Quais são as 10 melhores universidades do mundo? Quais são os critérios que fizeram com que as mesmas fossem consideradas as melhores? Onde elas estão localizadas e como funcionam de forma geral? Perguntas diversas, mas que remontam ao desejo de muitos estudantes brasileiros de se formarem no exterior.

Importante: Se você precisa comprar Euros ou Dólares para uma viagem ao exterior, você tem que conhecer a Wise!
Eu viajo muito e as melhores taxas de câmbio encontro sempre na Wise. Sem falar no cartão VISA deles que pode ser solicitado gratuitamente e utilizado no exterior debitando direto da sua conta Wise internacional sem tarifas ocultas nem IOF, com praticidade e segurança.
Entre para a Wise é gratuito.

Leia também: Vale a pena viajar para países onde o Real vale mais? Descubra 21 deles em 2022

quais são as melhores universidades do mundo
ranking em 2022

Afinal, onde fazer faculdade no exterior? Essa é uma pergunta que pode ser respondida logo após analisar, justamente, quais são as 10 melhores universidades do mundo. Caso queira saber mais sobre o assunto, então leia conosco, pois já iniciaremos nosso conteúdo explicando quais são os parâmetros do ranking universitário. Vamos lá!

Veja os parâmetros do ranking universitário?

Os critérios de escolha são bem estabelecidos pelas principais agências de avaliação ao longo dos anos. A classificação geral dessas universidades se baseia em seis parâmetros que determinam o desempenho de uma instituição: cada parâmetro contribui para determinar a pontuação total. Mas quais são os parâmetros específicos para a formação da nota final de uma universidade? Aqui está a lista de 6 parâmetros:

  1. Reputação Acadêmica;
  2. Opinião do empregador;
  3. Número de alunos por faculdade;
  4. Número de citações por corpo docente;
  5. Porcentagem de professores e estudantes internacionais.

1. Reputação acadêmica

É o parâmetro mais importante do ranking em geral, pois tenta responder à questão de quais universidades estão fazendo pesquisas de classe mundial. Para formular essa pontuação, uma pesquisa é distribuída a acadêmicos de todo o mundo, na qual, além de perguntas individuais (por exemplo, nome, universidade de origem, área acadêmica, trabalho atual etc.), eles são solicitados a indicar:

  • Institutos Nacionais de seu território de conhecimento que acreditam estar produzindo as melhores pesquisas em sua área de atuação, excluindo sua Universidade de origem;
  • Institutos Internacionais de seu país de conhecimento que acreditam estar produzindo as melhores pesquisas em sua área de atuação, excluindo sua Universidade de origem.

Os resultados são então analisados e pesados com base em uma rigorosa análise passo a passo que determina uma pontuação para cada universidade. 

2. Opinião do empregador

A opinião do empregador também é importante para listar as 10 melhores universidades do mundo. Este parâmetro muito importante leva em consideração o componente de trabalho. Todos os estudantes universitários que são contratados depois de formados trazem consigo a bagagem cultural de sua universidade de origem.

Os empregadores conhecem bem seus melhores funcionários e sabem de quais universidades eles vêm. Este parâmetro examina exatamente isso: os empregadores são solicitados a nomear as principais universidades de onde vêm os graduados mais competentes em sua opinião.

3. Número de alunos por faculdade

A qualidade do ensino é certamente a métrica mais importante para os alunos que procuram a melhor universidade para estudar. No entanto, a qualidade do ensino é uma métrica muito complexa de avaliar e é aproximada pelo cálculo do número de professores por aluno dentro de uma universidade.

Este parâmetro, portanto, leva em consideração a capacidade de uma universidade de fornecer professores e tutores aos alunos e leva em consideração o fato de que um número elevado de professores por aluno reduz a carga de ensino para cada professor individualmente. Em resumo: quanto maior o número de professores por aluno, mais provável é que a qualidade do ensino naquela universidade seja alta.

4. Número de citações por corpo docente

As citações acadêmicas são certamente uma das fontes mais confiáveis de qualidade de pesquisa dentro de uma determinada universidade. Para o cálculo desse parâmetro, leva-se em consideração o número total de citações recebidas de todos os documentos produzidos por uma universidade em um período de cinco anos dividido pelo número de professores daquela universidade.

Quais são as melhores universidades do mundo

5. Porcentagem de professores/alunos internacionais

As 10 melhores universidades do mundo também são multiculturalistas. Se uma universidade atrai um número significativo de professores/alunos de todo o mundo, isso tem um efeito positivo em termos de diversidade e colaboração tanto na pesquisa quanto no ensino universitário.

Esses dois parâmetros examinam, portanto, a relação entre o corpo docente internacional em relação ao corpo docente geral e a relação entre o número de estudantes internacionais em relação ao total de alunos. Por outro lado, se uma universidade é capaz de atrair um número considerável de professores e alunos do exterior, significa que ela é atraente o suficiente para isso.

Quais são as melhores universidades do mundo:

Veja 10 e o ranking 2022

Agora que você conhece os principais fatores que determinam a pontuação final, aqui está a lista das 10 melhores universidades do mundo e os países que elas estão localizadas:

Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT); Estados Unidos

Universidade de Oxford; Reino Unido

Universidade de Stanford; Califórnia, Estados Unidos

Universidade de Cambridge; Reino Unido

Universidade de Harvard; Estados Unidos

Instituto de Tecnologia da Califórnia (Caltech); Estados Unidos

Colégio Imperial de Londres; Reino Unido

ETH Zurique – Instituto Federal Suíço de Tecnologia; Suíça

UCL (University College London); Reino Unido

Universidade de Chicago, Estados Unidos.

Veja alguns posts que podem te interessar:

  1. 12 melhores sites grátis para receber SMS online sem usar seu número de celular
  2. Qual o salário mínimo na Irlanda? – Descubra os valores!
  3. LISTA DE 100 COISAS PARA FAZER E LUGARES PARA CONHECER ANTES DE MORRER
  4. Voo cancelado ou atrasado: saiba seus direitos
  5. Trabalho na Itália para brasileiros: o país está recrutando descendentes para morar no país
  6. Judeus sefarditas no Brasil: curiosidades e significado
  7. Como, onde e quando surgiu a matemática?
  8. Quais são os exércitos mais fortes do mundo?
  9. Quais são os países que não precisam de visto para entrar?

Quais são as melhores universidades do mundo

Conclusão:

E então, deu vontade de estudar em alguma dessas Universidades? Já sabe qual delas possui processos seletivos para entrada de alunos estrangeiros? O que achou dos critérios utilizados para a criação da lista? Conte a nós, comente abaixo. Até a próxima!