Você sabia que existe uma forma impressionante de compartilhar dicas, informações, descobrir muito mais sobre passeios alternativos e ficar a par de tudo super atualizado sobre as viagens que pretende fazer? Uma dessas formas (a minha favorita de todas, aliás), é participando de grupos de Whatsapp.

Por conta disso eu decidi trazer essa dica de forma bem rápida e prática, para que todo mundo consiga pegar novas dicas e aproveitar muito mais as nossas próximas viagens.

Nos próximos tópicos você verá porque é bom entrar em grupos de Whatsapp, te contarei se existem riscos e ensinarei como fazer. Além disso, também colocarei uma lista com os melhores grupos de Whatsapp do mundo!

Por que entrar em grupos de Whatsapp?

Os grupos de viagem são uma alternativa aos convencionais blogs e páginas de instagram. Diferentemente dos grupos de Facebook, onde perguntamos e algumas pessoas respondem, ou nos perfis de Instagram onde as páginas entregam conteúdos distintos, o Whatsapp permite que você esteja em contato direto com pessoas que podem mandar fotos, valores, vídeos, tudo ao vivo.

Eu particularmente acho uma das melhores formas de se descobrir alguma coisa sobre o destino. Por exemplo: uma vez já estive em um grupo de viagens da Disney e descobri um fast food super barato que custava apenas 4 dólares a refeição completa! E as pessoas mandavam fotos da comida, pontos de referência, vídeos do restaurante, fotos do cardápio e ainda te explicavam o que significava alguma coisa se você não falava inglês.

Vale a pena participar dos grupos?

A minha resposta é SIM! Apesar dos grupos serem super ativos 24h por dia (recomendo silenciar e ler as mensagens apenas quando der tempo!), é um lugar onde as pessoas ali nos grupos são especialistas no destino, viajaram recentemente ou vão viajar para o lugar dos seus sonhos. Então todas as pessoas que estão ali também estão tão empolgadas quanto você, fazendo pesquisas, trocando experiências, resenhas, etc.

Como fazer para entrar em grupos do Whatsapp?

Alguns grupos são bem simples de entrar (no final desse artigo eu criei uma lista com meus favoritos para você acompanhar e aproveitar os melhores conteúdos), outros requerem que você “solicite” entrada. O que nada mais é do que preencher um formulário, pedir para entrar no grupo pelo direct do instagram ou alguma coisa do tipo.

Confesso que eu acho essa forma de solicitar entrada um pouco chata, porque eu prefiro clicar no link e ser direcionada logo para o grupo!

Alguns cuidados em grupos de Whatsapp:

Atenção com as regras dos grupos!

A verdade é que cada grupo tem suas regras distintas, mas no geral existem algumas regras universais nesses grupos.

Aqui segue uma listinha de regras que estão presentes em praticamente todos os grupos de viagens:

  • Não é permitido mandar mensagens de “Bom dia”, “Boa tarde”, “Boa noite”… Esse tipo de mensagens que você mandaria em grupos da família ou dos seus amigos mais próximos. O propósito do grupo é compartilhar dicas e não deve fugir dos temas.
  • É proibido tratar de assuntos fora da temática de viagens. E, dependendo do destino do grupo (se for um grupo de viagens para Maceió, não é permitido ficar pedindo dicas para Gramado e vice versa). Nesse caso, você precisa buscar um grupo específico para esses destinos.
  • Falando em assuntos fora do tema, também é terminantemente proibido falar de assuntos polêmicos, como política, religião, futebol, feminismo, machismo, vacinas, etc… Apesar de eu ter um posicionamento bem forte acerca de cada um desses assuntos, sei que não é lugar para isso. O grupo deve ser um lugar apenas para se tratar de viagens. Por vezes alguns assuntos vão acabar surgindo e pode ser que você se sinta tentado a dar sua opinião, mas aqui vai minha dica experiente: fuja dos conflitos! Além de ser um grupo misto onde a probabilidade de você se indispor é tremenda, ainda há a chance de ser expulso.
  • Não compartilhe serviços no grupo sem autorização expressa do administrador! Se o grupo não te pertence, não se sinta no direito de oferecer coisas sem perguntar ao dono desse grupo o que você pode ou não pode fazer. Talvez ele ofereça esses mesmos serviços que você e fique ofendido com a sua postagem.
  • Sabe quando você recebe uma mensagem encaminhada com um texto bem bonito, emocionante ou reflexivo? Aqui definitivamente não é lugar para se compartilhar essas mensagens. Principalmente se tiverem links. Pode acontecer de ser vírus ou fake news, o que é extremamente perigoso.

Fique atento com a sua segurança.

É importante ficar atento com as mensagens que você recebe nesses grupos para não ser spam. Pois às vezes alguns membros do grupo podem clicar em links duvidosos e levar à vírus que disparam para centenas de outros grupos.

Esteja atento para não entrar nessa furada. Aliás, falando em furada, também acontece bastante de se estar em um grupo de dicas de viagem e membros do grupo acabarem mandando mensagens no seu privado para te oferecer ofertas de viagens ou coisa parecida. Mas é importante prestar atenção porque quem geralmente compartilha as ofertas confiáveis são os administradores do grupo.

Outra coisa, nunca, em hipótese alguma, compartilhe informações pessoais suas nos grupos. Como por exemplo: endereço, número de passaporte, cartão de crédito, identidade… Essas informações, quando necessárias, só devem ser enviadas ao seu agente de viagens de forma particular quando solicitadas.

Melhores grupos de viagens do Whatsapp

Agora que você já sabe tudo de bom que tem nos grupos de Whatsapp e também já aprendeu as regrinhas básicas de convivência, segue a minha lista preciosa de grupos. Essa é uma lista especial de grupos que eu amo, acompanho e participo muito já:

  1. Grupo de WhatsApp sobre Dicas de Cancún
  2. Grupo de Whatsapp sobre Dicas de viagem ao mundo
  3. Grupo de Whatsapp exclusivo para mulheres viajantes
  4. Grupo de WhatsApp sobre promoções de viagens
  5. Viagens pelo mundo: Grupo de dicas
  6. Grupo do Whatsapp de dicas de Dubai
  7. Whatsapp – grupo de Nova York;
  8. Grupo de WhatsApp sobre o Egito

Faça muito bom proveito dessa lista e não se esqueça de me mandar nos comentários suas sugestões de grupos maravilhosos de viagens que você participa para eu adicionar aqui também!