A história da internet é incrivelmente vasta, remontando aos anos de Nikola Tesla, que já imaginava e projetava uma rede de comunicação global pelo ar, mas que nunca saiu do papel por falta de investimento.

Importante: Se você precisa comprar Euros ou Dólares para uma viagem ao exterior, você tem que conhecer a Wise!
Eu viajo muito e as melhores taxas de câmbio encontro sempre na Wise. Sem falar no cartão VISA deles que pode ser solicitado gratuitamente e utilizado no exterior debitando direto da sua conta Wise internacional sem tarifas ocultas nem IOF, com praticidade e segurança.
Entre para a Wise é gratuito.

A história da internet – Linha do tempo da Web!

No conteúdo de hoje, vamos falar um pouco mais sobre a história da internet e quando surgiu, através de uma linha do tempo muito interessante. Leia com a gente e saiba mais sobre o assunto. Vamos lá!

Quando surgiu e Linha do tempo com a história da internet

1. A primeira transmissão de dados

A história da internet começa em uma era tecnológica completamente diferente da que estamos agora: tudo se origina no “distante” ano de 1969 em Stanford, nos Estados Unidos.

A ideia, muito simples, mas incrivelmente avançada na época, era interligar os computadores da universidade para permitir que os cientistas compartilhassem as informações encontradas em diferentes dispositivos.

Esses computadores, portanto, tinham que ser capazes de trocar pacotes enviando as informações fragmentadas para serem recompostas no final da comunicação pelo dispositivo receptor.

A primeira mensagem enviada por essa rede primordial de comunicação foi “Login”, mas apenas os pacotes contendo as letras “L” e “o” chegaram ao seu destino antes do sistema travar.

Eles levaram uma hora inteira para reiniciar toda a infraestrutura para transmitir toda a mensagem novamente – e desta vez com sucesso! A primeira rede de transmissão de dados entre diferentes dispositivos foi chamada de “ARPANET”.

Teremos que esperar até o ano seguinte, 1970, para a criação da primeira rede real baseada em ARPANET: nesse ano foi estabelecida a primeira conexão entre Harvard e MIT (Massachusetts Institute of Technology).

2. O primeiro e-mail

Com o advento do compartilhamento de informações entre uma rede de computadores surgiu à necessidade de poder trocar mensagens privadas. O nascimento do primeiro e-mail não tardou: em 1971, o primeiro e-mail foi enviado usando a rede ARPANET.

Ao mesmo tempo, foi acordado usar o famoso símbolo “@” como separador entre o nome de usuário e o nome do host para identificar o destinatário da mensagem. Em 1978, no entanto, foi o ano em que os primeiros e-mails de SPAM foram enviados: mensagens comerciais não solicitadas foram enviadas para centenas de usuários da ARPANET.

3. A expansão da rede

Durante a década de 1980, a ARPANET se expandiu para acomodar mais de 30.000 usuários conectados à rede. Conectar tantos usuários à rede foi possível graças à introdução do protocolo de comunicação “TCP/IP” ainda em uso nas conexões atuais.

Esse protocolo, inventado em 1974 e adotado oficialmente a partir de 1983, possibilitou estabelecer conexões cada vez mais robustas, minimizando a perda de fragmentos de mensagens, permitindo o estabelecimento de conexões estáveis e em maior escala.

Em 1988, o primeiro chat em tempo real foi inventado: Internet Relay Chat (IRC), que foi o precursor de todos os aplicativos de chat que usamos hoje.

Em 1989, Tim Berners-Lee escreveu sua primeira proposta para uma nova infraestrutura compartilhada: a World Wide Web. A ideia nasceu dentro dos muros do CERN, onde os pesquisadores precisavam compartilhar informações não apenas dentro de seu departamento, mas para todo o mundo.

4. A primeira página web

Foi em 1991, o ano em que foi publicada a primeira página da Web. Seu conteúdo? Claro que a explicação do que era a World Wide Web! E no mesmo ano foi lançado o primeiro mecanismo de busca que podia ler informações não apenas entre os nomes dos arquivos compartilhados na rede, mas também dentro deles.

Tim Berners-Lee projetou esta infraestrutura inovadora em um computador NeXT criando assim o primeiro servidor web. Para evitar que fosse desligado acidentalmente, ele colou uma folha manuscrita que dizia: “esta máquina é um servidor. NÃO DESLIGUE!!”.

5. Segurança na Web

Desde a primeira página da web até hoje, a internet evoluiu exponencialmente através de lendas como Netscape e Napster (para não mencionar o nascimento do Google em 1998).

As tecnologias nas quais essa evolução digital foi baseada são as três ideias fundamentais teorizadas e desenvolvidas por Tim Berners-Lee: HTML, URL e HTTP. Este último é o protocolo subjacente a todas as comunicações da Internet que permite a segurança e a confidencialidade das comunicações.

6. O início: HTTP 1.1

O primeiro padrão de protocolo HTTP foi lançado em 1997 e ainda hoje é amplamente utilizado em comunicações na web. Essa tecnologia é baseada na comunicação TCP/IP que permite que um dispositivo envie um pacote de informações e aguarde a confirmação do receptor de que o pacote foi recebido corretamente.

Este método permite eliminar quaisquer erros de comunicação desde que cada informação seja confirmada.

7. A adoção do HTTP 2

Em 2015, foi introduzido o protocolo HTTP 2, que apresenta novas funcionalidades úteis para garantir um melhor desempenho na utilização dos websites. A principal novidade é a adoção obrigatória de certificados de segurança SSL/TLS para garantir a comunicação segura obrigatória.

8. A novidade do HTTP 3 e QUIC

HTTP 3 é a terceira e muito recente versão do protocolo HTTP: o uso da transmissão TCP é removido em favor da nova transmissão QUIC (Quick UDP Internet Connection).

Criado combinando a confiabilidade do TCP e a velocidade do protocolo UDP, o QUIC foi projetado para reduzir os tempos de carregamento no caso de uma página da Web visitada anteriormente ser solicitada.

Veja os melhores posts sobre a Internet:

  1. Aplicativos para organizar viagem – conheça os 6 melhores!
  2. Melhores destinos e lugares para nômades digitais: Veja 9 cidades
  3. Documentos para viajar: leve sempre com você uma cópia digitalizada durante a viagem!
  4. Como mudar o IP do celular? – Guia para Android e iOS!
  5. 8 dicas para montar um roteiro de viagem
  6. 10 Cuidados essenciais para se ter antes de viajar
  7. O que é um Mídia Kit, afinal?

Agora que já sabe sobre toda a história da internet, deixe seu comentário logo abaixo. Até a próxima!