Trabalhar e morar fora do país é um sonho de muitos. Ou seja, o brasileiro que quiser exercer um trabalho na Itália, e for descendente de italiano tem muito mais facilidade de realizar esse projeto.

Leia também: Roteiro pela Itália com San Marino, Europa

Veneza é a capital do Vêneto. Você sabia que a região do Vêneto foi uma das regiões que mais vieram imigrantes para o Brasil?

A Itália tem feito programas específicos para a chegada de trabalhadores estrangeiros em seu país e, por isso, é preciso estar por dentro dos direitos dos descendentes de italiano.

Esses empregos, para que sejam adquiridos sem problemas, precisam ter seus processos revisados e estudados. Isso é necessário porque não existe apenas uma forma de buscar a oficialização da descendência italiana.

Sendo assim, continue lendo o texto, pois detalharemos as oportunidades e formas de se conseguir a cidadania italiana para que se consiga trabalhar num dos países mais lindos e cobiçados do mundo.

Bento Gonçalves possui uma das maiores colônias italianas no Sul do Brasil. Leia mais: O que fazer em Bento Gonçalves. Turismo e dicas

Foto das famílias italianas imigrantes que vieram para o Brasil no início do século passado. Foto tirada no museu da história da Epopeia Italiana em Bento Gonçalves.

Você sabia que os descendentes de italianos no Brasil produzem excelentes vinhos no Sul do país? Leia sobre aqui: Dez melhores vinícolas na Serra Gaúcha

Foto de uma propaganda da Itália convidando a população para vir para o Brasil. Foto tirada no Museu da imigração italiana em Bento Gonçalves, Rio Grande do Sul

Trabalho na itália para brasileiros

Quem tem direito à cidadania italiana?

Antes de entender como descendentes de italianos do Brasil podem conseguir trabalho na Itália, é preciso saber quem tem esse direito, pois ele precisa de uma certa atenção e dedicação para ser adquirido.

De acordo com a lei italiana, as nacionalidades são concedidas aos descendentes de italianos, desde que eles possam comprovar efetivamente por documentos o seu parentesco, assim, configurando o jus sanguinis (direito de sangue).

Além dessa forma de conseguir a cidadania italiana, existem alguns outros modos, como:

  1. Cidadania Italiana via consulado: o reconhecimento da cidadania italiana pelos consulados italianos no Brasil
  2. .Cidadania italiana via Comune: Obter o reconhecimento diretamente na Itália, que pode ser feito por conta própria ou assessoria.
  3. Cidadania italiana via advogado: no caso da cidadania via advogado é uma das mais fáceis, pois não existe a necessidade de ir até a Itália, bastando ter os documentos exigidos em mãos e contando com a ajuda de um advogado, que possa dar entrada em um processo no Tribunal de Roma.

Trabalho na Itália para brasileiros:

Cidadania italiana diferente das outras cidadanias?

No caso da descendência italiana, ela se diferencia de outras por não ter um limite de gerações, a menos que, em raros casos, a ascendência seja materna, ocorrências essas que podem ser contornadas por meio de processos judiciais, se trouxerem problemas para o reconhecimento da cidadania.

Ao chegar nas mãos do Ministério da Justiça italiano, a documentação será conferida e, depois do intervalo de análise, será entregue um número de protocolo no site oficial da instituição, assim, o interessado poderá acompanhar o processo.

Como dissemos antes, a cidadania pode ter problemas caso o parentesco italiano seja materno. Porém, a lei italiana, há alguns anos, foi alterada e passou a servir igualmente para descendentes de mulheres que tiveram filhos antes de 1948.

Trabalho na Itália para brasileiros

Passaporte europeu para descendentes de italianos do Brasil

Leia também: O que fazer em Verona: Roteiro de 1 dia na cidade mais romântica do Norte da Itália.

Apesar de a Itália não ter problemas quanto a empregar pessoas de diferentes países, existe uma priorização comum dos cidadãos italianos, por isso, é importante estar com a naturalização pronta antes de começar a procurar por esses empregos.

A cidadania italiana é muito importante! Além de tornar a pessoa em um cidadão italiano, também o torna um cidadão europeu e, por consequência, não só garante contatos italianos, como também com outras nacionalidades do continente.

Trabalho na Itália para brasileiros

Como funciona o mercado de trabalho italiano?

Veja algumas características do funcionamento do mercado de trabalho italiano:

Na Itália, as vagas de emprego mais altas costumam ser separadas com base na experiência e tempo de serviço. E as que estão mais disponíveis e acessíveis são para estagiários e aprendizes, focados em quem está iniciando no mercado.

Estágios na Itália:

Os estágios costumam durar por meio ano, aproximadamente seis meses, onde é oferecido um salário mais baixo, todavia, após esse período, não só aumentam as chances de aumento como também de efetivação.

Aprendiz na Itália

No caso de aprendizes, os salários são menores comparados aos cargos comuns nas empresas, por conta da experiência. Porém, nessa modalidade, o período costuma ser de 2 anos, podendo nesse período ser firmado um contrato estendido com o salário aumentado.

Testes e entrevistas em empresas italianas:

No caso de “testes” e entrevistas com trabalhadores que não são nem contratados, nem estagiários ou aprendizes, as empresas costumam elaborar contratos com períodos definidos. Dessa forma, caso dê certo, existe a possibilidade real de ser firmado um contrato de longo prazo.

Contratos de serviços italianos:

Uma outra forma de conseguir trabalho na Itália são os trabalhos por projetos, chamados também de contrato de serviço, que são oferecidos pelas empresas das áreas de arquitetura e engenharia.

O trabalho, nesse caso, é contratado pelo tempo que o projeto durará e pelo tamanho da obra que será realizada.

Concursos públicos na Itália

Os concursos públicos também estão presentes na Itália, semelhantemente ao Brasil. Nessas provas, é possível arranjar um emprego, porém, são mais concorridas, visto a quantidade menor de postos públicos no país. 

É preciso lembrar também que as provas têm questões que envolvem conhecimentos específicos raros no Brasil, o que pode dificultar o exame do candidato.

E aí? Animado para trabalhar na Itália ou prefere só passear?

Você sabia que o blog elizabethwerneck.com tem mais de 20 artigos sobre viagem e turismo à Itália? Entre em contato e solicite um roteiro de viagem a Itália e não esqueça de contratar um seguro viagem.

Clique aqui e Contrate o seguro viagem à Itália e Europa

1-Roteiro de Viagem Personalizado: contrate uma Travel Designer;

2- Quais os países que não precisam de visto para fazer turismo?

3- O que fazer em Milão em 1 dia

4- Onde ficar em Florença, capital da Toscana, Itália;

5- O que fazer em Veneza em 3 dias: Um giro pela Sereníssima