Como aprender a falar inglês sozinho do zero e rapidamente? Quais são os métodos disponíveis para aprender essa que é uma língua verdadeiramente universal e que usaremos em quase todos os países do mundo? Quais são as formas mais rápidas de aprender o idioma?

Apesar de não ser algo tão simples, aprender a falar inglês é possível através de algumas técnicas e, principalmente, através da consistência de seus estudos ao longo do tempo. Portanto, leia conosco e descubra como aprender a falar inglês com as nossas dicas. Vamos lá!

Leia também: Vale a pena viajar para países onde o Real vale mais? Descubra 20 deles

Como aprender a falar inglês sozinho

1. Aprenda vocabulário e frases ÚTEIS

Como aprender a falar inglês sozinho do zero? Comece pelo útil. Em outras palavras, não há nenhuma vantagem no início em aprender palavras que você nunca precisará utilizar. Comece aprendendo o necessário para que você economize tempo no aprendizado e seja capaz de falar inglês rapidamente.

Aprender apenas o vocabulário útil, no começo, ajuda você a se concentrar nas chamadas “listas de frequência”.

As listas de frequência são listas de palavras criadas de acordo com a frequência de uso, geralmente agrupadas por tema.

Vários aplicativos de aprendizagem, por exemplo, são baseados precisamente em listas de frequência para oferecer a você o vocabulário mais útil para começar com base em temas bem definidos.

Nota: dependendo de seus objetivos, as listas de palavras a serem aprendidas não serão as mesmas. A utilidade de uma palavra depende do seu objetivo de aprendizagem.

Então, você quer saber como aprender a falar inglês rapidamente para ir de férias a um país de língua inglesa (lista de vocabulário de turismo), passar em um exame (lista de vocabulário técnico), entrar em contato com um correspondente australiano (lista de vocabulário social com gírias)?

Como você pode ver, os motivos podem ser vários e não necessariamente o direcionarão para a mesma lista de palavras, muito pelo contrário. Continue lendo conosco para saber como aprender a falar inglês, e quem sabe até mesmo prestar o serviço de tradução pública.

Como aprender a falar inglês sozinho

2. Pratique com os nativos, seja qual for o seu nível!

Em geral, você não precisa ter medo de enfrentar a língua em si. Praticar um idioma é a melhor maneira de aprender rapidamente. Mas como praticar inglês em seu próprio quarto ou se você mora em uma cidade pequena do interiores onde não existem muitos falantes de inglês?

Existem muitos sites de intercâmbio de idiomas. São sites que permitem encontrar correspondentes no estrangeiro (de preferência falantes nativos) e conversar com eles via Skype ou através dos chats internos dos próprios sites. Até grupos e WhatsApp para treinar inglês existe existe, acredita? Mas eu só tenho grupo de WhatsApp sobre viagens, rsrsr.

Leia também: Grupos de viagem WhatsApp – entre e descubra várias dicas!

Como aprender a falar inglês sozinho

A melhor maneira de falar inglês rapidamente? Converse por cerca de 1h por semana com um local que fala inglês (meia hora na língua deles, meia hora na sua). E você verá que é possível aprender a falar em pouco tempo, sem ter que sair de casa.

Se você tem medo de não encontrar as palavras ou de cometer erros, não tema. Falar em uma língua estrangeira é como um esporte: você verá que, simplesmente começando a praticá-la, vai melhorar. A prática leva a perfeição, vai por mim!

3. Corrija seus erros para não repeti-los

Os aplicativos de aprendizado de línguas podem ajudá-lo a nunca repetir um erro, graças aos métodos utilizado, baseados no sistema de “repetição”. Explicando: quando corrigem um texto para você, por exemplo, você pode pegar uma frase com erro e criar um novo “cartão pessoal” no app para aprender a forma correta.

Você também pode adicionar uma explicação nos outros campos do cartão para memorizar a regra. Graças a esses sistemas de repetições disponibilizados pela grande maioria dos apps de aprendizado de línguas, você poderá memorizar esses cartões de forma duradoura e nunca mais repetir os seus erros.

4. Aproveite as horas “mortas” de um dia

Calma, que horas mortas não tem nada de macabro. Um dia pode estar cheio de momentos mortos. Alguns exemplos? A fila dos correios, a viagem no metrô ou no ônibus ou então enquanto espera para dormir.

A ideia aqui é aproveitar ao máximo estes “tempos mortos”, por exemplo, para ouvir uma rádio inglesa ou assistir a um pequeno vídeo no YouTube com seu smartphone, ou ainda ouvir um podcast. Todos os momentos de espera são bons para “mergulhar” no inglês.

Como aprender a falar inglês sozinho

5. Esqueça a gramática nesse primeiro momento!

Como aprender a falar inglês? Esqueça a gramática. Embora a gramática seja muito útil para a compreensão da mecânica de uma língua, ela não é essencial para aprender inglês sozinha ou sozinho nesse primeiro momento.

Ou seja, nos primeiros passos não se preocupe demais com ela. Pois, nesse momento, ela não ajuda a aprender a falar inglês rapidamente.

Não há necessidade de saber todas as regras gramaticais de cor. Pior ainda: aprender a gramática pode impedir a expressão oral (não há tempo para pensar na gramática ao falar) e a motivação. Já vimos: praticar o idioma é fundamental para aprendê-lo.

Quando você tem pouco tempo disponível, não tem que sobrecarregar seu aprendizado com gramática, isso não é essencial. Concentre-se no vocabulário útil no início.

Aprenda as frases padrão, nas quais a conjugação e a gramática já estão incorporadas. Identifique em que contexto essas frases padrão devem ser usadas e as use, simples assim, sem maiores delongas ou invenções desnecessárias durante sua fala.

Como aprender a falar inglês sozinho

6- Um pouco de regularidade

 A regularidade é a chave para um progresso rápido.

É muito melhor estudar 10 minutos por dia, todos os dias, do que fazer longas sessões, mas com menos frequência (como 4 horas uma vez por semana). O ideal, claro, seria usar, por exemplo, os minutos que você gasta com coisas fúteis durante seu dia.

Se você tem medo de não poder estudar inglês regularmente, pode definir metas. Definir metas tem um lado motivador, fundamental para aprender um idioma.

Por exemplo, por que não definir um desafio de 30 dias? Avantagem da técnica do desafio de 30 dias é que ela também ajuda a criar um hábito do qual não será fácil abandonar no final.

7-Assista a desenhos e filmes para crianças em inglês, sem legenda

Aumente seu vocabulário com filmes e desenhos infantis. Saiba que filmes em inglês mais fáceis de entender o contexto te ajuda a exercitar o inglês para você, que está começando a aprender o idioma.

Esses filmes e desenhos, por serem voltados para o público infantil, as falas das personagens costumam ser mais fáceis e por isso, mais tranquilos de acompanhar. E com isso, certamente facilitará seu avanço na língua inglesa. 

8- Contrate um City Tour a pé gratuito (Free Walking Tour) nas suas viagens em inglês.

O Free Walking tour é um passeio gratuito onde os guias são locais e dão dicas sobre o lugar visitado. Ele fala onde a população local come, onde eles passeiam, e muito mais. Normalmente existe esse passeio grátis em inglês e espanhol, então vale a pena você contratar um gratuito na sua próxima viagem para você treinar o inglês e fazer amizade com pessoas que se comunicam em inglês.

Veja alguns city Tour gratuitos e já reserve com cancelamento grátis:

Reserve seu Free Walking Tour no Rio de Janeiro;

Reserve aqui seu Free tour de fantasmas em Edimburgo, Escócia.

Reserve aqui seu Free tour de mistérios e lendas de Paris

Caso você prefira um Free Tour em Praga, reserve aqui.

Conclusão: Vale a pena começar a aprender a falar inglês sozinho?

Claro que sim. Com o aprendizado da língua inglesa o mundo vai se abrir pra você como você nunca imaginou.

Você sabia que se você aprender a falar inglês aumenta as suas chances de conseguir um emprego no exterior? Se esse for seu sonho corra atrás dele.

Esse hábito de aprendizado se tornará inconsciente, adquirido. Da mesma forma, você pode definir a meta de aprender 10 palavras por dia, 300 palavras por mês, etc.

E então, gostou de saber como aprender a falar inglês? Você tem alguma outra técnica que eu não contemplei nesse texto? escreva nos comentários. Até a próxima!