Em um dos países mais católicos do mundo, fé e história inevitavelmente andam juntos. Lisboa
é uma cidade com muitos pontos de grande importância religiosa e que importam nos mais
diferentes sentidos, além do espiritual. Veja aqui nesse texto algumas das igrejas mais bonitas em Lisboa para visitar gratuitamente quando você estiver na terrinha.

Importante: Se você precisa comprar Euros ou Dólares para uma viagem ao exterior, você tem que conhecer a Wise!
Eu viajo muito e as melhores taxas de câmbio encontro sempre na Wise. Sem falar no cartão VISA deles que pode ser solicitado gratuitamente e utilizado no exterior debitando direto da sua conta Wise internacional sem tarifas ocultas nem IOF, com praticidade e segurança.
Entre para a Wise é gratuito.

Leia também: Quais são os países que não precisam de visto para entrar?

Igrejas mais bonitas em Lisboa
Existem muitas igrejas lindas em Lisboa. Passeie por aqui e deixe-se surpreender. Essa é a linda Igreja de Santa Luzia onde tem o Mirador de mesmo nome. É um dos lugres mais instagrámaveis de Portugal


A fé sempre moverá milhões e por causa disso, durante as viagem, sempre ocorre algumas comprinhas de lindos objetos que tocam seu lado religioso. Uma loja que destaca-se nesse sentido é a loja de artigos religiosos em Lisboa, Holyart. Veja na loja online os produtos, que vão desde a arte sacra da mais alta qualidade até artigos religiosos feitos à mão, produtos dos mosteiros e outros muito especiais.

As Igrejas mais bonitas Lisboa que podem ser visitadas gratuitamente:

É possível usar alguns destes produtos ao andar pela cidade e conhecer os pontos que iremos falar abaixo. Portanto, não deixe de ler os bons motivos para aprender cada vez mais sobre história e religiosidade de Portugal.

1. Igreja de Santa Engrácia

A Igreja de Santa Engrácia, localizada em Lisboa, é repleta de história, afinal, é conhecida também como Panteão Nacional. Entre desastres naturais, guerras e sua conclusão, muita coisa aconteceu. A igreja, que começou a ser construída no século XVII, foi concluída apenas em 1966.

Atualmente, é responsável por abrigar os restos mortais de grandes personalidades portuguesas.

Luíz Vaz de Camões e Fernando Pessoa são representantes das artes. Mas além deles estão D. Vasco da Gama, Pedro Álvares Cabral, Teófilo Braga, entre outros.
Apesar do preço ser baixo, cabe ressaltar que apenas em alguns dias e horários a visitação é de borla (essa expressão significa gratuita, grátis) como domingos e feriados. O passeio vale a pena.

Igrejas mais bonitas em Lisboa
1. Igreja de Santa Engrácia

2. Igreja do Convento da Madre de Deus:

Este é o local onde a fé, história e arte se encontram. Afinal, a Igreja foi construída no século XVI pela Rainha D. Leonor para a instalação da Ordem de Santa Clara. Mas atualmente, é também o Museu Nacional do Azulejo, arte tipicamente portuguesa, que atrai muitos turistas e visitantes.
Portanto, se estiveres em Lisboa, não deixe de visitar a Igreja do Convento da Madre de Deus.
Dessa forma, além de conferir os lindos azulejos azuis, é possível ficar boquiaberto com o
interior repleto de ouro.
Mas convém informar que a visita à Igreja é gratuita (de borla). No entanto, se quiseres conhecer o museu, terás que investir um pequeno montante, salvo exceções. Por isso, é importante verificar quais são as condições em que a visitação não exige nenhum tipo de investimento.

3. Igreja de São Domingos

Se procurarmos resistência num dicionário ilustrado, certamente encontraremos a foto de Igreja de São Domingos. Afinal, não faltaram eventos que quase causaram a destruição da igreja, construída inicialmente no século XIII.
A Igreja de São Domingos resistiu, mas não sem abalos, a um terremoto em 1531 e a um incêndio em 1959. No entanto, depois de todas as reformas, é capaz de receber todos os fiéis que querem fazer turismo religioso no local.
O local estratégico, próximo à Praça do Rossio, também permite que os turistas conheçam toda a região e o que ela tem a oferecer.

4. Igreja de São Roque

Os terremotos já causaram muitos danos às construções históricas de Portugal. Mas na Igreja de São Roque, o terramoto de 1755 não teve grandes consequências na estrutura. Então, é perfeitamente possível conhecer a pequena igreja, de grande história e importância religiosa.
Ademais, anexo à igreja, está o Museu de Arte Sacra de São Roque. Ainda que exista a cobrança de um pequeno montante, há circunstâncias em que ela não é feita. Portanto, acesse ao site do museu para conferir mais informações, caso tenha interesse em conhecê-lo.

Igrejas mais bonitas em Lisboa

5. Catedral da Sé;

Dessa lista, foi a primeira que visitei e foi não paguei nada para entrar.

A História da Igreja é linda e interessante e vale muito a pena você visitá-la com um guia, para você não perder nenhum assunto da história. Lisboa é uma cidade muito antiga, e com ela, as igrejas fazem parte desse contexto rico.

Igrejas mais bonitas em Lisboa

6. Igreja Santa Maria de Belém (Igreja do Mosteiro dos Jerônimos) de Lisboa

O Mosteiro dos Jerônimos, localizados em Lisboa, Portugal, é o maior complexo arquitetônico em estilo manuelino do mundo.

A visita é o seguinte: Se você quiser visitar apenas a igreja do Mosteiro, que chama Igreja Santa Maria de Belém aí é gratuita, mas recomendo pagar o ingresso para visitar o jardim e os outros espaços do Mosteiro.

A Igreja Santa Maria de Belém é uma das igrejas mais bonitas de Lisboa e a visitação é gratuita.

Dicas para fazer passeios e viagens gratuitos (de borla) em Lisboa:

A fim de fazer viagens de borla, pesquisar é extremamente importante. Afinal, muitos dos destinos que trouxemos aqui são pontos turísticos, visitados por muitas pessoas o ano todo.
Além disso, é importante ter em mente a época do ano em que essa visita será feita, sobretudo em feriados como a Páscoa ou próximo ao Natal.

Outro ponto a pesquisar é o que de fato não é oferecido à borla (gratuitamente) ou não. As visitas aos museus exigem que coloques a mão na carteira? Os preços das lembranças e souvenir (prendas) das lojinhas são interessantes ou estão acima do que deveriam ser cobrados?

Veja os posts exclusivos sobre Portugal aqui no Blog:

  1. Quais as opções disponíveis para migrar para Portugal – Tipos de Visto
  2. QUANTO CUSTA VIAJAR PARA PORTUGAL
  3. Lugares Românticos em Portugal : conheça os 6 melhores
  4. Melhores destinos e lugares para nômades digitais: Veja 9 cidades
  5. Onde comer em Lisboa: Confira 6 restaurantes imperdíveis 
  6. 10 Cidades mais bonitas de Portugal
  7. Judeus sefarditas no Brasil: curiosidades e significado
  8. Roteiro de Viagem Personalizado: contrate uma Travel Designer
  9. Roteiro pela Europa em 20 dias: dicas de turismo na Itália, Vaticano, Áustria, Liechtenstein, Bélgica, Luxemburgo, Suíça, França, Espanha e Portugal

Conclusão sobre a visitação às Igrejas mais bonitas em Lisboa:

Por fim, é essencial avaliar como será o deslocamento e os possíveis gastos da viagem. É possível transitar pelo local a pé ou é preciso pegar algum tipo de transporte? Que hora vai ser a viagem e qual é a distância? Vai precisar fazer uma parada para alimentação ou é possível levar um lanche de casa?
Ter uma planilha com todas as informações e notas fará a sua viagem ser a mais agradável e satisfatória
possível.

Veja alguns posts sobre como economizar muito nas viagens:

  1. Vale a pena viajar para países onde o Real vale mais que a moeda local? Descubra 22 deles em 2022
  2. Google Flights – Como economizar com essa plataforma INCRÍVEL!
  3. Conheça 16 Lugares Mais Caros do Mundo Para Viajar! E saiba como economizar neles
  4. Vale a pena comprar City Card em uma viagem?
  5. Como viajar mais Barato
  6. Como viajar o mundo com 2 reais (com pouco dinheiro)
  7. Aplicativos para organizar viagem – conheça os 6 melhores!
  8. Onde ficar em Nova York gastando pouco: veja também o que fazer de graça nessa incrível cidade