho é bom para pegar taxi, pois o acesso tanto para a região do Vale dos Vinhedos quanto para o “Caminhos de Pedra” é tranquilo.

Veja alguns bons hotéis localizados no Centro de Bento Gonçalves:

1- Hotel Laghetto Viverone Bento: Muito recomendado. Quem acompanha o blog sabe que adoro a rede Laghetto e conheço os de Gramado também. O hotel tem boa localização e boa estrutura, além de ótimo custo-benefício;

2- Hotel Laghetto Viverone Estação: Situado a 700 mts da Vinícola Aurora, esse hotel possui quartos com ar-condicionado (aqui no verão faz muito calor). Entre as comodidades tem também restaurante, recepção 24 horas e serviço de quarto, além de Wi-Fi gratuito.

3- Dall’Onder Grande Hotel Bento Gonçalves: Extremamente kids friendly também:  Piscina coberta aquecida, espaço kids, academia, sauna e serviços de massagem.

4- Dall’Onder Vittoria Hotel Bento Gonçalves: Bem no coração da cidade, possui boa estrutura e está localizado bem próximo ao shopping da cidade (L’America Shopping Center).

5- Hotel Vinocap: Localizado bem no centrinho, pouco mais de 500 mts da Rodoviária da cidade. Boa estrutura e considerado um dos melhores custo-benefício da cidade. mais baratos.

Onde ficar em Bento Gonçalves na região do Caminhos de Pedra:

enfim
enquanto
então
entretanto
eventualmente
igualmente
inegavelmente
inesperadamente
mas
outrossim
pois
porquanto
porque
portanto
posteriormente
precipuamente
primeiramente
primordialmente
principalmente
salvo
semelhantemente
similarmente
Em nosso roteiro por Bento Gonçalves com crianças visitamos a Casinha da ovelha no Caminho de Pedras

Como eu disse anteriormente, a estrada “Caminhos de Pedra” é uma rota turística que existe no entorno de Bento Gonçalves e Vale dos Vinhedos. Ao longo do caminho você curte belas paisagens e várias atrações históricas, culturais e gastronômicas, como cantinas, vinícolas, produtos coloniais, artesanatos, roupas para comprar, etc. Ah, e todo esse serviço fornecido pelos descendentes dos primeiros italianos que chegaram em “Terra Nostra”.

As vantagens de se hospedar por aqui é devido ao lindo local, bastante bucólico. Bom pra quem estiver de carro, pois fica fora tanto do centrinho, quanto do Vale dos Vinhedos. Por ali também existem algumas vinícolas.

Veja nossas sugestões de hospedagem no roteiro Caminhos de Pedra:

1- LOTE20 Hotel Boutique: Café da manhã no estilo italiano é servido, além de outros mimos. Veja que espetáculo.

2- Pousada Cantelli: Pousada rústica e exclusiva, com pouquíssimos quartos. Localizada numa charmosa residência restaurada.

3- Pousada casa Barp: Pousada rústica com pedras da época que os colonos construíram.

Onde Ficar em Bento Gonçalves no Distrito de Tuiuty:

Esse distrito fica a 15 km aproximadamente do centrinho de Bento Gonçalves e, como a região do Vale dos Vinhedos e do Caminho de Pedras possui belas paisagens naturais e inspiração bucólica. Esse local fica localizado o lindo Rio das Antas e seus mirantes, além de algumas vinícolas. A Vinícola Salton, uma das mais importantes do Brasil fica por aqui também. Para se hospedar aqui é indicado carro, para se deslocar melhor.

enfim
enquanto
então
entretanto
eventualmente
igualmente
inegavelmente
inesperadamente
mas
outrossim
pois
porquanto
porque
portanto
posteriormente
precipuamente
primeiramente
primordialmente
principalmente
salvo
semelhantemente
similarmente
Vinícola Salton. Foto da Wikipedia

1- Afeto Pousada;

2- Villa Tuiuty Pousada de Charme: Excelente para casais em Lua de mel. Chalés alpinos e uma ampla área com natureza exuberante.

O que fazer em Bento Gonçalves: outras atrações que não visitamos

1- Rota Cantinas históricas:

A Rota Cantinas Históricas é composta por diversos Pontos Turísticos no distrito de Faria Lemos, em Bento Gonçalves, Serra Gaúcha. Existe vinícolas com excelente gastronomia e lindos mirantes. Veja mais no site da associação clicando aqui.

2- Rota Encantos de Eulália:

Aqui também tem excelentes restaurantes com gastronomia típica italiana e ótimas vinícolas composto por belas paisagens. O que acrescenta de diferente nessa Rota é o Parque de Aventuras Gasper. As opções para os aventureiros de diferentes idades incluem: rapel, escalada, tirolesa, paint ball, arvorismo e trilhas guiadas pelas paisagens da Linha Eulália. Veja o site da Rota Encantos da Eulália clicando aqui.

Assista um bate papo super despretensioso sobre enoturismo!

Eu e a Luciana do @conversa_com_vinho falamos muito sobre os vinhos do Vale dos Vinhedos. Tem muita informação boa lá.
Assiste e aproveita pra se inscrever no meu canal do YouTube.

Essa região é muito incrível, se estiver faltando alguma coisa, por favor, deixe nos comentários.