Vai viajar e ainda não sabe para onde? Não se desespere! Siga o nosso passo a passo e descubra como montar um roteiro de viagem perfeito! Final de ano, férias escolares… Ótimo tempo para viajar, certo? Mas como aproveitar ao máximo, sem estresse nem dores de cabeça? Isso é fácil: basta fazer um planejamento de viagem!

Importante: Se você precisa comprar Euros ou Dólares para uma viagem ao exterior, você tem que conhecer a Wise!
Eu viajo muito e as melhores taxas de câmbio encontro sempre na Wise. Sem falar no cartão VISA deles que pode ser solicitado gratuitamente e utilizado no exterior debitando direto da sua conta Wise internacional sem tarifas ocultas nem IOF, com praticidade e segurança.
Entre para a Wise é gratuito.

Leia também: Como viajar mais Barato

dicas para montar um roteiro de viagem

Mas como começar a planejar a viagem? Primeiro, saiba com quem você vai viajar. Com a família, crianças, idosos, uma viagem a dois ou sozinho? A partir desses dados, fica mais fácil decidir o destino ao qual se pretende ir.

Abaixo, damos mais dicas de como você pode fazer este roteiro de viagem. Confira!

1- Objetivos

Esse é o primeiro passo para começar o roteiro. Lembra das perguntas lá de cima? Então, elas é que vão te ajudar a definir os outros passos desse planejamento.

Afinal, se você vai viajar com crianças, um passeio pela Disney pode ser ideal. Já para uma viagem a dois, um tour por Paris com certeza é mais romântico. O destino vai ser nacional ou internacional? Agora é o momento de decidir isso!

2- Época da viagem

Fundamental principalmente para destinos fora do Brasil. Você se lembra das aulas de geografia? Quando está verão no Brasil, na Europa e nos Estados Unidos é inverno. Por isso, não adianta planejar uma praia europeia em pleno verão brasileiro.

Antes de viajar, pesquise como está o tempo no local de destino. Isso ajuda inclusive na montagem das bagagens. Outra questão a ser decidida aqui é viajar em alta ou baixa temporada. Viajar para os mesmos lugares que todo mundo viaja pode significar custos mais altos de passagens e hotéis. Pense nisso.

3- Orçamento e tempo disponível

Calcular a disponibilidade de recursos e de tempo é fundamental para planejar o roteiro de viagens. Tenha um teto máximo de quanto você pretende gastar por dia e por pessoa.

Caso seja uma viagem internacional, veja antes a taxa de câmbio. Países com moeda abaixo do real são mais interessantes para viajar. Se for uma moeda mais forte, faça o cálculo antes de sair do Brasil. Isso evita imprevistos e gastos desnecessários.

4- Documentos

Em viagens internacionais, é crucial ter com você passaportes e visto. Na maioria dos países, o certificado de vacinação também é pedido. Em caso de crianças menores de 12 anos, é necessário a autorização dos pais ou responsáveis.

Mesmo dentro do país, não ande somente com os documentos originais. Tenha cópias autenticadas sempre com você. Armazene também os documentos em nuvem e, em viagens internacionais, tenha sempre um chip de viagem para não ficar sem internet.

5- Considere os intervalos e imprevistos

Quando planejamos uma viagem, é comum querermos aproveitar ao máximo o tempo disponível. Mas calma lá! Considere intervalos para descansar, o seu tempo disponível e a distância entre as atrações.

Além disso, também pense nos imprevistos, que podem adiantar ou atrasar alguma atividade. Dessa forma, você vai fazer um roteiro mais realista, sem o risco de correrias desnecessárias, e vai aproveitar mais a viagem.

6- Meios de transporte:

Como montar um roteiro de viagem

Quando viajamos sozinhos, os modos de locomoção ficam muito mais fáceis. Você pode ir de trem, ônibus ou metrô. Dependendo de onde você estiver e da sua disposição, até mesmo a pé ou de bicicleta são boas opções.

No entanto, se estiver com crianças ou idosos, é bom considerar alugar um carro ou usar transportes alternativos, como Uber. Por isso, antes de viajar para locais desconhecidos, principalmente fora do Brasil, pesquise antes como se deslocar pela cidade escolhida.

Como montar um roteiro de viagem

7- Hotéis e pousadas:

Da mesma forma que o destino, essa parte depende das pessoas com quem você está viajando. Algumas pessoas não dispensam o conforto do hotel, já outras preferem conhecer novos amigos em quartos compartilhados.

Dependendo do lugar para onde você for, o charme de uma pousada deixa a viagem ainda mais gostosa. Caso você vá viajar em família ou ficar muitos dias em um mesmo lugar, pode considerar o aluguel por temporada.

No entanto, pense nos locais que você pretende visitar e escolha a hospedagem mais próxima. Dessa forma, você economiza transporte, tempo e dinheiro.

Como montar um roteiro de viagem

8- Escolha os pontos turísticos

Pontos turísticos muito procurados podem ser mais caros, por isso, pesquise os dias e horários mais acessíveis. Além disso, escolha atrações que agradem a todos, tanto idosos, quanto crianças. Lembre-se que você também está na viagem, então, você também deve se divertir.

Peça conselhos a amigos que já estiveram no local antes e também pesquise o destino na internet. Existem muitos blogs e diários de viagem com dicas de atrações legais e nem sempre divulgadas.